Fermentação rápida de mais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sydimar

Member
Joined
Sep 15, 2019
Messages
10
Reaction score
1
Location
Vinhedo
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui!
Estou com uma dúvida, inoculei a lama de s-04 numa ipa, não tenho estimativa de qta levedura tinha, o que ocorre é que deu 24 horas de inoculação e o mosto já desceu de 1.050 pra 1010, temperatura do frezzer controlada a 18 graus, acredito ter colocado MTA levedura, a pergunta é... Quais problemas posso ter com essa fermentação tão rápida?? Obrigado
 
Sydimar, bom dia!

Sim, possivelmente você inoculou bastante células de levedura (overpitching). Pelo que já li, existe uma possibilidade de aumento do Diacetil e do Acetaldeído, porém no geral, principalmente na escala homebrew, dificilmente você terá problemas com estes off flavors.

Minha sugestão: deixe um tempo a 18ºC (cerca de 3 dias) e meça a densidade. Após este tempo, faça uma rampa gradual até 22ºC para o descanso do Diacetil. Meça novamente a densidade e faça uma prova do cheiro e sabor.

Att.,

Luis
 
Nenhuma, aliás, quanto mais rápida a fermentação melhor.
A ideia de uma IPA é consumir ela mais fresca possível, ou seja, a fermentação primária deve acontecer da forma mais rápida possível, passando para o descanso do diacetil (24º), DH, maturação e envase.
 
Legal pessoal, acredito que não terei problema, seguirei as recomendações, muito obrigado!
 
Back
Top