Imperial IPA - não para mais de fermentar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Foice

Member
Joined
Jun 26, 2015
Messages
5
Reaction score
1
Boa povo? Estou fazendo minha segunda tentativa de cerveja caseira. A primeira foi uma Witbier que até que deu certo e agradou aos meus amigos (que estão acostumados a tomar boas cervejas artesanais). Enfim, estou agora fazendo uma Imperial IPA (mas não não esta ficando assim tão imperial como deveria). O meu problema é que ela não termina a fermentação. Esta fermentando a uns 25 dias. Durante a primeira semana ficou sobre temperatura baixa (por volta de 18º) até que parou de borbulhar... então coloquei em temperatura mais ambiente (não tenho meios de controle precisos ainda), na casa dos 23º ou 24º e voltou a borbulhar... no entanto, não parou mais até agora. Tem um borbulhar constante a cada 4 ou 5 minutos. E noto a redução (bastante lenta, mas constante) da densidade. Isso é normal? Posso tomar alguma atitude?


OG 1069 (prevista era 1,079)
OF 1012 (atual... com duas semanas de fermentação estava em 1023)

Volume original do mosto era 20 litros
Usei dois sachês de S-05 hidratados
Uso densímetro para medição



Caso eu tenha esquecido de passar alguma informação relevante, me cobrem.
 
Qual foi a sua temperatura de mosturação? Pra esse fermento, em mosturações de até 65ºC, essa atenuação de ~83% já tá alta. O sabor e cheiro tão normais? Se realmente a atenuação continuar, pode ser contaminação. Eu esperaria mais alguns dias pra ver se para de atenuar. e o cheiro estando normal, mandava pra maturação.
 
Cara é isso mesmo. Deixa o fermento terminar seu trabalho.
Acho dificil ser contaminação. Na verade é uma cerva muito pesada pro fermento processar.

Só um adendo, vc ta medindo via densimetro ou refratrometro?
Se for refratrometro, pode ser esse o problema de "não para a atenuação".
 
Tem 2 opções aqui:

1) Desprendimento natural de CO2 do líquido.
2) Contaminação.

Fermentação, nessas temperaturas, depois de tantos dias... é desprezível.

Ou seja, se estiver esperando parar de borbulhar de 5 em 5 minutos para as próximas etapas..... eu não esperaria mais. :)

Abraço,
 
Esses dias vi no FB uma frase: "Keep Calm que Airlock não é densímetro"!

O que me intrigou foi que você disse que a densidade, mesmo que devagar, continua diminuindo. Como o Guenther disse, nessa temperatura e por todo esse tempo eu começaria a me preocupar com uma possível contaminação caso, como você mesmo disse, a cerveja continua atenudando.
 
Qual foi a sua temperatura de mosturação? Pra esse fermento, em mosturações de até 65ºC, essa atenuação de ~83% já tá alta. O sabor e cheiro tão normais? Se realmente a atenuação continuar, pode ser contaminação. Eu esperaria mais alguns dias pra ver se para de atenuar. e o cheiro estando normal, mandava pra maturação.

Então. Foi entre 65º e 68º mesmo. Por 90 minutos. Como eu disse, essa é minha segunda brassagem apenas, e primeira IPA. Mas o sabor e o cheiro parecem estar normais (agradáveis).


Cara é isso mesmo. Deixa o fermento terminar seu trabalho.
Acho dificil ser contaminação. Na verade é uma cerva muito pesada pro fermento processar.

Só um adendo, vc ta medindo via densimetro ou refratrometro?
Se for refratrometro, pode ser esse o problema de "não para a atenuação".

Tomara que seja assim mesmo. Uso densimetro.

Tem 2 opções aqui:

1) Desprendimento natural de CO2 do líquido.
2) Contaminação.

Fermentação, nessas temperaturas, depois de tantos dias... é desprezível.

Ou seja, se estiver esperando parar de borbulhar de 5 em 5 minutos para as próximas etapas..... eu não esperaria mais. :)

Abraço,

Até pode ser contaminação, considerando que não tenho muita pratica nem equipamentos totalmente adequados. Mas não vi nenhum sinal evidente de contaminação. Abri para dar uma olhada e não notei cheiros estranhos ou formação de fungos, ou material estranho na superficie.

Minha preocupação no momento é apenas a de maturar, engarrafar e elas acabarem explodindo. Você acha que não corro esse risco?

Esses dias vi no FB uma frase: "Keep Calm que Airlock não é densímetro"!

O que me intrigou foi que você disse que a densidade, mesmo que devagar, continua diminuindo. Como o Guenther disse, nessa temperatura e por todo esse tempo eu começaria a me preocupar com uma possível contaminação caso, como você mesmo disse, a cerveja continua atenudando.

Pois é... eu fiz a ultima medição de densidade no sábado. Devo fazer outra hoje.
 
Se nessa temperatura a densidade nao mudar por 3 dias consecutivos pode ficar tranquilo.
 
Boa tarde pessoal,
Tenho uma situação parecida.
Brassei uma IPA (40 litros) e ocorreu tudo bem, mostura a 68 graus,
inoculação do fermento a 25 graus, fermento M27, 3 saches,
hidratados, no outro dia ja dava sinais de fermentação.
Até aí tudo bem. Deixei a fermentação fazer sua parte.
Porém o que acontece é o seguinte, desde o dia 10/08 a
densidade está parada em 1.006 mas de 30 em 30 segundos aprox.
sai uma bolha pelo blow-off.
Minha Og foi 1.067.
O que estar acontecendo??? É normal?
Obrigado
 
Boa tarde pessoal,
Tenho uma situação parecida.
Brassei uma IPA (40 litros) e ocorreu tudo bem, mostura a 68 graus,
inoculação do fermento a 25 graus, fermento M27, 3 saches,
hidratados, no outro dia ja dava sinais de fermentação.
Até aí tudo bem. Deixei a fermentação fazer sua parte.
Porém o que acontece é o seguinte, desde o dia 10/08 a
densidade está parada em 1.006 mas de 30 em 30 segundos aprox.
sai uma bolha pelo blow-off.
Minha Og foi 1.067.
O que estar acontecendo??? É normal?
Obrigado

Amigo, essa resposta está aqui nesse tópico mesmo. Se o fermento estava saudavel, você fermentou dentro da temperatura dele e a densidade estabilizou na tampa (ou muito próximo do esperado) é porque a fermentação acabou.

É normal a cerveja desprender o CO2 que foi incorporado ao líquido durante a fermentação, e o seu airlock vai continuar borbulhando.

"Keep calm que airlock não é densímetro"
 
Só para constar, engarrafei e deu tudo certo!

Não explodiu e esta carbonatando muito bem. Em uma semana já, mesmo estando meio frio por aqui, ela já da para beber.

12023171_603270399812706_747397471_n.jpg
 
Back
Top