Fermentação em 34°: problema na cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 3, 2016
Messages
9
Reaction score
3
Pessoal, fiz uma brassagem de Blod Ale no início do mês (01/10/16) e, após inocular o fermento, prendi o termômetro no balde e medi 34 graus! Levei um susto, baixei a temperatura e fui dormir.

No domingo, não vi nenhuma atividade no airlock. Pressionei a tampa como o Gunther recomenda e saíram algumas borbulhas. Resolvi deixar assim.

Na 2ª feira (02/10), o airlock continuava morto. A temperatura do balde estava igual a temperatura externa (20° quando o normal seria estar mais alta). Pensei: "torrei as leveduras com os 34 graus". Resolvi fazer os demais testes recomendados. Abri a tampa e havia uma leve espuma sobre a cerveja e marcas na lateral do balde. Tirei uma amostra da cerveja e medi a densidade: 1016! A OG tinha sido 1051! Ou seja, ela atenuou de 1051 para 1016 em dois dias!

Pergunto: isso realmente é possível (ou posso ter algum erro de medição)? Essa rapidez de atenuação (e a elevada temperatura inicial) podem afetar negativamente a cerveja? Ela ainda está na fermentação (hoje fecham 8 dias). :confused: :mug:
 
Pessoal, fiz uma brassagem de Blod Ale no início do mês (01/10/16) e, após inocular o fermento, prendi o termômetro no balde e medi 34 graus! Levei um susto, baixei a temperatura e fui dormir.

No domingo, não vi nenhuma atividade no airlock. Pressionei a tampa como o Gunther recomenda e saíram algumas borbulhas. Resolvi deixar assim.

Na 2ª feira (02/10), o airlock continuava morto. A temperatura do balde estava igual a temperatura externa (20° quando o normal seria estar mais alta). Pensei: "torrei as leveduras com os 34 graus". Resolvi fazer os demais testes recomendados. Abri a tampa e havia uma leve espuma sobre a cerveja e marcas na lateral do balde. Tirei uma amostra da cerveja e medi a densidade: 1016! A OG tinha sido 1051! Ou seja, ela atenuou de 1051 para 1016 em dois dias!

Pergunto: isso realmente é possível (ou posso ter algum erro de medição)? Essa rapidez de atenuação (e a elevada temperatura inicial) podem afetar negativamente a cerveja? Ela ainda está na fermentação (hoje fecham 8 dias). :confused: :mug:

Obviamente a 34 graus, principalmente se ficou nessa faixa, nos primeiros dias de fermentação, poderão trazer sub-produtos de fermentação indesejáveis para a sua leva.

Quanto mais alta a temperatura, mas rápido as leveduras irão agir...

Pode ser necessário deixar a cerveja maturando por mais tempo antes de beber...mas relaxa...q vai sair breja do mesmo jeito...talvez não como o esperado...

Mas aí nisso tudo sempre rola um aprendizado...
 
Inclusive há estudos que indicam que a hidratação de fermento seco a 35°C geram um número muito maior de células viáveis.

A não atividade deve ser vazamento no fermentador.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Inclusive essa levedura ainda deve atenuar mais um pouco! Não te assuste, mature bem a bichinha. Vc tbm não citou a levedura usada. Alguns fermentos são mais rápidos, outros são mais lentos. Tá tudo certo.
 
E como já dito várias vezes: keep calm and air Lock não é densímetro.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Obrigado, Tomazela, Jean e Alex, pelas dicas (e pelo otimismo!).

Na verdade, ela ficou pouco tempo em 34°, pois a temperatura externa era 20° e logo o fermentador chegou nessa temperatura. O que mais me espantou mesmo foi a rapidez de atenuação (de 1051 para 1016 em dois dias!).

Lendo com mais calma as dicas do Gunther, me parece que deixar um maior tempo na fermentação secundária ajudará a eliminar algum defeito que pode ter surgido. Mas é só palpite de iniciante! Depois da prova decisiva (a prova do copo!) informo como ficou.

Ah, e o fermento que usei foi o T-58.

Prosit!
 
Na verdade, ela ficou pouco tempo em 34°, pois a temperatura externa era 20° e logo o fermentador chegou nessa temperatura. O que mais me espantou mesmo foi a rapidez de atenuação (de 1051 para 1016 em dois dias!).

Prosit!

Sábado pela manhã brassei uma American Pale Ale e usei um pouco de lama lavada de uma brassagem anterior com US05 e o fermento US05 que retirei de um balde que engarrafei.

de sábado as 13h (quando inoculei) com 1.046 até segunda pela manhã já havia atenuado para em torno de 1.010.

Então não se assuste com velocidade.
 
Obrigado, Tomazela, Jean e Alex, pelas dicas (e pelo otimismo!).

Na verdade, ela ficou pouco tempo em 34°, pois a temperatura externa era 20° e logo o fermentador chegou nessa temperatura. O que mais me espantou mesmo foi a rapidez de atenuação (de 1051 para 1016 em dois dias!).

Lendo com mais calma as dicas do Gunther, me parece que deixar um maior tempo na fermentação secundária ajudará a eliminar algum defeito que pode ter surgido. Mas é só palpite de iniciante! Depois da prova decisiva (a prova do copo!) informo como ficou.

Ah, e o fermento que usei foi o T-58.

Prosit!

Ah...quanto a isso nem se espante...Tem fermentos que atenuam bastante rápido mesmo...

O mais bruto que eu já usei foi o WB-06...até por isso começo a fermentação dele em 17c, para dar uma segurada nos bixinhos...
 
Valeu, pessoal. Amanhã vai para a pré-maturação (ou seria clarificação???). Chega de moleza para os bichinhos. Prosit!
 
Valeu, pessoal. Amanhã vai para a pré-maturação (ou seria clarificação???). Chega de moleza para os bichinhos. Prosit!

kkk...Clarificação e maturação são coisas distintas, apesar de ocorrerem em paralelo..

Maturação ocorre a partir do momento que a cerveja para de atenuar, até o momento que você bebe a cerveja...

A clarificação é a decantação dos sólidos e podemos dizer até que ela ocorre desde que você coloca a cerveja para fermentar, afinal ali começa a decantação de lúpulos, proteínas e etc...Porém a parte onde a clarificação fica mais evidente é quando a cerveja está carbonatada, sem fermento em suspensão, com pressão e em baixas temperaturas. Nessa situação o processo de clarificação ocorre de forma bastante intensa.
 
Usando o S 04 fermentei tudo em 2 dias. Deixei mais 2 dias para ver se a fermentação tinha terminado. Foi mto rápido, tbm tinha me assustado na primeira vez que utilizei ele.
 
QUANTO tempo pode ( MAXIMO)deixar na fermentação a partir do momento que a atenuação fica baixíssima ou nula ?
 
QUANTO tempo pode ( MAXIMO)deixar na fermentação a partir do momento que a atenuação fica baixíssima ou nula ?


O ideal pra determinar o fim da fermentação é observar dois dias sem atenuação a partir da ultima medição.
 
Uns 2, 3 meses... Pode até ser mais. Há cervejas de longa guarda, de longa maturação.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Sim. Estabilizou, entrou de vez na secundária e maturação, e depois de consumido todo os subprodutos da fermentação continuará matutando.
Quanto a temperatura, na temperatura ambiente, uns 20°C.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top