Fermentação com S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Buenas! Já li e reli pelo menos 4 vezes todas as mensagens deste tópico, pois também usei o S-33 em uma leva que fiz e depois de 4 dias está bem devagar, a meia fase. Usei dois pacotes de fermento para 29 litros e uma OG de 1,069. Como todos os relatos, começou muito intenso e hoje no quarto dia está lento. Atenuou até agora em 1,040 , espero chegar a 1,013 ou um pouco menos quem sabe. Ela está fermentando a 21 graus temperatura controlada, mas estou realmente esperançoso de que vai dar certo. Como ela está junto com outra do mesmo estilo, porém com T58, vou esperar pelo menos uma semana para dar tempo da outra fermentar tudo, então vou subir 1 grau em um dia e mais um grau em outro dia, chegando a 23 e vamos ver o que acontece.

Alguma outra sugestão? Valeu!
 
esse fermento é meio de rosca mesmo também tive problemas com ele atenuação não tenho mais pretençao de comprar este novamente
 
Pois é, resolvi usar este pela primeira vez sem dar uma pesquisada melhor antes. tirei "um dedo" de cerveja hoje de manhã e estava com um cheiro bom, provei e o gosto está bom, claro que com bastante fermento em suspensão, mas a aparência terrível, acho que isso deve resolver no cold crash.
Ahh..e não senti ela doce
 
S-33, o fermento incompreendido.
Uso ele na maioria das minhas cervejas com ABV acima de 8% e nunca tive problemas de atenuação ou turbidez exagerada.

Ele não é rápido ou altamente floculante como o S04, mas cumpre o que promete e cumpre bem.

Atenua bem, tem um lag time baixo e deixa um perfil fenólico agradável.

Só não é meu fermento favorito porque o condicionamento/clarificação são mais demorados, mas pra big beers, dos secos, ele é perfeito.
 
Ontem medi novamente, estava com FG 1,023 já por três dias. Apenas para relembrar, a OG foi 1,069.

Agora coloquei na secundária, está em 21,5 graus, estou subindo 1 grau por dia até no máximo 25 (esta é a pretensão). A cerveja ficou deliciosa, com um aroma incrível, acredito pelo S-33. Não está doce nem amarga, na medida.

Devo adicionar mais um pacote de fermento mais neutro para verificar se vai atenuar mais ou é melhor deixar assim?

obrigado
 
Fiz uma brassagem de teste de uma weiss e usei meio pacote de S33 como fermento, sendo que o teste seria com uma fermentação a temperatura ambiente (sem controle). Foram 8,5l para o balde.
Não borbulhou o air lock (nada visível) e para ajudar a semana toda as temperaturas não baixaram de 30oC, com picos durante o dia de 35oC.

A cerveja que iniciou com um OG de 1043 terminou com um FG de 1010. Ficou muito boa. Sem off-flavor por conta da alta temperatura. a foto é dela com 5 dias de carbonatação.
IMG-20160508-WA0015.jpg


Assim que preparei o fermento o restante ficou na embalagem que foi lacrada com fita adesiva e congelada (frost free).

3 semanas depois fiz nova brassagem, para consumir o resto de fermento e lúpulo, com um mash próximo a uma Brown Porter (Pale Ale, CaraGold e Biscuit), dando uma OG de mais de 1056 (como estava quente o mosto quando medi com a correção ficava nesta casa). Preparei o fermento que tinha ficado 2 h fora do congelador em um mosto resfriado.
Coloquei no fermentador algo em torno de 15l (um pouco menos) e o fermento.
Em 3 horas o borbulhador não parou mais de trabalhar e ficou assim por 2 dias.
depois de 7 dias a gravidade bateu em 1030 e não baixou mais.
Fiz a trasfega para outro balde sem levar todo o lodo. Voltou a ter uma pequena atividade no borbulhador mas sem redução na gravidade, apesar de se perceber bolhas de gás na proveta.
Como me passei um pouco na temperatura por algum tempo, trabalhando em 69oC ou ou pouco mais e muito malte especial, talvez tenha muito açúcar não fermentado, mas vejo que este comportamento pode ser do fermento.
Em 4 dias vou engarrafar e ver no que vai dar.
 
Então Jean, cheguei a esta mesma conclusão com a leva que fiz que passou para a secundária com 1,023. Fiz a infusão simples, porém iniciei em 68-69, certamente foi isto que gerou mais açúcares não-fermentáveis. Como foi a terceira brassagem, estou ainda engatinhando, na próxima vou iniciar em 64 graus, mas vou fazer novamente esta infusão simples. De qualquer forma ficou muito boa e não está doce, ela já está desde domingo na secundária, subindo 1 grau por dia. No máximo sexta (mais tardar sábado) já vou para o cold crash.
 
@vmsouza, @jeanpaullopes,

Devagar com o andaime que o santo é de barro, hehe.

O S-33 precisa de uma temperatura um pouco mais alta que o S04/US-05 pra funcionar e ele tem essa tendência de parar um pouco antes de voltar a atenuar, mas ele costuma atenuar bem.

Sugiro que vocÊs deixem umas 2 semanas em 24 ºC para garantir que os fermentáveis serão consumidos totalmente. Não há espaço pra 'achar que a mostura gerou menos ou mais fermentávies' se vocês não conhecem bem o perfil do fermento e equipamento.

Estudem um pouco mais, testem mais fermentos diferentes e sempre que houver dúvidas sobre a atenuação, façam a secundária por mais tempo e em temperatura mais quente.

Para vocês terem uma idéia, já tive cervejas com OG de 1.090 que fechou em 1.015 usando apenas S-33 e uma maturação longa e quente.

Abraços,
 
@vmsouza, @jeanpaullopes,

Devagar com o andaime que o santo é de barro, hehe.

O S-33 precisa de uma temperatura um pouco mais alta que o S04/US-05 pra funcionar e ele tem essa tendência de parar um pouco antes de voltar a atenuar, mas ele costuma atenuar bem.

Sugiro que vocÊs deixem umas 2 semanas em 24 ºC para garantir que os fermentáveis serão consumidos totalmente.

Para vocês terem uma idéia, já tive cervejas com OG de 1.090 que fechou em 1.015 usando apenas S-33 e uma maturação longa e quente.

Jefferson, blz! Estou em 22 graus já, posso deixar ele tranquilamente mais uma semana (ou até duas) em 24 antes de ir para o cold crash. Posso manter ele no mesmo fermentador com a lama? Penso que isto seja o ideal. Pode causar algum problema por ficar em contato esse tempo todo com a lama? Não tenho mais baldes pra fazer a transfega, exceto se fosse para o priming.
 
Jefferson, blz! Estou em 22 graus já, posso deixar ele tranquilamente mais uma semana (ou até duas) em 24 antes de ir para o cold crash. Posso manter ele no mesmo fermentador com a lama? Penso que isto seja o ideal. Pode causar algum problema por ficar em contato esse tempo todo com a lama? Não tenho mais baldes pra fazer a transfega, exceto se fosse para o priming.

Trasfega é totalmente desnecessário.

Aumenta o risco de oxidação e contaminação sem nenhum benefício real.
O único argumento válido para trasfega é reaproveitamento da lama antes de finalizar a maturação, e mesmo assim, tem jeitos melhores de fazer isso. :D

Eu sempre deixo maturar no fermentador primário, inclusive já fiz maturações longas (6 ~8 meses) com o S33 (e outros) no primário sem problemas.

Pode deixar no primário sem medo e confia no S33 que ele é bão!

Abraço,
 
Maravilha! Vou fazer isto então...mais uma ou duas semanas assim, venho postar o resultado final em no máximo 15 dias. Valeu!
 
Passando pra dar um feedback. Depois de uma semana a mais, não diminuiu a FG, agora tenho certeza que foi tempo demais a 68 graus. Excelente aprendizado.

A cerveja ficou cheirosa demais, lembra muito a Strong Golden Ale da Eisenbahn, estou praticamente convencido que eles usam o s33 nela.

Aproveitei e fiz uso da gelatina depois de 5 dias no cold crash, na foto a mesma ceva, a da esquerda com gelatina e a da direita sem gelatina.

Aprovei, quero ver depois de carbonatada , aí venho trazer mais novidades

As

3b8790e288a08c6ac4cd743c9fa13343.jpg


Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Last edited:
Minha FG também não baixou mais, mas acredito que seja pela pouca quantidade de fermento usado na receita (era um resto congelado que tinha em casa).
Estou na carbonatação. Irei aguardar umas 3 semanas pois usei algo em torno de 5g por litro.
 
Ontem abri uma caçulinha com 7 dias de carbonatação e ficou extremamente deliciosa, sem dúvida a melhor que fiz até agora. O S-33 deu um aroma e gosto delicioso, bem frutado e levemente adocicada. Aprovei e pretendo me entender melhor com ele na próxima brassagem. Sem dúvida entrou para a lista de cervejas que vou repetir, todos lá em casa aprovaram.
 
Ontem abri uma caçulinha com 7 dias de carbonatação e ficou extremamente deliciosa, sem dúvida a melhor que fiz até agora. O S-33 deu um aroma e gosto delicioso, bem frutado e levemente adocicada. Aprovei e pretendo me entender melhor com ele na próxima brassagem. Sem dúvida entrou para a lista de cervejas que vou repetir, todos lá em casa aprovaram.

Que bom que você gostou do S33. Muita gente não compreende ele, tadinho. =)

Se possível, dá uma chance pro Belgian Ale (SY066) e pro Trappist Ale (SY065), ambos da Bio4.

Ambos funcionam muito bem na casa dos 20ºC ~ 24ºC, o trapista fica bem condimentado enquanto o belgian ale puxa mais pro frutado, mais parecido com o S33.

Recomendo. http://www.bio4.com.br/product/leveduras-para-bebidas/

Abraço!
 
@vmsouza, @jeanpaullopes,

Devagar com o andaime que o santo é de barro, hehe.

O S-33 precisa de uma temperatura um pouco mais alta que o S04/US-05 pra funcionar e ele tem essa tendência de parar um pouco antes de voltar a atenuar, mas ele costuma atenuar bem.

Sugiro que vocÊs deixem umas 2 semanas em 24 ºC para garantir que os fermentáveis serão consumidos totalmente. Não há espaço pra 'achar que a mostura gerou menos ou mais fermentávies' se vocês não conhecem bem o perfil do fermento e equipamento.

Estudem um pouco mais, testem mais fermentos diferentes e sempre que houver dúvidas sobre a atenuação, façam a secundária por mais tempo e em temperatura mais quente.

Para vocês terem uma idéia, já tive cervejas com OG de 1.090 que fechou em 1.015 usando apenas S-33 e uma maturação longa e quente.

Abraços,

Estou com um Double IPA no fermentador desde 12/06/16, fermentando com S-33 a 18º. Minha OG foi de 1085 e minha expectativa de FG é de no máximo 1020.

O que vc chama de uma maturação quente??

Quando o S-33 der essa parada na atividade que vocês comentaram, vou subindo a temperatura pra 24º e deixo umas 2 semanas ou mantenho mais um tempo na primária antes de partir pra secundária?
 
Estou com um Double IPA no fermentador desde 12/06/16, fermentando com S-33 a 18º. Minha OG foi de 1085 e minha expectativa de FG é de no máximo 1020.

O que vc chama de uma maturação quente??

Quando o S-33 der essa parada na atividade que vocês comentaram, vou subindo a temperatura pra 24º e deixo umas 2 semanas ou mantenho mais um tempo na primária antes de partir pra secundária?

Maturação quente é deixar em temperatura acima de 20ºC durante algumas semanas, além da fermentação secundária. No caso do exemplo, era uma RIS que ficou 6 meses em temperatura de 20ºC. Delicia! Ainda tenho umas garrafas pros dias extremamente frios. :)

Depois de 3 dias na fermentação primária pode começar a subir a rampa, 0,5ºC/dia. Eu costumo subir até 25 e deixo pelo menos uns 7 dias nessa temperatura, para estimular o consumo da última gota de açucar.
 
Maturação quente é deixar em temperatura acima de 20ºC durante algumas semanas, além da fermentação secundária. No caso do exemplo, era uma RIS que ficou 6 meses em temperatura de 20ºC. Delicia! Ainda tenho umas garrafas pros dias extremamente frios. :)

Depois de 3 dias na fermentação primária pode começar a subir a rampa, 0,5ºC/dia. Eu costumo subir até 25 e deixo pelo menos uns 7 dias nessa temperatura, para estimular o consumo da última gota de açucar.

Show, valeu!! Farei isso!!

Como é minha primeira vez com o S-33, qto tempo (aproximado, claro) recomenda de secundária + maturação?
 
Engarrafei a Witbier que na qual usei o S33.

Fermentei por 2 (1 primária mais 1 semana maturação) semanas em temperatura ambiente, mas no meu caso foram duas semanas de frio intenso no RS (10ºC em média na rua). Usei 8g / l de priming direto na garrafa (com seringa) e esta foto foi feita com 6 dias de carbonatação, também em temperatura ambiente, por volta de 12 a 15ºC em média na rua.

Atenuo de 1.052 para 1.012. Perdi o sabor frutado por conta do frio. Destacou muito a pimenta rosa que usei na fervura. Mas o resultado ficou bom.

Como coloquei 1 pacote para uns 17l no fermentador acho que o fermento deu conta do recado, apesar de estar mais próximo do valor mínimo sugerido pela fabricante do fermento do que do máximo e a temperatura não ajudar em nada.
 

Attachments

  • IMG-20160624-WA0029.jpg
    IMG-20160624-WA0029.jpg
    79.8 KB · Views: 126
Vou brassar semana que vem uma belgian blond com o s33
Li por aqui que dependendo da temperatura de fermentação, ela acaba por perder o frutado. Como conseguiria ter mais perfil com esse fermento?
Abç
 
Vou brassar semana que vem uma belgian blond com o s33
Li por aqui que dependendo da temperatura de fermentação, ela acaba por perder o frutado. Como conseguiria ter mais perfil com esse fermento?
Abç

O sabor frutado bem muito da esterificação e ela ocorre na faixa mais alta de temperatura.

o ideal do S33 é entre 15 e 20ºC. Começaria por uns 16ºC e no segundo dia iria subindo 1 grau por dia até uns 20ºC.
 
Esta acontecendo comigo o mesmo que muitos aqui. Estou fazendo uma Blond Ale, tive og de 1052, nos 3 primeiros dias foi para 1025, e depois foi para 1023 e parou assim ficou por 4 dias,. Fermentei em 18 os 3 primeiros dias e fui subindo aos poucos para ver se ajudava a atenuar um pouco mais, hj, sétimo dia setei temperatura em 22 e dei uma chacoalhada no balde, queria pelo menos ficar abaixo dos 1016. Vamos ver.
 
Depois de dois dias foi para 1022 vou aguardar agora uma semana e medir novamente. Subi para 23,°
 
Temperatura está em 25 e realmente, esse fermento tem uma.pausa, voltou a atenuar e está em 1017.
 
Fala galera, blz?
Realizei a minha primeira leva. 30 litros de uma APA.
Utilizei 2 pacotes do S-33 da fermentis e ele atenuou em 4 dias. De 1057 para 1014 em temperatura de 18°. Subi 1° por dia até chegar aos 23° e depois de mais 2 dias baixei para 1,5° direto.
Após 7 dias maturando abri o fermentador para fazer a trasfega e envasar e percebi que as leveduras não decantaram. O que pode ter ocorrido?
Coloquei gelatina e fechei o fermentador. Pretendo deixar por mais uns 7 dias a 1° pra ver se a turbidez desaparece.
Ahh.... O sabor e aroma estão normais, mas no aspecto visual, a cerveja parece leite batido com fruta de tão turva.
 
Isso aconteceu pq o s33 é um fermento com baixa floculação, logo os sedimentos ficam suspensos.
Para fazer uma APA de verdade você deveria ter usado o fermento US-05.
Essa cerveja tá mais pra uma Belgian Pale Ale do que uma APA.
 
Isso aconteceu pq o s33 é um fermento com baixa floculação, logo os sedimentos ficam suspensos.
Para fazer uma APA de verdade você deveria ter usado o fermento US-05.
Essa cerveja tá mais pra uma Belgian Pale Ale do que uma APA.
Usei o s-33, pois aqui na minha região só temos um brewshop, e bem pequena, e nela estava em falta do s-05. Precisava brassar essa breja rapido e agora estou vendo que a pressa é inimiga da perfeição.
 
Fala Galera,

Fiz uma kolsch com o s33, 7 dias de fermentação a 18 graus e 14 dias de maturação a 1 grau.
Segue imagem de como ela ficou:
 

Attachments

  • IMG_20180726_194330358.jpg
    IMG_20180726_194330358.jpg
    49 KB · Views: 64
Possoal, vim aqui reviver o tópico.
Eu queria contar um pouco da minha experiência com este fermento.
Brassei há 3 semana uma Belgian Blond Ale com OG de 1057 e utilizei este fermento S-33.
Deixei a temperatura constante em 18oC por 7 dias.
O fermento é bruto inicialmente. Em 2 horas o meu blowoff ja estava borbulhando que nem um louco e em 24h ja havia vazado para o blowoff (brassei 10L e tinha um headspace de 2L). Em 24h já não havia mais atividade. Tirei a densidade e estava em 1020.
Mantive assim por 1 semana e a densidade não abaixava.
Resolvi fazer algo que vi em alguns fóruns americanos. Dei uma chacoalhada no balde e aumentei a temperatura gradualmente para 25oC. A levedura voltou a consumir e a densidade foi para 1016.
A cerveja estava deliciosa. Muito sabor de malte. Mas estranhei o adocicado que estava sentindo. Então resolvi deixar ela fora da minha geladeira por umas 2 semanas e ver o que acontecia. (Temperatura ambiente na casa de 25 a 27oC)
Passam-se alguns dias e o airlock (tirei o blowoff) voltou a borbulhar e ficou assim por 3 dias.
Densidade agora estabilizou em 1.006.

Este fermento tem de fato um período de dormência no meio da fermentação.
A cerveja esta muito boa, mas a fermentação terminou somente depois 3 semanas.
Se eu tivesse engarrafado antes, com 1016, provavelmente estaria limpando a casa a estas horas..hahaha..

Era somente para compartilhar esta experiência.
Apesar de eu ter gostado do resultado final da fermentação, achei ela muito inconsistente. Prefiro não usar este fermento novamente.
 
Pra mim é um ótimo fermento, o segredo dele é ter bastante comida no mosto pra não rolar essa dormência....
 
Tive um problema semelhante com uma Belgian Blonde Ale com T58, fermentação intensa no início, cessando a atividade 2-3 dias depois, com densidade aparente em torno de 1.030. Mas no meu caso tinha um agravante: a OG tinha ficado em torno de 1.080, bem acima da OG projetada.
Adicionei mais um pacote de fermento (em starter de 1 litro) mas não funcionou muito bem.
Engarrafei ontem, vamos ver no que vai dar.
 
Tive um problema semelhante com uma Belgian Blonde Ale com T58, fermentação intensa no início, cessando a atividade 2-3 dias depois, com densidade aparente em torno de 1.030. Mas no meu caso tinha um agravante: a OG tinha ficado em torno de 1.080, bem acima da OG projetada.
Adicionei mais um pacote de fermento (em starter de 1 litro) mas não funcionou muito bem.
Engarrafei ontem, vamos ver no que vai dar.

Engarrafou a 1.030? Cuidado, você pode estar criando bombas relógio, essas garrafas podem explodir se a levedura seguir atenuando.
 
Engarrafou a 1.030? Cuidado, você pode estar criando bombas relógio, essas garrafas podem explodir se a levedura seguir atenuando.

Pois é, joguei as densidades na calculadora desse site (https://cervejariafaller.com.br/calculadora/) e deu atenuação de apenas 63%. A fermentis indica uma atenuação de 70%, o que daria FG de 1,024 nesse caso. Não sei se uma mostura com maior extração de açúcares não-fermentáveis daria uma redução assim na atenuação..
 
Pois é, joguei as densidades na calculadora desse site (https://cervejariafaller.com.br/calculadora/) e deu atenuação de apenas 63%. A fermentis indica uma atenuação de 70%, o que daria FG de 1,024 nesse caso. Não sei se uma mostura com maior extração de açúcares não-fermentáveis daria uma redução assim na atenuação..

Vai acompanhando, se as primeiras que você abrir a carbobatação estiver muito muito alta (mande todas para a galadeira, pois isso ajuda a reduzir a pressão, e beba o quanto antes).
 
Vai acompanhando, se as primeiras que você abrir a carbobatação estiver muito muito alta (mande todas para a galadeira, pois isso ajuda a reduzir a pressão, e beba o quanto antes).

A não foi eu que fiz a cerva hehehe. Tava só fazendo uma observação com os dados que o rapaz informou kkkkkkkkk
 
Comigo também aconteceu da levedura S-33 parar no final da fermentação...

Fiz starter para 20L de uma Belgian Dubbel que brassei no último sábado, e a fermentação estava vigorosa até domingo a noite, na segunda de manhã veio a surpresa: sem atividade nenhuma!

Mas devo ressaltar que na madrugada de domingo para segunda deu uma mudança no clima e esfriou por aqui, consequentemente a temperatura do fermentador que estava em 18c caiu para 17,2c na segunda de manhã, não sei se foi por isso que a levedura parou...

Desde então venho aumentando a temperatura gradativamente e sacudindo o fermentador, mas até agora não voltou a fermentar, e a gravidade está em 1025 e temperatura 21c...

Qual a sugestão dos colegas?
Ficar aumentando a temperatura e esperar mais um tempo ou inocular mais fermento?

OBS: Faço fermentação dentro da geladeira com temperatura controlada por TIC17;
Starter calculado para 380 bi de células.
 
Comigo também aconteceu da levedura S-33 parar no final da fermentação...

Fiz starter para 20L de uma Belgian Dubbel que brassei no último sábado, e a fermentação estava vigorosa até domingo a noite, na segunda de manhã veio a surpresa: sem atividade nenhuma!

Mas devo ressaltar que na madrugada de domingo para segunda deu uma mudança no clima e esfriou por aqui, consequentemente a temperatura do fermentador que estava em 18c caiu para 17,2c na segunda de manhã, não sei se foi por isso que a levedura parou...

Desde então venho aumentando a temperatura gradativamente e sacudindo o fermentador, mas até agora não voltou a fermentar, e a gravidade está em 1025 e temperatura 21c...

Qual a sugestão dos colegas?
Ficar aumentando a temperatura e esperar mais um tempo ou inocular mais fermento?

OBS: Faço fermentação dentro da geladeira com temperatura controlada por TIC17;
Starter calculado para 380 bi de células.
Olá, Primeiramente temos que entender alguns motivos que fazem uma levedura não agir da maneira proposta ou indicada pelo fabricante, podemos citar baixa vitalidade por tempo, ou armazenagem inadequada, também quando temos uma quantidade baixa de células em relação a densidade do mosto, choque térmico faz a floculação com mais rapidez , baixa oxigenação do mosto traz conseqüências, o volume de álcool também afeta de forma considerável as células, superada todas estas fases vamos a tentativa de solução, primeiramente me parece que já esta fazendo que é mexer o fundo do fermentador com pá cervejeira para suspender as leveduras floculadas, também podemos aumentar a temperatura em mais 5 a 6 graus, a cada 20 litros de mosto adicionar 160gramas de açúcar e se nestas 3 tentativas não obtiver sucesso , o ideal é tentar um novo piching com adição de mais 60% de uma nova levedura.
 
Back
Top