Isolamento térmico de panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Gostei muito da ideia! Estou usando fundo falso e precisei corrigir a temperatura 1x. Espero que assim consiga evitar.

Posto fotos do resultado! :)

Abraço!
 
Fala galera, faço algumas trilhas em montanhas, etc. Esse isolante é recomendado a parte prateada ficar para o lado que você quer isolar da temperatura mais fria, que em acampamentos ficaria para o lado debaixo, para o frio do chão não passar para a pessoa. No caso de panelas, portanto ficaria para o lado de fora a parte prata.
 
Desculpa se eu falar alguma besteira,

Mas é impossível o "frio do chão" passar para a pessoa sendo que a troca de calor é sempre a fonte mais quente perdendo calor para a mais fria. Quando tentamos isolar algo termicamente, nunca é para impedir o frio entrar e sim impedir o calor de sair.
 
Desculpa se eu falar alguma besteira,

Mas é impossível o "frio do chão" passar para a pessoa sendo que a troca de calor é sempre a fonte mais quente perdendo calor para a mais fria. Quando tentamos isolar algo termicamente, nunca é para impedir o frio entrar e sim impedir o calor de sair.



Bingo!

Exatamente. Além disso, como postei ali atrás, essa reflexão de calor pelo alumínio é mínima. A emissividade térmica por radiação é minúscula em temperaturas tão baixas. ;-)
 
Bacana a discussão toda, porém na minha visão acredito ser um investimento de grana e tempo completamente desnecessário, a não ser que se esteja brassando em um dia frio com temperaturas ambientes abaixo de sei lá 18c...

Antes eu corrigia a temperatura das minhas brassagens e mexia o mosto, pois deixava a tampa aberta...

Hoje eu deixo a tampa fechada por 1,5 horas...

Na Weiss por exemplo mosturo a 68c e no fim da conversão a temperatura do termômetro chega em 65c...

Porque é desnecessário ficar corrigindo?

A maior parte do tempo a conversão dos fermentáveis ocorrerá em 68~67C...

O restante do tempo que fica entre 66 e 65c será tão pouco tempo e fará pouquíssima ou nenhuma diferença no corpo da cerveja...
 
Bingo!

Exatamente. Além disso, como postei ali atrás, essa reflexão de calor pelo alumínio é mínima. A emissividade térmica por radiação é minúscula em temperaturas tão baixas. ;-)

Prezados, mesmo com a face aluminizada para fora a transmissão de calor também é minimizada, pois a face de alumínio irá refletir a radiação que passa pela camada de EVA. Neste caso, o ganho estético é mais importante.

As borrachas (ou espumas) elastoméricas que pesquisei são adequadas para temperaturas de trabalho até 85 °C quando estão na forma de mantas, 10 °C a mais que essas de EVA, com a vantagem de não emitir gases tóxicos e não propagar chama.

Essas são temperaturas de trabalho, não significa que não suportem os 100 °C da fervura, mas isso certamente diminuirá o tempo de vida útil.

A opção mais recomendada para quem não quer correr riscos são as mantas de fibra cerâmica, que suportam mais de 1000 °C. Há opções aluminizadas como estas do link no final, o que deixaria o visual melhor, mas a trabalhabilidade é pior que nas mantas elastoméricas ou de EVA e custam mais caro.

http://www.hemeisolantes.com.br/fibra-ceramica-manta/fibra-ceramica-aluminizada.html
 
Comprei em uma loja para produtos de camping, tipo aquelas de aventura. Custou 59 reais 1,80 e a parte em EVA tem 1cm. Achei a qualidade bem boa.
O isolamento da tampa fica solto sobre ela mesmo? Colou...?
 

Ressuscitando aqui este tópico, sua panela é elétrica ou fogo? Eu tenho uma panela elétrica single será que esse isolante em EVA de camping suporta até mesmo na fervura! Na verdade minha intenção com essa manta seria mais acelerar o tempo de subida para atingir a fervura! Bem como reduzir a variação de temperatura, já que na minha panela a subida entre rampas é até rápida, demora mesmo é quando saio do mashout para a fervura!
Desde já obrigado.
 
Back
Top