F.G alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 5, 2021
Messages
22
Reaction score
8
Location
são paulo-SP, Brasil
Olá amigos, recentemente fiz um post, sobre problemas de O.G alta, o problema já foi resolvido e aparentemente o problema realmente era o termometro.
porém devido a isso, fiz um dark strong ale que aparentemente não teve uma boa sacarificação.
seu F.G está em torno de 1030 faz uns dias, e nao parece que vai descer, apesar de ter co2.
a quantidade de fermento é suficiente com certeza, realmente deve ser a sacarificação que faltou, alguém sugere algo para salvar essa cerveja ou nao tem muito que possa ser feito???
obrigado a todos!
 
São MUITAS as variáveis para isso. Vamos vendo uma a uma, até encontrar a resposta!

1º) ta fazendo a medição com refratômetro? Se sim, está jogando os dados em uma calculadora, para desconsiderar o efeito do álcool na leitura? Essa faixa de 1.030 é a leitura que eu geralmente tenho, a depender da OG.

2º) que cepa está usando? Fala aí as estatísticas da cerveja.
 
Olá, usei a safeale s33, eu sei que não é o ideal mas, nao quis comprar uma pra treppist.
Bom, a cerveja saiu a 1060, bem abaixo do esperado (possivelmente por conta novamente da conversão de açúcar), e uso densimetro para ver a densidade.
A cerveja está muito interessante, usei um pouco de Rye Malt que deu um aspecto condimentado picante, malte de trigo, pilsen, caraaroma e malte de trigo dark. porém está meio grossa, com um aspecto de caldo. Foram cerca de 5kg de malte para o esperado que era 12-14 litros no fermentador.
 
Olá amigos, recentemente fiz um post, sobre problemas de O.G alta, o problema já foi resolvido e aparentemente o problema realmente era o termometro.
porém devido a isso, fiz um dark strong ale que aparentemente não teve uma boa sacarificação.
seu F.G está em torno de 1030 faz uns dias, e nao parece que vai descer, apesar de ter co2.
a quantidade de fermento é suficiente com certeza, realmente deve ser a sacarificação que faltou, alguém sugere algo para salvar essa cerveja ou nao tem muito que possa ser feito???
obrigado a todos!
Bom dia! Se não houve a conversão na brassagem, não tem muito o que fazer, não... Caso tenha ficado com teor alcoólico muito baixo, vc pode colocar outra fonte de açúcar pra dar uma aumentada. Não vai mudar muito a FG, mas pode dar uma balanceada.
 
Qual foi a temperatura de sacarificação?
Chutando uma hipótese: se vc trabalhou com uma temperatura alta e, dependendo do teu processo, a temperatura subiu mais do que devia, pode ter desnaturado as enzimas, o que explicaria a baixa OG (sem enzimas vai parar de sacarificar).
Agora, uma alta FG, considerando que já fermento tudo que tinha pra fermentar, se dá por açúcares não fermentaveis, que aparecem na mostura com temperatura alta de sacarificação (próximo de 70ºC).
Para evitar futuros acidentes (garrafas explodindo), eu inocularia mais levedura. Se ainda houver fermentaveis, ela vai consumir. Senão, é correr pro abraço e tomar a cerveja rsrs
Em futuras levas, você pode revisar a temperatura de sacarificação e tb a levedura (a s33 tem baixa atenuação).
 
Provavelmente vc brassou com temp muito alta.
Agora... 5kg de malte, pra 14L de mosto no fermentador, é bastante coisa.
Eu uso 5kg pra tirar 20/21L pro fermentador.
 
Qual foi a temperatura de sacarificação?
Chutando uma hipótese: se vc trabalhou com uma temperatura alta e, dependendo do teu processo, a temperatura subiu mais do que devia, pode ter desnaturado as enzimas, o que explicaria a baixa OG (sem enzimas vai parar de sacarificar).
Agora, uma alta FG, considerando que já fermento tudo que tinha pra fermentar, se dá por açúcares não fermentaveis, que aparecem na mostura com temperatura alta de sacarificação (próximo de 70ºC).
Para evitar futuros acidentes (garrafas explodindo), eu inocularia mais levedura. Se ainda houver fermentaveis, ela vai consumir. Senão, é correr pro abraço e tomar a cerveja rsrs
Em futuras levas, você pode revisar a temperatura de sacarificação e tb a levedura (a s33 tem baixa atenuação).
Não meu irmaozinho, eu já expliquei que provavelmente o a temperatura estava mais baixa do que deveria, o termômetro apresentou temperatura maior do que a real.
 
Não meu irmaozinho, eu já expliquei que provavelmente o a temperatura estava mais baixa do que deveria, o termômetro apresentou temperatura maior do que a real.
Entendo. Não vi vc falando da temperatura nas respostas anteriores. Ainda não está claro qual foi a temperatura de sacarificação. Como você aferiu a temperatura real?
De qualquer forma, ainda inocularia mais levedura para garantir que todos os fermentaveis foram consumidos.
 
Esse negócio de ficar remendando, aqui nunca tive boas experiências.
Eu daria uma chacoalhada no fermentador pra colocar as leveduras em suspensão novamente e esperaria mais um pouco, se não tiver mais atenuação, seguiria adiante..
 
Uma teste que você pode fazer é pegar um pouco da cerveja em um copo e adicionar um pouco de fermento de pão, depois de 1, 2 dias, você mede a densidade novamente, se baixou é por que ainda tem açucar para fermentar e a levedura do balde não comeu tudo, ai vale comprar um novo pacote da levedura que usou e jogar para terminar a fermentação.
 
Não meu irmaozinho, eu já expliquei que provavelmente o a temperatura estava mais baixa do que deveria, o termômetro apresentou temperatura maior do que a real.
O que é mais estranho é que se a temperatura da mostura estava abaixo da temperatura alvo, provavelmente ela fermentaria mais do que o previsto, e não o contrário.
Uma questão que me passou pela cabeça, qual foi o grist de maltes que usou? Quanto de malte especial/malte base utilizou na receita? Pergunto pq vi que usou vários tipos de malte, mas se o percentual de maltes especiais for muito elevado, a FG tende a ficar alta mesmo. Os maltes especiais fermentam muito menos, quase nada, por isso o percentual de uso deles é pequeno, é característica deles.
 
O que é mais estranho é que se a temperatura da mostura estava abaixo da temperatura alvo, provavelmente ela fermentaria mais do que o previsto, e não o contrário.
Uma questão que me passou pela cabeça, qual foi o grist de maltes que usou? Quanto de malte especial/malte base utilizou na receita? Pergunto pq vi que usou vários tipos de malte, mas se o percentual de maltes especiais for muito elevado, a FG tende a ficar alta mesmo. Os maltes especiais fermentam muito menos, quase nada, por isso o percentual de uso deles é pequeno, é característica deles.
Provavelmente estava abaixa da ideal da beta amilase também.
O grist era 2kg de pilsen, 2 de trigo, 600gr de dark wheat, 300gr de malte de centeio e 300gr de aromasupreme swaen, receita adaptada de uma saída do brewfather que se chamava "westvleteren 12 copy"
 
Provavelmente estava abaixa da ideal da beta amilase também.
O grist era 2kg de pilsen, 2 de trigo, 600gr de dark wheat, 300gr de malte de centeio e 300gr de aromasupreme swaen, receita adaptada de uma saída do brewfather que se chamava "westvleteren 12 copy"
Como parece que são tuas primeiras brassagens, eu te aconselho a fazer receitas mais simples até ter total domínio do equipamento e processo. Essa westvleteren 12 é considerada por muitos a melhor cerveja do mundo. De certo, não deve ser muito fácil de acertar...
Mas é só uma sugestão, espero que não te ofendas.

Abraço.
 
Como parece que são tuas primeiras brassagens, eu te aconselho a fazer receitas mais simples até ter total domínio do equipamento e processo. Essa westvleteren 12 é considerada por muitos a melhor cerveja do mundo. De certo, não deve ser muito fácil de acertar...
Mas é só uma sugestão, espero que não te ofendas.

Abraço.
Conheço muito bem o processo amigo, ja fiz umas 30 brassagens, conheço a wesvleteren, ja fiz trippel e conheço a escola belga. novamente vou dizer o que é o provável, a temperatura não foi suficiente fazer alfa-amilase quebrar todo amido, acho apenas curioso o fato de haver co2 e o fg cair muito pouco, provavelmente há fermentação mas o fermento está tendo dificuldade. mas obrigado pela preocupação, essa semana varei outra quadruppel com meu novo termômetro
 
Provavelmente estava abaixa da ideal da beta amilase também.
O grist era 2kg de pilsen, 2 de trigo, 600gr de dark wheat, 300gr de malte de centeio e 300gr de aromasupreme swaen, receita adaptada de uma saída do brewfather que se chamava "westvleteren 12 copy"
Realmente o grist não é exagerado em maltes especiais, quase certeza mesmo que foi a temperatura como você suspeita.
Só pra ter referência, chegou a testar o termômetro pra ver quantos ºC de erro ele está?
Outra coisa, a OG bateu o esperado? Quando vejo vídeos sobre mostura a frio, eles fazem isso pra OG ficar baixa e manter o corpo da cerveja, então presumo que a OG também tenha ficado abaixo do esperado.
 
O termometro era analogico, então ele batia a temperatura e continuava subindo, quando a real era bem menor, agr tenho um analógico.
A OG deu 1.060 +-, menos que a esperado que era pelo menos 1.090, ja falei acima disso, mas isso de corpo é superestimado com a qualidade de maltes de hoje em dia, basta deixar a temperatura na casa dos 68-69 que a alfa amilase se beneficia
 
Back
Top