Formou-se uma camada na superfície durante refermentacão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diegomichelb

New Member
Joined
Jan 25, 2016
Messages
2
Reaction score
0
Boa Noite a todos!

Essa é minha primeira postagem no fórum. Estou com um problema novo na produção do meu 8°lote. É um lote de 10L de Witbier. Procedi de maneira igual aos outros lotes, porém, após o envase e posterior refermentacão, surgiu uma espécie de camada na superfície das garrafas, parecido com a nata do leite que quando mexidas se desfazem em pedacinhos menores. Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre o que poderia ser isso, talvez um off-flavor? Quanto ao cheiro e gosto, está tudo OK.

Vamos aos dados:
- 2,07Kg de malte pilsen;
- 400g de trigo claro chateau;
- 400g de flocos de trigo;
- 350g de flocos de aveia;

Infusão à 53°C
- 30min à 50°C;
- 20min à 55°C;
- 60min à 65°C;
- 15min à 72°C;
- mash-out a 78°C por 10min;

Lupulagem
- 5g de Hallertau Perle no início da fervura (0min);
- 6g de Hallertau Mittelfruh aos 20min de fervura;

Especiarias
- 20g casca de laranja à 55min;
- 20g sementes de coentro à 55min;

Fermento
- Fermentis T-58;

Fermentação
- 7 dias à 25°C;

Maturação
- 7 dias à 5°C;

Primming
- 7,5g de açúcar invertido;

OG: 1050;
FG: 1013;

Teor Alcoólico: 4,8%

Segue em anexo a foto.
 

Attachments

  • IMG_20160125_194933498.jpg
    IMG_20160125_194933498.jpg
    70.6 KB · Views: 181
  • IMG_20160125_195041347_HDR.jpg
    IMG_20160125_195041347_HDR.jpg
    129 KB · Views: 158
Bom dia, amigo.

Uma vez, com essa mesma cepa (T-58) isso apareceu nas minhas garrafas.

Mesmo tomando as medidas de limpeza e sanitização da mesma forma que em todas minhas outras levas que nunca haviam apresentado nenhum sinal de contaminação.

Bom, eu avistei esse anel de espuma nas garrafas logo nos primeiros dias depois de engarrafar e fiquei bastante preocupado. Pesquisei bastante e encontrei alguns relatos na net de outras pessoas mencionando esse ''mini-krausen''.

Desse post vc pode partir pra vários outros que falam sobre o tema:
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=61449

No meu caso, o resultado foi que alguns dias depois, os anéis não estavam mais lá. O que me fez deduzir que provavelmente era, de fato, o krausen, que com o serviço acabado desceu pro fundo da garrafa normalmente.

Enfim, a cerveja, uma Belgian IPA, ficou muito legal e sem nenhum sinal de que tenha sofrido uma contaminação. Te aconselho a dar uns dias pro teu fermento trabalhar e voltar a descansar. Se isso acontecer, provavelmente está tudo normal com a sua leva.

Depois posta como evoluiu esse caso para que tenhamos registro aqui em português desse tipo de situação também.

Abraços,
Ricardo
 
Back
Top