Densidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gkruga

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
59
Reaction score
4
Olá pessoal tudo bem? Me surgiu uma dúvida, quantos pontos de densidade em média sobe depois da fervura? Ou seja, antes e depois da fervura, qual a diferença em média? Pensando em um fervura comum de 60 minutos. Obrigado desde já, abraço.
 
Oi @gkruga, você pode calcular isso com precisão se souber quanto evapora durante esses 60min de fervura, e isso vai depender do teu equipamento.

Depois que descobrir a taxa de evaporação do teu equipamento, pode usar essa calculadora pra testar a diferença de densidade para diferentes volumes:
http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

Abraço!
 
Olá pessoal tudo bem? Me surgiu uma dúvida, quantos pontos de densidade em média sobe depois da fervura? Ou seja, antes e depois da fervura, qual a diferença em média? Pensando em um fervura comum de 60 minutos. Obrigado desde já, abraço.

eu chutaria por cima que sobe uns 8 ou 10 pontos...
(faço fervuras de 90min e tenho 15% de evaporação)
 
Perguntei pra vcs Pq me falaram que sobe cerca de 4 a 5 pontos quando fervura de 60 minutos
 
Então, colocando nessa calculadora 22L com 1.045 fervido até ficar 20L (60min pra mim) sobe 4 pontos. Já 12L com 1.070 fervidos até ficar 10L sobe 14 pontos. É muito relativo...
 
Vou avisando que to bêbaço, mas vou tentar explicar a física da densidade da breja.

Vamos dizer que tu lavou o mosto tem 25L de cerveja com densidade 1.035. Anote isso.

Densidade é o quão pesado (kg) um certo volume (litros) é. A densidade da água é 1, pois 1L de água pesa 1kg. Sacou? Tipo a piadinha: o que pesa mais? 1kg de chumbo ou 1kg de isopor? só que 1 kg de chumbo cabe na palma da mão e 1kg de de isopor é grande pacas!
Digamos que a densidade de alguma coisa é 2, então 1 litro de coisa pesa 2 kg. 1L x densidade 2 = 2 Kg

Voltando:
Mosto. É composto de água mais um monte de coisa. lembra do teu mosto de 25L? Pois bem pela densidade dele ele pesa: 25L x 1.035 = 25.875 kg.
Sabemos que se fosse só água pesaria 25kg, então se fizermos 25.875 - 25, teremos 0.875 kg de outras coisas, que durante a fervura não vão evaporar.

Fervura.
Na fervura só a água vai evaporar. Digamos que evaporou 5L, ou seja 5kg (só água). Do peso total de 25,875, separamos 25kg de água e 0,875 de outras coisas. Da água, retiramos 5Kg, ficando um peso total de 20,875.

Finalizando.
Sabido que temos 20L e 20,875 Kg, pra saber a densidade basta dividir o peso final pelo volume final: 20,875 / 20 = 1,044 de densidade.

Pegou?

Agora entortando

Tenho mosto de 25L, densidade 1.035
Quero chegar a um mosto de 1.045. Qnts litros devo perder (VP = litros a perder)?
25 x 1.035 = 25,875
VP = 25 - (25-25,875 / 1,045-1)
VP = 25 - (0,875/0.045)
VP = 25 - 19,44
VP = 5,56L

Fim
 
Outra forma de fazer o cálculo é considerar que o produto (Pontos de densidade) x (Volume) permanece constante ao longo de toda fervura.

Pontos de densidade (gravity points) é um conceito que algumas bibliografias usam para designar a parte à direita da vírgula na medida da densidade. Por exemplo: um mosto de 1,045 tem 45 pontos de densidade.

Pois bem, se o produto (Pontos de densidade) X (Volume) é constante ao longo de toda a fervura, dá para escrever a seguinte equação:

G_inicial x V_inicial = G_final x V_final

Onde,
G_inicial e V_inicial são os pontos de densidade e volume antes da fervura e G_inicial e V_final são os mesmos depois da fervura.

Essa equação pode ser reescrita para isolar as variáveis de interesse.

Para calcular o volume final em função da densidade desejada:

V_final = (G_inicial x V_inicial) / G_final

Para calcular a densidade final em função do volume desejado:

G_final = (G_inicial x V_inicial) / V_final

Usando o mesmo exemplo do @romulo, se você tem 25 litros de mosto a 1,035 e quer chegar a 1,045, então o volume final será:

V_final = (G_inicial x V_inicial) / G_final
V_final = (35 x 25) / 45
V_final = 19,44 litros (o que fecha com o cálculo dele)
 
Não lembro de ter escrito isso ontem. :p

Mas @paulo... se tá certo, então tá certo hehehe
 
Back
Top