IPA Centennial (Green Cow de iniciante)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipeormeni

Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
12
Reaction score
2
Pessoal, vou pra minha 3ª brassagem e to montando minha receita pela 1ª vez, usando o Beersmith....

Vi na net os ingredientes da Green Cow, uma IPA que acho foda, e queria fazer um pseudo-clone vagabundo no chute....

Sem dry hop pq ainda não tenho confiança pra isso.... Hehehe

O que acham da receita abaixo pra 40L??

6.0kg pale ale
3.0kg pilsner
1.5kg munich
1.0kg caramunich
60g centennial (60min)
15g centennial (45min)
15g centennial (30min)
15g centennial (15min)
45g centennial (0min)
2pc Bio4 American Ale

Mash in 60min a 66º
Mash out 10min a 75º

OG 1060
FG 1014
ABV 6%
IBU 55.9
EBC 25.2

Qualquer sugestão é bem vinda.

Abs.
 
Eu faria uma adição de lúpulo aos 60 minutos, o restante a partir de 15 minutos.
E com certeza faria um dryhop generoso. Leia procure a thread sobre dryhop aqui no fórum, lá tem praticamente tudo o que você precisa saber. Não tem mistério.
Diminuiria um pouco o caramunich pra uns 5% e o munich pra 8%, mas isso é gosto pessoal, pra deixar o lúpulo aparecer bastante. Faria a mosturação em 68ºC por 90 minutos, pra dar um pouco mais de corpo.

:rockin:

Abs!
 
Se você ainda não está confiante para fazer o dry hopping, eu aconselharia lupular a partir dos 30min para chegar nos 55 IBU (30' 20' 10' 5') e faria uma adição generosa no flameout e depois outra durante o resfriamento (quando baixar de 60C - o que conserva melhor os óleos dos lúpulos americanos).

Mas meu melhor conselho pra você seria: dá uma boa estudada nesse tópico sobre dry hopping que o amigo citou. Lá tem muita informação relevante e alguns posts são verdadeiras aulas sobre dry hopping escritas pelo próprio Leo Sewald da Seasons. O que mais tu precisa pra chegar mais perto da Green Cow? :cross:
 
Cara, outra coisa, o próprio Leo já falou aqui no fórum que usa muito FWH na Green Cow, certamente vale a pena usar nessa IPA. Só não achei o tópico aqui que ele fala isso.

Editando: Achei o tópico, é no de dry hopping mesmo, tem várias dicas ali que o Leo passou, mas parece que eles usam FWH somente na Holy Cow.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403016
 
Fagner e Alemones, valeu os toques.

Coloquei isso de Caramunich pq queria uma cor mais avermelhadada, mas vou diminuir mesmo pra não interferir tanto no sabor.

Vou dar uma lida no tópico de dry hopping, pra ver se tiro essa insegurança.... Hehehe.... Mas se decidir fazer sem, vou carregar mais na adição pós fervura então.

Não acham que essas adições de 15 em 15 min desde o início sejam necessárias??

Abs!
 
Acho a green cown fantástica, um amargor intenso e ao meus tempo delicado. estou louco para arriscar um clone dela.

Com certeza eu faria um first worth hop e capricharia no dryhop.

Minha proxima leva vei ser uma black IPA e após quero tentar um pseudo clone da green cown.
 
Green Cow: Pale e Munich só o suficiente pra corrigir a cor.

Mostura a 65 graus pra conseguir bastante fermentabilidade e deixá-la seca.

Enche de lúpulo.
 
Guenther, a base da cerveja então seria o malte Pilsner?? E 60min pra mostura são suficientes?? Abs.
 
O que eu disse foi ˜Pale e Munich só pra corrigir a cor˜.

Ou seja, base Pale, e Munich só pra corrigir a cor.

60 são suficientes? Na maioria dos casos, sim, mas eu particularmente sempre faço, e recomendo, mosturações de 1h30. É garantia de conversão eficaz, padronização de processo, etc. Não uso teste do iodo há anos.
 
Vi que escolheu um fermento que privilegia o aroma de malte e lúpulo. Nunca usei bio4, mas está na minha lista.

Eu tenho tido bons resultados nas minhas IPAS usando a sugestão do pessoal. Pouco malte especial, mosturação de 90 minutos (65ºC à 68ºC, depende do objetivo) e malte base de pale ale ou uma mistura de 60/40 de Pale Ale com Pilsner.

Sobre as adições, eu costumo fazer uma para amargor, no começo da fervura, e uma generosa no dry hop para aroma.

A IPA é uma cerveja que implora por um dry hop. Leia o tópico indicado, pois ele vale a pena.

Abraço.
 
Green Cow: Pale e Munich só o suficiente pra corrigir a cor.

Mostura a 65 graus pra conseguir bastante fermentabilidade e deixá-la seca.

Enche de lúpulo.

@Guenther

Em outro tópico você disse que mosturando a 63C existe chance de deixar amidos não convertidos, o que resultaria em uma cerveja mais turva, com gosto e aroma de mosto. Mosturar uma IPA a 65C não corre esse mesmo risco?

Entendo que mosturar em Beta resulta em mais açúcares fermentáveis e, por final, em uma cerveja mais seca. Mas, como você mesmo disse, Beta Amilase não consegue converter alguns amidos, como Amilopectinas. Isso não resultaria em um gosto e aroma de mosto que poderia vir a mascarar o lúpulo em uma IPA?
 
@Guenther

Em outro tópico você disse que mosturando a 63C existe chance de deixar amidos não convertidos, o que resultaria em uma cerveja mais turva, com gosto e aroma de mosto. Mosturar uma IPA a 65C não corre esse mesmo risco?

Entendo que mosturar em Beta resulta em mais açúcares fermentáveis e, por final, em uma cerveja mais seca. Mas, como você mesmo disse, Beta Amilase não consegue converter alguns amidos, como Amilopectinas. Isso não resultaria em um gosto e aroma de mosto que poderia vir a mascarar o lúpulo em uma IPA?


Em 65 graus você chega a ter alfa e beta trabalhando juntas, mais beta que alfa, que deixa a cerveja mais seca. Em 63 você já está bem abaixo da temperatura ideal da alfa, então ela praticamente não trabalha, e isso vai deixar bastante açúcares não fermentáveis.
 
Valeu jalexandre, vou mosturar por 90min dessa vez

Estou decidindo ainda se faço o dry hop e se uso a levedura líquida, ou se carrego no lúpulo pós fervura e vou na segurança com o s-04.

Abs.
 
Valeu jalexandre, vou mosturar por 90min dessa vez

Estou decidindo ainda se faço o dry hop e se uso a levedura líquida, ou se carrego no lúpulo pós fervura e vou na segurança com o s-04.

Abs.

Já que é uma American IPA vá de US-05 que é mais neutro que o S-04.
 
+1 para us05, mas eu testaria esse fermento da bio4 em uma oportunidade proxima. Tenho ouvido boas coisas sobre ele.
 
Em 65 graus você chega a ter alfa e beta trabalhando juntas, mais beta que alfa, que deixa a cerveja mais seca. Em 63 você já está bem abaixo da temperatura ideal da alfa, então ela praticamente não trabalha, e isso vai deixar bastante açúcares não fermentáveis.
"e isso vai deixar bastante açúcares não fermentáveis"

Isso pode deixar amidos inteiros, e quase nada de açúcares não fermentáveis justamente porque quem os faz, é Alfa.
 
@Guenther

Em outro tópico você disse que mosturando a 63C existe chance de deixar amidos não convertidos, o que resultaria em uma cerveja mais turva, com gosto e aroma de mosto. Mosturar uma IPA a 65C não corre esse mesmo risco?

Entendo que mosturar em Beta resulta em mais açúcares fermentáveis e, por final, em uma cerveja mais seca. Mas, como você mesmo disse, Beta Amilase não consegue converter alguns amidos, como Amilopectinas. Isso não resultaria em um gosto e aroma de mosto que poderia vir a mascarar o lúpulo em uma IPA?
Não porque segundo a maioria das literaturas, a partir de 65 Alfa já trabalha bem e quebra todos os amidos maiores que Beta não consegue.
 
Pessoal, só dando um update dessa produção...

Fiz umas mudanças na receita de ultima hora, algumas por força maior, outras pra ajustes seguindo orientações... Ficou assim:

7.0 kg pale ale
2.0 kg pilsner
1.0 kg munich
1.0 kg caraamber
100 g centennial (60 min)
100 g centennial (0 min)
2 pct s-04

Mash in 90 min a 65º
Mash out 15 min a 75º

OG prevista 1.059
FG prevista 1.013
OG real 1.068
FG real 1.018

ABV aprox 6.5%
IBU 61
SRM 9.8

Não fiz o dry hop e também acabei deixando o fermento líquido pra uma próxima, quando tiver condições de fazer o starter....

Tive um pequeno problema na hora de adicionar a primeira leva de lúpulo, a fervura tava bem intensa, panela cheia, deu uma transbordada de leve.... Acho que esse IBU ai vai dar uma boa diminuída.... Rsrs

Não tenho controle de temperatura, então ficou 10 dias fermentando em temperatura ambiente, na casa dos 20º, e vai ficar mais uns 10 maturando na geladeira, em uns 3º mais ou menos....

Airlock deu uma vazada nos 2 primeiros dias de fermentação, chegou a entupir, mas sem grandes problemas aparentemente....

Bom, por enquanto é isso, daqui uns 20 dias venho com o resultado final....

Agradeço as dicas que peguei por aqui....

Abs.
 
Pessoal, só dando um update dessa produção...

Fiz umas mudanças na receita de ultima hora, algumas por força maior, outras pra ajustes seguindo orientações... Ficou assim:

7.0 kg pale ale
2.0 kg pilsner
1.0 kg munich
1.0 kg caraamber
100 g centennial (60 min)
100 g centennial (0 min)
2 pct s-04

Mash in 90 min a 65º
Mash out 15 min a 75º

OG prevista 1.059
FG prevista 1.013
OG real 1.068
FG real 1.018

ABV aprox 6.5%
IBU 61
SRM 9.8

Não fiz o dry hop e também acabei deixando o fermento líquido pra uma próxima, quando tiver condições de fazer o starter....

Tive um pequeno problema na hora de adicionar a primeira leva de lúpulo, a fervura tava bem intensa, panela cheia, deu uma transbordada de leve.... Acho que esse IBU ai vai dar uma boa diminuída.... Rsrs

Não tenho controle de temperatura, então ficou 10 dias fermentando em temperatura ambiente, na casa dos 20º, e vai ficar mais uns 10 maturando na geladeira, em uns 3º mais ou menos....

Airlock deu uma vazada nos 2 primeiros dias de fermentação, chegou a entupir, mas sem grandes problemas aparentemente....

Bom, por enquanto é isso, daqui uns 20 dias venho com o resultado final....

Agradeço as dicas que peguei por aqui....

Abs.

@felipeormeni,

Também quero fazer uma tipo Green Cow. Por isso montei a receita abaixo que queria uma opinião. É uma receita para 20 litros e mostura a 65 graus.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2015-06-29 às 18.46.21.png
    Captura de Tela 2015-06-29 às 18.46.21.png
    216.7 KB · Views: 318
@felipeormeni,

Também quero fazer uma tipo Green Cow. Por isso montei a receita abaixo que queria uma opinião. É uma receita para 20 litros e mostura a 65 graus.
Cara, tentei seguir os ingredientes descritos site da própria Seasons http://www.cervejariaseasons.com.br/green-cow.html
uploadfromtaptalk1435628068204.jpg

Quantidade foi no feeling (e contando com a ajuda do Beersmith rsrs). Conforme falaram aí em cima, também acho que os maltes caramelos sejam só pra corrigir cor, não pode interferir muito no sabor.

Pra 40L usei 100g de lúpulo aos 60min e mais 100g com 0min, não fiz DH. Mesmo perdendo um pouco na hora da 1ª adição (transbordou a panela), ficou bem amarga e com aroma persistente.

Apesar de não chegar aos pés da Green Cow, fiquei bastante satisfeito com o resultado, agradou geral.... E ainda está "verde", daqui umas semanas deve arredondar.

Se tiver condições use a levedura Bio4, pessoal falou muito bem e fiquei curioso em tentar futuramente. Adiciona os maltes caramelo e vai na fé que vai ficar boa.

Abs.
 
Cara, tentei seguir os ingredientes descritos site da própria Seasons http://www.cervejariaseasons.com.br/green-cow.html
View attachment 115585

Quantidade foi no feeling (e contando com a ajuda do Beersmith rsrs). Conforme falaram aí em cima, também acho que os maltes caramelos sejam só pra corrigir cor, não pode interferir muito no sabor.

Pra 40L usei 100g de lúpulo aos 60min e mais 100g com 0min, não fiz DH. Mesmo perdendo um pouco na hora da 1ª adição (transbordou a panela), ficou bem amarga e com aroma persistente.

Apesar de não chegar aos pés da Green Cow, fiquei bastante satisfeito com o resultado, agradou geral.... E ainda está "verde", daqui umas semanas deve arredondar.

Se tiver condições use a levedura Bio4, pessoal falou muito bem e fiquei curioso em tentar futuramente. Adiciona os maltes caramelo e vai na fé que vai ficar boa.

Abs.

@felipeormeni

Vi que você não seguiu os mesmos maltes da página, foi gosto pessoal mesmo?

A levedura Bio4 é seca ou líquida?
 
@felipeormeni

Vi que você não seguiu os mesmos maltes da página, foi gosto pessoal mesmo?

A levedura Bio4 é seca ou líquida?
Não foi gosto pessoal, queria seguir a risca, mas substitui o munich pelo cara amber porque não tinha na loja que comprei os insumos, peguei um similar.

A Bio4 é líquida. Substitui pelo S-04 porque não tenho segurança/entendimento suficiente pra fazer o starter, preciso estudar melhor essa técnica antes de me arriscar.

O mesmo vale pro dry hop, por isso carreguei a carga de lúpulo no flame out.
 
Não foi gosto pessoal, queria seguir a risca, mas substitui o munich pelo cara amber porque não tinha na loja que comprei os insumos, peguei um similar.

A Bio4 é líquida. Substitui pelo S-04 porque não tenho segurança/entendimento suficiente pra fazer o starter, preciso estudar melhor essa técnica antes de me arriscar.

O mesmo vale pro dry hop, por isso carreguei a carga de lúpulo no flame out.

Recomendo então você utilizar o US-05 que é uma levedura mais neutra. O S-04 vai mascarar muito do lúpulo da sua receita.
 
Recomendo então você utilizar o US-05 que é uma levedura mais neutra. O S-04 vai mascarar muito do lúpulo da sua receita.

@felipeormeni

Como estou ainda no inicio de minhas brassagens, vou de levedura seca, mas quero futuramente usar a levedura líquida.

Modifiquei um pouco minha receita. O que vocês acham?
 

Attachments

  • Captura de Tela 2015-07-02 às 21.10.04.png
    Captura de Tela 2015-07-02 às 21.10.04.png
    228.8 KB · Views: 283
@felipeormeni

Como estou ainda no inicio de minhas brassagens, vou de levedura seca, mas quero futuramente usar a levedura líquida.

Modifiquei um pouco minha receita. O que vocês acham?

A receita tá bem legal. Eu faria uma pequena alteração no grain bill de forma a destacar a ainda mais o lúpulo. Algo como 5% Carared e 8% Munich ficaria top. Também faria a mosturação pelos 65/66C buscando maior atenuação e um final mais seco :mug:
 
@felipeormeni

Como estou ainda no inicio de minhas brassagens, vou de levedura seca, mas quero futuramente usar a levedura líquida.

Modifiquei um pouco minha receita. O que vocês acham?
Concordo com o @alemonez, quase 25% de munich e carared acho demais. E pra 20L não vejo necessidade de 3 pct de levedura, na minha opinião 1 já da conta do recado.
 
Concordo com o @alemonez, quase 25% de munich e carared acho demais. E pra 20L não vejo necessidade de 3 pct de levedura, na minha opinião 1 já da conta do recado.

Muito obrigado pessoal pela observações, farei os ajustes.
 
Concordo com o @alemonez, quase 25% de munich e carared acho demais. E pra 20L não vejo necessidade de 3 pct de levedura, na minha opinião 1 já da conta do recado.

Dar conta do recado é uma coisa, agora produzir uma cerveja realmente boa é completamente outra. Com um pacote você provavelmente vai fermentar tudo, agora a quantidade de off flavors que isso vai produzir não se sabe.
Pode funcionar bem com 1? Pode
Vai funcionar bem? Só testanto para saber.
Por isso não acho prudente ficar pessoalmente recomendando quantidades que não sejam recomendadas pela literatura.
 
Galera, no site da Seasons os maltes que constam pra GreenCow sao o pilsen e o munich (antes era pale, munich e viena, se não me engano).

Só que pra chegar na cor da GC iria mais do que 30% de munich II. Será que é esse o caminho? Não é muito malte especial?

Porque pra não usar tanto malte especial pra ipas não tão claras, só usando um caramelo escuro eu acho. O que vocês indicam em relação a isso?
 
@BrunoMiguell

Munich não é malte especial, é base. Só tem um método diferente de secagem

Não é malte caramelo
 
Entendi. Então tranquilo usar nessa proporção? Ou pode ficar maltado demais pra uma IPA?

Porque pra deixar uma IPA mais pro laranja, usando munich, e sem usar caramelo, só usando bastante munich. Ou vocês fariam de outra forma?
 
Tem muita gente que acha um absurdo usar Munich em American IPA

Eu acho que fica muito bom

É gosto pessoal, essa resposta

Você pode fazer uma adição mmmuuuuiiiittooo pequena de malte chocolate no mash-out pra corrigir pra cor que vc quiser, sem o Munich. Tem que pegar o EBC da Green Cow e calcular em um software
 
Entendi. Então tranquilo usar nessa proporção? Ou pode ficar maltado demais pra uma IPA?

Porque pra deixar uma IPA mais pro laranja, usando munich, e sem usar caramelo, só usando bastante munich. Ou vocês fariam de outra forma?

Acho que 30% de Munich é demais pra essa receita, eu não usaria. Para ajustar a cor você pode fazer como o amigo ali disse, use uma pequena quantidade de malte torrado sem casca (Blackprinz da Briess ou Carafa Special) na hora da recirculação e seja feliz :)

O estranho é que no site da Seasons citam apenas o Pilsen e o Munich, será mesmo que os caras usam 30% de Munich?
 
Eu não ia apelar, mas vi o tópico sobre a Pacific... Hahahaha... @leosewald, pode dar uma esclarecida nessa questão? :D
 
Não tenho pretensão de fazer uma Green Cow, mas "inspirado nela", pra 10,7 SRM fiz no beersmith com 6,40Kg de malte Pilsen (87,7%) e 0,90Kg de Caramunich (12,3%), que é o malte que eu tenho à disposição! Receita pra 20 Litros! OG estimada = 1063, FG estimada = 1011, ABV estimado = 6,8
Só malte pilsen e caramunich, será que tá OK? Ou uso pale também?
 
Eu não ia apelar, mas vi o tópico sobre a Pacific... Hahahaha... @leosewald, pode dar uma esclarecida nessa questão? :D

Sim senhor! :D

Na verdade a Green Cow, assim como TODAS as nossas receitas, passa por constantes ajustes, sempre com o intuito de melhorar a experiência sensorial. No caso da Green Cow, via de regra os ajustes são pequenos pois é uma das receitas mais consolidadas que temos, normalmente apenas pra corrigir variações de safras de ingredientes.

Contudo, o último grande ajuste que fizemos na GC foi, justamente, o grain bill. O grain bill atual da Green Cow envolve o uso somente de malte base. Antigamente nós utilizávamos maltes caramelos, mas achamos que caramelo e lúpulo estavam batendo de frente um com o outro e o caramelo, por ser muito forte, não deixava o lúpulo transparecer. Aí fizemos um ajuste removendo os maltes caramelados e trocando eles por munich suficiente só pra ajustar a cor e achamos que a receita ficou em melhor sintonia. Nesse sentido, é bom tomar cuidado com o uso de maltes escuros, por motivos similares.

E, como o Guenther colocou lá no início, vai lúpulo. Um monte. Especialmente nas adições tardias, de 20min. pra baixo até whirlpool (que é um inferno de fazer em função do volume de trub), além do dry hopping.

O fermento deve ser neutro, também com o intuito de deixar o lúpulo transparecer. Na GC nós usamos o bio4 american ale. Já testamos algumas outras cepas mas o A. Ale foi o que melhor se adaptou. Como alternativa seca, dá pra usar US-05, apresentando resultados similares. Fiz um teste homebrew uma vez que ficou bem interessante com London ESB, mas que não chegamos a levar para a produção.

Láaaaa no período pré-cambriano da Seasons, usávamos Warrior e Styrian Goldings numa tentativa de emular alguns dos traços do lúpulo que queríamos usar mas não tinha pra vender no BR, o Centennial, especialmente por causa da quantidade de mirceno dessas duas variedades. Aí quando os deuses da WE atenderam ao nosso chamado e trouxeram o primeiro lote de Centennial, não pensamos 2 vezes. Dizia o Rocha que fomos a primeira cervejaria a usar Centennial em produção no país, mas aí eu já não sei... Só sei que ainda quero voltar e fazer uma edição especial da Green Cow com esses 2 lúpulos só pra matar a saudade...

Duvidas, estamos a disposição, mediante amostras desses clones lindos que vocês estão fazendo por ai pra tomarmos juntos! Valeu pessoal! :tank::mug:
 
@leosewald, e quanto ao malte PILSEN, por que não pale? A diferença é considerável?
 
Back
Top