Ferramentas na hora da mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 8, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
TERESINA, PI
Olá pessoal, duto bom? Então gente, minha duvida é o seguinte. durante a lupulagem eu utilizo o cesto para adicionar os lúpulos. E durante a fervura eu fico removendo com uma peneira de inox a espuma e vai juntando na superfície do mosto. nunca consegui formar um trub, sempre jogo o sedimentador e faço praticamente um redemoinho na panela no termino da fervura. utilizando todos esses utensílios que mencionei anteriormente tem algum problema passar todo o restante para o balde fermentador?
 
Essa espuma que se forma no início da fervura não precisa ser removida, são apenas proteinas. O cuidado com a espuma, é que ela geralmente causa boil-over (transbordar a panela), muita gente contorna isso com um sprayzinho borrifando água quando as bolhas da espuma começam crescer demais, ameaçando sair da panela. Tirando isso, essa primeira espuma não traz problema algum e nem precisa ser removida.
Se você usa hopbag para adicionar o lúpulo, você não terá matéria vegetal no mosto, e o trub que se formaria no final whirlpool seria formado exclusivamente por proteína coagulada. Uma boa dica para você formar um cone de trub dessas proteínas, é usar 1/2 pastilha de whirlfloc. Pelo menos aqui na minha brewshop custa R$ 1,00 cada pastilha, e objetivo do whirfloc é justamente esse, criar uma polaridade nas moléculas e ajudar a aglutinar partículas de proteina e trub que poderiam ser difíceis de remover naturalmente do mosto.
Não sei até que ponto você consegue contornar isso no cold-crash.

Respondendo então sua pergunta: o único problema que você terá ao levar seu trub (sem lúpulo) para o fermentador, será uma maior turbidez da cerveja, pois ela estará cheia de micropartículas que você poderia ter tirado no whirlpool. Tirando isso, não consigo pensar em outros problemas.
Clarificação da sua cerveja é algo que você começa no perfil da água (com sair como cálcio), passa pela mostura (com uma boa recirculação), fervura (com tempo, intensidade, whirfloc, whirpool), fermentação e cold crash. Todas etapas de certa forma podem contribuir para clarificar sua cerveja.
 
Olá pessoal, duto bom? Então gente, minha duvida é o seguinte. durante a lupulagem eu utilizo o cesto para adicionar os lúpulos. E durante a fervura eu fico removendo com uma peneira de inox a espuma e vai juntando na superfície do mosto. nunca consegui formar um trub, sempre jogo o sedimentador e faço praticamente um redemoinho na panela no termino da fervura. utilizando todos esses utensílios que mencionei anteriormente tem algum problema passar todo o restante para o balde fermentador?

Então, dei uma resposta quase idêntica a essa esses dias mesmo. Eu SEMPRE transfiro todo o volume da panela para o fermentador, e não tenho problema de clarificação. No cold crash desce tudo pro fundo do fermentador. Ontem mesmo envasei uma Simple Ale, ficaram quase 4 dedos de lama compactada no fundo. E a cerva, cristalina.

Eu não uso cesto, mas uso hop bag (dá no mesmo). E 1/2 whirfloc (leva de 20l). Nas primeiras levas que tentei fazer o whirpool, nunca sobrava trub, era trabalho e tempo desperdiçado. Então desisti. Pelo contrário, agora eu fico mexendo o tempo todo durante o resfriamento para acelerar, ou seja, na verdade fico misturando o mosto. E não tenho problemas de turbidez.

O próprio whirfloc, eu sinceramente tenho minhas dúvidas se é isso tudo mesmo que falam. Uma vez eu esqueci do whirfloc (fazer cerveja bebendo dá nisso). A cerva ficou cristalina, como se tivesse usado. Mês passado, eu fiz uma de trigo, e resolvi não usar whirfloc para deixar mais turva (eu particularmente acho que a cerveja de trigo fica mais bonita com alguma turbidez). Não adiantou nada, a cerva ficou cristalina do mesmo jeito. Como ainda tenho algumas pastilhas, vou continuar usando, mas quando acabar, vou tentar umas levas seguidas para ver se realmente dá diferença.
 
Whirfloc ajuda sim, Fabrício. Não tire conclusões precipitadas com apenas sua experiência e uma vez ou outra ter esquecido. A ciência não funciona assim!
 
Whirfloc ajuda sim, Fabrício. Não tire conclusões precipitadas com apenas sua experiência e uma vez ou outra ter esquecido. A ciência não funciona assim!

Quem disse que a ciência não funciona assim? É o "Postulado do wirfloc"! Postulados não precisam de demonstração! :)

Agora, brincadeiras a parte, não estou dizendo que não funciona. O que eu acho é que não é essa coisa toda que falam por aí. Clarificação depende de vários outros fatores, não só do wirfloc. O que eu posso tirar de experiência é que, juntando o meu equipamento (BIAB + hop bag para os lúpulos + micragem do meu bag + a moagem que faço ) não fica proteína visível em suspensão após a mostura. E após o cold crash, sempre vai tudo pro fundo do balde. Para o meu caso, sinceramente na prática estou vendo que o whirfloc não faz diferença notável. Não quer dizer que outros terão os mesmos resultados.

Wirfloc é floculante. Se ao final da mostura não tiver proteína em suspensão, não há o que decantar. Não estou incentivando ninguém a não usar, mas no meu caso, aumentar o tempo de cold crash deu muito mais resultado que usar ou não wirfloc. E se o cold crash não decantar, sempre dá pra usar gelatina (eu nunca usei, mas tenho amigos que usam e tem resultados surpreendentes). Mas, repetindo, essa é minha experiência. Longe de mim dizer que não funciona, ou que todos terão o mesmo resultado.
 
Back
Top