Engarrafar cerveja maturando a 2 meses - S-04

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal,

gostaria de uma ajuda dos mais experientes com o S-04. Fiz uma Strong Scotch, depois de 1 mês de fermentação eu transferi para um postmix e adicionei cubos de carvalho com bourbon.

Minha idéia inicial era carbonatar no postmix, mas ela ficou tão boa que estou cogitando refermentar na garrafa e até inscrever em concursos mais para frente.

Pergunta é, com esses mais de 2 meses da cerveja maturando, depois de transferida, qual é a probabilidade que vou conseguir carbonatação adequada? Sendo o S-04 de floculação alta, precisarei adicionar mais leveduras?

Obrigado.
 
WTF?

Carbonatação é carbonatação, e quanto mais controle (entenda por 'eu odeio priming') melhor.

Não vejo justificativa para não fazer carbonatação forçada, a não ser a falta de equipamentos.

Mas respondendo tua pergunta, creio que você vai ter leveduras suficientes para fazer priming sim. Apenas irá demorar mais do que os 15 dias habituais.

Na dúvida, pega um pouco dessa cerveja, faz priming e bota numa garrafa piloto com manômetro.

Abraços
 
Exato, a pergunta é em relação a quantidade de levedura em suspensão para realizar o trabalho.

Também prefiro forçada, pela praticidade, mas essa cerveja ficou tão boa que vai ser interessante ter em garrafas para dar para amigos e quem sabe inscrever em um concurso.
 
Pessoal,

gostaria de uma ajuda dos mais experientes com o S-04. Fiz uma Strong Scotch, depois de 1 mês de fermentação eu transferi para um postmix e adicionei cubos de carvalho com bourbon.

Minha idéia inicial era carbonatar no postmix, mas ela ficou tão boa que estou cogitando refermentar na garrafa e até inscrever em concursos mais para frente.

Pergunta é, com esses mais de 2 meses da cerveja maturando, depois de transferida, qual é a probabilidade que vou conseguir carbonatação adequada? Sendo o S-04 de floculação alta, precisarei adicionar mais leveduras?

Obrigado.

Ipera, qual o teor alcoólico dessa cerveja?

Dependendo vc vai ter uma quantidade muito pequena de leveduras saudáveis e mesmo assim bastante estressada devido o trabalho pra fermentar uma cerveja grande e estar em um meio bem alcoólico. Talvez o cenário n seja favorável e convenha a adição de levedura pro priming.
 
Ipera, qual o teor alcoólico dessa cerveja?

Dependendo vc vai ter uma quantidade muito pequena de leveduras saudáveis e mesmo assim bastante estressada devido o trabalho pra fermentar uma cerveja grande e estar em um meio bem alcoólico. Talvez o cenário n seja favorável e convenha a adição de levedura pro priming.

Esse é um bom ponto. E aí vem a minha maior decepção com essa cerveja...eu deletei a receita sem querer do BS!!! E como eu criei a receita eu perdi todos os dados dela (e tenho medo de não conseguir replicar, pois tenho apenas uma idéia da base dela, mas não a proporção exata dos maltes), mas se não me engano deva ter ficado perto dos 7%. Quando eu falo Strong Scotch talvez seja puxando no limite, mas ficou com menos teor alcoolico do que uma Wee Heavy.

Resumindo, diria uns 7%, talvez um pouco menos talvez um pouco mais.
 
Esse é um bom ponto. E aí vem a minha maior decepção com essa cerveja...eu deletei a receita sem querer do BS!!! E como eu criei a receita eu perdi todos os dados dela (e tenho medo de não conseguir replicar, pois tenho apenas uma idéia da base dela, mas não a proporção exata dos maltes), mas se não me engano deva ter ficado perto dos 7%. Quando eu falo Strong Scotch talvez seja puxando no limite, mas ficou com menos teor alcoolico do que uma Wee Heavy.

Resumindo, diria uns 7%, talvez um pouco menos talvez um pouco mais.

Bom, eu acho que vai refermentar com 7% de álcool. Já refermentei na garrafa uma Belgian Dark Strong Ale de 9% e não precisei adicionar levedura... mas foi uma cepa diferente e o meu processo provavelmente é diferente do seu, então n te dou garantia. Mas acredito que refermente.

Abraço!
 
Back
Top