Dúvidas Belgian Golden Strong Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Bom dia a todos.

Pretendo fazer uma Belgian Golden Strong Ale. Vi que para esse estilo é utilizado açúcar. Olhei algumas receitas onde é colocado desde 5% até 20%+ em relação ao peso total de fermentáveis.

Minhas dúvidas são as seguintes:

- Qual o momento de aplicar o açúcar? Eu vi algumas referências de uso na fervura (algumas no início e outras no fim), e outras durante a fermentação. Qual seria a melhor opção neste caso?

- No caso de um fermento seco a ser utilizado, qual seria a melhor opção? Como é uma cerveja com alto teor alcoólico, imagino que um fermento mais resistente ao álcool seria o ideal, então pensei no S-33, onde no site do fornecedor informa justamente ser um fermento resistente a grande quantidade de álcool e que é utilizado em cervejas belgas.

- Neste caso de ser o S-33, eu usei uma calculadora no link http://www.mrmalty.com/calc/calc.html para calcular a quantidade de fermento seco a ser utilizado, e pra OG e volume projetados (OG 1.075 e 60 litros) o resultado foi de 3.9 saquinhos de 11,5g, devo realmente utilizar essa quantidade, mesmo sendo um fermento bem resistente ao álcool ou por esse mesmo motivo eu poderia utilizar menos?

Obrigado.
Ney
 
Opa, buenas!

Olha, não sou experiente, aliás, sou bem novato na arte das cevas de verdade mas já aprendi alguma coisa, mais em termos dogmáticos do que empíricos (confesso!)...

Pois bem, quanto ao momento de colocar o açúcar... se colocar no início da fervura, creio que possa caramelar, e talvez não seja algo que tu espere da adição de acúcar... Assim, acho que ao final da fervura é mais indicado, faltando uns 5 minutos já considero suficiente para esterelizá-lo e invertê-lo.

Quanto ao tipo de fermento, neste ponto, não sou o mais indicado a opinar, mas acho que o mais importante é a taxa de inoculação, claro, considerando cepas parecidas de fermento...

Sobre a quantidade de fermento a colocar, de acordo com os ensinamentos do mestre Guenter (JC aqui do fórum!!! kkk) quando tem que fermentar mosto com densidade alta, pra não ter erro coloca 1 grama de fermento por litro. No teu caso específico, poderia inclusive ser acrescido mais um sachê de fermento de 11,5 gr.

Espero ter ajudado...
Boas cevas!
 
Com o s-33 acho que não dá pra chegar nos níveis de atenuação ideais para esta cerveja. Abrass
 
Olá Ney,
o momento do açucar vai depender da tua taxa de inoculação. Se for elevada, pode adicionar no fim da fervura (5 min) que não tem erro. Eu tenho feito sempre desse modo e nunca tive problemas.

Por outro lado, se tiver pouco fermento, adiciona na secundária, pra evitar ter algum problema de atenuação.

Quanto ao fermento, só dá pra fazer uma blond "decente" com fermento líquido mesmo, e fresquinho. Os secos ainda estão muito aquém do que esperar de um fermento Belga. Eu só obtive resultados interessantes (comparando a belgas legítimas) quando passei a usar WhiteLabs e Wyeast. E daí posso te dizer com certeza: é o fermento que dará "personalidade" a tua belga.

Abraço!
 
Obrigado pelas dicas. Acho então que, seguindo essa lógica do "1g por litro", eu estaria com menos fermento que o necessário. Então, pra garantir, vou colocar no final da fermentação primária, hehehehe.

Abraço,
Ney
 
Back
Top