Fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexb1

Member
Joined
Nov 10, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Estou prestes a fazer minha 1º pale ale. Pelo que li prepareia a receita com 5 kg de malte e 11,5 g de fermanto Us-05. Agora estou vendo alguns posts que tenho que usar de 20 a 30 g de fermento. qual a quantidade de fermento correta? Com 11,5 g vai fermentar? Ainda não domino a técinica de starter e nao tenho malte para faze-lo.
 
Alex, como vejo voce esta iniciando no meio, para 20 litros com OG de até 1060, 11,5 gramas de levedura vão dar conta de fermentar sua cerveja, apenas faça a hidratação desse fermento antes de jogar ele no mostro, ideal uns 10-15 min antes de mandar ele no mosto.

a medida que for pegando experiencia ai pode buscar meios de calcular a levedura necessária para obter uma cerveja ainda melhor como o colega citou acima.

mas vai na fé que vai dar cerveja.
 
Alex, por favor, crie títulos de tópicos mais explicativos. Criar um tópico dizendo somente "preciso de ajuda", ou "fermento", ou "água", é algo tão útil quando deixar o título em branco.

Isso está escrito no texto Boas Práticas do Fórum, que é o PRIMEIRO link, e aparece em todas as áreas do fórum:

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=39&a=50

Abraço,
 
Alex, por favor, crie títulos de tópicos mais explicativos. Criar um tópico dizendo somente "preciso de ajuda", ou "fermento", ou "água", é algo tão útil quando deixar o título em branco.

Isso está escrito no texto Boas Práticas do Fórum, que é o PRIMEIRO link, e aparece em todas as áreas do fórum:

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=39&a=50

Abraço,

Guenther, obrigado pelas dicas, qualquer coisa me desculpe. Sou iniciante tanto na produçao de cerveja como na participaçao de fóruns. Li bastante para realizar minha primeira leva, mas tem hora que é tanta informação que as idéias se confundem. Parabéns pelo fórum, muito bom!
 
faça a hidratação desse fermento antes de jogar ele no mostro, ideal uns 10-15 min antes de mandar ele no mosto.

Para hidratar o fermento, faça:

Ferva 120ml de água em uma panela com tampa;
- Resfrie até menos de 30ºC;
- Adicione o fermento lentamente, mexendo com uma colher esterilizada à medida que adiciona;
- Mexa suavemente por alguns minutos, formando um creme homogêneo;
- Deixe descansar de 15 a 20 minutos e adicione ao mosto resfriado.
Não esqueça de aerar bem o mosto antes de adicionar o fermento hidratado.

Abraço

Alan
 
Para hidratar o fermento, faça:

Ferva 120ml de água em uma panela com tampa;
- Resfrie até menos de 30ºC;
- Adicione o fermento lentamente, mexendo com uma colher esterilizada à medida que adiciona;
- Mexa suavemente por alguns minutos, formando um creme homogêneo;
- Deixe descansar de 15 a 20 minutos e adicione ao mosto resfriado.
Não esqueça de aerar bem o mosto antes de adicionar o fermento hidratado.

Abraço

Alan

O tópico sobre hidratação fala diferente (praticamente ao contrário do que tu disse, primeiro descansa depois mexe) e mais completo. Além do que, fermento seco não necessita aeração.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083
 
O tópico sobre hidratação fala diferente (praticamente ao contrário do que tu disse, primeiro descansa depois mexe) e mais completo. Além do que, fermento seco não necessita aeração.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Boa noite Fagner!

Obrigado pela dica pois eu não conhecia esse tópico, estou compartilhando da minha experiência porque deu certo até agora. É sempre bom aprimorar o conhecimento.

Abraço
 
Boa noite Fagner!

Obrigado pela dica pois eu não conhecia esse tópico, estou compartilhando da minha experiência porque deu certo até agora. É sempre bom aprimorar o conhecimento.

Abraço
É importante ter muito cuidado antes de recomendar coisas. Não dá pra seguir simplesmente o motivo de "pra mim funciona"...... pq isso é muito vasto. É importante seguir a literatura, referências bibliográficas, etc.

Fosse pra seguir só o fato de "funcionar", não precisaria hidratar.... a questão é saber o motivo pelo qual se está fazendo as coisas.

Dê uma bela lida nos tópicos fixos do fórum antes... vais ver que talvez muitas das tuas convicções vão mudar.

Abração,
 
Back
Top