Gelatina foi parar na garrafa??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviopousa

Well-Known Member
Joined
Nov 30, 2015
Messages
68
Reaction score
7
Pessoal, recentemente envasei uma Double IPA que terminou sua fermentação em 1019. Após o fim da fermentação primária e secundária, abaixei a temperatura para zero graus Celsius e um dia depois coloquei gelatina como aprendi no tópico fixo do Guenther.
48h depois envasei a cerveja e alguns dias depois comecei a perceber resíduos grandes dentro das garrafas, inclusive um bem grande parecendo uma fina película, de uns 3cmx3cm...
A primeira possibilidade que vem a minha mente é a gelatina, pois provei a cerveja e não tem nenhuma característica de contaminação.
Então minha pergunta é: A gelatina funciona normalmente em cervejas com FG alta assim? Ou teria que esperar mais tempo pra decantar?
 
Fala, Flávio! Pela primeira vez, usei gelatina para clarificar minha cerveja e, também pela primeira vez, vi esses resíduos brancos relativamente grandes que você falou. Num primeiro momento, achei que fosse contaminação, mas quando tomei não senti nenhum gosto estranho, então só posso concluir que se trata, sim, de gelatina.
Dando uma procurada aqui no fórum, li que muitas pessoas que utilizam sifão para a transferência para um balde de primming acabaram transferindo gelatina, também, e esse deve ter sido o meu caso (e talvez também o seu)!

Abraços.
 
Se esses resíduos estão em cima do líquido, formando tipo um biofilme, é contaminação...

Se eles estão no fundo da garrafa, provavelmente não é. A gelatina em si não deixa resíduos (na quantidade normal usada pra clarificar), o que pode ser é que não foi dado tempo suficiente pra levedura decantar no fermentador e o processo teve continuidade na garrafa, ou foram resíduos de fermento já decantado mesmo pra garrafa, durante a transferência.

Não é incomum a levedura flocular de forma diferente quando se usa gelatina, ela tende mais a formar flocos ou grumos sólidos, que podem ser relativamente grandes, ao invés de ficar com aquele aspecto pulverulento no fundo da garrafa.

Abraço
 
Valeu, Tiago! No meu caso, esse resíduo branco (parece a nata do leite) está no fundo da garrafa, mesmo. Interessante você falar que a gelatina não deixa qualquer resíduo, jurava que fosse a própria lá na garrafa.

Eu deixei o balde umas 48 horas após colocar a gelatina na geladeira (acho que deve ficar uns 5, 6 graus lá, porque é a mesma que uso para os alimentos hehe), então pode ser que não tenha decantado tudo, mesmo, e o processo continuou na garrafa.

De qualquer forma, não sendo contaminação está valendo!

Abraços.
 
Hummmm
5, 6° não é muito frio para o cold crash!
Pode ter sido isso também...
 
Já tive exatamente o mesmo problema. No meu caso era gelatina, com certeza. Só usei gelatina depois que li várias pessoas aqui do fórum defendendo e relatando a facilidade de obter uma cerveja cristalina. Mas atribuo essa gelatina na garrafa a um sifão novo com bomba que usei pela primeira vez, não deu muito certo e não gostei. Prefiro a velha e boa mangueirinha. É muito mais fácil controlar a profundidade da mangueira dentro do balde.
 
@EmilioMachado Vou deixar a cerveja maturando um pouco na garrafa antes de abrir uma próxima, porque o gosto do álcool está muito presente e quero ver se ele dá uma arredondada, e assim que possível eu tiro uma foto para colocar aqui.

Abraços.
 
Boa tarde Pessoal...

Antes de tudo, sou novo na "arte" da cerveja artesanal...

Dias atrás diz uma IPA... engarrafei dia 23/04.

Para engarrafar fiz a trasfega com sifão para outro balde para fazer o priming. Até me pareceu tudo normal...

Observando as garrafas elas ficaram com um resíduo, tipo grumos na parede das garrafas. Me parece ser levedura com gelatina. Gostaria de ver se alguém teve experiência parecida para compartilhar comigo?!!!

Pelo que li não parece ser contaminação...

Detalhes da adição da gelatina... a cerveja estava fermentando a 25ºC. Baixei para 0ºC (termostato colado na parede do fermentador). Deixei nesta temperatura 4 dias e adicionei a gelatina conforme o tópico do Guenther. Deixei por 72 horas a 0ºC, fiz a trasfega e priming e envasei.

Agora as garrafas estão carbonatando a 16ºC... estou com problemas em deixar as garrafas em temperatura mais alta, pois aqui na minha cidade (Palmas-PR) está fazendo temperatura entre 0ºC e 8ºC. Para deixar a 16ºC, coloquei as garrafas na geladeira (isso mesmo, coloquei as garrafas na geladeira -desligada- para aquecer. kkkk) e a cada 8 horas (em média) coloco um recipiente com água fervente dentro da geladeira para que o vapor eleve a temperatura do interior da geladeira.

Será que depois de carbonatar, quando eu baixar a temperatura, estes grumos irão para o fundo?

Bom... será que alguém pode me ajudar sobre estes grumos ?!!
 

Attachments

  • 20160430_162742.jpg
    20160430_162742.jpg
    143.1 KB · Views: 235
  • 20160430_162902.jpg
    20160430_162902.jpg
    204.4 KB · Views: 207
  • 20160430_162910.jpg
    20160430_162910.jpg
    155.1 KB · Views: 189
Boa tarde Pessoal...

Antes de tudo, sou novo na "arte" da cerveja artesanal...

Dias atrás diz uma IPA... engarrafei dia 23/04.

Para engarrafar fiz a trasfega com sifão para outro balde para fazer o priming. Até me pareceu tudo normal...

Observando as garrafas elas ficaram com um resíduo, tipo grumos na parede das garrafas. Me parece ser levedura com gelatina. Gostaria de ver se alguém teve experiência parecida para compartilhar comigo?!!!

Pelo que li não parece ser contaminação...

Detalhes da adição da gelatina... a cerveja estava fermentando a 25ºC. Baixei para 0ºC (termostato colado na parede do fermentador). Deixei nesta temperatura 4 dias e adicionei a gelatina conforme o tópico do Guenther. Deixei por 72 horas a 0ºC, fiz a trasfega e priming e envasei.

Agora as garrafas estão carbonatando a 16ºC... estou com problemas em deixar as garrafas em temperatura mais alta, pois aqui na minha cidade (Palmas-PR) está fazendo temperatura entre 0ºC e 8ºC. Para deixar a 16ºC, coloquei as garrafas na geladeira (isso mesmo, coloquei as garrafas na geladeira -desligada- para aquecer. kkkk) e a cada 8 horas (em média) coloco um recipiente com água fervente dentro da geladeira para que o vapor eleve a temperatura do interior da geladeira.

Será que depois de carbonatar, quando eu baixar a temperatura, estes grumos irão para o fundo?

Bom... será que alguém pode me ajudar sobre estes grumos ?!!

novo na arte da cerveja e também dos fóruns, pelo jeito.
um tópico já está bom, não precisa repetir nos tópicos já abertos. Leitura obrigatória:

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=39&a=50
 
Recentemente fiz minha primeira clarificação com gelatina. Ficaram vários resíduos dentro de algumas garrafas, principalmente as últimas.
Não ouve alteração de sabor e aromas por causa disso, a única coisa que recomendo é deixar maturando alguns dias a uma temperatura bem baixa e quando for servir deixe os últimos 50ml dentro da garrafa. Nos primeiros copos vc não verá a gelatina, ela só sai quando vc tenta tirar a ultima gota da garrafa.
O problema foi no envase, deixamos a mangueira mto perto das leveduras e gelatina assentada no fundo do balde.
Ein Prost.
 
Aconteceu comigo. Que droga. Amanha posto fotos. Muito chateado. quinta brassagem. Bom pra quem não tem este feed back e passou pelo mesmo problema. Nao é cerveja mal feita mas não sei qual o nosso erro. Estou muito chateado.
 
Eu fiz a mistura da gelatina no microondas. Pode ter sido isto? Temos algo em comum. A gelatina fez uma placa no fundo. Parte boia. outra cola na garrafa. Vai vendo. E experiencias semelhantes. Se não fosse o fórum não saberíamos.
 
Back
Top