Dúvida: Possível método alternativo de aeração do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Boa tarde colegas.

Estive pensando em uma alternativa para a aeração do mosto e gostaria de alguém com mais experiência avaliasse essa ideia.

Seguinte, partindo da ideia de que o oxigênio pode ser injetado no mosto a partir do "balanço" do balde, seria viável retirar uma parte do mosto, colocar num ambiente esterilizado e hermeticamente fechado, digamos 1 litro, chacoalhar o mosto, e devolver para o fermentador.

O procedimento poderia ser repetido algumas vezes para melhorar o resultado.

Seria viável esse caminho?

Cordialmente,
 
Cara, gostei da ideia. Não vejo problema algum, desde que esteja tudo sanitizado é claro. Para quem não tem pedra difusora, cilindro de oxigênio e que faz splash, é uma boa. Só que 1 litro é muito pequeno eu acho, uma leva grande ia ser um abre e fecha de garrafa interminável kkkkk. Tava pensando em pegar um galão de 5 litros (água mineral), encher um pouco mais da metade (para ficar com boa quantidade de oxigênio) e fazer esse processo. Isso tudo no momento da transferência da panela para o balde para ser mais prático.
 
Então. Usei o 1 litro apenas como exemplo, mas poderia ser uma garrafa pet de 2 litros, que é fácil de ser sanitizado.

O problema que eu tenho enfrentado é a quantidade de espuma que o compressor + pedra está fazendo.

Por isso estou querendo uma alternativa viável.

O problema é saber se não vou esbarar em alguma coisa que impossibilite o procedimento.
 
acho uma idéia legal de testar.. mas terá q deixar espaço na garrafa pra ter ar

e teria que fazer isso com todo volume de mosto
 
Boa tarde colegas.

Estive pensando em uma alternativa para a aeração do mosto e gostaria de alguém com mais experiência avaliasse essa ideia.

Seguinte, partindo da ideia de que o oxigênio pode ser injetado no mosto a partir do "balanço" do balde, seria viável retirar uma parte do mosto, colocar num ambiente esterilizado e hermeticamente fechado, digamos 1 litro, chacoalhar o mosto, e devolver para o fermentador.

O procedimento poderia ser repetido algumas vezes para melhorar o resultado.

Seria viável esse caminho?

Cordialmente




Embora muito inexperiente no processo cervejeiro, sempre tive boas aerações e fermentações com o modo mais simples de todos (pra quem não tem cilindro de O2, claro...). Após o resfriamento, o mosto está em um balde fermentador, eu simplesmente sanitizo outro balde fermentador e despejo de um no outro, depois despejo novamente no balde inicial, e assim vou repetindo até dar umas 3 vezes em cada balde. Obvio que isso nas minhas levas de 20 litros...
 
Boa tarde colegas.

Estive pensando em uma alternativa para a aeração do mosto e gostaria de alguém com mais experiência avaliasse essa ideia.

Seguinte, partindo da ideia de que o oxigênio pode ser injetado no mosto a partir do "balanço" do balde, seria viável retirar uma parte do mosto, colocar num ambiente esterilizado e hermeticamente fechado, digamos 1 litro, chacoalhar o mosto, e devolver para o fermentador.

O procedimento poderia ser repetido algumas vezes para melhorar o resultado.

Seria viável esse caminho?

Cordialmente,

Zehzito,

Uso no-chill, e comigo essa técnica funciona bem.

Antes de colocar o mosto no fermentador, pego a bombona e oxigênio chacoalhando.

Para minhas levas de ALE, uso 1/2 sache para 10 litros ou 1 sache para até 22 litros com OG na faixa dos 1.050.

Sei que para muitos, essa quantidade de fermento é considerada under-pitch, mas até agora não tive problemas de fermentação usando fermento seco hidratado. Então a oxigenação deve estar funcionando bem.
 
Ederisraels - Esse método funciona legal até os 20L, embora eu ainda fique com medo de ocorrer contaminação. Acima dessa litragem (40, no meu caso), fica mais difícil.

alexandrelopes - Não conhecia essa técnica, vou pesquisar mais a respeito.

RodrigoSchuch - Não sei se chega a ser necessário todo o volume, mas imagino que metade já possa ser o suficiente.
 
Ederisraels - Esse método funciona legal até os 20L, embora eu ainda fique com medo de ocorrer contaminação. Acima dessa litragem (40, no meu caso), fica mais difícil.

alexandrelopes - Não conhecia essa técnica, vou pesquisar mais a respeito.

RodrigoSchuch - Não sei se chega a ser necessário todo o volume, mas imagino que metade já possa ser o suficiente.

Se usar metade, vai ter metade do o2 dissolvido. Com o método
de chacoalhar é dificil chegar nos 8ppm.. tem que ser pra valer heheh

Há um limite de adsorção dessa forma, por isso o motivo de fazer com toda a leva.. se está somente hidratando fermento seco, um splash já dá conta do recado
abraços
 
Zehzito,

Uso no-chill, e comigo essa técnica funciona bem.

Antes de colocar o mosto no fermentador, pego a bombona e oxigênio chacoalhando.

Para minhas levas de ALE, uso 1/2 sache para 10 litros ou 1 sache para até 22 litros com OG na faixa dos 1.050.

Sei que para muitos, essa quantidade de fermento é considerada under-pitch, mas até agora não tive problemas de fermentação usando fermento seco hidratado. Então a oxigenação deve estar funcionando bem.

No-chill+oxigenação=HSA.. deterioração da breja
No-chill+temp incoculação+oxigenação=processo normal
qual vc faz?

abraços
 
Já fiz isso de ir colocando o mosto resfriado num galão de 5L de água mineral sanitizado e chacoalhar até não aguentar mais. Rssss. Tb faz uma quantidade absurda de espuma, sem contar o desgaste físico de ter que repetir esse processo 9 vezes no meu caso que faço 45L. Desisti faz tempo. Hoje só faço splash e não tenho problema de fermentação arrastada, ou incompleta ou ainda formação de off flavors.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
No-chill+oxigenação=HSA.. deterioração da breja
No-chill+temp incoculação+oxigenação=processo normal
qual vc faz?

abraços

Só depois que o mosto está em temperatura ambiente, faço a oxigenação antes de levar ao fermentador. Até agora nenhuma leva oxidou.

Abraço
 
O problema que eu tenho enfrentado é a quantidade de espuma que o compressor + pedra está fazendo.

Por isso estou querendo uma alternativa viável.

Off tópic (pero no mucho, né? )
Já pensou na possibilidade de usar Fermcap/Luftal para controlar a espuma?
 
Off tópic (pero no mucho, né? )
Já pensou na possibilidade de usar Fermcap/Luftal para controlar a espuma?



@jalexandre, esses produtos podem, de alguma maneira, prejudicar a formação de espuma da cerveja depois de pronta?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@jalexandre, esses produtos podem, de alguma maneira, prejudicar a formação de espuma da cerveja depois de pronta?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Nunca percebi nenhum tipo de problema nesses 3 anos de brassagem.

Uso luftal desde o começo e a mais ou menos a um ano adotei o produto correto, que é o Fermcap - S (finalmente ficou fácil de achar nas brew shops brasileiras).

Uso durante a fervura e pra fazer starter, sucesso total. :p

Abraço.
 
Nunca percebi nenhum tipo de problema nesses 3 anos de brassagem.



Uso luftal desde o começo e a mais ou menos a um ano adotei o produto correto, que é o Fermcap - S (finalmente ficou fácil de achar nas brew shops brasileiras).



Uso durante a fervura e pra fazer starter, sucesso total. :p



Abraço.



Show de bola!!! Vou passar a adotar essa prática.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O que eu faço é chacoalhar o chiller dentro do fermentador, de dentro pra fora repetidamente. Não sei se tem algum lado negativo, mas é extremamente eficiente em oxigenar o mosto.
 
eu estava pensando em arear o mosto com aquele aparelho nebolizador ele já vem com filtro de ar aquele da marca inalar tem certificado do inmetro filtro anti bacteriano
 
Zehzito,

Uso no-chill, e comigo essa técnica funciona bem.

Antes de colocar o mosto no fermentador, pego a bombona e oxigênio chacoalhando.

Para minhas levas de ALE, uso 1/2 sache para 10 litros ou 1 sache para até 22 litros com OG na faixa dos 1.050.

Sei que para muitos, essa quantidade de fermento é considerada under-pitch, mas até agora não tive problemas de fermentação usando fermento seco hidratado. Então a oxigenação deve estar funcionando bem.

Há correntes que dizem que com a utilização de fermento seco não seria necessária a oxigenação do mosto.

A hipótese é que o oxigênio é necessário para a reprodução da levedura; reprodução é divisão celular; no caso, o papel do oxigênio na divisão celular seria entrar como composto na síntese de esteróis e ácidos graxos; todavia, o fermento seco já possui reservas de esteróis e ácidos graxos; portanto, aerar o mosto que receberá fermento seco devidamente hidratado não seria tão fundamental.

Fonte: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5074964&postcount=1
 
Sinceramente, só faço a queda de uns 40cm da panela pro fermentador e nunca tive problemas, uso levedura já hidratada.
 

Attachments

  • IMG-20161002-WA0016.jpg
    IMG-20161002-WA0016.jpg
    100.9 KB · Views: 38
Há correntes que dizem que com a utilização de fermento seco não seria necessária a oxigenação do mosto.

A hipótese é que o oxigênio é necessário para a reprodução da levedura; reprodução é divisão celular; no caso, o papel do oxigênio na divisão celular seria entrar como composto na síntese de esteróis e ácidos graxos; todavia, o fermento seco já possui reservas de esteróis e ácidos graxos; portanto, aerar o mosto que receberá fermento seco devidamente hidratado não seria tão fundamental.

Fonte: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5074964&postcount=1


Se ler o how to brew e o yeast verá exatamente isso! O problema é que fermento seco tem menos tipos de cepas (hj em dai já tem uma gama bem grande btw)
 
Sinceramente, só faço a queda de uns 40cm da panela pro fermentador e nunca tive problemas, uso levedura já hidratada.

serve meu comentário acima.

talvez vc nunca teve problema justamente porque a aeração não seria necessária no caso do uso de leveduras secas.

hoje em dia, eu nem splash faço mais. tranfiro da panela pro fermentador da forma mais suave possível, a fim de evitar a formação de espuma que irá ocupar espaço no meu balde :mug:
 
eu estava pensando em arear o mosto com aquele aparelho nebolizador ele já vem com filtro de ar aquele da marca inalar tem certificado do inmetro filtro anti bacteriano

Bah, nunca tinha pensado nessa ideia do nebulizador. Parece ser legal. Tem especificação da porosidade do filtro?
 
Alguém já tentou oxigenar o mosto circuncirculando o mesmo com uma bomba de recirculação devidamente sanitizada?

Fervura -> Resfriar até 35° -> Geladeira -> Recirculação do mosto por alguns minutos (ao invés da chacoalhada) -> Inocula o Fermento.
 
Alguém já tentou oxigenar o mosto circuncirculando o mesmo com uma bomba de recirculação devidamente sanitizada?

Fervura -> Resfriar até 35° -> Geladeira -> Recirculação do mosto por alguns minutos (ao invés da chacoalhada) -> Inocula o Fermento.

Deve funcionar, mas não vejo muita vantagem.
Eu acredito que o método mais eficiente é o da bombinha de aquário com pedra difusora de inox...

Aliás, minto, o método mais eficiente é usar a pedra difusora com cilindro de oxigênio, mas sinceramente não sei se vale o investimento, visto que enquanto oxigena a breja eu estou lavando meu equipamento, ou seja, o ganho de tempo do cilindro nem justifica o investimento, no meu caso...
 
Sinceramente, o único "método de aeração" que utilizo, desde o começo da minha jornada, é simplesmente deixar o mosto cair como uma bica da panela de fervura para dentro do fermentador. Muito, muito simples mesmo.

A distância da panela de fervura para o fermentador deve ser relativamente longa, para que ao final da transfega o mosto já dentro do fermentador esteja com aproximadamente uns 20 cm de espuma sobre ele, forte sinal de aeração.

Para o meu momento de aprendizado cervejeiro este modo de proceder está me rendendo ótimas brejas. Venho conseguindo alcançar a FG mensurada pelo BeerSmith em quase 100% das vezes, e o mais importante, na garrafa, a breja aparenta não apresentar off-flavors.
 
A questão sobre este método é que, se vc não atingir a temperatura de inoculação no resfriamento, essa oxigenação talvez não será suficiente para segurar algumas horas na geladeira.

Continuo achando que RECIRCULAR O MOSTO, com bomba devidamente sanitizada, é muito mais prático que bomba de aquário (pq vejo discussões e discussões sobre a pedra, vazao, etc) e chacoalhar (dor nas costas, ningue merece chacoalhar 30kg).

Mas dae me pergunto, qual o contra de simplesmente recircular mosto se vc so atingiu a temperatura de inoculação na geladeira?
 
Bah, nunca tinha pensado nessa ideia do nebulizador. Parece ser legal. Tem especificação da porosidade do filtro?

Gabriel pois é não sei dizer quantas micras ele tem vou ter que ver se o fabricante fornece esses detahes
 
Gabriel pois é não sei dizer quantas micras ele tem vou ter que ver se o fabricante fornece esses detahes

Pelo o que vi a porosidade recomendada é 0.2 micras. Não sei se tem algum filtro de nebulizador que chega perto disso. Vi alguns que o filtro é apenas um pedaço de "algodão" sintético, ai é meio arriscado.
 
Há correntes que dizem que com a utilização de fermento seco não seria necessária a oxigenação do mosto.

A hipótese é que o oxigênio é necessário para a reprodução da levedura; reprodução é divisão celular; no caso, o papel do oxigênio na divisão celular seria entrar como composto na síntese de esteróis e ácidos graxos; todavia, o fermento seco já possui reservas de esteróis e ácidos graxos; portanto, aerar o mosto que receberá fermento seco devidamente hidratado não seria tão fundamental.

Fonte: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5074964&postcount=1

ALoha....

...já vi em outros tópicos aqui esse assunto e para os caseiros mesmo a bombinha de aquário "dá conta"!! Porem como nosso amigo disse muito bem com a explicação bioquimica do processo, a aeração para fermento seco não é tão fundamental, mas se bem feita ajuda e outro ponto que vi é a famosa gota de azeite no mosto para suprir a quantidade de acidos graxos que a levedura necessita (prático e rápido)!
Confesso que nunca comparei a fundo a diferença entre fermentar com a gota de azeite e sem!

Espero ter ajudado...abraços.
 
Back
Top