Fermentação Express?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Roble

Member
Joined
May 8, 2017
Messages
10
Reaction score
3
Pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida? Fiz uma brassagem de Witbier 20L usando o S-33 fermentis no sábado, quase tudo conforme o esperado. A OG ficou um pouco abaixo, em 1038 e no primeiro dia o air lock já estava bombando, hoje (dia 4) já não tem atividade e a SG caiu para 1014, devo me preocupar ou vou ter apenas uma cerveja com baixo ABV? Tem alguma forma de aumentar o abv para entrar no estilo, tendo em vista que a FG ainda tende a diminuir. Fiz também uma Golden Ale que está maturando e o OG está em 1018, acima do esperado, isso pode gerar garrafas explosivas?
 
@Roble,
falta algumas informações. Qual foi a temperatura de mosturação ?

Minhas experiências com o S-33 foram de atenuações rápidas. Em 4 dias tinha atingido quase a atenuação definitiva.

Uma manobra que pode ser interessante é agitar o balde para re-suspender a levedura (para "acorda-las"), pois é possível ocorrer uma "stuck fermentation".

https://byo.com/stories/issue/item/3170-stuck-fermentations-techniques?viewDesktop=true
 
Então @jeanpaullopes

Fiz as seguintes etapas:

15 min a 55º
40 min a 63º
40 min a 68º
e mash out a 76º por 5 minutos.

Vou fazer a medição da sg ja ja e dar uma boa chacoalhada no balde.

Obrigado pela prontidão
 
A tua medida de 1.038 foi já corrigindo a temperatura?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Então @jeanpaullopes

Fiz as seguintes etapas:

15 min a 55º
40 min a 63º
40 min a 68º
e mash out a 76º por 5 minutos.

Vou fazer a medição da sg ja ja e dar uma boa chacoalhada no balde.

Obrigado pela prontidão

Pelo perfil de mostura não deveria ter muito não fermentável para a FG ficar tão alta.
 
Pelo perfil de mostura não deveria ter muito não fermentável para a FG ficar tão alta.
Hoje medi a densidade e baixou para 1012 no quinto dia. Vou acompanhando pra ver se vai continuar atenuando. Obrigado


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Hoje medi a densidade e baixou para 1012 no quinto dia. Vou acompanhando pra ver se vai continuar atenuando. Obrigado


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

ah, a chacoalhada....


nada como uma boa chacoalhada. hehehehehe


O que estraga a cerveja não é a contaminação, é a ansiedade.
 
@roble
Isso é perfeitamente normal. A tendencia é da atenuação ser mais rápida no começo mesmo. Apenas controle a partir de agora, pois pode resultar num diacetil residual.
Em qual temperatura você está fermentando?
 
@roble
Isso é perfeitamente normal. A tendencia é da atenuação ser mais rápida no começo mesmo. Apenas controle a partir de agora, pois pode resultar num diacetil residual.
Em qual temperatura você está fermentando?

Entendi. Estou fermentando a 19º, como pede na receita que peguei.
 
Se tiver dúvida quanto a fermentação, e no caso de não conhecer a levedura que está usando, veja sempre as instruções quem vem com a levedura.
19° é uma boa temperatura, acompanhe a atenuação e deixe mais 2 dias depois de ter atenuado tudo.
 
Boa noite. Estou com uma situação semelhante.
Brassei 20L de uma witbier na quinta passada. Foram 17L pro fermentador OG 1051. Fermento S-33 tbm. No terceiro dia (ontem)ja n havia atividade no airlock. Até achei q poderia ser vedação. Mas Ontem a noite medi a densidade e deu 1017. Medi agora pouco de novo. 1017. Hj é o quarto dia. Ainda n tenho controle adequado de temperaratura. Utilizo pets congeladas e no segundo dia fui p um happy hour e quando cheguei em casa estava em 21.5. Pode ter sido isso. Apos mantive em19 graus. Mesmo cm mto headspace a ponta do airlock deu uma sujada. O bagulho deve ter sido frenético. Ahahahah
Acho q vou proceder com com essa chacoalhada tbm. Kkkkk
Tentar chegar na fg 1014 que o beersmith apontou. Mas acho q esta bom tbm pq 1014 é o limite para o estilo (em termos de abv)
Bom q n precisei abrir tópico. Kkkk

Valeu galera. :mug:
 
Boa noite. Estou com uma situação semelhante.
Brassei 20L de uma witbier na quinta passada. Foram 17L pro fermentador OG 1051. Fermento S-33 tbm. No terceiro dia (ontem)ja n havia atividade no airlock. Até achei q poderia ser vedação. Mas Ontem a noite medi a densidade e deu 1017. Medi agora pouco de novo. 1017. Hj é o quarto dia. Ainda n tenho controle adequado de temperaratura. Utilizo pets congeladas e no segundo dia fui p um happy hour e quando cheguei em casa estava em 21.5. Pode ter sido isso. Apos mantive em19 graus. Mesmo cm mto headspace a ponta do airlock deu uma sujada. O bagulho deve ter sido frenético. Ahahahah
Acho q vou proceder com com essa chacoalhada tbm. Kkkkk
Tentar chegar na fg 1014 que o beersmith apontou. Mas acho q esta bom tbm pq 1014 é o limite para o estilo (em termos de abv)
Bom q n precisei abrir tópico. Kkkk

Valeu galera. :mug:

@vander,
o S-33 é um monstro, muitas vezes rápido.

Quanto a temperatura não é este o problema. Já fiz uma Witbier em pleno verão gaúcho sem nenhum controle de temperatura (nem garrafas congeladas), isto quer dizer temperaturas do ambiente de 32º-37ºC, e os bichinhos deram conta do recado e sem grandes problemas.
 
Se quiser ter uma idéia bem próxima de como sua fermentação vai acabar você pode fazer uma "fermentação forçada". Tem bastante artigos na internet de como fazer e é muito simples.

Eu fiz isso algumas vezes quando testei leveduras novas.
 
@vander,
o S-33 é um monstro, muitas vezes rápido.

Quanto a temperatura não é este o problema. Já fiz uma Witbier em pleno verão gaúcho sem nenhum controle de temperatura (nem garrafas congeladas), isto quer dizer temperaturas do ambiente de 32º-37ºC, e os bichinhos deram conta do recado e sem grandes problemas.

Sim!!! Domingo eu me dediquei a pesquisar mais sobre esse fermento. Inclusive tem um tópico muito bom sobre ele aqui. Me ajudou bastante.
Nesse seu caso, uma secundária por mais tempo ajuda a amenizar né?

Obrigado.:mug:
 
Sim!!! Domingo eu me dediquei a pesquisar mais sobre esse fermento. Inclusive tem um tópico muito bom sobre ele aqui. Me ajudou bastante.
Nesse seu caso, uma secundária por mais tempo ajuda a amenizar né?

Obrigado.:mug:

sugiro entre 7 a 14 dias de secundária.
 
Back
Top