Dúvida Fruitbeer (Fermentação/Trasfega)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreNash5

New Member
Joined
Sep 17, 2018
Messages
3
Reaction score
0
Location
Erechim
Prezados! Agradeço sugestões e opiniões.

Situação: Pretendo fazer uma receita de 40 litros (estilo básico), para posterior adição de frutas o que a caracterizaria como uma Fruitbeer. Minha ideia é realizar a fermentação primária normal de 40 litros e ao final ou próximo dela, realizar a trasfega para 4 baldes fermentadores de 10 litros, aonde colocarei as frutas (diferentes tipos em cada balde, é basicamente experiências de sabores e aromas). Minha dúvida principal: seria prudente e necessário colocar um pouco ou toda a lama do fermentador principal nos baldes menores, visto que na sequência com a adição das frutas provavelmente ainda haverá algum processo de conversão dos açucares. Ou apenas o líquido (levedura ainda poderá estar presente e ativa) sem a lama será capaz de realizar a conversão dos açucares das frutas.

Muito obrigado pelas dicas, informações, críticas ou sugestões.

Abraço!!!
 
Prezados! Agradeço sugestões e opiniões.

Situação: Pretendo fazer uma receita de 40 litros (estilo básico), para posterior adição de frutas o que a caracterizaria como uma Fruitbeer. Minha ideia é realizar a fermentação primária normal de 40 litros e ao final ou próximo dela, realizar a trasfega para 4 baldes fermentadores de 10 litros, aonde colocarei as frutas (diferentes tipos em cada balde, é basicamente experiências de sabores e aromas). Minha dúvida principal: seria prudente e necessário colocar um pouco ou toda a lama do fermentador principal nos baldes menores, visto que na sequência com a adição das frutas provavelmente ainda haverá algum processo de conversão dos açucares. Ou apenas o líquido (levedura ainda poderá estar presente e ativa) sem a lama será capaz de realizar a conversão dos açucares das frutas.

Muito obrigado pelas dicas, informações, críticas ou sugestões.

Abraço!!!
Acredito que pode fazer a trasfega para os baldes sem agitar o fermentador, mas faria isso antes do termino da primária, com três ou quatro dias de fermentação, o que garantirá bastante leveduras em suspensão e que ainda estão muito ativas e saudáveis.
 
Outra opção.... (Pra facilitar e diminuir os riscos de contaminação, etc na transferência...) é já fermentar direto nos 4 baldes menores.
Distribui o mosto nos 4... põe 1/4 do fermento em cada balde... e depois só adiciona as frutas
 
Back
Top