Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeandroAllves

Active Member
Joined
Nov 29, 2013
Messages
32
Reaction score
2
Bom dia galera!
Sou iniciante no homebrew, estou na terceira leva. Fiz uma pale ale nesse último fim de semana e me surgiu uma dúvida com relação à fermentação, é o seguinte:
a OG ficou em 1.050; reidratei dois pacotinhos de fermento S-04 antes de adicionar ao mosto, a temperatura está em 19ºC e após três dias de fermentação, a OG caiu para 1.028. No entanto, não vi atividade no airlock, ele não borbulhou, isso é normal, ou tem algo errado?
 
Leandro,

o balde fermentador esta bem lacrado? Por algum lugar o CO2 precisa sair..
Muitas vezes achamos que esta bem vedado e não está..

Veja na saida do airlock tambem..

abs
 
FIL,

Caso seja isso, posso ter um resultado final diferente do esperado, ou até mesmo uma contaminação da cerveja?
 
Não, é difícil. Pode ficar tranquilo.
É normal mesmo dar uma diminuída no trabalho. Outra coisa que pode ter influenciado é o blend de maltes de que você usou ou a temperatura do mash também odem influenciar nisto.
Você chegou a fazer o teste de conversão com iodo?
Sei lá existem um monte de possibilidades... manda mais informações ai...
 
Pedro,

Acho que o problema era na vedação do balde, eu re-apertei bem a tampa e também verifiquei se o arilock estava bem fixado, após fazer isso o airlock começou a borbulhar.

Quanto à receita, utilizei apenas malte pale maris otter, temperatura do mash em 67-69 ºC, passou pelo teste do iodo...acho que fiz tudo certinho
 
Leandro, tive este problema com minhas 3 primeiras levas. O balde que estava usando não vedava completamente e aí não borbulhava também. mas no final dava tudo certo.