Fermentação com S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Pessoal,
Estou meio intrigado com a fermentação de uma cerveja que fiz dia 19/04.
A brassagem foi boa e dentro dos objetivos, obtive uma OG de 1055.
Usei o fermento S-33, hidratado e inoculado em +/- 25ᵒC.
Levei para o fermentador e acondicionei num lugar onde a temperatura é bem amena e não tem grandes flutuações.
A fermentação iniciou numa temperatura ambiente de 17ᵒ, com flutuação entre 15ᵒ e 17ᵒ, com muito boa atividade.
Ficou assim por uns 12 dias, obviamente com a atividade caindo dia a dia.
Já tem uns 4 dias q a temperatura ambiente subiu para 18,5ᵒ em média com flutuação de +/- 1ᵒ e sem qualquer atividade na fermentação.
Tenho medido a FG e a atenuação parece parada (ou visualmente imperceptível) em 1018 (já corrigido) o que da uma atenuação aparente de 66%.
Estou achando muito baixa, além disso a cerveja está muito turva, leitosa.
Esperava uma atenuação maior, uma FG de 1014 e uma atenuação de +/-73% e claro uma cerveja bem limpa.
O que pode ter dado errado?...ou preciso de mais tempo?
 
Victor,

Da uma chacoalhada no balde e aumenta um pouco a temperatura, para uns 20-22C.

Salve Leo!
Já dei uma chacoalhada pra levantar o fermento coisa de 5 dias e nada mudou.
Aumentar a temperatura tbm é difícil, pois esta é a temp ambiente....hehehe.....estou num mato sem cachorro!
Por enquanto vou encostar o fermento S-33 de lado, o US-05 não me dá esta dor de cabeça!...hehe
 
O problema provavelmente é a temperatura ambiente e as flutuações, mesmo que a temperatura ambiente tenha subido levemente no final da fermentação, a temperatura inicial ainda assim era maior por causa da atividade do fermento, então o que aconteceu foi uma leve queda de temperatura.

Vc pode evitar isso fazendo uma pequena estufa, usando um aquecedor, alguma coisa assim pra levantar a temperatura no final da fermentação das proximas levas.

Cheque o sabor da cerveja, se tiver boa, sem off-flavors, manda ver. É dificil fazer ela atenuar mais agora... só talvez um fermento lager.. talvez...

abç
 
O problema provavelmente é a temperatura ambiente e as flutuações, mesmo que a temperatura ambiente tenha subido levemente no final da fermentação, a temperatura inicial ainda assim era maior por causa da atividade do fermento, então o que aconteceu foi uma leve queda de temperatura.

Vc pode evitar isso fazendo uma pequena estufa, usando um aquecedor, alguma coisa assim pra levantar a temperatura no final da fermentação das proximas levas.

Cheque o sabor da cerveja, se tiver boa, sem off-flavors, manda ver. É dificil fazer ela atenuar mais agora... só talvez um fermento lager.. talvez...

abç

Com relação ao sabor, a cerveja está ótima e sem qualquer off flavors.
O problema foi mesmo a baixa atenuação e forte turbidez.
Não sei se a temperatura foi o problema...
Em outro fórum li outro relato similar, uma forte atividade de fermentação "imediata" e em 3 dias cessa por completo a atenuação.
Mantenho um termometro colocado junto ao corpo do fermentador e não houve grande variação.
 
Victor,

Tenta colocar um cobertor no seu fermentador, ou um casaco, isso deve aumentar um pouco a temperatura...
 
Bom, preciso fazer uma pergunta antes.... só por garantia: estás medindo a FG com densímetro, certo?

Assumindo que sim, cara, colocar a ceva num lugar com temperatura sem muita variação ou ainda ficar medindo a temperatura ambiente pra tirar qualquer base não adianta... nada. A cerveja fermenta numa temperatura bem diferente da temperatura ambiente, pois a fermentação gera calor, por vezes ficando 6 graus ou até mais acima da temperatura ambiente.

Qualquer coisa que fuja das recomendações clássicas ajudam a ter baixa atenuação. Variação de temperatura e taxa de inoculação normalmente são as que mais influenciam (claro, assumindo que a tua mosturação foi completa e numa temperatura não muito alta).

Abraço,
 
Victor,

Tenta colocar um cobertor no seu fermentador, ou um casaco, isso deve aumentar um pouco a temperatura...

Oi Leo,
Já me dei por vencido.
Com esta, amanhã testarei a técnica da gelatina e esse tal de 33 vai pra minha lista negra!...hahaha
Esperava 5.4 % ABV mas empacou em 5%, está de bom tamanho e o melhor que eu faço é liberar o fermentador para outra leva.
 
Bom, preciso fazer uma pergunta antes.... só por garantia: estás medindo a FG com densímetro, certo?

Assumindo que sim, cara, colocar a ceva num lugar com temperatura sem muita variação ou ainda ficar medindo a temperatura ambiente pra tirar qualquer base não adianta... nada. A cerveja fermenta numa temperatura bem diferente da temperatura ambiente, pois a fermentação gera calor, por vezes ficando 6 graus ou até mais acima da temperatura ambiente.

Qualquer coisa que fuja das recomendações clássicas ajudam a ter baixa atenuação. Variação de temperatura e taxa de inoculação normalmente são as que mais influenciam (claro, assumindo que a tua mosturação foi completa e numa temperatura não muito alta).

Abraço,

Oi Guenther!
Enquanto eu respondia ao Leo, você escrevia e eu não vi.
O fermentador está com +/- 45 litros, por isso move- lo de lugar é impraticável.
As medidas foram feitas com refratometro e não densímetro, será que a diferença é grande assim?
A medida de temperatura é feita com o termopar na parede da fermentador e isolado com um pedaço de isopor.
Minhas rampas de brassagem foram: 64°→90 min. e 76°→ 10 min.
Ainda que eu não tenha chegado aos 5.4 e fiquei somente em 5%, o que mais me intrigou foi a turbidez!
 
Segue a foto do fermentador com o termopar acoplado.
uploadfromtaptalk1399415918121.jpguploadfromtaptalk1399415948450.jpg
 
Victor,

Se você fez a medição com o refratometro ai ta o problema...

vc tem que corrigir a medição pois o alcool cria uma distorção nela...
 
Meu densimetro quebrou mas todas as vezes que comparei os resultados entre densimetro e refratometro as diferenças foram desprezíveis. Será que desta vez não? E quanto a turbidez?
 
Cara, em relação a turbidez, o S-33 é, na minha opinião, o pior de todos. Fiz uma Pumpkin Ale com ele, o sabor está fantástico, mas a apresentação dela, está horrivel, parece barro. Não usei gelatina, apenas 0 graus uns poucos dias por que eu queria um pouco de turdidez, mas ficou muito além do que eu queria. A atenuação foi como eu esperava, OG 1039 e FG 1014, perfeita.

Estou com outra leva fermentando, munha São Joale, está muito turva também, mas essa vou aplicar a gelatina pois quero que pareça com quentão. Quanto a atenuação, essa até passou um pouco do que queria, esperava uma FG de 1015, parou com 1011, mas foi bem demorada essa atenuação, 10 dias a 23 graus. A OG foi 1076. Não é meu fermento favorito, mas tem seu charme.

Abraços.
 
Cara, em relação a turbidez, o S-33 é, na minha opinião, o pior de todos. Fiz uma Pumpkin Ale com ele, o sabor está fantástico, mas a apresentação dela, está horrivel, parece barro. Não usei gelatina, apenas 0 graus uns poucos dias por que eu queria um pouco de turdidez, mas ficou muito além do que eu queria. A atenuação foi como eu esperava, OG 1039 e FG 1014, perfeita.

Estou com outra leva fermentando, munha São Joale, está muito turva também, mas essa vou aplicar a gelatina pois quero que pareça com quentão. Quanto a atenuação, essa até passou um pouco do que queria, esperava uma FG de 1015, parou com 1011. A OG foi 1076. Não é meu fermento favorito, mas tem seu charme.

Abraços.

Hehehe....a coisa ficou mesmo muito feia! Hahaha
Não sou muito chegado à cervejas cristalinas, uma leve turbidez tem seu charme mas esta ficou horrorosa! Hahaha...ficou quase parecendo leite de onça.
Na segunda tirei um copo e coloquei no freezer (2°), ontem fui provar o sabor e aparência...eca!...uma lama branca e espessa no fundo do copo e ainda muita turbidez.
Já tinha usado o S-33 antes mas dessa vez ele me espantou!
A atenuação parece mesmo ter emperrada.
Talvez hoje eu aproveite para usar os procedimentos postados pelo Guenther para clarificar com gelatina.
Este 33 foi pra minha lista negra...hehehe
 
Buenas:

Estou fermentando uma wit com s-33,. Fermento (OG 1060 , Fg 1018 se não me engano)
atenuação pelo beersmith algo como 70 % ,, em 3 dias paro a atividade no airlock e foi isso mesmo,. apos varias mediçoes nos dias seguintes nao atenuo mais.

Temperatura inicial de fermentaçao 18 graus
assim que tiver pronta mando fotos da própria,. que por ser uma wit ficara mais turba.

PS. Eu sei que ficou fora do estilo a OG/FG antes que alguem se manifeste:cross:
:mug:

abraços
 
coletei uma amostra ontem da blond.

com o mesmo mosto fiz parte com us05 e outra com o s33.
us05 fermentando a 18º: FG(atual)1010, pouco turva
s33 fermentando a 19º: FG(atual) 1015, muito turva (parece leite com suco de laranja)

sábado medirei novamente. Elas estão ha 8 dias fermentando.
 
...
s33 fermentando a 19º: FG(atual) 1015, muito turva (parece leite com suco de laranja)
...

Hahaha.....parece a minha!!!
Qual foi a OG?
Tenha paciencia, prq a coisa vai demorar!
Parece que este fermento é fogo de palha, começar logo uma fermentação vigorosa e depois vai de ré quase parando.
 
Hahaha.....parece a minha!!!
Qual foi a OG?
Tenha paciencia, prq a coisa vai demorar!
Parece que este fermento é fogo de palha, começar logo uma fermentação vigorosa e depois vai de ré quase parando.

1056
quando ficarem prontas vou postar fotos.

Mas por falar nisto, estou agora em romance com o s-04, que maravilha. Rápido, eficiente, limpo.
 
Hoje, fui medir a FG.
Fiquei surpreso com o resultado!
Deu 1.006 de gravidade já corrigido uma atenuação aparente de 88%!!!
A brassagem foi dia 20/04, passaram 35 dias e acabou com uma bela atenuação.
A fermentação deu-se em 18.5ºC.
Continua bastante turva e irei clarificar com gelatina.
Não gostei deste fermento, ao menos nestas condições.
Muito demorado, apesar de início vigoroso e um resultado bastante turvo/leitoso.
 
Hoje, fui medir a FG.
Fiquei surpreso com o resultado!
Deu 1.006 de gravidade já corrigido uma atenuação aparente de 88%!!!
A brassagem foi dia 20/04, passaram 35 dias e acabou com uma bela atenuação.
A fermentação deu-se em 18.5ºC.
Continua bastante turva e irei clarificar com gelatina.
Não gostei deste fermento, ao menos nestas condições.
Muito demorado, apesar de início vigoroso e um resultado bastante turvo/leitoso.

Caro Victor:
Eu fiquei surpreso pela a velocidade que a minha wit fermento,. se não me engano em três dias o air lock já não borbulhava mais! apos varias leituras nos dias seguintes a FG não mudo nada!
Eu comecei a fermentar a 18 graus e depois do quarto dia fui aumentando gradativamente ate atingir uns 22 graus e assim terminar a fermentação secundaria!
Ja se passaram 12 dias de fermentação entre primaria e secundaria e a uns três dias atras baixei a temperatura para com começar a decantar.
O cheiro mudo bastante nos últimos dias., o meu nariz ainda não e tao treinado assim como para detectar algum off, mas, eu sinto ainda um leve cheiro de fermento pelo qual deixarei mais alguns dias para ver se diminui.
As ultimas amostras que tirei gostei bastante da cor, nao achei tao leitoso como falam no post!, por se tratar de uma cerveja que debe se consumir "verde" gostei do resultado do fermento,. processo de fermentação rápido com uma media maturação/clarificação acho que em um mes ou menos da pra tomar esta ceva!
Assim que tiver fotos posto;

Abraço e boas :mug:
 
Caros, também tendo problemas com o S-33 (vide outro post), em pesquisa, acabei no website da Fermentis (http://www.fermentis.com/). E consultei os data-sheets dos diferentes fermentos por eles produzidos. Vale a pena conferir, pois pude entender várias coisas do comportamento deles após esta leitura.
Abraços,

Mario
 
caros amigos,.

ontem tirei uma amostra! estou muito satisfeito com o resultado, o aroma esta ficando muito bom,. e falando em aroma estou a fim de fazer uma infusação(tipo dry hopping so que sem lupulo) com zimbro nos últimos 4 dias,. Para dar um aroma a mais! afinal de contas o espirito de experimentar coisas novas tem que estar sempre presente:rockin:
Alguma sugestão???
 

Attachments

  • fotodawit.jpg
    fotodawit.jpg
    23.5 KB · Views: 426
Apenas dando um retorno sobre a cerveja.

Hoje estou tomando, ficou uma excelente cerveja!
E para minha surpresa (mais uma!) o S-33 deixou um perfil bem limpo e crispy, outra surpresa pois esperava um perfil frutado!
Já tirei ele de minha lista negra!
Farei mais algumas usando o mesmo fermento e sem fazer a clarificação com gelatina.
Apesar de ter feito a clarificação com gelatina, tenho dúvidas se fiz da maneira correta pois ainda não encontrei um vídeo que mostrasse o leve whirlpool ou a leve mexida no mosto.
No final das contas gostei muito do fermento.
 
Apenas dando um retorno sobre a cerveja.

Hoje estou tomando, ficou uma excelente cerveja!
E para minha surpresa (mais uma!) o S-33 deixou um perfil bem limpo e crispy, outra surpresa pois esperava um perfil frutado!
Já tirei ele de minha lista negra!
Farei mais algumas usando o mesmo fermento e sem fazer a clarificação com gelatina.
Apesar de ter feito a clarificação com gelatina, tenho dúvidas se fiz da maneira correta pois ainda não encontrei um vídeo que mostrasse o leve whirlpool ou a leve mexida no mosto.
No final das contas gostei muito do fermento.

Que bom cara!

Agora, sobre a necessidade de fazer whirpool na hora de adicionar gelatina eu discordo. Fiz isso apenas uma vez (da primeira vez que coloquei gelatina) e nunca mais. Sempre obtive uma cerveja perfeitamente transparente usando gelatina, sem encostar nela, nem sacudir fermentador nem nada. Se esse é o receio, vai sem medo!
 
Pois é Tiago...tô meio enrolado com essa gelatina! Hehehe
Mas essa cerveja, principalmente o fermento me surpreendeu desde o primeiro instante e no final tbm para minha surpresa ficou parecendo uma lager!
Como disse em recente post, estava pensando em usar o US-05 pra fazer uma híbrida mas com esse resultado acho que usarei o S33
 
Ressuscitando o tópico pra não criar outro...

Estou fermentando uma Belgian Blond Ale com S-33 e aconteceu o que várias pessoas relataram aqui e no HBT americano: Depois de 3 dias fermentando vigorosamente e quase atingindo a atenuação prevista o fermento ficou preguiçoso e a desidade parou de atenuar.

Estava mantendo 19° e depois de ler alguns relatos de que o S-33 se dá melhor com temperaturas um pouco mais altas resolvi seguir a dica que li de manter 21°C (70°F) e depois de 1 dia, voltou a atenuar. :mug:
 
Ressuscitando o tópico pra não criar outro...

Estou fermentando uma Belgian Blond Ale com S-33 e aconteceu o que várias pessoas relataram aqui e no HBT americano: Depois de 3 dias fermentando vigorosamente e quase atingindo a atenuação prevista o fermento ficou preguiçoso e a desidade parou de atenuar.

Estava mantendo 19° e depois de ler alguns relatos de que o S-33 se dá melhor com temperaturas um pouco mais altas resolvi seguir a dica que li de manter 21°C (70°F) e depois de 1 dia, voltou a atenuar. :mug:

Que bom.

Muitos fermentos se comportam dessa forma, além do s-33, alguns mais, outros menos sensíveis. Por isso é indicado o aumento de temperatura no final das fermentações.

Abraço
 
Ressucitando o tópico mais uma vez...

Olá, pessoal. Sou iniciante e estou fazendo uma wit (sozinho) pela primeira vez. A brassagem foi no último sábado (22/08) e no domingo o airlock borbulhava "como nunca", tudo bem até aí. Ontem de manhã, segunda-feira, tudo parecia ter parado (na verdade estava bem lento). Ontem à noite fiquei de olho no airlock e ele borbulhava, mais ou menos, uma vez a cada 30 ou 40 segundos.

Eu tinha me programado para fazer o seguinte:

Dia 0 (brassagem) - inoculação do fermento, fermentação a 18º;
Dia 5 - subir a temperatura para 21º para consumir o restante de diacetil e manter assim por 3 dias;
Dia 8 - Baixar a temperatura para 2º e manter por 7 dias;
Dia 15 - Envase;

Com base nisso, tenho algumas perguntas:

1 - Essa "desaceleração" da fermentação é esperada? Devo fazer algo?
2 - Tendo havido essa "desaceleração", essas mudanças de temperatura (e o período de duração delas) estão Ok? Se não, o que devo fazer?

Desde já, obrigado pela atenção de todos!
 
Ressucitando o tópico mais uma vez...

Olá, pessoal. Sou iniciante e estou fazendo uma wit (sozinho) pela primeira vez. A brassagem foi no último sábado (22/08) e no domingo o airlock borbulhava "como nunca", tudo bem até aí. Ontem de manhã, segunda-feira, tudo parecia ter parado (na verdade estava bem lento). Ontem à noite fiquei de olho no airlock e ele borbulhava, mais ou menos, uma vez a cada 30 ou 40 segundos.

Eu tinha me programado para fazer o seguinte:

Dia 0 (brassagem) - inoculação do fermento, fermentação a 18º;
Dia 5 - subir a temperatura para 21º para consumir o restante de diacetil e manter assim por 3 dias;
Dia 8 - Baixar a temperatura para 2º e manter por 7 dias;
Dia 15 - Envase;

Com base nisso, tenho algumas perguntas:

1 - Essa "desaceleração" da fermentação é esperada? Devo fazer algo?
2 - Tendo havido essa "desaceleração", essas mudanças de temperatura (e o período de duração delas) estão Ok? Se não, o que devo fazer?

Desde já, obrigado pela atenção de todos!


E a densidade? Como está?
 
E a densidade? Como está?

Então, acabei de chegar em casa e fui medir a densidade. Como não tenho densímetro, usei o refratômetro e o beersmith para converter (usei a opção de cálculo "Densidade do mosto fermentado"). Os dados do cálculo foram esses:

- Tipo de cálculo: Densidade do Mosto Fermentado;
- Leitura do refratômetro: 7.3 Brix (tava bem difícil de ler, deu algo em torno de 7 e 7.5);
- Densidade inicial: 1.047
- Densidade Corrigida: 1.018 (a estimativa pela receita é 1.012)
- ABV: 3.86% (a estimativa é chegar a 4.8%)

Se nada estiver errado nessa conta, ainda há algo a fermentar. Nesse momento faz pouco mais de 3 dias (dos 5 que eu esperava para manter a 18º C antes de subir para 21º C).

O que acham? Devo subir logo agora para 21 graus? Continuo por mais 2 dias para daí então subir?
 
Se parou de atenuar, eu já subiria a temperatura para ver se a levedura acorda, assim como fez o Minholi. Não adianta manter nessa temperatura se a fermentação está estagnada....
E depois de subir, não se prenda ao número de dias programados. Continue medindo a densidade e espere atenuar completamente. Depois disso deixe o tempo para descanso de diacetil
 

Latest posts

Back
Top