Hidratar ou não o fermento seco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Guenther, e no caso de utilizar agitador magnetico, depois de jogar o fermento n'água e aguardar os 15 min quando tu diz pra mexer aos poucos, posso deixar agitando em baixa rotação por mais 15?
Não vejo por que não.

Mas eu não faria. Trabalho a mais para que vantagem? Nenhuma. Por isso que praticamente ninguém faz.

Abraço,
 
Não vejo por que não.

Mas eu não faria. Trabalho a mais para que vantagem? Nenhuma. Por isso que praticamente ninguém faz.

Abraço,

E qual seria o processo pra hidratar utilizando o agitador + erlenmeyer?

Ou está dizendo que não é vantajoso utilizar?
 
E qual seria o processo pra hidratar utilizando o agitador + erlenmeyer?

Ou está dizendo que não é vantajoso utilizar?
Foi justamente o que eu disse, que não é vantajoso. O processo você mesmo já havia descrito, ou seja, colocar no agitador depois dos primeiros 15 minutos.

A questão é... fazer isso pra que? É mais trabalho, e não tem vantagem alguma. É por este motivo que ninguém faz isso.

Abraço,
 
Foi justamente o que eu disse, que não é vantajoso. O processo você mesmo já havia descrito, ou seja, colocar no agitador depois dos primeiros 15 minutos.

A questão é... fazer isso pra que? É mais trabalho, e não tem vantagem alguma. É por este motivo que ninguém faz isso.

Abraço,

Acho tão bonitin o agitador funcionando hahahah

De qualquer forma, entendido.
 
Boa tarde,

Na minha brassagem passada, fiz a reidratação do fermento e já de cara observei uma maior e mais rápida atividade nas primeiras horas de fermentação!

Porém, aconteceu algo e não sei se pode ser um problema: eu reidratei aproximadamente 2 horas antes de inocular no mosto...gostaria de saber se tem algum problema o fermento ficar tanto tempo na água apenas, com relação a morte de leveduras...

Obrigado
 
BREWJAU 2 horas eh um tempo muito pequeno para se falar em morte das leveduras. O importante eh manter a temperatura do fermento rehidratado constante e próximo da temperatura da inoculação.
 
BREWJAU 2 horas eh um tempo muito pequeno para se falar em morte das leveduras. O importante eh manter a temperatura do fermento rehidratado constante e próximo da temperatura da inoculação.

Ok então. Eu mantive o erlenmeyer a temperatura ambiente e inoculei na mesma.

Valeu!
 
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=HB6cr3EnM88[/ame]

Um videozinho do Lamas que saiu agora que da uma ajudada.
 
Hidratando o fermento ou não vai ter os mesmo resultados.
A grande diferença sera que hidratando a atenuação do fermento vai ser em 12hrs.
-Nunca se esqueçam de ferver a água da hidratação.
-Deixe as partículas totalmente diluídas que fique de uma forma pastosa/leitosa.
-Espere no minimo 30min, se passar disso não haverá problema.
-NÃO ESQUECE DE DEIXAR O COPO TAMPADO.

segue o link de uma calculadora de quantidade de levedura. http://mrmalty.com/calc/calc.html
 
Hidratando o fermento ou não vai ter os mesmo resultados.
A grande diferença sera que hidratando a atenuação do fermento vai ser em 12hrs.
-Nunca se esqueçam de ferver a água da hidratação.
-Deixe as partículas totalmente diluídas que fique de uma forma pastosa/leitosa.
-Espere no minimo 30min, se passar disso não haverá problema.
-NÃO ESQUECE DE DEIXAR O COPO TAMPADO.

segue o link de uma calculadora de quantidade de levedura. http://mrmalty.com/calc/calc.html

Atenuar em 12h? Talvez vc esteja se referindo ao início da atenuação? É o lag time da fermentação. 12h é normal pra maioria dos casos de levedura ALE.

Mas a principal diferença entre fermento reidratado e não-reidratado não é essa. Nesse caso, onde vc compara as duas formas de utilizar o fermento, um lag time maior no caso de não reidratar o fermento é só uma consequencia de um problema bem maior: redução drástica na quantidade de leveduras.

Estima-se que 50% delas tenham morrido ao entrar em contato com o mosto, sem antes terem sido reidratadas. Isso aumenta o lag time da fermentação sim, mas gera muitas outras consequencias tambem.
 
Hidratando o fermento ou não vai ter os mesmo resultados.
A grande diferença sera que hidratando a atenuação do fermento vai ser em 12hrs.
-Nunca se esqueçam de ferver a água da hidratação.
-Deixe as partículas totalmente diluídas que fique de uma forma pastosa/leitosa.
-Espere no minimo 30min, se passar disso não haverá problema.
-NÃO ESQUECE DE DEIXAR O COPO TAMPADO.

segue o link de uma calculadora de quantidade de levedura. http://mrmalty.com/calc/calc.html

Apenas completando o que o Tiago disse, existe diferença sim.

Se não hidratar, tendo em vista que você inoculou direto, parte das leveduras vão morrer, e as que sobraram precisaram trabalhar mais, sob stress, para dar conta do recado, se multiplicando mais e gerando mais off-flavors.

Você conseguir distinguir esses off-flavos é outro tópico, mas que eles estarão lá, ah sim eles estarão.

Com relação as 12 horas de LAG TIME, sim, maioria das ales, mas não podemos usar como regra para tudo.

Continuo sendo um defensor da hidratação para se obter melhores resultados.

PS.: caso você esteja se referindo ao fato de, por exemplo, em uma ale de gravidade baixa-média, 20 litros, o recomendado sejam 2 pacotes previamente hidratados, mas se você jogar 4 sem hidratação o resultado será o mesmo, eu ainda tenho minhas dúvidas!
 
Pessoal, domingo eu fiz cagada e me esqueci de 'aclimatar' o starter antes de inocular. Starter a 35°C, mosto a 18°C. Resultado: 48h depois consegui 5pt de atenuação e já sinto o cheiro de diacetil :(

Tem como salvar a breja? Talvez adicionando mais um pacote de US05 (usei 2 no starter anterior)
 
Pessoal, domingo eu fiz cagada e me esqueci de 'aclimatar' o starter antes de inocular. Starter a 35°C, mosto a 18°C. Resultado: 48h depois consegui 5pt de atenuação e já sinto o cheiro de diacetil :(

Tem como salvar a breja? Talvez adicionando mais um pacote de US05 (usei 2 no starter anterior)

Calma cara... é normal diacetil durante a fermentação. Conduza como se isso não tivesse acontecido e avalie o resultado final.
 
Calma cara... é normal diacetil durante a fermentação. Conduza como se isso não tivesse acontecido e avalie o resultado final.
Vou aguardar mais um tempo. Tomara que volte a atenuar. Vou voltar aqui depois pra relatar oq ocorreu. Valeu pela resposta!
 
AÊ! 1017... atenuou no esquema, porém foi a primeira vez q eu não vi nenhuma borbulha no airlock. achei mto estranho
 
Rapaziada, bom dia.

Queria acrescentar à discussão o seguinte: Por que não inocular o fermento algum tempo depois ou mesmo no dia seguinte?

Já encontrei essa informação em outros tópicos, mas acho que vale a pena incluir no tópico fixo pra ajudar os próximos, pois para nós que estamos começando, via de regra ficamos bem enrolados durante as brassagens em virtude da inexperiência, e colocar mais uma etapa programada de hidratar o fermento, pode complicar ainda mais. Então vou escrever o que pretendo fazer, e se puderem dar suas opiniões, agradeço bastante.
Eis o que pretendo fazer:

1 - Ao término da brassagem, resfrio o mosto até onde conseguir num tempo razoável, transfiro para o balde fermentador e o coloco na geladeira programada para ficar na temperatura do início da fermentação.

2 - Depois disso, no erlenmeyer, fervo durante 15 minutos a quantidade de água necessária para minha quantidade de fermento.

3 - Coloco este erlenmeyer protegido com papel filme ou papel alumínio na mesma geladeira em que foi colocado o fermentador com o mosto.

4 - No dia seguinte, ou quando me assegurar de que ambos estão na mesma faixa de temperatura recomendada, realizo o processo de hidratação e após os 30 minutos necessários, jogo dentro do fermentador.

5 - Fecho o fermentador, abro uma cerveja e um abraço.

O que acham?


Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
Rapaziada, bom dia.

Queria acrescentar à discussão o seguinte: Por que não inocular o fermento algum tempo depois ou mesmo no dia seguinte?

Já encontrei essa informação em outros tópicos, mas acho que vale a pena incluir no tópico fixo pra ajudar os próximos, pois para nós que estamos começando, via de regra ficamos bem enrolados durante as brassagens em virtude da inexperiência, e colocar mais uma etapa programada de hidratar o fermento, pode complicar ainda mais. Então vou escrever o que pretendo fazer, e se puderem dar suas opiniões, agradeço bastante.
Eis o que pretendo fazer:

1 - Ao término da brassagem, resfrio o mosto até onde conseguir num tempo razoável, transfiro para o balde fermentador e o coloco na geladeira programada para ficar na temperatura do início da fermentação.

2 - Depois disso, no erlenmeyer, fervo durante 15 minutos a quantidade de água necessária para minha quantidade de fermento.

3 - Coloco este erlenmeyer protegido com papel filme ou papel alumínio na mesma geladeira em que foi colocado o fermentador com o mosto.

4 - No dia seguinte, ou quando me assegurar de que ambos estão na mesma faixa de temperatura recomendada, realizo o processo de hidratação e após os 30 minutos necessários, jogo dentro do fermentador.

5 - Fecho o fermentador, abro uma cerveja e um abraço.

O que acham?


Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk




Um dia antes algumas literaturas dizem que se deve colocar mosto caso o fermento fique muito tempo parado após a inoculação.

um dia depois, com o mosto protegido igual você mesmo falou sem problemas


Mas eu particularmente acho desnecessário. Não que não possa ser feito...


Eu faço da seguinte forma
Quando abre fervura do mosto, eu já coloco a água para ferver.
fervido por uns 10~15 minutos desligo o fogo, deixo tampada e coloco na geladeira.

Quando termina a fervura, faço o whirpoll e começo a resfriar o mosto, a temperatura da água já esta na temperatura ideal para inocular o fermento ou quase.

Começo a inocular antes de começar a transferir para o fermentador.

no final da transferência o fermento esta inoculado, só despejar, fechar o fermentador e sair pro abraço :D

As vezes já fervo a água enquanto esta mosturando, e deixo na mesma geladeira do fermentador, controlando a temperatura.


é tudo questão de ir gerenciando o tempo e os processos. Quando vê está fazendo tudo no automático.

Sugiro fazer um cronograma de todos os processos da brassagem. Ajuda bastante na organização do tempo.
 
Guenther, sou novo aqui, mas já brasso a quase um ano. Tive que corrigir minha OG por achar que ela ficou muito baixa e, por isso, demorei muito a inocular as leveduras. Ficaram por mais de uma hora na água em temperatura ambiente. Você acha que pode dar algum problema?

Obrigado!
 
Galera!
Venho hidratando meu fermento numa garrafinha de agua mineral (nova). Compro a garrafa de 500 ml deixo uns 150 ml e coloco o fermento jogo alcool 70 na tampa e gargalo e tampo, teoricamente a agua era pra ser esteril, nao?
Ontem vieram me falar que a pet deixa entrar bacteria, algo assim. Alguem tem algo a dizer, sabe se tem problema?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Galera!
Venho hidratando meu fermento numa garrafinha de agua mineral (nova). Compro a garrafa de 500 ml deixo uns 150 ml e coloco o fermento jogo alcool 70 na tampa e gargalo e tampo, teoricamente a agua era pra ser esteril, nao?
Ontem vieram me falar que a pet deixa entrar bacteria, algo assim. Alguem tem algo a dizer, sabe se tem problema?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não, água mineral não precisa filtrar, mas está bem longe de ser estéril.
Isso não tem a ver com a embalagem ser pet.
 
Não, água mineral não precisa filtrar, mas está bem longe de ser estéril.

Isso não tem a ver com a embalagem ser pet.



Entao eu nao deveria usar pra hidratar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não, água mineral não precisa filtrar, mas está bem longe de ser estéril.

Isso não tem a ver com a embalagem ser pet.



Entao eu nao deveria usar pra hidratar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@vini_fontes não vejo problema no que você falou. Na ultima leva que fiz eu retirei a levedura e hidratei lá pelas 22:00 e deixei ela ali noite e madrugada a dentro. No outro dia pela 08:00 coloquei ela no mosto que estava usando para starter e ficou lá no agitador por mais de 24 até que finalmente foi para meu lote no fermentador. Foi a melhor cerveja que fiz até hoje(logicamente não só por esse tempo de espera, mas sim pelo contexto da obra).

Enfim não creio que isso apresente risco. Se deve ser feito, pelo que li não não deve. Sendo assim nao pretendo repetir isso mais, mas se acontecer segue o jogo!

E sobre o que o @benek comentou sobre a agua, realmente se fosse pensar assim eu poderia usar a agua que compro em vasilhames de 20 L já que algumas dessas marcas também possuem linha 500ml. A questão aqui acredito eu seja as bacterias e outros germes que podem existir em pequenas quantidades e buscamos eliminá-las com a fervura.
 
Não, água mineral não precisa filtrar, mas está bem longe de ser estéril.

Isso não tem a ver com a embalagem ser pet.



Entao eu nao deveria usar pra hidratar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Esteril quis dizer que ta sanitizada.
Ve algum problema em fazer assim? Fazendo a hidratacao dentro da propria garrafa?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Entao eu nao deveria usar pra hidratar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esteril quis dizer que ta sanitizada.
Ve algum problema em fazer assim? Fazendo a hidratacao dentro da propria garrafa?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Vejo, é como usar água filtrada, mas sem ferver. Para hidratação sempre ferva a água. Aconselho comprar um erlenmeyer pra isso, pois ele pode ir direto ao fogo e aguenta choque térmico, então da pra ferver e resfriar rapidamente.
 
Muito obrigado pela ajuda, @aferreira04! Realmente não tive problemas. Já estou no quinto dia de fermentação e ainda há atividade no Airlock. O balde vazou e tudo! A fermentação foi frenética! hahahahaha Mas não farei novamente tb.
 
Muito obrigado pela ajuda, @aferreira04! Realmente não tive problemas. Já estou no quinto dia de fermentação e ainda há atividade no Airlock. O balde vazou e tudo! A fermentação foi frenética! hahahahaha Mas não farei novamente tb.
pra evitar toda essa atividade (e cagada, hehe) inocula o fermento quando o mosto estiver a uns 17ºC e deixa a temperatura subir por conta própria (até a sua meta)
 
Meio que off. Fui comprar um erlenmeyer é o vendedor não aconselhou. Informou que não pode ir direto ao fogo. Precisaria de uma manta de amianto.
Qual erlenmeyer vocês usam? Alguém já quebrou algum quando colocou direto na chama de um fogão? Tô precisando de um para fazer a hidratação do meu fermento. Mas fiquei cabreiro de comprar por no fogo para ferver e causar um acidente com vidro e água quente.
 
Meio que off. Fui comprar um erlenmeyer é o vendedor não aconselhou. Informou que não pode ir direto ao fogo. Precisaria de uma manta de amianto.
Qual erlenmeyer vocês usam? Alguém já quebrou algum quando colocou direto na chama de um fogão? Tô precisando de um para fazer a hidratação do meu fermento. Mas fiquei cabreiro de comprar por no fogo para ferver e causar um acidente com vidro e água quente.

Uso o meu direto no fogo e nunca tive problema. Acredito que o material dele tem que ser de BOROSILICATO.
 
Meio que off. Fui comprar um erlenmeyer é o vendedor não aconselhou. Informou que não pode ir direto ao fogo. Precisaria de uma manta de amianto.
Qual erlenmeyer vocês usam? Alguém já quebrou algum quando colocou direto na chama de um fogão? Tô precisando de um para fazer a hidratação do meu fermento. Mas fiquei cabreiro de comprar por no fogo para ferver e causar um acidente com vidro e água quente.

Realmente uma manta de amianto é o ideal. O risco de trinca é grande.
 
Obrigado pessoal, vou comprar um de borosilicato e uma placa de amianto para não ter risco. Obrigado a todos.
 
Após os 15min iniciais que não mexemos no fermento é que podemos começar a misturar um pouco do mosto para equalizar a temperatura???
 
Após os 15min iniciais que não mexemos no fermento é que podemos começar a misturar um pouco do mosto para equalizar a temperatura???


O que tenho feito aqui é após homogenizar e imediatamente antes de colocar no fermentador, vou adicionando um pouco do mosto dentro da solução com levedura. Ou seja, após os 15 minutos para a levedura descer o morrinho que as vezes cria, você vai mexendo aos poucos até homogenizar e ai sim faz a equalização de temperatura. É +- esses 30 minutos que o Guenther falou.
 
Galera, dúvida boba que surgiu aqui: algum problema em usar "água demais" na hidratação?

Por exemplo, a marcação do meu erlenmeyer começa em 200ml, se eu for hidratar apenas um pacote de 10g de levedura, algum problema em usar 200ml (o dobro do recomendado)?

valeu.
 
Galera, dúvida boba que surgiu aqui: algum problema em usar "água demais" na hidratação?

Por exemplo, a marcação do meu erlenmeyer começa em 200ml, se eu for hidratar apenas um pacote de 10g de levedura, algum problema em usar 200ml (o dobro do recomendado)?

valeu.

Eu uso um becker e coloco cerca disso de água, depois de uns 15min de fervura sobra 100-120ml.

De qualquer forma, mesmo que sobrasse uns 200ml, acho pouco provável que fizesse alguma diferença prática além de uma insignificante diluição do mosto.
 
Galera, dúvida boba que surgiu aqui: algum problema em usar "água demais" na hidratação?

Por exemplo, a marcação do meu erlenmeyer começa em 200ml, se eu for hidratar apenas um pacote de 10g de levedura, algum problema em usar 200ml (o dobro do recomendado)?

valeu.
Não, sem galho.
 

Latest posts

Back
Top