Gosto mto doce

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

phplatiniumm

Member
Joined
Oct 8, 2015
Messages
5
Reaction score
0
Ola
Minha primeira brasagem
Escolhi uma IPA
Receita 20 l

Segui toda receita passo a passo
Coloquei tudo na temperatura correta
Resumindo minhas duvidas

1) usei um pacote de fermento para os 20 l. Não borbulhou o airlock. Sera q foi pouco um pacote?

Mantive a receita e fermentei por 06 dias a 18-20 graus
Og inicial 1.060
Dry hop durante mais 03 dias
Resfriei a 5 graus durante 6 dias

Og hj era 1.023

2) experimentei ela hj e achei que está c gosto doce, parece que tem mto açucar do mostro ou q nao fermentou todo açucar. Como nunca fiz cerveja antes vou continuar o processo mas fiquei decepcionado c o gosto. Sera q ele ainda muda??? Ou vai ficar c o gosto q esta?

Estou em duvida se clarifico e engarrafo
Ou se deixo maturar mais um pouco

O que voces acham?????

Receita esta com 18 litros hoje
 
1 pacote de fermento é pouco para 20L, muitos falam que é suficiente mas aqui no forum tem vários tópicos falando sobre isso e as calculadoras tbm sujerem dois pacotes para 20L, mas não acho que esse tenha sido o seu problema, pois sua atenuação está boa. Qual temperatura vc fez a mostura?

Post do Guenther no Tópico fixo de hidratação.
Não, normalmente um pacote não serve pra 20 litros.

Vai fermentar? Vai. Mesmo que coloque 2 gramas vai fermentar.... mas isso está longe de ser a dosagem correta segundo a literatura (não segundo o fabricante, que no geral, não se deve confiar para o caso de fermento seco).

Ou seja, como disse o Zé... 1 pacote, hidratado com água, tudo certinho. Errar pra cima nunca vai te dar problema em 95% dos casos... errar pra baixo vai.

E cara, fermento seco, via de regra, não se deve fracionar e guardar.

Abraço,
 
Ola
Minha primeira brasagem
Escolhi uma IPA
Receita 20 l

Segui toda receita passo a passo
Coloquei tudo na temperatura correta
Resumindo minhas duvidas

1) usei um pacote de fermento para os 20 l. Não borbulhou o airlock. Sera q foi pouco um pacote?

Mantive a receita e fermentei por 06 dias a 18-20 graus
Og inicial 1.060
Dry hop durante mais 03 dias
Resfriei a 5 graus durante 6 dias

Og hj era 1.023

2) experimentei ela hj e achei que está c gosto doce, parece que tem mto açucar do mostro ou q nao fermentou todo açucar. Como nunca fiz cerveja antes vou continuar o processo mas fiquei decepcionado c o gosto. Sera q ele ainda muda??? Ou vai ficar c o gosto q esta?

Estou em duvida se clarifico e engarrafo
Ou se deixo maturar mais um pouco

O que voces acham?????

Receita esta com 18 litros hoje

Qual foi sua temperatura de mosturação? Achei sua atenuação baixa para o US-05. Minhas IPAs de OG 1068 normalmente atenuam até 1016-1017, mas eu gosto delas mais secas e faço esse ajuste na mosturacao?
 
Porque que vc abaixou a temperatura no 9° dia? Por acaso vc tem certeza que toda a fermentação tinha acabado?
De olho!
 
Eu deveria ter feito algum teste p verificar fim da fermentaçao, mas n fiz.
Mostura a 64 graus.
Posso fazer uma segunda fermentaçao usando mais um pacote de fermento???
Como eu poderia concertar
 
Foto 6 dia
 

Attachments

  • IMG-20151023-WA0043.jpg
    IMG-20151023-WA0043.jpg
    180.2 KB · Views: 127
Se você engarrafar com açúcar residual ele vai ser fermentado junto com o açúcar do priming e suas garrafas vão explodir.

Aumenta a temperatura, e mede em dois dias, se não tiver atenuado mais aí sim coloque mais fermento.
 
Ola


Mantive a receita e fermentei por 06 dias a 18-20 graus
Og inicial 1.060
Dry hop durante mais 03 dias
Resfriei a 5 graus durante 6 dias

Og hj era 1.023

Nesse estilo, o OG ainda estava alto. Você fez quase tudo certo, só esqueceu de acompanhar o OG recomendado.

Pelo que vi, você não fez uma fermentação secundária, o que é uma recomendação no fórum:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

PS: Use densimetro para OG. Eu já errei em umas cervejas usando refratometro
 
Você jogou o pacote de fermento direto ou hidratou ele antes?
 
Eu daria uma boa chacoalhada nesse balde e subiria a temperatura um pouco.

Acredito que para uma mosturaçao a 64 graus vc ainda tem mais fermentáveis aí, ainda acho q FG um pouco alta para uma mosturacao nessa temperatura e usando o US-05.
 
Eu daria uma boa chacoalhada nesse balde e subiria a temperatura um pouco.

Acredito que para uma mosturaçao a 64 graus vc ainda tem mais fermentáveis aí, ainda acho q FG um pouco alta para uma mosturacao nessa temperatura e usando o US-05.

Uma boa chacoalhada não é recomendado depois que a fermentação iniciou, vai incorporar oxigênio no mosto e talvez o fermento não consuma tudo, oxidando a cerveja.

Mexer devagar com uma colher sanitizada ou balançar com cuidado pra por o fermento em suspensão sim pode ajudar, mas eu testaria somente a temperatura primeiro por não ter risco de infectar.
 
Uma boa chacoalhada não é recomendado depois que a fermentação iniciou, vai incorporar oxigênio no mosto e talvez o fermento não consuma tudo, oxidando a cerveja.

Mexer devagar com uma colher sanitizada ou balançar com cuidado pra por o fermento em suspensão sim pode ajudar, mas eu testaria somente a temperatura primeiro por não ter risco de infectar.

Depende, se tem teu balde bem fechado e vedado só tem mais co2 dentro, então uma chacoalhada não vai incorporar oxigênio.
 
Depende, se tem teu balde bem fechado e vedado só tem mais co2 dentro, então uma chacoalhada não vai incorporar oxigênio.

Exatamente, talvez tinha sido uma falha de comunicação, mas a ideía não é você chacoalhar como faria no caso de aerar o mosto antes da fermentação, é apenas para colocar o fermento em suspensão e ver se volta a atividade. Já fiz antes sem problemas.
 
Back
Top