Hidratar ou não o fermento seco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Dúvida de principiante: nos próximos dias farei minha primeira brassagem, nos primeiros meses farei levas de 10 litros apenas. Normalmente um pacote de fermento serve para 20 litros (ales), nesse caso o que seria recomendado:

1- Usa o pacote inteiro e não faz hidratação
2- Usa meio pacote e faz hidratação (pode-se guardar e usar em outra brassagem esse fermento que sobrou?)
3- Usa o pacote inteiro e faz a hidratação

Obrigado pela ajuda.
 
Dúvida de principiante: nos próximos dias farei minha primeira brassagem, nos primeiros meses farei levas de 10 litros apenas. Normalmente um pacote de fermento serve para 20 litros (ales), nesse caso o que seria recomendado:

1- Usa o pacote inteiro e não faz hidratação
2- Usa meio pacote e faz hidratação (pode-se guardar e usar em outra brassagem esse fermento que sobrou?)
3- Usa o pacote inteiro e faz a hidratação

Obrigado pela ajuda.
Não, normalmente um pacote não serve pra 20 litros.

Vai fermentar? Vai. Mesmo que coloque 2 gramas vai fermentar.... mas isso está longe de ser a dosagem correta segundo a literatura (não segundo o fabricante, que no geral, não se deve confiar para o caso de fermento seco).

Ou seja, como disse o Zé... 1 pacote, hidratado com água, tudo certinho. Errar pra cima nunca vai te dar problema em 95% dos casos... errar pra baixo vai.

E cara, fermento seco, via de regra, não se deve fracionar e guardar.

Abraço,
 
Olá!

Eu posso fazer ou consigo fazer uma multiplicação de fermento seco?
Ou somente consigo fazer nos liquidos?

Eu creio que ja vi alguma coisa, mas não consigo achar.
Caso alguem se lembre onde está o topico, por favor, ja vai me ajudar.
 
Funciona exatamente a mesma coisa como nos líquidos, a diferença é que o líquido....... já vem líquido. O seco... depois que tu hidrata...... fica líquido. :)
 
Pessoal, fiz minha primeira brassagem no último sábado, uma APA. O problema é que até hoje de manhã não saiu uma bolha do air lock. Medi a densidade e continua exatamente como a OG (1045), ou seja não atenuou nada.

Acredito que não tenha nada de errado com o mosto, a não ser a OG que não foi exatamente como esperado pela receita, mas até aí sem problemas.

Li bastante coisa antes de tentar pela primeira vez, mas sinto não ter lido esse tópico antes. Acredito que tenha algum problema com o meu fermento ou na forma como fiz sua inoculação.

O que fiz:

Enquanto o mosto estava resfriando fervi 100ml de água em um caneco de alumínio. Assim que ferveu eu já desliguei o fogo e logo em seguida passei a água para um copo que estava limpo na prateleira mas esqueci de sanitizá-lo antes. Outra observação é que a água aqui tem boa quantidade de cloro e uso um filtro residencial da IBBL com carvão ativado.

Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo. Aguardei mais 30 minutos sem fazer mais nada e dei uma mexida com a ponta do termômetro que estava sanitizada, mas essa mexida não foi nada suave.

O mosto estava a 28,5º e o fermento a 25º quando fiz a inoculação. Apenas despejei o copo dentro do fermentador, não mexi nada. E lá se vão 60 horas sem o fermento dar sinal de vida.

Usei um saquinho de fermento M44 da Mangrove em 18,5 litros no fermentador.

Sei que fiz muita coisa errada aí e posso ter inviabilizado o fermento.

Já ouvi de uns colegas para esperar até amanhã a noite, mas não estou muito esperançoso.

Então a pergunta é, se eu esperar até amanhã e não houver atividade do fermento, será que posso recuperar a leva colocando outro saquinho de fermento (ou dois saquinhos)? Obviamente, dessa vez vou fazer o procedimento direitinho e vou usar água mineral. Qualquer sugestão ou comentário é bem vindo.

Ah, não ficou claro aqui se os 10ml de água por grama de fermento se referem a quantidade de água antes ou depois de ferver.
 
Pessoal, fiz minha primeira brassagem no último sábado, uma APA. O problema é que até hoje de manhã não saiu uma bolha do air lock. Medi a densidade e continua exatamente como a OG (1045), ou seja não atenuou nada.

Acredito que não tenha nada de errado com o mosto, a não ser a OG que não foi exatamente como esperado pela receita, mas até aí sem problemas.

Li bastante coisa antes de tentar pela primeira vez, mas sinto não ter lido esse tópico antes. Acredito que tenha algum problema com o meu fermento ou na forma como fiz sua inoculação.

O que fiz:

Enquanto o mosto estava resfriando fervi 100ml de água em um caneco de alumínio. Assim que ferveu eu já desliguei o fogo e logo em seguida passei a água para um copo que estava limpo na prateleira mas esqueci de sanitizá-lo antes. Outra observação é que a água aqui tem boa quantidade de cloro e uso um filtro residencial da IBBL com carvão ativado.

Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo. Aguardei mais 30 minutos sem fazer mais nada e dei uma mexida com a ponta do termômetro que estava sanitizada, mas essa mexida não foi nada suave.

O mosto estava a 28,5º e o fermento a 25º quando fiz a inoculação. Apenas despejei o copo dentro do fermentador, não mexi nada. E lá se vão 60 horas sem o fermento dar sinal de vida.

Usei um saquinho de fermento M44 da Mangrove em 18,5 litros no fermentador.

Sei que fiz muita coisa errada aí e posso ter inviabilizado o fermento.

Já ouvi de uns colegas para esperar até amanhã a noite, mas não estou muito esperançoso.

Então a pergunta é, se eu esperar até amanhã e não houver atividade do fermento, será que posso recuperar a leva colocando outro saquinho de fermento (ou dois saquinhos)? Obviamente, dessa vez vou fazer o procedimento direitinho e vou usar água mineral. Qualquer sugestão ou comentário é bem vindo.

Ah, não ficou claro aqui se os 10ml de água por grama de fermento se referem a quantidade de água antes ou depois de ferver.



Qual a temperatura de fermentação?
 
Cara, espere... esse fermento tem um lag-time longo. Não fizeste nada de tão errado.

Abraço,
 
Cara, espere... esse fermento tem um lag-time longo. Não fizeste nada de tão errado.

Abraço,

Li alguns relatos nesse sentido, mas outros tantos de lag time bem mais baixo que esse. Vou esperar até amanhã a noite, aí vai completar 96 horas, mais que isso acho que não adianta.

Já até comprei outro saquinho de fermento caso seja necessário. O cara da loja aconselhou ferver novamente o mosto antes de colocar o novo saquinho de fermento. Será mesmo necessário?
 
Ja fez alguma medição de densidade ou está se baseando só pela atividade do airlock?
 
Como prometido, só atualizando...

Depois de 60 horas sem atividade, resolvi rehidratar (agora exatamente conforme instruções neste post) mais um saquinho de fermento e colocar no fermentador. Isso foi na terça a noite. Ontem a noite quando retornei do trabalho já tinha bastante atividade. Hoje de manhã já tinha vazado mosto pelo air lock (o fermentador é de 22 litros e estava com 18,5 cheios.

Enfim, acredito que realmente houve algum problema com o fermento que coloquei da primeira vez, pois o lag time desse segundo saquinho foi de menos de 24 horas.
 
Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo.

Eu sempre tiro o fermento da geladeira e deixo ele ficar na temperatura ambiente antes de hidrata-lo..... esse "choque térmico" não pode ter matado o fermento ?
 
Eu sempre tiro o fermento da geladeira e deixo ele ficar na temperatura ambiente antes de hidrata-lo..... esse "choque térmico" não pode ter matado o fermento ?

Não sei dizer se somente esse passo do processo foi o responsável pela inviabilidade do fermento. Acredito que foram vários os fatores, desde armazenagem até o procedimento de rehidratação.
 
O ideal é apenas despejar o fermento hidratado sobre o mosto e tampar ou é melhor dar uma homogenizada na solução?
 
Na minha última brassagem me precipitei e hidratei o fermento bem antes de conseguir resfriar o mosto e inocular. Deixar o fermento hidratando por um tempo muito maior do que estes 30min é prejudicial?
 
Na minha última brassagem me precipitei e hidratei o fermento bem antes de conseguir resfriar o mosto e inocular. Deixar o fermento hidratando por um tempo muito maior do que estes 30min é prejudicial?
Pode ser.... não que VÁ necessariamente ser.

O livro Yeast recomenda que se for deixar muito tempo a mais do que os 30 minutos, é recomendado resfriar um pouco do mosto e adicionar no Erlenmeyer.

Abraço,
 
O fermento seco foi preparado pra ficar cheio de reservas de glicogenio antes de ser processado. Essas reservas de energia começam a ser usadas assim que ele é reidratado, então ele atinge boa atividade em cerca de 15 minutos. Passado isso as reservas vão diminuindo... então seria bom inocular ou como sugeriu o Guenther, adicionar um pouco de mosto pra aproveitar esse início saudável de atividade.
 
Deixei meu fermento hidratando por. 1h sem adicao de mosto . Que tipo de problema isso pode resultar? Morte das leveduras por muito tempo sem alimento?
 
Deixei meu fermento hidratando por. 1h sem adicao de mosto . Que tipo de problema isso pode resultar? Morte das leveduras por muito tempo sem alimento?
Cara, sem galho... mas o que a literatura diz é que se for passar muito tempo, seria bom misturar um pouco do mosto da leva (resfriado) pra elas já pelo menos começarem a se acostumarem com a pressão osmótica, a absorver nutrientes, etc.

Não é uma coisa EXATA, do tipo "passou de 43 minutos e 20 segundos, faça isso"... mas é a recomendação geral.

Abraço,
 
Eu também hidratava, inclusive cheguei a hidratar fermento com mosto de leva anterior que guardava na geladeira, e nunca percebi uma diferença significativa, a não ser ter a certeza que o fermento ativou.
 
Eu também hidratava, inclusive cheguei a hidratar fermento com mosto de leva anterior que guardava na geladeira, e nunca percebi uma diferença significativa, a não ser ter a certeza que o fermento ativou.

Não se hidrata em mosto. Se hidrata em água.
 
Cara, sem galho... mas o que a literatura diz é que se for passar muito tempo, seria bom misturar um pouco do mosto da leva (resfriado) pra elas já pelo menos começarem a se acostumarem com a pressão osmótica, a absorver nutrientes, etc.

Não é uma coisa EXATA, do tipo "passou de 43 minutos e 20 segundos, faça isso"... mas é a recomendação geral.

Abraço,

E quanto seria "muito tempo"?
 
E quanto seria "muito tempo"?
Não tem uma regra... não existe um número X pra te dar, perfeito. É meio que bom senso. Infelizmente, literatura ou coisas realmente técnicas sobre fermento seco são raras.

Exemplo, a Fermentis diz simplesmente: "The rehydration should end at the same time as you start transferring the wort to the fermentation vessel. Pitch immediately into the tank after checking the temperature of wort."

Não tem, que eu conheça, literatura com algo definitivo sobre isso, mas já vi mais de uma vez a recomendação. Outro exemplo, também da Fermentis, é que nos Tips and Tricks ela recomenda inocular no máximo em 18hs após a reidratação se o fermento ficar estocado a 4 graus, ou 6 horas se estocado a 20 graus, ou 4 horas a 25 graus. Então, digamos, inoculando a 30, 35 graus... quanto será?

O que eu já li (mas infelizmente não lembro onde), e que pra mim é o que mais faz sentido, é que após a reidratação, ele está pronto, então vai começar a consumir suas próprias reservas de glicogênio, trealose, etc. Ou seja, se for passar muito tempo, coloquei um pouco de mosto pra ele já ter o que fazer.

Abraço,
 
Obrigado pela resposta @Guenther.

Já inoculei fermento no mosto em temperatura maior do que eu tinha planejado, por medo de deixar o fermento muito tempo hidratado esperando, e pela sua resposta, nem precisaria ter feito isso.

Poderia ter colocado o fermento hidratado na geladeira junto com o fermentador esperado umas duas ou três horas sem problemas.
 
Obrigado pela resposta @Guenther.

Já inoculei fermento no mosto em temperatura maior do que eu tinha planejado, por medo de deixar o fermento muito tempo hidratado esperando, e pela sua resposta, nem precisaria ter feito isso.

Poderia ter colocado o fermento hidratado na geladeira junto com o fermentador esperado umas duas ou três horas sem problemas.
É isso aí.

Eu, particularmente, se chegou em 1 hora e eu vi que por algum imprevisto vou precisar esperar mais tempo, tiro um pouco de mosto da panela e coloco dentro do erlenmeyer, calculando de cabeça a proporção pra ficar algo em torno de 1040 pelo menos.
 
Gostaria de recapitular e sanar algumas dúvidas finais:

1ª - Ferva o equivalente a 10 ml de água para cada grama de fermento.

Vou fazer uma receita de 20 litros, OG 1053. Li que não é ideal guardar metade de um pacote de fermento então vou usar 2 pacotes de 11,5g US-05, ou seja, 23 g de fermento. Ferver 230 ml durante 15 minutos? Não ficou claro se os 230 ml devem ser ao final da fervura ou no inicio. Acredito que posso ferver algo em torno de 500 ml por 15 minutos e utilizar um pouco mais de 230 ml para hidratar o fermento, correto?

2º - Despejar o fermento hidratado sobre o mosto e tampar sem mexer para homogeneizar.

Ok.

3ª - Li em algum lugar sobre a porcentagem de alfa-ácidos remanescentes em lúpulo após um ano, variando com a temperatura de armazenagem, onde quanto menor a temperatura maior a porcentagem.

O fermento também se aplica à essa regra do lúpulo? Minha dúvida é se devo guardar o saquinho fechado de fermento e os lúpulos quando chegarem no freezer para "conservar" melhor, visto que devo demorar algumas semanas estocando os produtos até fazer a brassagem.
 
Gostaria de recapitular e sanar algumas dúvidas finais:

1ª - Ferva o equivalente a 10 ml de água para cada grama de fermento.

Vou fazer uma receita de 20 litros, OG 1053. Li que não é ideal guardar metade de um pacote de fermento então vou usar 2 pacotes de 11,5g US-05, ou seja, 23 g de fermento. Ferver 230 ml durante 15 minutos? Não ficou claro se os 230 ml devem ser ao final da fervura ou no inicio. Acredito que posso ferver algo em torno de 500 ml por 15 minutos e utilizar um pouco mais de 230 ml para hidratar o fermento, correto?

2º - Despejar o fermento hidratado sobre o mosto e tampar sem mexer para homogeneizar.

Ok.

3ª - Li em algum lugar sobre a porcentagem de alfa-ácidos remanescentes em lúpulo após um ano, variando com a temperatura de armazenagem, onde quanto menor a temperatura maior a porcentagem.

O fermento também se aplica à essa regra do lúpulo? Minha dúvida é se devo guardar o saquinho fechado de fermento e os lúpulos quando chegarem no freezer para "conservar" melhor, visto que devo demorar algumas semanas estocando os produtos até fazer a brassagem.

1 - ferver mais água. Após fervura, 10 mL / g
3 - lúpulo no freezer. Fermento na geladeira. Os fermentos secos mantém bem a viabilidade, principalmente se ficarem o maior tempo possível acondicionados em geladeira.
 
É isso aí.

Eu, particularmente, se chegou em 1 hora e eu vi que por algum imprevisto vou precisar esperar mais tempo, tiro um pouco de mosto da panela e coloco dentro do erlenmeyer, calculando de cabeça a proporção pra ficar algo em torno de 1040 pelo menos.


Guenther, fiz exatamente como explicasse no primeiro tópico mas quando fui misturar após os 15 primeiros minutos o fermento começou a grudar na colher (inox) e tive que ficar desgrudando direto para poder homogeneizar. É assim mesmo?
 
Guenther, fiz exatamente como explicasse no primeiro tópico mas quando fui misturar após os 15 primeiros minutos o fermento começou a grudar na colher (inox) e tive que ficar desgrudando direto para poder homogeneizar. É assim mesmo?
Normal, apesar de que eu nunca usei colher pra misturar fermento. Faço dentro de um Erlenmeyer ou Becker, então na hora de misturar, eu simplesmente agito o frasco com movimentos circulares.
 
eu sempre faço starter com fermento seco, normalmente 1,2 lt, com 1 pct de fermento e para levas de 30 litros, lag time de umas 3 horas somente, ou seja, nem pode chamar de lag time.
 
Ola a todos, comecei a fazer minha primeira cerveja semana passada fiz uma APA, por enquanto tudo bem so que joguei o fermento sem hidratar e quero fazer minha próxima hidratando, a duvida é, qual a temperatura da agua ao misturar o fermento?

Obrigado
 
Ola a todos, comecei a fazer minha primeira cerveja semana passada fiz uma APA, por enquanto tudo bem so que joguei o fermento sem hidratar e quero fazer minha próxima hidratando, a duvida é, qual a temperatura da agua ao misturar o fermento?

Obrigado

Primeira mensagem, bem vindo ao fórum.

Primeira dica, leia o tópico antes de comentar. A tua dúvida ta respondida justamente aqui onde tu perguntou.
 
Senhores,

E quanto a "testar" a levedura? Fiz minha primeira brassagem ontem, e em relação a levedura obedeci o seguinte esquema:

1. Sanitize duas jarras e dois copos.
2. Coloque água para ferver.
a. Utilizar 10ml de água para cada 1g de levedura.
3. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de uma jarra à outra).
4. Adicione a levedura. NÃO MEXER.
5. Cubra com um papel filme e coloque em um local escuro. Espere por 15 minutos.
6. Depois desse tempo, mexa aos poucos, de 5 em 5 minutos para homogeneizar. Mais 15 minutos.
7. Teste a levedura:
a. Adicione uma colher-de-chá de açúcar em meio copo de água.
b. Ferva a mistura para esterilizar (pode ser no micro-ondas – 70 seg).
c. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de um copo para outro).
d. Adicione a jarra onde está a levedura, no escuro, coberta pelo papel filme.
e. Espere por 30 minutos.
f. Deve apresentar sinais de atividade (espuma, nata, borbulhamento).
(Cada tipo de levedura tem uma reação. Tendo ao menos uma “nata” por cima, é sinal de que temos uma boa levedura para fermentar a cerveja).

Adicionei esta mistura do "teste" direto no fermentador.

Está correto?
 
Senhores,

E quanto a "testar" a levedura? Fiz minha primeira brassagem ontem, e em relação a levedura obedeci o seguinte esquema:

1.Sanitize duas jarras e dois copos.
2.Coloque água para ferver.
a.Utilizar 10ml de água para cada 1g de levedura.
3.Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de uma jarra à outra).
4.Adicione a levedura. NÃO MEXER.
5.Cubra com um papel filme e coloque em um local escuro. Espere por 15 minutos.
6.Depois desse tempo, mexa aos poucos, de 5 em 5 minutos para homogeneizar. Mais 15 minutos.
7.Teste a levedura:
a.Adicione uma colher-de-chá de açúcar em meio copo de água.
b.Ferva a mistura para esterilizar (pode ser no micro-ondas – 70 seg).
c.Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de um copo para outro).
d.Adicione a jarra onde está a levedura, no escuro, coberta pelo papel filme.
e.Espere por 30 minutos.
f.Deve apresentar sinais de atividade (espuma, nata, borbulhamento).
(Cada tipo de levedura tem uma reação. Tendo ao menos uma “nata” por cima, é sinal de que temos uma boa levedura para fermentar a cerveja).

Adicionei esta mistura do "teste" direto no fermentador.

Está correto?


Eu não faço nem metado do que tu descreveu. Fermento é um produto de reposição rápida nas lojas, dificilmente vai ter problema comprando um pacote dentro do prazo de validade e numa loja com rotatividade alta (vulgo, confiável).

Quanto a hidratação, faço apenas com com água filtrada, na faixa de temperatura aproximada e livre de cloro. Acho que faço isso desde a primeira leva, não lembro de ter fervido nenhuma vez. :)

Deixarei para me preocupar apenas quando isso comprovadamente me trouxer problemas. Até lá, a preguiça prevalece. Sempre!!

Meus 2 centavos.
 
Senhores,

E quanto a "testar" a levedura? Fiz minha primeira brassagem ontem, e em relação a levedura obedeci o seguinte esquema:

1. Sanitize duas jarras e dois copos.
2. Coloque água para ferver.
a. Utilizar 10ml de água para cada 1g de levedura.
3. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de uma jarra à outra).
4. Adicione a levedura. NÃO MEXER.
5. Cubra com um papel filme e coloque em um local escuro. Espere por 15 minutos.
6. Depois desse tempo, mexa aos poucos, de 5 em 5 minutos para homogeneizar. Mais 15 minutos.
7. Teste a levedura:
a. Adicione uma colher-de-chá de açúcar em meio copo de água.
b. Ferva a mistura para esterilizar (pode ser no micro-ondas – 70 seg).
c. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de um copo para outro).
d. Adicione a jarra onde está a levedura, no escuro, coberta pelo papel filme.
e. Espere por 30 minutos.
f. Deve apresentar sinais de atividade (espuma, nata, borbulhamento).
(Cada tipo de levedura tem uma reação. Tendo ao menos uma “nata” por cima, é sinal de que temos uma boa levedura para fermentar a cerveja).

Adicionei esta mistura do "teste" direto no fermentador.

Está correto?
Não precisa fazer nada disso.

Essa é uma prática escrita no How to Brew.... mas é preciso lembrar que o How to Brew foi escrito no final de 90, baseado em experiências relativas às décadas de 80/90, quando a qualidade dos fermentos, estocagem, etc, era horrível. O próprio John Palmer já não recomenda mais isso hoje em dia.

Basta olhar o livro Yeast, muito mais contemporâneo, para ver que não recomendam fazer isso. Sites dos fabricantes, a mesma coisa.

Ou seja, basta seguir o clássico e hidratar normalmente, sem inventar, nem tornar algo simples, complexo.

Abração,
 
Last edited:
Guenther, e no caso de utilizar agitador magnetico, depois de jogar o fermento n'água e aguardar os 15 min quando tu diz pra mexer aos poucos, posso deixar agitando em baixa rotação por mais 15?
 
Back
Top