IPA com sabor de lupulo verde no final !?! Onde errei?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Junior Zanini

New Member
Joined
Jun 10, 2020
Messages
2
Reaction score
0
Location
Florianópolis
Buenas pessoal, se alguém puder ajudar/dar umas dicas.
Fiz uma English IPA, seguinte receita:
Malte: 4,5kg pilsen, 4,5kg viena.
Lupulo admiral: 15g 60min, 30g 20min, 30g 0min, DH 75g após fermentação.
Whirfloc 20min, levedura S04, 12 dias à 18ºC, 2 dias 10ºC, gelatina e 2 dias a 0ºC.
OG 1060, FG 1016.

A cerveja ficou sensacional, porém depois que engole vem um off-flavor de lupulo na boca. Não é um sabor amargo, talvez da pra descrever como um gosto de lúpulo "verde", que fica da garganta pro céu da boca. Da pra tomar, mas sem esse off flavor ficaria excelente...
Percebi que da pra ver alguns micro sedimentos de lupulo no copo, porem não é muito, mas assumi que esse possa ser o problema do off flavor.
Entretanto fiz todo o processo de decantação corretamente, evitei de levar trub pro fermentador (e olha que joguei bastante cerveja fora pois estava bem trubulenta na fervura e depois no envase).
O DH foi feito jogando os pelets diretamente no fermentador (queria aumentar superficie de contato).

Esse sabor é normal desse lupulo? Onde posso ter errado? Como evitar?

Observações:
-Apliquei a gelatina errado, joguei a gelatina diretamente no fermentador sem antes diluir em agua quente.
-Quando fui envasar percebi que tinham muitos residuos sólidos flutuando no fermentador, nunca aconteceu comigo antes (também foi primeira cerveja que fiz com DH).

Obrigado pela ajuda pessoal!
 

Latest posts

Back
Top