Fermentação Lenta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Fermentação lenta

Salve salve gente boa

Minha 5a brassagem, estou com ~28 L de uma IPA fermentando, OG 1.062, FG prevista 1.006 (usei 10% de açucar)

Inoculei com starter de lama lavada de US-05 (primeira vez que faço o reaproveitamento da levedura)

O problema é que já estou no 7o dia de fermentação à 19 graus, e a SG ainda está em 1.028 (FG prevista 1.006)

Pergunto para os mais experientes:

- a SG ainda não parou de cair, se simplesmente esperar, será que chegará perto de digamos 1.010 ?

- eu tenho cilindro de oxigênio, seria uma opção oxigenar e chacoalhar a cerveja, sem adicionar mais levedura ?

Cheers !
 
1º-qual temperatura vc está fermentando?
2º- calculou a quantidade de fermento?
3º- usou densímetro ou refratômetro?
 
e ai @Alex

fermentação 19 graus

calculei pelo BrewersFriend, mas sendo a 1a vez q reutilizo o fermento (lama lavada US-05), algo deve ter saido mal

uso refratômetro com a leitura corrigida no BeerSmith
 
Sobe a temperatura para uns 25 graus. Dê uma mexida na bombona pra levantar essa levedura. Aguarda mais uma semana e cold crash.
Resolvido.
 
Blz @Alex

Vc acredita q tb oxigenar o mosto (com cilindro e pedra difusora) pode ajudar? ou teria algum problema?
 
Sobe a temperatura para uns 25 graus. Dê uma mexida na bombona pra levantar essa levedura. Aguarda mais uma semana e cold crash.
Resolvido.

Cuidado com a questão de marcar o término da fermentação por dias. Se daqui a uma semana a fermentação não tiver acabado, ele pode ter problemas depois que envasar a breja.
 
opa @Chrystian

Estou acompanhando a SG, e claro só irei dar a fermentação como concluída depois que ela parar de baixar

abraço
 
Problema a que se refere é de envasar cerveja que ainda possui açúcar residual para fermentar e, associado ao priming, transformar suas garrafas em granadas. Ou, sendo otimista, ter uma cerveja supercarbonatada. Mesmo que não chegue a estourar uma garrafa, supercarbonatação é ruim. Altera o sabor e as características planejadas.
 
Problema a que se refere é de envasar cerveja que ainda possui açúcar residual para fermentar e, associado ao priming, transformar suas garrafas em granadas. Ou, sendo otimista, ter uma cerveja supercarbonatada. Mesmo que não chegue a estourar uma garrafa, supercarbonatação é ruim. Altera o sabor e as características planejadas.

Exatamente.
 
buenas pessoal

a SG parou de cair em 1.016, enquanto o previsto era 1.006 (temperatura inicial 19 graus, atual 24, tempo total até agora 2 semanas)

não acredito que tenham sido consumidos todos os açucares fermentáveis, pois a temperatura de mostura ficou na casa dos 62 ~ 64 graus (os grãos foram 80% pale ale, 5% cara-pils, 5% caraaroma 350 EBC, e 10 % de açucar na fervura)

pergunto aos mais experientes: devo hidratar e adicionar mais 1 pacote de US-05 para tentar baixar essa FG, ou simplesmente seguir para maturação/clarificação à 0 grau ?

Cheers 1 :mug:
 
Amigo, não adianta adicionar mais fermento. Desliga a geladeira, deixe maturando mais uns dias em temperatura ambiente, uns dez dias. Depois joga pra zero grau. Envase com 5g de açúcar por litro que não irá estourar nenhuma garrafa. Segue o baile.
 
buenas pessoal

a SG parou de cair em 1.016, enquanto o previsto era 1.006 (temperatura inicial 19 graus, atual 24, tempo total até agora 2 semanas)

não acredito que tenham sido consumidos todos os açucares fermentáveis, pois a temperatura de mostura ficou na casa dos 62 ~ 64 graus (os grãos foram 80% pale ale, 5% cara-pils, 5% caraaroma 350 EBC, e 10 % de açucar na fervura)

pergunto aos mais experientes: devo hidratar e adicionar mais 1 pacote de US-05 para tentar baixar essa FG, ou simplesmente seguir para maturação/clarificação à 0 grau ?

Cheers 1 :mug:

Envasa cada garrafa com um pouquinho de bretta (sei lá...1 ml). Nem precisa colocar açúcar... Vai carbonatar e em alguns meses estará uma delícia. :)...
..ou não....
 
Bom OK, resolvi desencanar pq FG 1.016 ainda está dentro do estilo (Red IPA) segundo o BJCP

Sensorialmente não detecto nenhum off-flavor na amostra, nem adocicado perceptível

Fiz o dry hop e vou deixar mais alguns dias a 24 ~ 25 graus, depois clarificação/maturação à 0 grau

Vou usar priming pra envasar, espero não ter problemas com a carbonatação... veremos...

Meu balanço é de que reaproveitar a lama não foi legal, provavelmente pq ela tinha passado por dry-hop, enfim, não devo voltar à tentar isso tão cedo, vou ficar no esquema levedura nova > starter que é o que vinha dando certo.

Cheers ! :mug:
 
Cara vc pode pegar uma pequena amostra e adicionar um fermento qualquer a essa quantidade separada. Pode usar até aqueles de pão. Se a densidade da sua amostra continuar a cair quer dizer que ainda existem fermentáveis na cerveja, se estacionar já era ...

Faz o teste. Se tiver agitador é mais fácil.

Oxigênio agora não adianta mais, a não ser que faça nova inoculação...
 
Cara vc pode pegar uma pequena amostra e adicionar um fermento qualquer a essa quantidade separada. Pode usar até aqueles de pão. Se a densidade da sua amostra continuar a cair quer dizer que ainda existem fermentáveis na cerveja, se estacionar já era ...

Faz o teste. Se tiver agitador é mais fácil.

Oxigênio agora não adianta mais, a não ser que faça nova inoculação...

Era exatamente o que eu iria falar.

Usa fermento de pão que em um dia ele faz o serviço, se houver açúcar disponível.
 
obrigado @tiagoandrei @jeanpaullopes

vou fazer esse teste com fermento biológico seco comum
 
teste feito com ~70ml de cerveja, leitura da amostra 8.5 Brix antes da adição de uma pitada do fermento biológico seco comum

agitei bem para dissolver... impressionante como esse fermento de pão é parecido com o US-05 ou S-04 até no cheiro...

apos 24 hs a leitura foi 9.5 Brix

pelo menos não baixou rsrsrs... mas pq subiu?
 
teste feito com ~70ml de cerveja, leitura da amostra 8.5 Brix antes da adição de uma pitada do fermento biológico seco comum

agitei bem para dissolver... impressionante como esse fermento de pão é parecido com o US-05 ou S-04 até no cheiro...

apos 24 hs a leitura foi 9.5 Brix

pelo menos não baixou rsrsrs... mas pq subiu?

Fermento de pão é Saccharomyces cerevisiae, porém de alguma cepa mais genérica.

Já quanto a aumentar a densidade, mistério ...
 
fiquei até com vontade de separar um pouco de mosto e usar fermento de pão pra ver como fica rsrsrs
 
teste feito com ~70ml de cerveja, leitura da amostra 8.5 Brix antes da adição de uma pitada do fermento biológico seco comum

agitei bem para dissolver... impressionante como esse fermento de pão é parecido com o US-05 ou S-04 até no cheiro...

apos 24 hs a leitura foi 9.5 Brix

pelo menos não baixou rsrsrs... mas pq subiu?
Você deve ter medido alguma coisa errado. Você notou se apareceram bolhas de CO2 ou se formou um pequeno kraussen ? Alguma coisa que indique que ocorreu fermentação mesmo....

Se vc tivesse tomado um gole iria conseguir perceber a diferença...

Pode ser que a sua medida deu diferente por causa do álcool que gerou, mas não tenho certeza porque nunca usei um refratômetro.
 
a amostra não apresentou nenhum sinal de fermentação - nem bolhas, nem krausen, nada

fico pensando se a levedura em suspensão (e em grande qde nessa amostra) pode afetar a leitura do refratômetro...
 
a amostra não apresentou nenhum sinal de fermentação - nem bolhas, nem krausen, nada

fico pensando se a levedura em suspensão (e em grande qde nessa amostra) pode afetar a leitura do refratômetro...

Com certeza afeta. Ideal é colocar a amostra na geladeira, e fazer a medição após a levedura decantar um pouco.
 
Back
Top