Dificuldades na Clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Olá pessoal,

Minhas ultimas 2 levas (foram 2 IPAs) eu tive diferentes problemas na hora da clarificação.

1º - Clarificação feita com Gelatina: O método fiz igual o descrito no post do Guenter sobre essa técnica, porém usei apenas uma colher de sopa de gelatina para 18L de cerveja (O motivo foi que eu li vários posts no HBT americano sobre isso e alguns artigos tb, falando pra usar isso pra menos). Deixei uns 2 dias a 0º, adicionei a gelatina, e deixei mais umas 28h a 0º antes de envasar.. Fiz a trasfega pra outro balde pra envasar e fiz primming na garrafa. quando eu passei a cerva para as garrafas estava límpida e cristalina.

Resultado: A cerveja ficou cristalina, porém ficou um monte pelotas de gelatina sedimentada no fundo e nas paredes da garrafa, e quando dava uma balançada sem querer, ficava em suspensão, como na foto abaixo (a foto não é da minha, mas ficou parecida).
Além disso, parece que a gelatina levou quase todo o aroma de lúpulo (ficou bem sem graça mesmo)!


2º - Clarificação sem gelatina: por causa da minha experiência com a gelatina, fiz a outra leva clarificando apenas deixando a cerva 7 dias próximo de 0ºC. Tinha ouvido falar que só fazendo isso já clarificava bem a cerveja.

Resultado: Cerveja extremameeente turva. Porém o aroma e sabor do lúpulo estão lá bem presente e a cerveja ficou muito gostosa... a turgidez não me incomoda muito, mas essa ficou demais (foto).


OBS: A primeira usei só maltes Pale Ale agraria e caraaroma, já na segunda foram maltes pilsen, munich, caramunich e trigo (10%). Levedrias foram US-05 na primeira e Nottingham na segunda.

Queria saber como contornar esses problemas... Prefiro não usar a gelatina, mas é possível conseguir uma cerva mais límpida sem utiliza-la???

OBS2: não sei como colocar a imagem no local do texto que eu quero hahaha
Abraços!
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-11-16 às 13.52.50.png
    Captura de Tela 2017-11-16 às 13.52.50.png
    213.5 KB · Views: 94
  • IPA.png
    IPA.png
    287.6 KB · Views: 92
Na primeira, devo dizer que gelatina tem estes contratempos. Usei uma única vez e a cerveja ficou como disse, morta em questão de aromas e sabores. Pesquisei e encontrei diversos relatos sobre isto e abandonei a ideia. Prefiro esperar duas semanas a mais e deixar que a gravidade faça seu trabalho sozinha.
A turbidez da segunda provavelmente está relacionada ao malte de trigo. Você usou ele na receita por qual motivo? Para retenção de espuma? Se for o caso, sugiro abandonar esta ideia. Cervejas com altas cargas de lúpulo tem poder de retenção superior às com menos lúpulo. No caso, sendo uma IPA, dificilmente teria problemas com isto. Ao adicionar trigo, naturalmente a cerveja ficará mais turva e, ao meu ver, foi o que causou isto na segunda receita.
Experimente repetir a receita, ou até mesmo fazer uma nova, sem usar malte de trigo na receita, apenas malte de cevada. Quando a fermentação e maturação primária terminarem, deixe 2 semanas a frio. Deverá estar bem translúcida.
Outro ponto de ressaltar é que, quando se faz carbonatação via priming, há um leve aumento da biomassa para o consumo dos açúcares, que se deposita no fundo da garrafa depois, então, provável que, conforme for servindo, os copos fiquem cada vez mais turvos, pela levedura entrar em suspensão e passar na hora que serve. Se servir com muito cuidado não terá este problema.
Espero ter ajudado em algo.
 
Na primeira, devo dizer que gelatina tem estes contratempos. Usei uma única vez e a cerveja ficou como disse, morta em questão de aromas e sabores. Pesquisei e encontrei diversos relatos sobre isto e abandonei a ideia. Prefiro esperar duas semanas a mais e deixar que a gravidade faça seu trabalho sozinha.
A turbidez da segunda provavelmente está relacionada ao malte de trigo. Você usou ele na receita por qual motivo? Para retenção de espuma? Se for o caso, sugiro abandonar esta ideia. Cervejas com altas cargas de lúpulo tem poder de retenção superior às com menos lúpulo. No caso, sendo uma IPA, dificilmente teria problemas com isto. Ao adicionar trigo, naturalmente a cerveja ficará mais turva e, ao meu ver, foi o que causou isto na segunda receita.
Experimente repetir a receita, ou até mesmo fazer uma nova, sem usar malte de trigo na receita, apenas malte de cevada. Quando a fermentação e maturação primária terminarem, deixe 2 semanas a frio. Deverá estar bem translúcida.
Outro ponto de ressaltar é que, quando se faz carbonatação via priming, há um leve aumento da biomassa para o consumo dos açúcares, que se deposita no fundo da garrafa depois, então, provável que, conforme for servindo, os copos fiquem cada vez mais turvos, pela levedura entrar em suspensão e passar na hora que serve. Se servir com muito cuidado não terá este problema.
Espero ter ajudado em algo.

Realmente, pelo problema da gelatina tirar o aroma, prefiro ficar com a cerveja mais turva mesmo.

A ideia de adicionar 10% de trigo não é para retenção de espuma, to ligado que o lúpulo ja faz esse trabalho bem feito. Na verdade foi uma recomendação do Guenther nesse tópico, que segundo ele da uma refrescância e acentua os aromas do lúpulo.

Pode ser que o trigo tenha piorado a questão da turgidez mesmo, mas desse tanto? e 1 semana de cold crash é pouco para ter o resultado que tive?
 
Realmente, pelo problema da gelatina tirar o aroma, prefiro ficar com a cerveja mais turva mesmo.

A ideia de adicionar 10% de trigo não é para retenção de espuma, to ligado que o lúpulo ja faz esse trabalho bem feito. Na verdade foi uma recomendação do Guenther nesse tópico, que segundo ele da uma refrescância e acentua os aromas do lúpulo.

Pode ser que o trigo tenha piorado a questão da turgidez mesmo, mas desse tanto? e 1 semana de cold crash é pouco para ter o resultado que tive?

As únicas cervejas que maturo menos que 2 semanas são as de trigo. As outras deixo em média de 2 a 3 semanas maturando. Pode ter sido que 1 semana tenha sido pouco também, mas minhas apostas principais vão para o malte de trigo.
Qual foi sua taxa de inóculo? Às vezes um overpitching exige que se tenha mais tempo de maturação para que toda a levedura decante
 
As únicas cervejas que maturo menos que 2 semanas são as de trigo. As outras deixo em média de 2 a 3 semanas maturando. Pode ter sido que 1 semana tenha sido pouco também, mas minhas apostas principais vão para o malte de trigo.
Qual foi sua taxa de inóculo? Às vezes um overpitching exige que se tenha mais tempo de maturação para que toda a levedura decante

Inoculei 2 pacotes de Nottingham de 11g em 18L de mosto com OG = 1.061.
Segundo a calculadora do Brewers Friend ficou bem na medida mesmo, então acho que isso não foi.
 
Inoculei 2 pacotes de Nottingham de 11g em 18L de mosto com OG = 1.061.
Segundo a calculadora do Brewers Friend ficou bem na medida mesmo, então acho que isso não foi.
Viva, acho que está usando muita levedura, entre 5 a 10 gr por 20lts é suficiente.
 
Inoculei 2 pacotes de Nottingham de 11g em 18L de mosto com OG = 1.061.
Segundo a calculadora do Brewers Friend ficou bem na medida mesmo, então acho que isso não foi.

Bom, como a floculação dela é alta, então realmente deve ser o trigo e possível pouco tempo de maturação.
 
A gelatina precisa de pelo menos umas 36hs para decantar e formar um bolo no fundo do fermentador, eu costumo deixar de 48 a 72hs. Eu não transfiro a cerveja para fazer o primming, quem faz a transferência precisa seguir mais à risca ainda esse tempo.

Lembrando que é necessário fazer um mini whirpool para que concentre tudo no centro do vortex, senão os pedaços vão parar na garrafa com toda certeza.
 
Deixe algumas garrafas paradas em um canto escuro e fresco umas duas semanas e veja se o líquido não ficou translúcido contra a luz, depois gele a cerveja e compare.

O chill haze é bem comum e pode afetar cervejas com muita proteína longa ou lúpulo. Fiz uma APA que na garrafa era transparente e no copo levemente turva no primeiro copo (no segundo meu cunhado vinha tipo trator e jogava todo o fundo da garrafa no copo :D).

Mas pela cor da foto, parece mesmo pouca clarificação ou muito lúpulo. Minha NEIPA ficava assim quando se agitava a garrafa. As fotos são da mesma cerveja, uma servida por um amigo (a escura, agitada) e outra a que eu servi (sem agitação, primeiro copo e uma ótima luz). A turbidez é do estilo (20% de aveia em flocos), mas a diferença de cor é só a suspensão do fundo da garrafa.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg

22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg
 
Deixe algumas garrafas paradas em um canto escuro e fresco umas duas semanas e veja se o líquido não ficou translúcido contra a luz, depois gele a cerveja e compare.

O chill haze é bem comum e pode afetar cervejas com muita proteína longa ou lúpulo. Fiz uma APA que na garrafa era transparente e no copo levemente turva no primeiro copo (no segundo meu cunhado vinha tipo trator e jogava todo o fundo da garrafa no copo :D).

Mas pela cor da foto, parece mesmo pouca clarificação ou muito lúpulo. Minha NEIPA ficava assim quando se agitava a garrafa. As fotos são da mesma cerveja, uma servida por um amigo (a escura, agitada) e outra a que eu servi (sem agitação, primeiro copo e uma ótima luz). A turbidez é do estilo (20% de aveia em flocos), mas a diferença de cor é só a suspensão do fundo da garrafa.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg

22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg

Caraca, que cor linda (na foto que tu tiraste, claro hahaha). Tem algum tópico desta breja?

E é verdade, chill haze é bastante comum, ainda mais quando não se dá o choque térmico na hora do resfriamento.
 
Caraca, que cor linda (na foto que tu tiraste, claro hahaha). Tem algum tópico desta breja?

E é verdade, chill haze é bastante comum, ainda mais quando não se dá o choque térmico na hora do resfriamento.

No tópico "NE IPA escurecendo muito". Foi uma NEIPA com 20% de aveia, 20g/l de Cascade/Equinox em whirlpol, 5 dias de fermentação e DH. Uma sopa de lúpulo.

O chill haze tem muita ligação com proteínas e óleos do lúpulo. Para mim não me incomoda em nada, até gosto.
 
1- eu já usei a gelatina e tive o mesmo resultado. Deixei 3 dias, dai sim ela ficou sem sedimentos.
2- acho q é muito difícil deixar cristalina usando trigo.

Hoje, deixo 7 dias perto do zero graus. Fica perfeita!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Valeu galera...
Vou testar a proxima sem usar trigo e deixando uns 10 dias perto de 0º, sem gelatina.
 
Lembrando que é necessário fazer um mini whirpool para que concentre tudo no centro do vortex, senão os pedaços vão parar na garrafa com toda certeza.
Só I'm detalhe: na minha cabeça sempre tive a ideia de que não se deveria agitar o fermentador para não dispersar o fermento do fundo. Mas esse whirlpool iria comprometer todo o processo é isso mesmo?
 
Só I'm detalhe: na minha cabeça sempre tive a ideia de que não se deveria agitar o fermentador para não dispersar o fermento do fundo. Mas esse whirlpool iria comprometer todo o processo é isso mesmo?

Se você fizer o movimento somente na superfície, não levanta tanta levedura assim. Não precisa ser um whirpool vigoroso igual feito após a fervura, é apenas para formar um redemoinho e você ir jogando a gelatina como um fio de azeite no centro.

De qualquer maneira, a própria gelatina vai puxar a levedura que subir para o fundo novamente. :mug:
 
Back
Top