Meus 10 erros de iniciante...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 15, 2020
Messages
21
Reaction score
21
Location
Curitiba
E aí, cervejeiros! Estou escrevendo este post com o intuito de ajudar quem está começando a fazer breja, compartilhando alguns erros que cometi desde que comecei a fazer as minhas. Neste final de semana irei para minha 22a brassagem em 6 meses e meio, portanto, ainda sou iniciante, mas aprendi bastante nesse período e tirei muitas dúvidas nesse fórum, por isso quero retribuir ajudando quem está começando agora para que não cometa os mesmos erros q eu cometi:
  1. Resíduos de PAC 200: Essa foi na minha 1ª brasagem e, provavelmente, foi minha maior 💩💩... Eu assisti a um vídeo onde ensinavam a sanitizar com iodo, informando q não tinha problema se ficasse algum resíduo no balde. Acontece que usei o PAC 200 tanto no fermentador quanto nas garrafas ao envasar e ficou resíduo. Isso deixou um sabor q lembrava a vinagre e uma espuma um pouco estranha, mas bebi igual, afinal, foi minha primeira. Enfim, hj eu sanitizo com o PAC e passo um álcool 70 depois e me certifico de deixar um tempo para secar nos processos.
  2. Tirar a espuma depois de colocar o lúpulo. Há discussões sobre tirar ou não a espuma, mas o fato é que se vc tirar depois de colocar o lúpulo, vc vai tirar lúpulo! Rs. Essa tbém foi na minha primeira brassagem. Quanto ao fato de retirar ou não a espuma, recomendo esse artigo, mas eu retiro nas minhas.