Fermento US-05 em temperatura baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Salve gente!
Alguém já usou o US-05 em temperaturas baixas?....15/16ºC?
houve bons resultados?
Estou querendo fazer uma Kolsh e não encontro o WLP029 ou um outro mais específico, por isso pensei em usar o US-05 por ser bem neutro.
Tá difícil achar fermento!
Alguém tem esperiencia nas hibridas alemãs com US-05?
Valeu gente!

PS
No livro do Jamil e do Palmer eles falam em usar o US-05, mas isso foi há 15 anos!!!
 
Eu já fermentei o US-05 a 14C e foi numa boa.

Em 15/16C vai ser fácil.

Tanto o US-05 quanto o Nottingham fermentam numa boa essas ales que querem ser lager.
 
Eu já fiz uma pseudo-lager em 11°C, sem problema.

Olá Paulo!
Estava torcendo pra vc, o Guenther, o Zé Rosa ou outro casca grossa aparecer...hehehe

Ficou bem crispy sem qlqr nota frutada?
Vc fez a adição à que temperatura?
11°C foi a fermentação primária? Quantos dias +/-?
E na secundária, elevou pra quanto?
 
Tiago e Rodrigo,
Como fizeram a fermentação primária e secundária?
Ficou bem crispy sem notas fruta das?
Valeu gente!
 
Tiago e Rodrigo,
Como fizeram a fermentação primária e secundária?
Ficou bem crispy sem notas fruta das?
Valeu gente!

Victor, dps tenho q ver na receita, mas foram vários dias em 15 ºC. Dps que atenuou totalmente, mandei pra 19ºC por 4 dias, mandei pra 0,5ºC por mais uns dias até engarrafar.
Ficou com quase nada de ésteres (pelo menos eu não percebi).
 
Tiago,
Vcs me deixam bem animado!
E quanto a aeração, trata normalmente como uma ale ou as "híbridas" tbm requerem uma aeração "forte" como as lagers?
 
Tiago,
Vcs me deixam bem animado!
E quanto a aeração, trata normalmente como uma ale ou as "híbridas" tbm requerem uma aeração "forte" como as lagers?

Oi Victor, até onde sei, tanto as ales quanto as lagers não necessitam de aeração forte quando se trata de fermento seco. Porém, acredito que a temperaturas de lager vc deve usar um pitching rate de lager, seja qual for o fermento utilizado... pras uma temperatura no meio do caminho entre ale e lager, usar uma contagem no meio do caminho também. Tem opção "hibrida" na calculadora do mrmalty.com pra ajudar.

abç
 
Olá Paulo!
Ficou bem crispy sem qlqr nota frutada?
Vc fez a adição à que temperatura?
11°C foi a fermentação primária? Quantos dias +/-?
E na secundária, elevou pra quanto?

Victor, fiz a inoculação na mesma temperatura (11°C) pelo que lembro. Eu lembro de ter usado uma quantidade grande de fermento (2,5g/litro se não me engano). Financeiramente não compensa, mas eu tinha ganhado metade de um pacote de meio kg e precisava usar logo.

A cerveja foi uma bock e o resultado foi bom, ficou com cara de lager mesmo. Fermentei por várias semanas sem elevar a temperatura.
 
Poxa Paulo! Vc foi direto pra uma lager com o US-05!!!
Fui recomendado a inocular a 20° e baixar a temperatura.
O que achas? Talvez isso evite usar uma quantidade grande de fermento, não?
 
Victor, eu usei 2 sachês para 27 litros. Hidratei a 25ºC e inoculei a 15ºC mesmo.
Vai com fé que não tem erro!
 
Poxa Paulo! Vc foi direto pra uma lager com o US-05!!!
Fui recomendado a inocular a 20° e baixar a temperatura.
O que achas? Talvez isso evite usar uma quantidade grande de fermento, não?

Eu só usei US-05 nesse caso porque eu tinha muito fermento sobrando. Eu não recomendo e nem faria isso novamente em condições normais.

15°C é tranquilo. Toca ficha sem se preocupar.
 
Fiz uma Belgium Ale ontem e usei um sache de US-05 para 20 litros conforne dizia a receita, porem ate agora (15 horas apos) o airlock nao iniciou a borbulhar, estou com o fermentador na geladeira a 18 graus medido no poço termometrico. Vi que os amigos usam uma maior quantidade desse fermento, deveria colocar mais um pacote ou sera que a fermentaçao ainda vai acontecer? Hidratei o fermento em agua a 25 graus por uns 30 minutos e inoculei no mosto a essa temperatura.
 
Fiz uma Belgium Ale ontem e usei um sache de US-05 para 20 litros conforne dizia a receita, porem ate agora (15 horas apos) o airlock nao iniciou a borbulhar, estou com o fermentador na geladeira a 18 graus medido no poço termometrico. Vi que os amigos usam uma maior quantidade desse fermento, deveria colocar mais um pacote ou sera que a fermentaçao ainda vai acontecer? Hidratei o fermento em agua a 25 graus por uns 30 minutos e inoculei no mosto a essa temperatura.

Esperaria de 24 a 36 horas antes de cogitar qualquer problema.

Vale a pena também assegurar que não tem nenhum vazamento no fermentador.
 
Esperaria de 24 a 36 horas antes de cogitar qualquer problema.

Vale a pena também assegurar que não tem nenhum vazamento no fermentador.

Obrigado pela resposta. Eu tambem pensei em vazamento, uso um fermentador conico, pressionei a tampa e nao constatei nada. Vou aguardar entao, mas quanto tempo apos inoculado o fermento começa a trabalhar? Outro dia fiz uma weiss e iniciou em apenas 4 horas.
 
Bom dia
Tenho usado um pacote de fermento para 12 a 15 litros, quando faço 30 litros uso 2 pacotes e em 12 horas no máximo começa a borbulhar.
Acho que um pacote para 20 litros demr a muito, fico na orientação de um post do Guenter " melhor mais fermento do que pouco fermento"

Abraço
 
Não sei se só acontece comigo, mas o S-05 normalmente só dá sinal de vida depois de 24 horas. De qualquer maneira vale a pena usar a quantidade correta na próxima leva.
 
Pode ser isso mesmo, eu tinha a informação de que poderia usar para Ale de 0,5 a 0,8g/l de fermento mas olhando alguns post chego a conclusão que 0,5 é muito pouco mesmo e vou começar a usar 2 pacotes, vai ficar 1,15g/l.
 
Back
Top