Filtros de resina - água deionizada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kurt1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
356
Reaction score
197
Acabei de receber um filtro de resina de troca catiônica e aniônica aqui para fazer alguns testes. É um protótipo de uma estação de tratamento de água de uma indústria e está com resinas novas.

Sei que este tipo de filtro remove íons importantes da água, assim como o clor, que é meu principal objetivo. A maior dúvida, no entanto, é: qual o poder de remoção de íons de um filtro assim? Eu teria que adicionar todos os sais novamente?

Há sais (íons) que talvez não sejam comentados no material de homebrewing porque sempre estão presentes como elementos-traço na água. Seriam esses elementos removidos também? Isso me lembra o caso do Zn, que é essencial em pequenas concentrações.

Alguém tem algum experiência com esse tipo de filtro?
 
Acabei de receber um filtro de resina de troca catiônica e aniônica aqui para fazer alguns testes. É um protótipo de uma estação de tratamento de água de uma indústria e está com resinas novas.

Sei que este tipo de filtro remove íons importantes da água, assim como o clor, que é meu principal objetivo. A maior dúvida, no entanto, é: qual o poder de remoção de íons de um filtro assim? Eu teria que adicionar todos os sais novamente?

Há sais (íons) que talvez não sejam comentados no material de homebrewing porque sempre estão presentes como elementos-traço na água. Seriam esses elementos removidos também? Isso me lembra o caso do Zn, que é essencial em pequenas concentrações.

Alguém tem algum experiência com esse tipo de filtro?

Kurt, os filtros com resina seja cationica+anionca ou mista, removem os íons, ou seja, vc terá uma água deionizada. É uma atração simples íon-resina, que captura eles e removem da água.

Se o teu objetivo é retirar "cloro", ele está em forma de hipoclorito normalmente (cloro de água da rede), pra isso basta um filtro de carvão ativado. O cloro em forma de cloreto (íon comum em qualquer água) também será no deionizador. Assim vc acaba ficando sem elementos importantes na água, e vai poder readicioná-los de acordo com a quantidade que vc quiser, principalmente cloro, sulfato, carbonato e cálcio, algum magnésio.

No caso do zinco e outros metais, depende. Pra eles estarem solubilizados na água provavelmente estarão em forma iônica, se estiverem, provavelmente serão sequestrados pela resina também.

Resumindo, muitos componentes solúveis em água são íons (todos esses sais inorgânicos são), passando pela resina, vc acaba praticamente só com H2O.

Vc tá com um aparelho bem legal aí pra montar sua própria água, mas ao mesmo tempo "perigoso" caso nao tenha prática de manipular ela. Recomendo a leitura do "water" do Palmer. Ou, se seu objetivo não é mexer na composição química da água e apenas remover o cloro, utilizar um filtro de carvão ativado.

Abraço
 
Você tem os dados da sua água? De repente ela já tem tão poucos íons que você tirar pra por depois é até contraprodutivo.

Cloro é legal tirar, porque geralmente a água é tratada com cloro e acaba ficando mais do que a gente quer na nossa cerveja, e como o Tiago disse o carvão ativado já resolve, e é mais barato do que ficar repondo resina, mas se os outros íons estão abaixo do que a gente quer, não tem sentido tirar só pra por de volta depois.

Já se a água tiver muitos dos íons, até demais dependendo do estilo que for brassar, aí começa a valer a pena ter algo assim.

Eu estou para fazer a análise da minha água, mas me baseando nos galões que a gente compra por aí, água de supermercado, etc, a água na minha região deve ser bem "limpa" de íons(posso estar completamente errado, por isso vou mandar fazer o teste em laboratório).
 
Bom, eu tenho certa experiência no controle da química da água mas fiquei em dúvida quanto ao produto que sai desse tipo de filtro. Tenho alguns sais em casa que costumo usar em algumas cervejas (CaCl2 e NaHCO3) mas não tenho nada com SO2 para adicionar à agua, tenho que pensar nisso.

Mas o que me preocupa mesmo são os elementos-traço (micronutrientes), dos quais pouco se fala e que podem ser essenciais para o metabolismo da levedura (assim como ocorre com qualquer organismo vivo). Acho que vou aprofundar na pesquisa desses elementos. No livro Yeast, os autores falam que as leveduras precisam de fósforo, enxofre, cobre, ferro, zinco, potássio, cálcio, sódio e que todos eles estão presentes no mosto, ou seja, são fornecidos pelo malte. Neste caso, acho que devo pesquisar o que as enzimas do malte precisam ter na água para fazer uma boa conversão.

Fico pensando na água de Plzen, que é quase completamente deionizada e, ainda assim, as leveduras conseguem trabalhar muito bem.

Tenho um filtro de carvão ativado aqui, sempre usei ele para remoção do cloro livre, mas está chegando o dia de trocar os refis e tenho uma oportunidade de brincar com um equipamento novo. Só estou tentando aprender um pouco sobre ele antes e fazer a bagunça.

Acho que vou fazer algumas simulações na planilha de controle de água do Palmer partindo de uma base com zero nutrientes pra ver como fica adicionando os sais que tenho em casa. Só não sei de onde vou tirar SO2, talvez ele nem seja necessário para as enzimas.
 
@Kurt, o sulfatos são importantes pro sabor. Se vc tirar tudo colocar só cloreto pode ter desbalanço.

Não precisa se preocupar com zinco, ferro, enxofre, fósforo, etc... na água os metais nem deveriam estar mesmo. O malte contém muitos desses micronutrientes e muitos outros, necessários pro bom funcionamento da levedura.

O zinco pode ser adicionado, caso vc queira, em quantidades muito pequenas através de sulfato de zinco, ou mais fácilmente, nutriente pra levedura.

Cálcio é um dos elementos mais importantes pro bom funcionamento da levedura que tão presentes na água. Esse vc deve adicionar caso fique zerado...
 
@Kurt pra adicionar sulfato uso CaSO4, bom que aproveita e adiciona cálcio junto. Tem também o MgSO4 mas como a quantidade de Mg necessária e o limite máximo são bem pequenos eu optei por nem comprar esse sal.
 
@Kurt pra adicionar sulfato uso CaSO4, bom que aproveita e adiciona cálcio junto. Tem também o MgSO4 mas como a quantidade de Mg necessária e o limite máximo são bem pequenos eu optei por nem comprar esse sal.

Existe algum nome comercial par ao sulfato de cálcio aqui? Nos EUA eles usam Gypsum, mas não sei como se chama aqui. Vou manter o equilíbrio entre SO2 e Cl.
 
Gipsita, mas é mto menos comum do que encontrar por sulfato de calcio.
 
É, eu joguei sulfato de cálcio no Mercado Livre e encontrei. Preferencialmente aqueles PA(para análise), puríssimos, etc.
 
Back
Top