Eficiência no método BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Fala galera beleza?

Estou estudando o método de BIAB para fazer umas levas menores, para experiências com receitas novas e etc.

Comprei meu equipamento e está para chegar.

Para quem usa o método, em média quanto de eficiência conseguem atingir, para eu estimar o que coloco no Beersmith?
 
Fala galera beleza?

Estou estudando o método de BIAB para fazer umas levas menores, para experiências com receitas novas e etc.

Comprei meu equipamento e está para chegar.

Para quem usa o método, em média quanto de eficiência conseguem atingir, para eu estimar o que coloco no Beersmith?

Dae, cara.

Usei apenas 1 vez, e ficou na casa dos 60%.
Sem recirculação, sem lavagem, sem invenção. BIAB tradicional.
Usei a mesma moagem que sempre uso para o método tradicional com fundo falso.
Provavelmente moendo bem fino, consiga um pouco mais de eficiência.
Mas eu colocaria 60%. Se der uma OG pré-fervura menor, será pouca coisa. Se der maior, joga água até atingir.

Abraço!
 
Dae, cara.

Usei apenas 1 vez, e ficou na casa dos 60%.
Sem recirculação, sem lavagem, sem invenção. BIAB tradicional.
Usei a mesma moagem que sempre uso para o método tradicional com fundo falso.
Provavelmente moendo bem fino, consiga um pouco mais de eficiência.
Mas eu colocaria 60%. Se der uma OG pré-fervura menor, será pouca coisa. Se der maior, joga água até atingir.

Abraço!

Pelo visto a eficiência fica bem abaixo então...

valeu
 
BIAB = gastar uns trocos a mais em malte para ter menos trabalho com panelas, filtragem, lavagem etc.

Entendi...

No meu caso específico, comprei a panela e o saco para fazer mostos para starters...

O DME está bastante caro e vale mais a pena aproveitar um dia de brassagem e deixar uma panelinha pra isso.

Não curto separar mosto de levas para starter, primeiro pq as vezes esqueço...rs e segundo que normalmente uso maltes especiais...
 
Pelo visto a eficiência fica bem abaixo então...

valeu
Você tá pegando um caso específico e generalizando.

Inclusive ele cita que usa a mesma moagem que utilizaria fora do BIAB,o que não é muito comum.

É possível ter eficiência tão próxima (senão igual) aos métodos tradicionais. Isso depende de alguns fatores (tempo de sacarificação e moagem fina sendo os mais importantes na minha opinião).

A primeira reposta matou a pau. Seja conservador e insira uma eficiência baixa no teu software, caso necessário incremente com água pra obter a OG prevista.

Tendo feito essa primeira brassagem você já tem subsídios pra colocar valores mais próximos da realidade do teu equipamento.
 
Fala galera beleza?

Estou estudando o método de BIAB para fazer umas levas menores, para experiências com receitas novas e etc.

Comprei meu equipamento e está para chegar.

Para quem usa o método, em média quanto de eficiência conseguem atingir, para eu estimar o que coloco no Beersmith?

Se tiver como usar toda água para brassagem, consegue em média uns ~65%

Caso falte espaço na panela (meu caso), acabo tendo que adicionar água no final para completar o volume após tirar os grãos. Aproveito e faço um mash-out a 75°C por uns 10min mais uma fly-sparge rapidão também só pra completar o mosto..nada muito trabalhoso também... tenho conseguido uns 70-75% de eficiência

se tivesse uma panela maior, iria de BIAB clássico mesmo :mug: porém, por enquanto, não está no orçamento.. iueahaeui

abraço!
 
Já consegui eficiência em torno de 73 %, porém não foi o BIAB puro. Fiz uma batelada de 20 L utilizando 4 kg de malte e fazendo a mostura com total de 12 L (o que é diferente de colocar 12 L de água em 4 kg de malte). Após terminar a mostura, retirei todo o líquido (reservei esse mosto em outro local) e adicionei mais água aos grãos para completar novamente 12 L e recirculei o líquido através da sacola com grãos por uns 10 minutos.
 
Pelo visto a eficiência fica bem abaixo então...

valeu

Para uma brassagem que vai te tomar no máximo 4 horas incluindo a limpeza (se você for um cara organizado, é claro...), 60% nem é tão baixo.

Quando eu termino o resfriamento, já tá tudo lavadinho pronto pra próxima leva. É nesse quesito que BIAB brilha.

Redimensionei todo meu equipamento e hoje não faço mais lavagem, e ainda assim consigo 65% de eficiência na mosturação fácil fácil.

Honestamente?

Gasto fácil alguns reais em malte por uma brassagem mais rápida, prática e limpa.
 
Para uma brassagem que vai te tomar no máximo 4 horas incluindo a limpeza (se você for um cara organizado, é claro...), 60% nem é tão baixo.

Quando eu termino o resfriamento, já tá tudo lavadinho pronto pra próxima leva. É nesse quesito que BIAB brilha.

Redimensionei todo meu equipamento e hoje não faço mais lavagem, e ainda assim consigo 65% de eficiência na mosturação fácil fácil.

Honestamente?

Gasto fácil alguns reais em malte por uma brassagem mais rápida, prática e limpa.
Falou bonito....[emoji3]

Tenho algo entre 60 a 70% dependendo da receita.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Fala galera beleza?

Estou estudando o método de BIAB para fazer umas levas menores, para experiências com receitas novas e etc.

Comprei meu equipamento e está para chegar.

Para quem usa o método, em média quanto de eficiência conseguem atingir, para eu estimar o que coloco no Beersmith?
BIAB tradicional, sem invenções, sem usar toda a água (no-sparge), sem fazer lavagem, e sem fazer esforço algum pra ter eficiência mais alta, vai ficar por volta de 60 a 65%.... Mash Efficiency.

Abraço,
 
BIAB tradicional, sem invenções, sem usar toda a água (no-sparge), sem fazer lavagem, e sem fazer esforço algum pra ter eficiência mais alta, vai ficar por volta de 60 a 65%.... Mash Efficiency.

Abraço,

Sem usar toda a água?
Ou seja, mosturar, levantar o bag e adicionar água?
Isso é "mais tradicional" do que usar a água toda na mostura?
Influencia na eficiência?
 
BIAB tradicional, sem invenções, sem usar toda a água (no-sparge), sem fazer lavagem, e sem fazer esforço algum pra ter eficiência mais alta, vai ficar por volta de 60 a 65%.... Mash Efficiency.

Abraço,

Tenho trabalhado assim nesse ano de 2016, não consegui eficiência menor que 65% usando uma moagem bem fininha, no moedor de disco mesmo.

Começo a brassagem por volta das 8:00 da manhã e a cozinha está limpa antes do almoço de domingo.

Já deve fazer uns 6 meses que minha chugger tá encostada. :p

Abraços!
 
Eu também minha eficiência está entre 65%-68% - com sistema BIAB sem lavagem, com uma única panela.
 
Fiz umas 15 brassagens nesse ano de 2016 com BIAB para 15 litros, após uns anos com brassagens estilo 3 panelas para 60 litros. Tendo a acreditar que no BIAB a eficiência aumenta se a mosturação não for realizada com toda a agua, e sim naquela proporção de 3l x kg, e depois se adiciona água que falta ou OG que se queira. Com brassagens de 90 minutos, não estava conseguindo atingir as OG que queria utilizando volume total de água. Só faço APA e IPA. Pode contar para essa minha percepção algumas outras variantes, mas no geral é isso.
 
Aproveitando o post alheio, vocês dizem que não utilizam toda água... seria fazer apenas a proporção 2.5, até uns 4 litros por kg de malte e depois ajustar a receita durante a fervura?
 
Também uso BIAB com um rendimento entre 65 a 70%, moagem fina e uma pequena lavagem no final 2 a 3% da água total.

Para consumo próprio ( pequeno volume de cerveja 5 a 10 litros) acho o BIAB muito pratico e rápido

Este final de semana fiz 10L de American Amber Ale em 4 horas, ao final tudo limpo e organizado, com uma só panela para lavar.
 
bom dia galera, irei fazer 20 litros de session ipa!! onde irei usar 13 litros pro mosto e deposi 16 litros pra lavagem dos graos ( o cara que me vendeu o kit recomanda nao fazer a lavagem, ele indica eu colcoar os 16 litros direto no mosto na hora da fervura sem fazer a lavagem dos graos!! agora to numa duvida enorme!!! so tenho uma panela de 27 litros! qual a solucao lavar ou nao os graos???????????
 
bom dia galera, irei fazer 20 litros de session ipa!! onde irei usar 13 litros pro mosto e deposi 16 litros pra lavagem dos graos ( o cara que me vendeu o kit recomanda nao fazer a lavagem, ele indica eu colcoar os 16 litros direto no mosto na hora da fervura sem fazer a lavagem dos graos!! agora to numa duvida enorme!!! so tenho uma panela de 27 litros! qual a solucao lavar ou nao os graos???????????

O fato de você não lavar quando usa BIAB está mais associado a complicações no método. Lavar com BIAB é realmente complicado e muitas vezes pode não melhorar tanto sua eficiência. Mas a lavagem tem um porquê: ela é feita porque quando seu mosto está muito concentrado de açúcar ele não consegue mais retirar açúcar dos grãos, é um caso simples de fenômeno de transporte de massa. Então quando se lava o grão, você consegue retirar mais uma quantidade considerável de açúcar. Nesse sentido a lavagem pode aumentar sua eficiência. Eu diria pra você testar, faça a lavagem e calcule sua eficiência, se ela melhorar de uma forma que valha a pena fazer, então sempre lave, se o trabalho não valer, não lave mais. Eu quando utilizo BIAB faço lavagem.
 
Back
Top