Duas levas de 50l em uma só geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Me surgiu essa idéia e tô testando a geladeira de maneira relativamente porca. Já tá ligada tem algumas horas do jeito que está nas fotos, vou deixar até amanhã e ver a diferença que vai ficar.

A minha idéia é fermentar lagers em cima e ales em baixo, depois vou fazer um teste mantendo a parte superior por volta de 10 graus ao invés de 0. A temperatura ambiente tá por volta dos 24 graus e só tende a aumentar, não abaixa muito além disso por aqui.

A idéia é usar duas ventoinhas controladas por um termostato pra forçar o ar de cima a circular e manter a temperatura do fermentador de baixo controlada. Isso vai aumentar a temperatura do de cima e outro controlador vai ligar a geladeira para resfriar novamente.

Preciso vedar melhor as bordas(tá bem tosco, fiz isso em 5min só para o teste), e dar um jeito de vedar a frente quando fechar a porta(to pensando em colar umas espumas, vamos ver).

Meu fermentador, uma bombona de 50l daquele modelo mais gordinho, cabe na parte de cima certinho, provavelmente vou colocar umas vigas de madeira nas laterais da geladeira como apoio pra garantir que aguenta o peso. Vou comprar uma bombona daquelas que tem um diâmetro menor e são mais altas, e cabe certinho também na parte em frente ao motor.

Vou atualizando o tópico a medida que for avançando no projeto.

A geladeira é uma Electrolux RFE39.
 

Attachments

  • 11793371_10207259006663194_1394570131_n.jpg
    11793371_10207259006663194_1394570131_n.jpg
    52.5 KB · Views: 499
  • 11756656_10207259007343211_622001613_n.jpg
    11756656_10207259007343211_622001613_n.jpg
    49.8 KB · Views: 344
  • 11751315_10207259006703195_932759817_n.jpg
    11751315_10207259006703195_932759817_n.jpg
    50.6 KB · Views: 323
  • 11759504_10207259007183207_2015144720_n.jpg
    11759504_10207259007183207_2015144720_n.jpg
    51.8 KB · Views: 311
  • 11751090_10207259006263184_1238906382_n.jpg
    11751090_10207259006263184_1238906382_n.jpg
    65 KB · Views: 318
Cara, a minha geladera é muito semelhante à sua e estou com um projeto semelhante...já comprei um segundo tic e as duas ventoinhas só está faltando tempo...
 
Cara, a minha geladera é muito semelhante à sua e estou com um projeto semelhante...já comprei um segundo tic e as duas ventoinhas só está faltando tempo...

Opa! Você já fez algum teste? Se animar de recomeçar o projeto vai postando aí.

Uma foto do fermentador nela, tirei o isopor porque se não não cabe, vou colar o isopor por baixo no projeto final.
 

Attachments

  • 11778065_10207259156426938_126885887_n.jpg
    11778065_10207259156426938_126885887_n.jpg
    56.3 KB · Views: 395
@Raioshi,

Eu tenho um esquema parecido, mas utilizo uma serpentina que recircula líquido refrigerante. Dá certo no meu caso, só que fermento lager embaixo e ale em cima (se não todas as duas ficam na temperatura da lager).

No seu caso, acho que não vai dar certo, pois não vai conseguir isolar, a não ser que pense em outro modo, pois no meu caso, com um estrado de compensando e uma camada de isopor não funciona tão bem. Quando coloco a ale, que fica em cima, no cold crash, a leva que está embaixo também acaba abaixando a temperatura.
 
Conseguindo vedar bem, acho que pode sim funcionar bem satisfatoriamente. É parecido com o projeto do Guenther pra câmara fria com ar condicionado.

Só acho interessante não colocar o fermentador direto em cima da ventoinha, talvez uma em cada canto.

Depois de pronto, postem os resultados!!!!
 
O problema de ter a parte gelada em cima é que existe uma tendencia natural de troca, mesmo com a ventoinha desligada.
Bom seria fazer uma gambiarra pro ar gelado sair só na parte de baixo da geladeira.
De qualquer forma também aguardo os resultados!
 
Valeu pelas respostas galera, olha como tá agora, acho que vai funcionar sim. Várias horas se passaram, mais de 8, com ela fechada.

Vou colocar o termostato pra 10 e ver o que da agora.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1437662926020.jpg
    uploadfromtaptalk1437662926020.jpg
    46.9 KB · Views: 285
@Raioshi,

Eu tenho um esquema parecido, mas utilizo uma serpentina que recircula líquido refrigerante. Dá certo no meu caso, só que fermento lager embaixo e ale em cima (se não todas as duas ficam na temperatura da lager).

No seu caso, acho que não vai dar certo, pois não vai conseguir isolar, a não ser que pense em outro modo, pois no meu caso, com um estrado de compensando e uma camada de isopor não funciona tão bem. Quando coloco a ale, que fica em cima, no cold crash, a leva que está embaixo também acaba abaixando a temperatura.

Qual o modelo da sua geladeira? A minha como pode ver leva o ar frio pra dentro a partir de ventoinhas, tirei a divisão do congelador e as duas ventoinhas estão na parte de cima, ou seja, não tem um agente refrigerante direto na parte de baixo. Se a sua tiver aquelas serpentinas no fundo pra passar o gas de resfriamento, aí fica mais difícil controlar isoladamente.

Só acho interessante não colocar o fermentador direto em cima da ventoinha, talvez uma em cada canto.

Por que não? Estarei controlando a temperatura do líquido então não vejo problemas.

E como assim em cada canto? Se olhar a foto com a bombona, ela toma todos os "cantos" :D
 
Meu esquema é diferente. Uso uma carcaça de geladeira, e elas são geladas por serpentinas internas em cada fermentador, individualmente. O lance, é o isolamento dos dois ambientes. Eu isolei com um estrado de compensando mais uma camada de isopor e não foi suficiente no caso do fermentador de cima estiver mais gelado. Entendeu? Olha uma foto aí:
 

Attachments

  • IMG-20150706-WA0003.jpg
    IMG-20150706-WA0003.jpg
    113.8 KB · Views: 354
Atualizando o teste: 3h depois de setar a temperatura em 10 graus, a parte de cima lê 10.5C e a de baixo 18.7C, já dá pra ver que é possível fermentar uma ale a 18C embaixo e uma lager em cima, mesmo sem a vedação apropriada.

Me pergunto se com os fermentadores em cima a massa térmica não influenciaria essa dinâmica, é uma coisa que vou ter que testar...

Meu esquema é diferente. Uso uma carcaça de geladeira, e elas são geladas por serpentinas internas em cada fermentador, individualmente. O lance, é o isolamento dos dois ambientes. Eu isolei com um estrado de compensando mais uma camada de isopor e não foi suficiente no caso do fermentador de cima estiver mais gelado. Entendeu? Olha uma foto aí:

Entendi, como você gela a solução de glicol? Numa geladeira separada?

E po, esse isopor seu aí é muito fino, de repente se você pegar um de 50mm de espessura vai funcionar mais eficientemente, parece ter espaço pra isso.
 
@Raisoshi,

Fiz um banco de cachaça que fica no congelador de uma geladeira. Vou até ver se arrumo um isopor maior. Mas também, faça um teste de 24h... pq no meu caso, não foi de cara que o fermentador de baixo também abaixou a temperatura, demorou umas 24h... aí as temperaturas equilibraram.
 
tem um certo problema em fazer a lager em cima, justamente pela troca de calor automática que vai ocorrer.

Agora você está "completamente" isolado a parte de cima e de baixo, o ar fica parado. Depois você terá cooler, que terá uma liberação e o ar quente vai acabar subindo esquentando em cima e o ar frio descendo gelando a parte de baixo.. Acho que funciona, mas talvez tenha uma perda considerável de eficiência de energia e ela vai ficar ligando bastante, talvez se ligar demais vai além disso gelar a parte de baixo mais que deveria, já que o ar mais frio vai sempre descer.
 
Só acho interessante não colocar o fermentador direto em cima da ventoinha, talvez uma em cada canto.


Por que não? Estarei controlando a temperatura do líquido então não vejo problemas.

E como assim em cada canto? Se olhar a foto com a bombona, ela toma todos os "cantos"

Cara, o que eu digo é não largar direto em cima da ventoinha.... ele vai bloquear a passagem de ar na ventoinha, entende? tem que ter um espaço pro ar fluir... pela tua foto, nas 2 diagonais do fermentador sobraria espaço pra ventoinha. Acho que dá pra colocar ali
 
Com a temperatura em cima a 10C, embaixo tem ficado com uns 18-19C. Com 0C em cima, embaixo fica a uns 14-15C.

To pensando se não vai ser mais facil ir abrindo uns buracos no isopor para que o ar frio passe e quando em cima estiver a 10C, embaixo fique por volta de 14C~, e aí uso uma lâmpada pra esquentar caso necessário, na parte de baixo. Claro, o calor vai subir, mas aí a geladeira liga novamente e tudo se estabiliza.

Vai ser menos eficiente, a geladeira vai ficar equilibrando com a lâmpada mas... pra uma geladeira que aguenta chegar a 0 graus nela inteira, com freezer ainda mais frio, não acredito que falta de capacidade será problema mantendo metade a 10C, metade a 15C e contrabalanceando a lâmpada.
 
E se colocar dois fermetnadores com ALE em uma geladeira duplex sem essa divisão no meio da geladeira entre os fermentadores seria possível fermentar 2 levas de 20L na mesma geladeira ao mesmo tempo?
 
E se colocar dois fermetnadores com ALE em uma geladeira duplex sem essa divisão no meio da geladeira entre os fermentadores seria possível fermentar 2 levas de 20L na mesma geladeira ao mesmo tempo?

Fermentar é possível, mas ter controle de temperatura individual não. De qualquer forma, os primeiros dias são mais importantes, logo você pode fazer a segunda leva alguns dias depois e mudar o termômetro para o balde mais novo.
 
Fermentar é possível, mas ter controle de temperatura individual não. De qualquer forma, os primeiros dias são mais importantes, logo você pode fazer a segunda leva alguns dias depois e mudar o termômetro para o balde mais novo.

Eu acho que esse esquema é furada, porque se você passa pra leva 2, a temperatura vai se manter baixa e com a diminuição da atividade na leva 1 vai abaixar a temperatura dela no final da fermentação, o que não é nada recomendado porque pode fazer o fermento ir dormir cedo.

Talvez se sua casa for fresca e você tirar a leva 1 da geladeira pra subir a temperatura... Mas aí não são 2 levas numa geladeira mais.
 
E se colocar dois fermetnadores com ALE em uma geladeira duplex sem essa divisão no meio da geladeira entre os fermentadores seria possível fermentar 2 levas de 20L na mesma geladeira ao mesmo tempo?

O problema é que a temperatura na geladeira inteira não é uma só, bem como a atividade do fermento nas levas tb não vai ser igual, aí gera diferenças e instabilidade(o ideal é variar o mínimo possível a temperatura).
 
Eu penso que seja possível. Seria o mesmo que fazer uma leva de 40L e fermentar em dois fermentadores de 20L, porém estou separando em dois fermentadores. Penso até que seja mais eficiente pois terei uma área de contato maior das paredes do fermentador com o ambiente interno da geladeira. Senão me engano vi um TIC que tem dois sensores e que ele mede as duas temperaturas dos fermentadores e faz uma média e assim ele aciona ou não o compressor da geladeira.

Por enquanto só estou no campo da especulação!

Abraços
 
Eu penso que seja possível. Seria o mesmo que fazer uma leva de 40L e fermentar em dois fermentadores de 20L, porém estou separando em dois fermentadores. Penso até que seja mais eficiente pois terei uma área de contato maior das paredes do fermentador com o ambiente interno da geladeira. Senão me engano vi um TIC que tem dois sensores e que ele mede as duas temperaturas dos fermentadores e faz uma média e assim ele aciona ou não o compressor da geladeira.

Por enquanto só estou no campo da especulação!

Abraços

Quando disse furada não quis dizer que não funciona, mas o fato é que pelo menos pra ale(pelo que entendo lager não gera tanto calor) isso atrapalha quem prima por um controle de temperatura perfeito. Números aleatórios só pra ilustrar:

3 primeiros dias: Fermentando vigorosamente a leva 1, você quer fermentar a 20 graus então o tic controla a temperatura da cerveja e não ambiente, mas consequentemente isso faz com que a temperatura interna da geladeira fiquei em 18 graus pra combater o calor gerado e mantê-la nos 20. Até aí Ok.

4o dia: A fermentação da leva 1 começa a ficar mais devagar, você introduz a leva 2. Quer fermentar ela igual a leva 1, e como já vimos, isso faz com que a temperatura ambiente fique por volta dos 18 graus ambiente.

Mas a leva 1 não tem mais a fermentação vigorosa pra esquentá-la, então o que ela faz? Desce a temperatura antes da fermentação acabar e a FG ser atingida, o que é expressamente recomendado não fazer pelo livro Yeast, por exemplo. O risco é o fermento achar que essa queda indica o fim da fermentação e ir dormir, deixando sua cerveja pouco atenuada e talvez com off flavors de fermentação inacabada.

Esses 2 graus parecem ser poucos mas já vi falarem que pode chegar a ser 5... 10 graus acima da temperatura ambiente, e aí o problema aumenta. Se considerar ainda que a parte de baixo de uma geladeira fica mais fria que a parte de cima... além da variação de temperatura que é impossível controlar desse jeito e não é legal pro fermento.

Pra alguns pode ser se preocupar demais mas eu tento seguir o que aprendi como ideal sempre que possível.
 
Bem, voltando ao tópico.

Minha bombona chegou hoje, passei a leva que tava crashando pros postmix e testei. O resultado vocês podem ver abaixo.

Uma boa é que pude usar a segunda prateleira ao invés da do topo, com certeza vai ser muito bom esse corte de alguns cm do chão até a prateleira na hora de levantar a bombona cheia.
 

Attachments

  • 11840227_916473638424069_156608534_o.jpg
    11840227_916473638424069_156608534_o.jpg
    58.3 KB · Views: 151
  • gk.jpg
    gk.jpg
    10.2 KB · Views: 132
Quando disse furada não quis dizer que não funciona, mas o fato é que pelo menos pra ale(pelo que entendo lager não gera tanto calor) isso atrapalha quem prima por um controle de temperatura perfeito. Números aleatórios só pra ilustrar:

3 primeiros dias: Fermentando vigorosamente a leva 1, você quer fermentar a 20 graus então o tic controla a temperatura da cerveja e não ambiente, mas consequentemente isso faz com que a temperatura interna da geladeira fiquei em 18 graus pra combater o calor gerado e mantê-la nos 20. Até aí Ok.

4o dia: A fermentação da leva 1 começa a ficar mais devagar, você introduz a leva 2. Quer fermentar ela igual a leva 1, e como já vimos, isso faz com que a temperatura ambiente fique por volta dos 18 graus ambiente.

Mas a leva 1 não tem mais a fermentação vigorosa pra esquentá-la, então o que ela faz? Desce a temperatura antes da fermentação acabar e a FG ser atingida, o que é expressamente recomendado não fazer pelo livro Yeast, por exemplo. O risco é o fermento achar que essa queda indica o fim da fermentação e ir dormir, deixando sua cerveja pouco atenuada e talvez com off flavors de fermentação inacabada.

Esses 2 graus parecem ser poucos mas já vi falarem que pode chegar a ser 5... 10 graus acima da temperatura ambiente, e aí o problema aumenta. Se considerar ainda que a parte de baixo de uma geladeira fica mais fria que a parte de cima... além da variação de temperatura que é impossível controlar desse jeito e não é legal pro fermento.

Pra alguns pode ser se preocupar demais mas eu tento seguir o que aprendi como ideal sempre que possível.
Obrigado pela resposta @Raisoshi. Mas a ideia seria fazer duas brassagens no mesmo dia, ou seja, enquanto está ocorrendo fervura iniciasse a segunda mosturação e colocasse para fermentar os baldes no mesmo dia com uma defasagem de 2h entre cada inoculação de fermento inicio de fermentação. Acredito que daí sim possa funcionar. Caso sejam feitas brassagens em dias diferentes concordo plenamente com você.

abraços
 
Obrigado pela resposta @Raisoshi. Mas a ideia seria fazer duas brassagens no mesmo dia, ou seja, enquanto está ocorrendo fervura iniciasse a segunda mosturação e colocasse para fermentar os baldes no mesmo dia com uma defasagem de 2h entre cada inoculação de fermento inicio de fermentação. Acredito que daí sim possa funcionar. Caso sejam feitas brassagens em dias diferentes concordo plenamente com você.

abraços

Como disse, funcionar, funciona, mas ideal não vai ser.

Li uma vez que em lagers até pode funcionar, porque como a fermentação é mais lenta não gera muito calor, e aí você pode simplesmente controlar a ambiente.
 
Bem galera, só atualizando aqui, eu desisti da idéia.

Vou apenas fazer duas levas e uma alguns dias depois da outra e cold crash conjunto, já aumenta minha capacidade de fermentação/mês visto que o ciclo pra duas levas até o embarrilamento agora é de uns 11 dias, ao invés de uns 8 dias pra uma leva só.(obviamente são tempos médios e vou estar controlando pela atenuação e sabor etc).
 
Back
Top