Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeandroAllves

Active Member
Joined
Nov 29, 2013
Messages
32
Reaction score
2
Bom dia galera!
Sou iniciante no homebrew, estou na terceira leva. Fiz uma pale ale nesse último fim de semana e me surgiu uma dúvida com relação à fermentação, é o seguinte:
a OG ficou em 1.050; reidratei dois pacotinhos de fermento S-04 antes de adicionar ao mosto, a temperatura está em 19ºC e após três dias de fermentação, a OG caiu para 1.028. No entanto, não vi atividade no airlock, ele não borbulhou, isso é normal, ou tem algo errado?
 
Leandro,

o balde fermentador esta bem lacrado? Por algum lugar o CO2 precisa sair..
Muitas vezes achamos que esta bem vedado e não está..

Veja na saida do airlock tambem..

abs
 
FIL,

Caso seja isso, posso ter um resultado final diferente do esperado, ou até mesmo uma contaminação da cerveja?
 
Não, é difícil. Pode ficar tranquilo.
É normal mesmo dar uma diminuída no trabalho. Outra coisa que pode ter influenciado é o blend de maltes de que você usou ou a temperatura do mash também odem influenciar nisto.
Você chegou a fazer o teste de conversão com iodo?
Sei lá existem um monte de possibilidades... manda mais informações ai...
 
Pedro,

Acho que o problema era na vedação do balde, eu re-apertei bem a tampa e também verifiquei se o arilock estava bem fixado, após fazer isso o airlock começou a borbulhar.

Quanto à receita, utilizei apenas malte pale maris otter, temperatura do mash em 67-69 ºC, passou pelo teste do iodo...acho que fiz tudo certinho
 
Leandro, tive este problema com minhas 3 primeiras levas. O balde que estava usando não vedava completamente e aí não borbulhava também. mas no final dava tudo certo.

O risco de contaminação ao meu ver aumenta, tu fermenta dentro da geladeira ou algo assim? Acho difícil contaminar por algum vazamento nestas condições
 
Se alguem tiver receio que o balde não está fechando bem, e quer ter certeza que está lacrado, tem um material chamado parafilm, é utilizado pra vedar frascos em laboratório... eu uso em lab de química para vedar vials de padrões primários, o negócio é violento, não permite passagem de nada e adere muito bem na superfície (mas é fácil de retirar)... o probleminha dele é o preço, em torno de 100 reais o rolo de 40 metros, mas apenas uma volta no fermentador já veda muito bem, e ele estica bastante, então supondo que o perímetro do fermentador seja de 60cm, com 30 cm de parafilm dá para vedar tranquilamente... e se quiser economizar mais ainda pra dividir cada pedaço em dois ainda...
segue um link de um fornecedor:
http://www.lfequipamentos.com.br/produtos_detalhes.aspx?ProdutoID=1809&CategoriaID=1
 
Leandro, na próxima vez que postar um tópico, teste colocar um título mais específico como "Airlock parou antes do esperado". Isso dá uma ideia aos outros usuários do que se trata.

Colocar um título de tópico chamado "Fermentação", sendo que já está na área de "Fermentação", não tem muita utilidade. :cross:

Abraço,
 
Esses dias fui passar para um segundo fermentador uma parte da ceva e e na hora de fechar o Balde percebi que a tampa era menor, não sei se me venderam errado ou eu que troquei. E no desespero ali, sem muitas ferramentas, enchi de papel alumínio, Durex e fita Tartan. E ficou Muito mal vedado por 16 dias hasdiuhasdsd e não contaminou... Não sei se foi sorte mas fiquei com aquela impressão de que é realmente difícil contaminar uma cerveja de leva pequena...
 
Esses dias fui passar para um segundo fermentador uma parte da ceva e e na hora de fechar o Balde percebi que a tampa era menor, não sei se me venderam errado ou eu que troquei. E no desespero ali, sem muitas ferramentas, enchi de papel alumínio, Durex e fita Tartan. E ficou Muito mal vedado por 16 dias hasdiuhasdsd e não contaminou... Não sei se foi sorte mas fiquei com aquela impressão de que é realmente difícil contaminar uma cerveja de leva pequena...
Não é sorte.

Contaminar uma cerveja durante a fermentação, mesmo sem vedação, é MUITO, muito difícil. As bactérias que contaminariam o mosto a ponto de estragar a ceva, em sua maioria, não estão por aí voando, e o fluxo de CO² que sai da fermentação também inibe a entrada de qualquer coisa.

Não é a toa que a melhor forma de fazer starters é colocando um papel alumínio em cima do Erlenmayer fechado de forma suave, sem vedação total (para entrada de oxigênio) e é quase impossível contaminar.

Abraço,
 
Back
Top