Excesso de açúcar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

stefz

Member
Joined
Jul 11, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Pessoal,

Há pouco menos de 2 dias terminei meu primeiro lote (American Blonde Ale) e estão refermentando na garrafa para carbonatar.

Meu lote era de 20L, porém como foi a primeira brassagem da minha vida e eu estava bastante atrapalhado, acabei perdendo muito líquido, fui bastante conservador para não levar sedimentos para o envase e acabei chegando no final com pouco mais de 14L para engarrafar.

Como estava fazendo uma receita de um kit Blond Ale do Lamas, ela veio com um potinho de 190g de açúcar invertido para ser utilizado em 20L, que eu acabei fervendo 5 minutos com 100ml de água (conforme instruções no rótulo) e utilizando inteiro na minha leva, sem calcular a proporção devida.

A minha preocupação agora é de ter fabricado algumas granadas, ou no mínimo ter uma cerveja ultra carbonatada e que não seja agradável ao consumo.

O pote do Lamas vem descrito como 190g, mas no meu entender não são exatamente 190g de açúcar, pois como é uma calda, existe água ali também não é? Desta maneira não sei exatamente quantos gramas de açúcar existe ali - a única informação concreta que tenho é que a quantidade foi previamente dimensionada para 20L.

Uma informação adicional: além do cold crash, eu utilizei gelatina no final da maturação, o que deixou a cerveja bastante límpida (fotos anexas) - isto deve de certa forma ter diminuído a quantidade de levedura no líquido, imagino.

O que acham que devo fazer agora? Deixar como está? Por quanto tempo? Comprar um manômetro de garrafa? Estou um pouco aflito, achei que minha primeira cerveja ficou tão "bonita", perdê-la seria frustrante.

Conto com a ajuda dos colegas cervejeiros.

Abraços,
Stefano
 

Attachments

  • 19961435_694053267462963_360170475802472799_n.jpg
    19961435_694053267462963_360170475802472799_n.jpg
    42.7 KB · Views: 49
  • 19990571_694053264129630_9150443697480486136_n.jpg
    19990571_694053264129630_9150443697480486136_n.jpg
    45.2 KB · Views: 50
Boa noite qual foi a maior temperatura na fermentacao? De qualquer forma coloque as cerveja em uma caixa num lugar protegido caso algo estoure e abra 1 garrafa a cada 4 dias por aí pra garantir... assim q estiver boa coloque elas na geladeira...

Rodrigo
 
Digamos que o pacote tenha 6g/l de açúcar (não penso que seja mais do que isso). Serão 120g de açúcar (pros 20 litros calculados).
Se vc fez 14 litros e colocou 120g de açúcar, vai ter +- 8,6g/l. Não vai estourar a sua garrafa (provavelmente) mas vai estar BEM carbonatada.

Após uns 5/6/7/8 dias abra uma e se estiver boa coloque na geladeira pra não correr riscos...E na próxima vez esqueça esses pacotinhos prontos e calcule vc mesmo. É mais certeiro e te faz conhecer mais o processo, o que é bem importante...

Relaxe e faça como o rrespindola disse: guarde as garrafas bem protegidas!
 
Boa noite qual foi a maior temperatura na fermentacao? De qualquer forma coloque as cerveja em uma caixa num lugar protegido caso algo estoure e abra 1 garrafa a cada 4 dias por aí pra garantir... assim q estiver boa coloque elas na geladeira...

Rodrigo

A fermentação foi feita toda em ambiente controlado (geladeira com controlador de temperatura) a 20C. Vou começar a abrir a cada 4 dias para garantir. Obrigado! :)
 
Digamos que o pacote tenha 6g/l de açúcar (não penso que seja mais do que isso). Serão 120g de açúcar (pros 20 litros calculados).
Se vc fez 14 litros e colocou 120g de açúcar, vai ter +- 8,6g/l. Não vai estourar a sua garrafa (provavelmente) mas vai estar BEM carbonatada.

Após uns 5/6/7/8 dias abra uma e se estiver boa coloque na geladeira pra não correr riscos...E na próxima vez esqueça esses pacotinhos prontos e calcule vc mesmo. É mais certeiro e te faz conhecer mais o processo, o que é bem importante...

Relaxe e faça como o rrespindola disse: guarde as garrafas bem protegidas!

Perfeito. Vou começar a abrir uma a cada 4 ou 5 dias para verificar. Como eu utilizei gelatina, imagino que o processo irá demorar um pouquinho mais.

Caso eu abra uma garrafa e constate que a cerveja já está suficientemente carbonatada, coloco na geladeira, porém neste caso poderei ter algum doce residual no sabor, não é?
 
Pare de contar com a sorte e compre um manômetro ASAP.

Manômetro não é luxo, é dispositivo de segurança. ;)
 
Perfeito. Vou começar a abrir uma a cada 4 ou 5 dias para verificar. Como eu utilizei gelatina, imagino que o processo irá demorar um pouquinho mais.

Caso eu abra uma garrafa e constate que a cerveja já está suficientemente carbonatada, coloco na geladeira, porém neste caso poderei ter algum doce residual no sabor, não é?

Fala cara. Se tiver que parar a refermentação devido ao excesso de gás, provavelmente vai encontrar sabor residual do açucar na cerveja sim. Aí é uma questão de escolher se quer arriscar carbonatar de+ ou mesmo estourar alguma tampa ou garrafa ou deixar esse açúcar residual...

Aí só o seu paladar vai poder dizer! Estourar garrafa não é tão fácil assim, tem que ter errado bem no primming ou ter garrafa com defeito.
 
Back
Top