Fermentação - Mangrove M41 - Belgian Abbey

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Coloquei minha cerveja para fermentar.
Volume do lote: 20 litros. OG 1.050.

Levedura Mangrove M47 - Belgian Abbey
Fabricante indica temperatura de fermentação de 18 a 28 graus celsius.

A levedura foi reaproveitada de uma lama, e fiz um starter até atingir aproximadamente 220 bilhões de células. Só que não consegui fazer a cerveja no dia seguinte, e usei a lama propagada duas semanas depois.

Oxigenação meramente por splash no balde.

Levedura inoculada sexta-feira dia 09/03/2018.
Temperatura inoculação 25°C.
OG medida no densímetro: 1.050.

Iniciei a fermentação a 16,3C°. Temperatura mantida por 60 horas.

Hoje dia 12/03/2018, aumentei a temperatura para 18°C.

Tirei um a amostra e a OG medida no densímetro foi de 1.031.
Prova da amostra mostrou um mosto ainda bem adocicado, bem pouco esterificada, mas um sabor de banana, que lembra uma weißen.

Achei que a atenuação estava lenta, e sacudi o balde.

Como estava acostumado com o US-05, minhas fermentações sempre atenuavam rapidamente nos 3 primeiros dias.

Esse ritmo de fermentação é normal?
 
Last edited:
Boa tarde.

Você está seguro que o starter atingiu 220 bilhões de células? Como foi o cálculo de células iniciais (a partir da lama)?

O starter estava na geladeira? Você utilizou algum nutriente?

Duas semanas paradas no starter as células não ficam tão saudáveis, acredito que isso aliado a uma possível queda de viabilidade, baixa oxigenação e a temperatura inicial bem baixa para fermento belga deixou um pouco mais lento, ainda é bem cedo para avaliar, mas de repente vale a pena subir mais um grau por dia para estimular a atenuação total.
 
Disse tudo.
Mantenha esse fermento em 25ºC e deixa rolar, uns 15 a 20 dias e cold crash...
 
Boa tarde.

Você está seguro que o starter atingiu 220 bilhões de células? Como foi o cálculo de células iniciais (a partir da lama)?

O starter estava na geladeira? Você utilizou algum nutriente?

Duas semanas paradas no starter as células não ficam tão saudáveis, acredito que isso aliado a uma possível queda de viabilidade, baixa oxigenação e a temperatura inicial bem baixa para fermento belga deixou um pouco mais lento, ainda é bem cedo para avaliar, mas de repente vale a pena subir mais um grau por dia para estimular a atenuação total.

Resolvi abrir o tópico porque não encontrei nenhum relato a respeito desta levedura, então achei que valeria a pena fazer um relatório do processo.

Segurança de que meu Starter tinha 220 bilhões de células não tenho como dar, pois sabemos que são meras estimativas. Mas segui os passos da calculadora do Brewersfriends. Partindo de 50 bilhões de células, fiz uma primeira etapa de starter de 0,5 litros e uma segunda etapa com starter de 1,2 litros. Optei por usar a levedura guardada durante duas semanas, pois fiz os cálculos de células necessárias para uma cerveja OG 1.050, e deu que precisaria de 184 bilhões, então ainda haveria uma margem de segurança.

Não usei nutriente, apenas o stirplate. E, de fato, a oxigenação do mosto antes da inoculação foi bem superficial.

Sobre a temperatura inicial, você está correto, iniciei com uma temperatura mais baixa que a indicada para o fermento. Deveria ter começado com 18°C, mas como eu teria uma janela grande sem poder conferir novamente o processo, aproximadamente três dias, decidi optar por uma temperatura menor de 16°C e ver como ficaria, e após ir ajustando.

Mas concordo contigo, ainda é cedo para avaliar.

As primeiras impressões da cerveja e principalmente da levedura são positivas, está com um sabor bem característico de belga, apesar do ritmo lento de fermentação inicial: OG 1.050 e em três dias SG 1.031.
 
Seguramente você pode continuar subindo a temperatura.

Acredito que a lentidão foi provavelmente devida a uma inoculação ligeiramente mais baixa que o ideal, combinados com células pouco saudáveis, baixa oxigenação e temperatura inicial muito baixa.

Outra coisa o fermento que você usou foi o belgian ale (m41) ou o abbey(m47)?
 
Resolvi abrir o tópico porque não encontrei nenhum relato a respeito desta levedura, então achei que valeria a pena fazer um relatório do processo.

Segurança de que meu Starter tinha 220 bilhões de células não tenho como dar, pois sabemos que são meras estimativas. Mas segui os passos da calculadora do Brewersfriends. Partindo de 50 bilhões de células, fiz uma primeira etapa de starter de 0,5 litros e uma segunda etapa com starter de 1,2 litros. Optei por usar a levedura guardada durante duas semanas, pois fiz os cálculos de células necessárias para uma cerveja OG 1.050, e deu que precisaria de 184 bilhões, então ainda haveria uma margem de segurança.

Não usei nutriente, apenas o stirplate. E, de fato, a oxigenação do mosto antes da inoculação foi bem superficial.

Sobre a temperatura inicial, você está correto, iniciei com uma temperatura mais baixa que a indicada para o fermento. Deveria ter começado com 18°C, mas como eu teria uma janela grande sem poder conferir novamente o processo, aproximadamente três dias, decidi optar por uma temperatura menor de 16°C e ver como ficaria, e após ir ajustando.

Mas concordo contigo, ainda é cedo para avaliar.

As primeiras impressões da cerveja e principalmente da levedura são positivas, está com um sabor bem característico de belga, apesar do ritmo lento de fermentação inicial: OG 1.050 e em três dias SG 1.031.
Relaxa as leveduras da mangrove sao mais lentas mesmo.
so utilizo esta levedura para fazer minha dubbel e fica fantástica.
normalmente ela finaliza a sua fermentação no 7 dia. eu esperaria 10 devido ao problema de uso do starter que voce fez.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Seguramente você pode continuar subindo a temperatura.

Acredito que a lentidão foi provavelmente devida a uma inoculação ligeiramente mais baixa que o ideal, combinados com células pouco saudáveis, baixa oxigenação e temperatura inicial muito baixa.

Outra coisa o fermento que você usou foi o belgian ale (m41) ou o abbey(m47)?

Rapaz do céu! Que falha... A levedura correta é MANGROVE M47 - BELGIAN ABBEY.

O Código indicado no título do tópico está efetivamente errado. Fiz a edição. Obrigado.
 
Relaxa as leveduras da mangrove sao mais lentas mesmo.
so utilizo esta levedura para fazer minha dubbel e fica fantástica.
normalmente ela finaliza a sua fermentação no 7 dia. eu esperaria 10 devido ao problema de uso do starter que voce fez.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Obrigado!

Realmente, acompanhando o andamento da fermentação, anda a passos lentos, mas vai indo, possivelmente encerrará em 7 a 10 dias:

1) Três dias a 16ºC (temperatura abaixo da indicada)
Atenuação de 13,8 Brix para 10 Brix (medição refratômetro)
Ou 1.050 para 1.031 SG. (medição densímetro);

2) 18º C - 4º dia - Refratômetro 9 Brix. (conversão 1.022);

3) 18° C - 5º dia - Refratômetro 8,5 Brix. (conversão 1.019);
 
Back
Top