Detonei a cerveja???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu perguntei se ele fez lavagem principalmente pelo pouco volume que levou pra fervura.

No meu caso, faço BIAB (brew in a basket, hahahahaha) como nesse tópico que mostrei meu equipamento. http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5091091&postcount=22
Não vejo porque não gastar 15min lavando pra ganhar um pouco de eficiência. Gastar 4h ou 4:15h pra mim dá no mesmo.

Saco de musseline queima a mão, suja o chão, faz meleca, tem que prender a borda com prendedor senão cai um monte de grão na panela. Ok, não sou o cara mais cuidadoso do mundo, mas o processo com esse tecido é bem desajeitado. ( e minha mãe costurou o bicho na medida da panela, sem sobra... )

Eu to fazendo um setup parecido com o teu, uma panela de alumínio furada em baixo, dentro de uma panela maior. A eficiência e a turbidez nem me incomodam. O que incomoda mesmo é lavar o saco de musseline.

Com o tempo, o aspecto fica nojento, me incomoda demais. :D

Abraços,
 
Saco de musseline queima a mão, suja o chão, faz meleca, tem que prender a borda com prendedor senão cai um monte de grão na panela. Ok, não sou o cara mais cuidadoso do mundo, mas o processo tecido é bem desajeitado. ( e minha mãe costurou o bicho na medida da panela, sem sobra... )

Eu to fazendo um setup parecido com o teu, uma panela de alumínio furada em baixo, dentro de uma panela maior. A eficiência e a turbidez nem me incomodam. O que incomoda mesmo é lavar o saco de musseline.

Com o tempo, o aspecto fica nojento, me incomoda demais. :D

Abraços,
E porque não utilizar voil?
 
E porque não utilizar voil?

Musseline foi o primeiro tecido que encontrei quando montei meu equipamento, e é o que estou mantendo.

Posso testar o voil antes de furar minha panelinha de 15 litros. De repente, o sistema me agrada.

Musseline, nunca mais. :D
 
Pessoal, como o tema do tópico foi para aproveitamento de sistema BIAB, eu estou fazendo uns testes para ver se consigo um sistema misto, do tipo que o @FabioRicardo tem, mas apenas furando o fundo de uma panela com broca de 2mm. Minha idéia é fixar a panela em uma talha e ir subindo lentamente e fazendo a lavagem.
Neste final de semana passado eu fiz um teste com água em um balde plástico, apenas para ver se daria certo, e aparentemente tudo sob controle. Pretendo fazer uma brassagem de verdade neste próximo fim de semana, e posto as atualizações aqui!

uploadfromtaptalk1428423410328.jpg
 
Sim, mas no teu caso, uma cesta é totalmente diferente de uma bag..... cesta tem formato fixo, aberta em cima, beleza.... concordo.

BIAB mesmo, com bag, é outra história.

Abraço,

Sim, Guenther. Não discordei do que vc falou. Como eu disse antes, eu falei mais da lavagem pelo fato de ter levado pouco mosto pra fervura.
 
Existem dois conceitos básicos que não foram levados em consideração no cálculo de volume pelo OP:

1. Os grãos absorvem o próprio peso em água, ou seja, neste caso, 6L
2. Não é possível saber a taxa de evaporação de seu equipamento e a perda para o trub antes de fazer a primeira leva

Sabendo disso, não há necessidade de lavar o malte, só precisa calcular melhor o volume de água inicial levando em consideração as perdas atuais.

Dica: considere a evaporação em porcentagem, assim quando mudar o tempo de fervura, o volume pode ser facilmente calculado.
 
Então srs. ficou assim a cerva:

American Pale Ale:
FG Medida 1.039;
Volume engarrafado 8.6l;
ABV Medido 5.4
ABV Estimado 12.2


Minhas dúvidas:

pelo guia de estilo do BS

ficou com alguns parâmetros fora do estilo ABV (4.5 a 6.2-estilo) e densidade inicial estimada (1.045 a 1.060-estilo)
como sabem tive algumas dúvidas durante a medição da primeira OG.
Tive muita evaporação e perdas no trub. (Foi a primeira brassagem).


Minhas dúvidas:
Sai do estilo da American pale ale por causa do ABV e da densidade ?? Onde posso encontrar o estilo que ela está se enquandrando atualmente??
Medi uma OG e FG, pela minha medida o ABV deu 5.4%, pelo BS deu 12.2%. O fato é que ao provar a cerveja eu realmente percebo que ela ficou bem alcoólica, como consigo verificar qual o teor correto?? Vou pelo BS??
 
e ai como ficou essa cerveja? sou aqui de criciuma tbm se precisar manda um alo
 

Latest posts

Back
Top