Densidade abaixo no indicado pela 3° vez.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulozang

Member
Joined
Feb 21, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Sou novo na arte cervejeira e hoje fiz minha 3° receita.
Na minha primeira brassagem, uma APA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.056 e obtive 1.044.
Na segunda, uma IPA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.061 e obtive 1.047.
Hoje, na terceira, uma IRA, a densidade indicada era de 1.056 e obtive 1.040.
Em todas respeitei a faixa de temperatura indicada na receita e o teste do iodo apontou o fim da conversão.
Todas eram kits com os maltes já moídos, sendo as duas últimas, IPA e IRA, compradas na Alquimia da Cerveja.
Utilizo uma panela com fundo falso, bomba de recirculação com sparge. Já troquei a água, fazendo com mineral e da rede devidamente "desclorada".
Alguém tem alguma dica, sugestão, etc...?
 
Eu não tenho muito conhecimento, também estou iniciando. Mas te aconselho a mudar o fornecedor.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Olá Paulo,

Quais os maltes , em qual quantidade?
E qual a quantidade de água de mostura e , se utilizar, lavagem?

Você citou sparge , no caso seria recirculação contínua com água de mostura ou sparge da água de lavagem?

Isso passou a acontecer comigo quando mudei de equipamento , de Bazooka para Fundo Falso com bomba para recirculação contínua.
A minha falha era , como vários citaram aqui no Fórum , lavagem dos grãos rápida demais.

Além dos comentários do pessoal daqui , fiz "troubleshooting" medindo a densidade do mosto pré-fervura , antes e depois da lavagem... E bingo. A minha velocidade de lavagem estava apenas "sujando" a água.

Corrigida a velocidade de lavagem , acabou o problema.

Abs
 
Olá!

Também sou um iniciante, mas acompanho o fórum faz um tempinho e já vi essa discussão por aqui.

A baixa eficiência pode ser de vários fatores.
O malte já moído pode ser um deles, caso vc tenha comprado com muita antecedência.
Outro fator pode ser o da própria receita, que muitas vezes é feita pra uma panela mais eficiente que a sua.
Pode ter sido uma fervura não tão intensa.

Dá uma pesquisada aí no fórum que vc vai achar vários tópicos falando disso :)


Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Acredito que me problema está efetivamente na lavagem. Tenho dedicado pouco tempo para o processo de sparge, não recirculando como vi algumas sugestões de métodos. Como diz o amigo Perseverou, estava só sujando a água.
Obrigado e na próxima boto o resultado.
 
Sou novo na arte cervejeira e hoje fiz minha 3° receita.
Na minha primeira brassagem, uma APA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.056 e obtive 1.044.
Na segunda, uma IPA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.061 e obtive 1.047.
Hoje, na terceira, uma IRA, a densidade indicada era de 1.056 e obtive 1.040.
Em todas respeitei a faixa de temperatura indicada na receita e o teste do iodo apontou o fim da conversão.
Todas eram kits com os maltes já moídos, sendo as duas últimas, IPA e IRA, compradas na Alquimia da Cerveja.
Utilizo uma panela com fundo falso, bomba de recirculação com sparge. Já troquei a água, fazendo com mineral e da rede devidamente "desclorada".
Alguém tem alguma dica, sugestão, etc...?

Amigo, dá uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410135
 
Sou novo na arte cervejeira e hoje fiz minha 3° receita.
Na minha primeira brassagem, uma APA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.056 e obtive 1.044.
Na segunda, uma IPA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.061 e obtive 1.047.
Hoje, na terceira, uma IRA, a densidade indicada era de 1.056 e obtive 1.040.
Em todas respeitei a faixa de temperatura indicada na receita e o teste do iodo apontou o fim da conversão.
Todas eram kits com os maltes já moídos, sendo as duas últimas, IPA e IRA, compradas na Alquimia da Cerveja.
Utilizo uma panela com fundo falso, bomba de recirculação com sparge. Já troquei a água, fazendo com mineral e da rede devidamente "desclorada".
Alguém tem alguma dica, sugestão, etc...?

Primeiramente, qual a eficiência da receita que você está estipulando ter com as densidades pós-fervura? 75%? 70%?
 
Cara, a eficiencia foi feita para seu equipamento em específico?
Se não esquece... a base é outra e você pode tá errando tudo.
 
Sou iniciante, fiz minha primeira brassagem há 4 dias. vejo muita gente falando que a eficiência deu 60%, 65%, 72% etc.
Como se calcula isso ?
Na receita da minha cerveja (Pale) a OG era pra ser de 1044 a 1060, mas deu 1062. Logo, não acertei bem, mas dar a OG pra cima é melhor ou pior do que dar abaixo. E qual seria a eficiência ? Obrigado
 
Sou iniciante, fiz minha primeira brassagem há 4 dias. vejo muita gente falando que a eficiência deu 60%, 65%, 72% etc.
Como se calcula isso ?
Na receita da minha cerveja (Pale) a OG era pra ser de 1044 a 1060, mas deu 1062. Logo, não acertei bem, mas dar a OG pra cima é melhor ou pior do que dar abaixo. E qual seria a eficiência ? Obrigado

Resolva o problema alterando a eficiência do seu equipamento
Voce ja fez 3x e logicamente percebeu que seu equipamento tem uma eficiencia menor do que indica a receita.
Voce pode até tentar alterar o modo operante melhorando equipamento, mas saiba que es voce ja fez mais de uma vez esforços repetidos e variados, a questão é simples: Eficiência

Voce usa algum software?
Se usa BeerSmith voce altera isso na tela inicial de configuração do equipamento
Se não usa Software (recomendo que use) toda receita que se pega na internte tem a eficiencia do equipamento que foi utilizado para se atingir estes numeros, voce deve pega-los e alterar item a item (maltes no caso) para o seu numero

por exemplo, se a eficiencia da receita é de 80% e a sua é de 60% voce deve somar 20% a mais de malte/agua em seu processo por exemplo. Não é tão simples por isso recomendo software
 
Não uso software ainda. Como disse, comprei os kits de insumos prontos e, provavelmente, cujas receitas elaboradas para equipamentos de eficiência maior que a que venho obtendo.
Vou seguir as sugestões e adquirir um software.
 
O software facilita, mas saber como se calcula é essencial. Anote tudo o que puder sobre o seu processo, quantidade de água inicial, quantidade de água secundária (sparge), quantos litros você jogou para a fervura, quantos litros saíram após a fervura, veja quanto se perdeu com o trub, e quanta cerveja de fato você mandou para o fermentador.

Depois que fazer isso uma ou duas vezes, nunca mais precisará de software para calcular suas receitas e saber a eficiência do seu equipamento.

Cheers.
 
Sou novo na arte cervejeira e hoje fiz minha 3° receita.
Na minha primeira brassagem, uma APA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.056 e obtive 1.044.
Na segunda, uma IPA, a receita indicava densidade pós-fervura de 1.061 e obtive 1.047.
Hoje, na terceira, uma IRA, a densidade indicada era de 1.056 e obtive 1.040.
Em todas respeitei a faixa de temperatura indicada na receita e o teste do iodo apontou o fim da conversão.
Todas eram kits com os maltes já moídos, sendo as duas últimas, IPA e IRA, compradas na Alquimia da Cerveja.
Utilizo uma panela com fundo falso, bomba de recirculação com sparge. Já troquei a água, fazendo com mineral e da rede devidamente "desclorada".
Alguém tem alguma dica, sugestão, etc...?

Opa,

Primeira coisa, para de fazer cerveja pegando receita pronta em loja. Pode até pegar mas tem que adaptar pro seu equipamento. Fiz minha primeira cerveja assim e daí já vi que não dava certo. Baixa o BeerSmith mesmo grátis por 21 dias e veja que se colocar seu equipamento lá direitinho a receita não vai bater com a do papel. A eficiência do equipamento da receita da loja é uma e a sua é outra. Mesmo com panelas iguais a eficiência pode mudar.
Eu consegui acertar a eficiência do meu equipamento depois de 5 brassagens. Vai apanhando até acertar.
Tem uns vídeos no Youtube, procura lá por "Curso Gratuito de BeerSmith". Assiste, baixa o programa grátis e coloca a receita que comprou. Vai ver que vai dar outra coisa bem diferente do que tá no papel. Daí ajusta.
Valeu
 
Back
Top