Esquema de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
como vocês normalmente fazem a fermentação? Sei que não existe um número x de dias e tal, mas as etapas em si como fazem?

eu considero:
1. primária - até parar de atenuar
2. diacetil - aumento um grau por dia por 7 dias
3. cold crash - 0 graus por 7 dias pq não consigo envasar durante a semana
4. envase


já vi muita gente depois do diacetil (muitos nem fazem) baixar a temperatura pra 5 graus por uns dias, depois fazer cold crash... será que isso muda algo?

Abraço.
 
como vocês normalmente fazem a fermentação? Sei que não existe um número x de dias e tal, mas as etapas em si como fazem?

eu considero:
1. primária - até parar de atenuar
2. diacetil - aumento um grau por dia por 7 dias
3. cold crash - 0 graus por 7 dias pq não consigo envasar durante a semana
4. envase


já vi muita gente depois do diacetil (muitos nem fazem) baixar a temperatura pra 5 graus por uns dias, depois fazer cold crash... será que isso muda algo?

Abraço.

Já leu isso?

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
como vocês normalmente fazem a fermentação? Sei que não existe um número x de dias e tal, mas as etapas em si como fazem?

eu considero:
1. primária - até parar de atenuar
2. diacetil - aumento um grau por dia por 7 dias
3. cold crash - 0 graus por 7 dias pq não consigo envasar durante a semana
4. envase


já vi muita gente depois do diacetil (muitos nem fazem) baixar a temperatura pra 5 graus por uns dias, depois fazer cold crash... será que isso muda algo?

Abraço.

"Cold Crash" é um termo que se usa pra referir à uma "queda brusca" na temepratura, não necessariamente 0ºC. Se ta a 20ºC e vc seta pra 5ºC e baixa pra lá direto, em questão de horas, é cold crash.

De resto é uma questão de nomenclatura. Vc chama de parada de diacetil, outros chamam de fermentação secundária no mesmo recipiente, uns chamam de maturação... Vc chama de cold crash, outros de clarificação, outros de maturação... hehehehe

Abraço
 
Já... pq? leu oq escrevi?
@juanchristian, todos nós lemos o que tu escreveu... é que ficou estranho pois tu sugeriu justamente o clássico (fermentação primária, secundária - que tu chamou de 'diacetil', cold-crash e envase).......... e por esse motivo que o Fagner (e eu faria o mesmo) sugeriu que tu lesse aquele link...... assim não ficaria dúvidas de que esse processo é o clássico.

Não entendo por que se o ofender com o "Ja leu isso?" do Fagner.

Sobre baixar pra 5, e depois pra mais baixo.......... na verdade baixar de 20 pra 5 já é um "cold crash". De 5 pra 0 não tem nada de "crash".
 
@juanchristian, todos nós lemos o que tu escreveu... é que ficou estranho pois tu sugeriu justamente o clássico (fermentação primária, secundária - que tu chamou de 'diacetil', cold-crash e envase).......... e por esse motivo que o Fagner (e eu faria o mesmo) sugeriu que tu lesse aquele link...... assim não ficaria dúvidas de que esse processo é o clássico.

Não entendo por que se o ofender com o "Ja leu isso?" do Fagner.

Sobre baixar pra 5, e depois pra mais baixo.......... na verdade baixar de 20 pra 5 já é um "cold crash". De 5 pra 0 não tem nada de "crash".

Pq se a ideia é compartilhar experiência acho legal saber como o pessoal faz e qual o resultado... não só fazendo o clássico...

acho que entenderam errado oq chamei de "esquema"... seria pra ver como o pessoal faz na prática, o que leva em conta, mas tudo bem.
 
Então, eu faço a fermentação primária e secundária verificando a densidade, depois jogo logo pra 2°c (cold crash) durante 15 dias (fiz nessa brassagem apenas 10 dias) e depois envase!
Ô agonia esperar pra provar...
 
Pq se a ideia é compartilhar experiência acho legal saber como o pessoal faz e qual o resultado... não só fazendo o clássico...

acho que entenderam errado oq chamei de "esquema"... seria pra ver como o pessoal faz na prática, o que leva em conta, mas tudo bem.
Sim, sem dúvida entendemos errado, pois pareceu que você estava perguntando por algo que já está escrito.

Neste caso de saber opinião, eu esperaria algo do tipo.... "pessoal, sei que o clássico é fazer X, Y, Z...... e eu tenho feito da maneira ABC, mas gostaria como cada um faz suas fermentações e por quê?". :)

Abraço,
 
Back
Top