Extrato Mr. Malt Pilsen - Problema!?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Salve!

Pessoal, vou partir para meu segundo kit de extrato já lupulado(por falta de equipamentos aqui). O primeiro que fiz foi uma Pale Ale da Country Brewer(Australiano), agora quero fazer uma Pilsen da Mr. Malt(Italiano) pra aproveitar a temperatura baixa no Sul, que tornaria difícil fermentar uma Ale.

Estudei um pouco sobre fermentação antes da minha primeira cerveja, as instruções do fabricantes vão de encontro a tudo que aprendi até agora, então venho pedir a ajuda de vocês quanto às informações de fermentação fornecidas pelo fabricante. O que vocês acham?

Deixe o recipiente em um local escuro e aquecido (25˚C) e deixe fermentar por 10 dias. Coloque a cerveja em outro recipiente limpo sem misturar o conteúdo sedimentado no fundo, ou seja, separe o líquido do material sedimentado no fundo do balde. Este sedimento deve ser jogado fora. Depois, dissolva a quantidade de AÇÚCAR 2 na cerveja. Imediatamente engarrafe a cerveja (as garrafas devem ser esterilizadas) ou coloque-a em barris e deixe em um local aquecido por cerca de 5 a 7 dias. Esta segunda fermentação demora cerca de uma semana. Deixe a cerveja maturar por pelo menos 3-8 semanas em um local escuro e resfriado (10˚C a 16˚C). Aproveite sua cerveja!

A única temperatura baixa usada no processo é após o primming e engarrafamento.
 
Cara fermentar pilsen a 25ºC não é uma idéia boa, qual é o fermento que veio neste "kit"?
 
Salve!

Pessoal, vou partir para meu segundo kit de extrato já lupulado(por falta de equipamentos aqui). O primeiro que fiz foi uma Pale Ale da Country Brewer(Australiano), agora quero fazer uma Pilsen da Mr. Malt(Italiano) pra aproveitar a temperatura baixa no Sul, que tornaria difícil fermentar uma Ale.

Estudei um pouco sobre fermentação antes da minha primeira cerveja, as instruções do fabricantes vão de encontro a tudo que aprendi até agora, então venho pedir a ajuda de vocês quanto às informações de fermentação fornecidas pelo fabricante. O que vocês acham?

Deixe o recipiente em um local escuro e aquecido (25˚C) e deixe fermentar por 10 dias. Coloque a cerveja em outro recipiente limpo sem misturar o conteúdo sedimentado no fundo, ou seja, separe o líquido do material sedimentado no fundo do balde. Este sedimento deve ser jogado fora. Depois, dissolva a quantidade de AÇÚCAR 2 na cerveja. Imediatamente engarrafe a cerveja (as garrafas devem ser esterilizadas) ou coloque-a em barris e deixe em um local aquecido por cerca de 5 a 7 dias. Esta segunda fermentação demora cerca de uma semana. Deixe a cerveja maturar por pelo menos 3-8 semanas em um local escuro e resfriado (10˚C a 16˚C). Aproveite sua cerveja!

A única temperatura baixa usada no processo é após o primming e engarrafamento.

Eu ignoraria a indicação do fabricante e tentaria começar a apenas 10ºC.
Existe uma possibilidade de esse kit não ser uma pilsen de verdade, e usar fermento ale (alta fermentação), seria como uma cream ale. Isso é um chute meu, baseado na indicação de 25ºC do fabricante. Eu não sei que equipamentos você possui (densímetro, refratômetro, ou um simples airlock) para tentar identificar se está ocorrendo a fermentação. Mas após um tempo (uns dias) de inatividade a 10ºC eu consideraria a possibilidade de o fermento ser ale, e subiria 2ºC por dia até perceber atividade a partir daí seguiria o processo.
 
Salve!

Pessoal, vou partir para meu segundo kit de extrato já lupulado(por falta de equipamentos aqui). O primeiro que fiz foi uma Pale Ale da Country Brewer(Australiano), agora quero fazer uma Pilsen da Mr. Malt(Italiano) pra aproveitar a temperatura baixa no Sul, que tornaria difícil fermentar uma Ale.

Estudei um pouco sobre fermentação antes da minha primeira cerveja, as instruções do fabricantes vão de encontro a tudo que aprendi até agora, então venho pedir a ajuda de vocês quanto às informações de fermentação fornecidas pelo fabricante. O que vocês acham?

Deixe o recipiente em um local escuro e aquecido (25˚C) e deixe fermentar por 10 dias. Coloque a cerveja em outro recipiente limpo sem misturar o conteúdo sedimentado no fundo, ou seja, separe o líquido do material sedimentado no fundo do balde. Este sedimento deve ser jogado fora. Depois, dissolva a quantidade de AÇÚCAR 2 na cerveja. Imediatamente engarrafe a cerveja (as garrafas devem ser esterilizadas) ou coloque-a em barris e deixe em um local aquecido por cerca de 5 a 7 dias. Esta segunda fermentação demora cerca de uma semana. Deixe a cerveja maturar por pelo menos 3-8 semanas em um local escuro e resfriado (10˚C a 16˚C). Aproveite sua cerveja!

A única temperatura baixa usada no processo é após o primming e engarrafamento.

Alguns ponto.

1 - Ignore completamente as informações do fabricante. Os tópicos fixos na area de fermentação justificam minha sugestão. (Leia!!)

2 - Eu faço ales e moro na mesma cidade que você. Não vejo dificuldades em manter o fermento a 18ºC ~ 19ºC dentro de casa.

Na verdade, minha dificuldade está justamente em fazer lagers sem geladeira/freezer dedicado (uso caixa térmica, lampada e tic)

Meus 2 centavos.
 
Vou copiar o que escrevi em outro tópico com o assunto muito parecido.

Parafraseando John Palmer:

"Regras dos kits de cerveja
1. Não siga as instruções na lata, que pedem a adição de açúcar de cana ou de milho.
2. Não use o fermento que vem na lata.(a não ser que seja de uma marca conhecida e tenha uma data de validade impressa.)
A razão é que a levedura que vem com o kit pode ser velha, e provavelmente não foi armazenada nas condições ideais. Também pode ser uma levedura de má qualidade. O ideal é comprar leveduras de marca reconhecida. No capítulo 6 há mais informação sobre leveduras."

Recomendo a leitura dos capítulos 1 ao 3 do livro dele. Lá tem muita explicação para fazer uma boa cerveja a partir do extrato de malte, sendo ele lupulado ou não.
 
Cara fermentar pilsen a 25ºC não é uma idéia boa, qual é o fermento que veio neste "kit"?
Não sei dizer qual é o fermento pq não vem escrito no pacotinho, mas a orientação de fermentar a 25º é para todas as cervejas. Acho que vou usar outro fabricante com informações mais confiáveis...
 
Vou copiar o que escrevi em outro tópico com o assunto muito parecido.

Parafraseando John Palmer:

"Regras dos kits de cerveja
1. Não siga as instruções na lata, que pedem a adição de açúcar de cana ou de milho.
2. Não use o fermento que vem na lata.(a não ser que seja de uma marca conhecida e tenha uma data de validade impressa.)
A razão é que a levedura que vem com o kit pode ser velha, e provavelmente não foi armazenada nas condições ideais. Também pode ser uma levedura de má qualidade. O ideal é comprar leveduras de marca reconhecida. No capítulo 6 há mais informação sobre leveduras."

Recomendo a leitura dos capítulos 1 ao 3 do livro dele. Lá tem muita explicação para fazer uma boa cerveja a partir do extrato de malte, sendo ele lupulado ou não.
Qual é o problema com o açúcar adicionado?
 
Não sei dizer qual é o fermento pq não vem escrito no pacotinho, mas a orientação de fermentar a 25º é para todas as cervejas. Acho que vou usar outro fabricante com informações mais confiáveis...

Não importa qual fermento vc irá usar, NÃO SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE.

Isso é muito importante. O fabricante orienta como fazer cerveja, a gente orienta a fazer cerveja boa. :rockin:
 
Qual é o problema com o açúcar adicionado?

Nenhum se você souber porque está utilizando.

Geralmente, usa-se açucar para aumentar o teor alcoólico.

Além disso, mais que 10% de açucar como adjunto pode fazer seu fermento ficar preguiçoso e não completar a fermentação toda. Por preguiçoso, entenda readaptação ao consumo de maltose.

Creio que o 'How to brew' tem uma explicação mais detalhada sobre isso. Vale a consulta.
 
@Renangust,

Já pensou em fazer cerveja de extrato sem depender de kits? Comprar o extrato (DME/LME), os lúpulos e fermento separado e fazer a sua cerveja? Acho que pode ser um caminho interessante em termos de aprendizado/qualidade e principalmente, custo.
 
E dá pra fazer cervejas ganhadoras de concurso assim... exemplo são as receitas do Brewing Classic Styles. Pode pegar esse livro e fazer as receitas, já tem muito extrato bacana vindo pro país.

Abraço
 
@Renangust,

Já pensou em fazer cerveja de extrato sem depender de kits? Comprar o extrato (DME/LME), os lúpulos e fermento separado e fazer a sua cerveja? Acho que pode ser um caminho interessante em termos de aprendizado/qualidade e principalmente, custo.
Cara, já pensei sim, é difícil depender da falta de variedade de extratos e kits.

Eu faço cerveja dessa forma por não ter ainda nenhuma panela, em dois ou três meses comprarei as minhas, esse é o único motivo :)
 
Cara, já pensei sim, é difícil depender da falta de variedade de extratos e kits.

Eu faço cerveja dessa forma por não ter ainda nenhuma panela, em dois ou três meses comprarei as minhas, esse é o único motivo :)

Como o @Tiago disse, há cervejas ganhadoras de concurso feitas de extrato.

Eu gosto de extrato pela facilidade que eu tenho em fazer levas de 5 litros.

Apesar de ter um Setup legal para 20 litros (acabei de montar meu HERMS, uhu!!!! :rockin: ), eu recorro ao extrato pela facilidade e praticidade ao testar coisas novas. Faço levas de 5 litros em 3 horas com DME + Step mash. Fica lindão!!

Abraço.
 
Back
Top