Dúvida sobre ebulidor elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Pessoal, pesquisei aqui mas não encontrei nada muito claro. E o tópico de resistências elétricas já está fechado...

Estou quebrando a cabeça aqui com 02 panelas de 80/90L que ganhei de presente de uma cozinha que foi fechada. A ideia era brassar 03 receitas de 20L que fica meio no limite de uso da panela. Não tenho fundo falso.

Com gás não consegui aquecimento pra fervura. Pensei em montar sistema elétrico mas acabei vendo esse Ebulidor no Lamas que seria mais prático: http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/brassagem/ebulidor-medio-3000w.html

A pergunta: Dá pra usar ele pra fervura junto com gás embaixo??? ou pode dar problema por esquentar demais o mosto muito perto dele???
 
Mostura não seria um entrave.. dá pra chegar na temperatura com ajuda dele, desligar, e depois o gás consegue ajustar se precisar
 
Fala, Luciano, blz?

Cara, meus amigos e eu usamos esse ebulidor de 3000w nas nossas levas de 90 litros e ajuda muito! Reduzimos absurdamente o tempo de chegada da água na temperatura de mostura e de início de fervura do mosto! Vai fundo que vale muito a pena!

Abraço!
 
Fala, Luciano, blz?

Cara, meus amigos e eu usamos esse ebulidor de 3000w nas nossas levas de 90 litros e ajuda muito! Reduzimos absurdamente o tempo de chegada da água na temperatura de mostura e de início de fervura do mosto! Vai fundo que vale muito a pena!

Abraço!
Fcamello, mas usa direto na fervura? No meu case teria que ficar ligado direto na fervura porque só o gás não dá conta de segurar a temperatura de ebulição na panela desse tamanho
 
Não ia comprar aí não. Aqui na cidade tem.. postei o link só de referência. É que não quero comprar sem ter certeza que funciona. Tenho um de 1000w mas pra esse propósito é fraco
 
Luciano,

Acho que não é o ideal deixar esse ebulidor ligado durante a mostura, se ele ficar em contato direto com os grãos tem grandes chances de caramelar.
 
Eu uso ebulidor pra ajudar a chegar na temperatura de fervura. Ajuda e muito, começa a ferver muito mais rápido. Nunca tive problemas de caramelização. Mas logo que ferve eu deixo só no gás. Tenho também dúvidas quanto a durabilidade deste equipamento trabalhando direto por 2 horas (tempo pra iniciar a fervura + 90 minutos pra base pilsen)

Sinceramente, fica uma gambiarra só usar ele por toda a fervura. Ainda mais para equipamento de 90 litros
Eu partiria para uma resistência de baixa densidade. Tem as de mergulhar, com alça, e tem as que se coloca no fundo da panela, conforme explicado no post fixo. Vai ficar muito melhor e, se tu quiser, já pode planejar pra ter a panela 100% elétrica.
 
Eu uso ebulidor pra ajudar a chegar na temperatura de fervura. Ajuda e muito, começa a ferver muito mais rápido. Nunca tive problemas de caramelização. Mas logo que ferve eu deixo só no gás. Tenho também dúvidas quanto a durabilidade deste equipamento trabalhando direto por 2 horas (tempo pra iniciar a fervura + 90 minutos pra base pilsen)

Sinceramente, fica uma gambiarra só usar ele por toda a fervura. Ainda mais para equipamento de 90 litros
Eu partiria para uma resistência de baixa densidade. Tem as de mergulhar, com alça, e tem as que se coloca no fundo da panela, conforme explicado no post fixo. Vai ficar muito melhor e, se tu quiser, já pode planejar pra ter a panela 100% elétrica.

É.. eu não testei (obviamente porque não tenho)se o gás conseguiria manter a fervura depois que ela começar, até porque não tenho o ebulidor ainda. Mas pode até ser que sim... O gás sozinho não conseguiu esquentar (pelo menos não num tempo viável) até 100º. Demorou 3h pra ir de 25 a 75ºC ... pode até ser que se o ebulidor ajudar a levar pra 100ºC o fogo consiga manter sozinho..
 
@luciano_queiroz
é que tu tá falando de mosto pra caramba. Tem que ter um fogo bem potente mesmo...
e acho que pra esta quantidade, um ebulidor de 3000W vai ser pouco. Vai ajudar, mas o bom mesmo seria uma resistência de 8.000 a 9.000 W.
 
Pois é! Nós utilizamos o ebulidor de 3000 w apenas para auxiliar e acelerar o processo de fervura. Mas utilizamos um fogareiro bem potente (estilo jackwal gb-13) que sozinho já leva à fervura tranquilo, então quando atingimos o objetivo nós tiramos fora o ebulidor...
 
Fiz duas levas de 20L com o ebulidor e o gás ligados durante a fervura. Só o ebulidor (de 2000W) da conta de ferver os 24 litros que levo pra fervura, mas com o gás ligado durante o aquecimento sobe mais rápido, e eu consigo controlar a intensidade da fervura no gás.

Aqueço a água da panela do malte altes de por os grãos, a água de lavagem e faço a fervura com ele.

Reduziu em uma hora e meia a minha brassagem. Recomendo!
 
Bom... Comprei um ebulidor de 3000W e acabo de fazer um teste de fervura com ele.

Partindo de 26ºC (ebulidor + fogareiro juntos) demorou 1:30h para levantar fervura de 70L de água.

A água levantou fervura vigorosa em 98ºC e permaneceu nessa temperatura sem subir mais (deixei 10 minutos assim).. Ao desligar o ebulidor e manter a chama ligada a temperatura se manteve (esperei 30min de teste e não caiu nada) mas aquele vigor de fervura que esperamos sumiu. Formam-se bolhas de fervura no fundo da panela mas até a superfície da água elas somem..

A pergunta: Existe algum prejuízo em levar o processo de fervura dessa forma, com temperatura mas sem aquele vigor todo? Melhor partir pra um fogareiro melhor?? Ou mantenho o fogareiro que já tenho mesmo e uso o ebulidor ligado durante todo o tempo de fervura?
 
Fiz duas levas de 20L com o ebulidor e o gás ligados durante a fervura. Só o ebulidor (de 2000W) da conta de ferver os 24 litros que levo pra fervura, mas com o gás ligado durante o aquecimento sobe mais rápido, e eu consigo controlar a intensidade da fervura no gás.

Aqueço a água da panela do malte altes de por os grãos, a água de lavagem e faço a fervura com ele.

Reduziu em uma hora e meia a minha brassagem. Recomendo!

Também faço levas de 20 litros e tenho algumas dúvidas:

Você consegue fazer a fervura sem o auxílio do gás?

Ocorre caramelização do mosto devido ao contato com a resistência?

Tenho um ebulidor desses e eliminar o fogareiro traria algumas vantagens para o meu processo.

Abraços,
 
Sim, ferve só com o ebulidor ligado, e não carameliza nada. O ebulidor fica limpinho.
 
Sim, ferve só com o ebulidor ligado, e não carameliza nada. O ebulidor fica limpinho.

Bom saber que não carameliza. Vou testar na próxima brassagem, e quem sabe eu consiga tirar fogareiro da jogada.

Abraços,
 
Fui comprar uma resistencia de 3kW e acabei comprando duas de 1.8, alem de mais barato acabou sendo melhor pq consegui ligar diretamente na tomada (em tomadas de circuitos diferentes). O tempo de brassagem diminuiu quase duas horas no sistema gás+elétrico, ainda tive um vigor na fervura que não tinha antes.
 
Cervejeiro, passei pelos mesmo questionamento pela minha recente configuração de fogão+ebulidor de 2kw+panela com 25L iniciais.
E sempre quiz mudar isso, pois tenha a percepção que pelo fato da ebulição ficar localizada apenas no ebulidor não tenha o mesmo tipo de fervura de um sistema clássico. Caramelizava? Olha, nas minhas acho que muito pouco, mas sim.
O lance é que meu ebulidor acabava sendo uma resistência de alta densidade. O que era ruim.

Comprei agora um fogareiro e fiz uma leva legal sem ebulidor. Ao menos psicologicamente fiquei mais satisfeito! eheheheh

Legal seria tentar comparar para tirar dúvida, mas acabei partindo para fogareiro mesmo.

Cheers!
 
Back
Top