Ideia para perder pouco volume para medir densidade durante a fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DanielDant

Active Member
Joined
Jul 13, 2017
Messages
43
Reaction score
4
Pessoal, para quem faz pequenos volumes, como 10 litros por brassagem, medir a densidade durante a fermentação sempre faz diferença na perda, pois uma coisa é descartar 100ml quando se está fermentando 50 litros, outra é quando se fermenta 10 litros.

Como não sei se funciona, resolvi perguntar aos mais experientes.

Seguinte, a ideia é pegar 90 ml de água filtrada (a mesma que eu conheço e uso para a brassagem) e acrescentar 10 ml do mosto em fermentação. Sei que a densidade não será a correta, mas eu poderei acompanhar a evolução do processo, controlando a diferença entre as densidades, com um mínimo de perda.

Ainda não bitei a ideia em prática. Estou com uma APA fermentando há um dia (se completando agora, as 21h, desta segunda) e pretendo já fazer o primeiro teste agora na quarta.

O que vcs acham?
 
Rapaz, se a intenção é saber quando a fermentação parou, usa um refratrometro mesmo, pois o erro vai ser sistêmico e vc vai saber quando estabilizou, estava o valor certo ou errado. No final, quando tudo estiver pronto, vc faz a medição correta com o densometro

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
É mais fácil vc comprar um densimetro com proveta de 100 ml e considere o volume na hora de fazer sua receita.
Bem mais fácil

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Existe mini densímetro de 80ml e você pode ser mais paciente e esperar uns 4 a 5 dias para fazer a primeira medição e depois apenas confirmar se a fermentação terminou mesmo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Insisto: se a ideia é só saber se a fermentação terminou, use o refratômetro. Se o resultado for positivo (densidade constante) vc mede usando um mini-densimetro. Vc economizará cerveja! Hehehe

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Insisto: se a ideia é só saber se a fermentação terminou, use o refratômetro. Se o resultado for positivo (densidade constante) vc mede usando um mini-densimetro. Vc economizará cerveja! Hehehe

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Acho que esse é o melhor caminho, mesmo. Quando pensei nesse método grego, não sabia se o refratômetro iria manter o mesmo resultado errado quando a fermentação estabilizasse. Fiquei com medo dele ficar dando resultados diferentes.

Agora que sei que o resultado distorcido estabiliza, realmente não há motivo para fazer toda aquela mão...
 
Uma outra opção, é continuar medindo com densimetro e proveta de 250 ml, mas ao invés de descartar a cerveja da proveta, colocar numa garrafa pet com airlock para continuar fermentando. Se medir 4 vezes ao longo da fermentação, terá 1 l fermentando nesse " segundo" fermentador, e depois quando a cerveja estiver pronta,
vai poder comparar a cerveja que veio do fermentador principal com essa cerveja produzida com o líquido que seria descartado.
 
Uma outra opção, é continuar medindo com densimetro e proveta de 250 ml, mas ao invés de descartar a cerveja da proveta, colocar numa garrafa pet com airlock para continuar fermentando. Se medir 4 vezes ao longo da fermentação, terá 1 l fermentando nesse " segundo" fermentador, e depois quando a cerveja estiver pronta,
vai poder comparar a cerveja que veio do fermentador principal com essa cerveja produzida com o líquido que seria descartado.
Com qual objetivo? A cerveja que estará "fermentando" na pet não terá, necessariamente, a quantidade adequada de levedura para uma devida fermentação. Sem falar que a geometria da garrafa é bem diferente dos fermentadores, mas como ele usa baldes de 10L, talvez isso não se faça tão presente (coluna hidrostática a qual a levedura será submetida). Eu, particularmente, não vejo muito sentido.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Uma outra opção, é continuar medindo com densimetro e proveta de 250 ml, mas ao invés de descartar a cerveja da proveta, colocar numa garrafa pet com airlock para continuar fermentando. Se medir 4 vezes ao longo da fermentação, terá 1 l fermentando nesse " segundo" fermentador, e depois quando a cerveja estiver pronta,
vai poder comparar a cerveja que veio do fermentador principal com essa cerveja produzida com o líquido que seria descartado.
Com qual objetivo? A cerveja que estará "fermentando" na pet não terá, necessariamente, a quantidade adequada de levedura para uma devida fermentação. Sem falar que a geometria da garrafa é bem diferente dos fermentadores, mas como ele usa baldes de 10L, talvez isso não se faça tão presente (coluna hidrostática a qual a levedura será submetida). Eu, particularmente, não vejo muito sentido.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
O refratometro serve para medir a FG utilizando uma formula de correcao (como do site abaixo). Hoje em dia só uso o densimentro de vez em quando pra confirmar se a formula nao falha com diferentes OG. Tem dado certo.
http://seanterrill.com/2012/01/06/refractometer-calculator/


Sent from my iPhone using Tapatalk

Cara, o meu problema com o densímetro tem sido diferente...
Quando o mosto não tem alcool, a divisão entre a parte branca e azul do refratometro fica muito nítida, e consigo ver com exatidão onde ela se situa.
Porém, quando já existe alcool na mistura, essa divisão fica meio que um degradê, tornando muuuito difícil ver em qual numero ela está.. fico sempre em duvida entre uns 4 números!! (tipo, ta entre 1.028 e 1.032)...
Com vc não dá esse problema?
 
Só tenho esse problema quando fica alguma bolha na amostra de mosto/cerveja no refratometro. Nao percebi diferenca na precisao quando tem alcool.
O meu tem escala de 0-32brix. Consigo distinguir em torno de 0,5brix (~0.002SG).
 
O uso do refratometro é mais indicado para mostura, já que não há álcool no líquido. Depois que iniciou a fermentação, o ideal é usar o densímetro.

Para usar pouco volume, eu uso a capinha do densímetro. Deve ter apenas uns 50 mL de volume ali. Eu encho um pouco e coloco o densímetro dentro, se falta um pouco, completo. Como o líquido vai ficar sempre no nível, tem como ler facilmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Cara, o meu problema com o densímetro tem sido diferente...
Quando o mosto não tem alcool, a divisão entre a parte branca e azul do refratometro fica muito nítida, e consigo ver com exatidão onde ela se situa.
Porém, quando já existe alcool na mistura, essa divisão fica meio que um degradê, tornando muuuito difícil ver em qual numero ela está.. fico sempre em duvida entre uns 4 números!! (tipo, ta entre 1.028 e 1.032)...
Com vc não dá esse problema?

Sim, sempre que já há alcool. A minha intenção, aqui, é usar o refratômetro apenas para determinar quando a fermentação primária estabilizou.

Depois que estabilizou, aí eu uso o densímetro. Assim perco o mínimo possível, já que eu faço de 10 a 20l por vez.
 
Fi minha primeira brassagem.era pra levar pro balde fermentador uns 19 litros,porém ficou uns 3 litros no fundo da panela,poderia até dar usar um filtro pra pegar mais 1 litro.Estou pensando quando der 7 dias de fermentação medir a FG e guardar a amostra em uma pet de 500ml e no outro dia medir novamente e guardar a amostra na mesma pet.depois deixo a mesma maturar e engarrafo.dessa forma acho que dá certo.Alguem já fez isso ou algo semelhante?
 
Last edited:
uma opção é usar um mini densímetro (precisa de 80ml de cerveja).

Então depois de uns 3 dias de fermentação retire uma amostra, com a proveta bem sanitizada, coloque o densímetro, meça e feche a proveta com papel filme ou alumínio e o deixe um um lugar quente para acelerar a fermentação ao máximo. Esta amostra vai te mostrar a atenuação máxima da cerveja bem antes do que o lote no fermentador. Sabendo qual será tua FG, basta esperar uns 7 dias de fermentação e dai medir o lote principal para comparar as FGs. No geral, vais acabar gastando uns 300ml de cerveja.
 
Se estiver tudo bem sanitizado, existe algum problema maior do que contaminação se devolver o líquido para o fermentador?

Pode ser que haja uma resposta óbvia para essa pergunta, mas nunca vi alguém comentando essa hipótese kkkk
 
Se estiver tudo bem sanitizado, existe algum problema maior do que contaminação se devolver o líquido para o fermentador?

Pode ser que haja uma resposta óbvia para essa pergunta, mas nunca vi alguém comentando essa hipótese kkkk

Por que arriscar um lote de 10~20l por 80ml ?

O que mata o homebrewer é a ansiedade. Eu sempre tomo como parâmetro de tempo 14 dias de fermentação para ales (5 dias de primária, uns 5 de secundária e mais 4 de cold crash). Faço medições com 5, 7 e 10 dias. Isto dá uns 250 ml no total. Tenha este tempo na cabeça quado começar a brassar e o aguarde. Exceto se estiver em um inverno glacial ou num verão senegalesco, normalmente dá certo.
 
Pessoal, para quem faz pequenos volumes, como 10 litros por brassagem, medir a densidade durante a fermentação sempre faz diferença na perda, pois uma coisa é descartar 100ml quando se está fermentando 50 litros, outra é quando se fermenta 10 litros.

Como não sei se funciona, resolvi perguntar aos mais experientes.

Seguinte, a ideia é pegar 90 ml de água filtrada (a mesma que eu conheço e uso para a brassagem) e acrescentar 10 ml do mosto em fermentação. Sei que a densidade não será a correta, mas eu poderei acompanhar a evolução do processo, controlando a diferença entre as densidades, com um mínimo de perda.

Ainda não bitei a ideia em prática. Estou com uma APA fermentando há um dia (se completando agora, as 21h, desta segunda) e pretendo já fazer o primeiro teste agora na quarta.

O que vcs acham?
Sua ideia funcionaria sim, se vc conseguir medir os mls com precisão. Tem sempre a chance de haver uma diferença de volume em cada medição e te enganar. Mas a questão aí, é que essa sua medição não teria utilidade. Porque você não teria o valor correto, e com certeza a fermentação não tera acabado no segundo dia... Na cervejaria medimos a densidade e o ph diariamente para controle, mas isso porque estamos sempre correndo contra o relógio, e em alguns casos, o estágio de fermentação pode ditar o tempo de um dry hopping, por exemplo. Mas em casa eu não vejo a menor necessidade disso. Como o jeanpaullopes bem colocou, esperando mais uns dias você fará muito menos leituras. Eu nem tenho refratometro em casa porque acho caro. Preferi gastar o dinheiro com outros equipamentos. A técnica que uso pra não ter perdas com as amostras em casa é muito mais sofisticada. Eu bebo elas! Kkkk.
 
Se estiver tudo bem sanitizado, existe algum problema maior do que contaminação se devolver o líquido para o fermentador?

Pode ser que haja uma resposta óbvia para essa pergunta, mas nunca vi alguém comentando essa hipótese kkkk
Além do risco de contaminação, havera também uma inserção de O2 ao tirar e recolocar a amostra. Mesmo com cuidado. É muito risco pra pouco benefício. Possível, mas extremamente não recomendável.
 
Eu bebo o mosto, perco nada!kkk. É bem verdade que não fico toda hora medindo, como foi dito, espero tranquilamente um prazo de pelo menos duas semanas e já meço a FG. E na real, acho inclusive que isto, provar o mosto, é um bom exercício de conhecimento do processo.
 
Eu gosto de analisar o mosto, aroma e sabor para "estudar" a evolução da cerveja. Fazia isso quando fazia 10L e faço agora que faço 20/25 L, faço de 3 a 5 medições durante a fermentação. É interessante acompanhar sensorialmente o processo
 
Eu coleto amostra de 250 ml no oitavo dia de fermentação e guardo o que coletei em um pet de 500ml.retiro todo oxigênio da pet e fecho,no nono dia coleto mais 250 e junto na mesma pet dos outros 250 ml,não perco nada.As vezes eu tirava cerca de 50 ml de mosto para degustar e ver como está a fermentação.
 
Tenho uma proveta de 100ml e já fiz vários testes. Agora sei que posso usar 50ml pra medir. Já diminui a perda pela metade... (ainda assim uso 100ml pra medir porque também gosto de provar...)
 
Back
Top