Quanto de lama usar na fermentação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kleber.sopko

New Member
Joined
Jun 19, 2022
Messages
1
Reaction score
0
Location
Ponta Grossa
Olá pessoal!

Vou fazer a minha primeira batelada de cerveja reaproveitando Lama.
Usei uma S04 e a fermentação ocorreu limpa e sem problemas, hoje eu fiz a coleta dela. Aproximadamente 1L de lama, pode ter algum trub junto, tomei cuidado para não levar ele ao recipiente.

Minha dúvida é:

Desse 1L quanto devo usar na próxima Batelada?
Faço um starter e inoculo normalmente?

Uso a lama direto no fermentador?

Se alguém puder ajudar fico grato
 
Cara, na minha opinião essa pergunta não tem resposta, pois não se sabe a situação das leveduras da sua lama.

Aqui quando decido reaproveitar, faço a contagem das leveduras pois tenho um mini laboratório.. em alguns casos, 1L de uma lama tem menos viabilidade do que 200ml de outra.

Em todo caso, antes de ter os meios de análise normalmente usava meio litro de lama em um starter com 1L de mosto para levas de 50L, já tive problemas com baixa atenuação mas nunca deu ruim nas brejas. As vezes, simplesmente tirava uma breja do fermentador (usava bombonas na época) e já tacava a outra em cima. Nesses casos a fermentação fluía bem rápido e com ótimos resultados.

Hoje, raramente reutilizo lama, a não ser que tire a breja do fermentador e no máximo dia seguinte já reutilize a lama. Deixar guardada por alguns dias já prejudica e muito o resultado final.
 
Tenho reaproveitado cerca de 4 vezes jogando a lama toda, direto no fermentador. Tem dado bem certo. A fermentação inicia rápido mostrando que não foi necessária uma grande multiplicação dentro do fermentador. Mas como o Edgar disse, é algo que se faz no escuro. Semana passada tentei lavar a lama pra ter uma noção de quanta levedura viável tinha, mas acabou que não consegui lavar direito (não separou) e continuei no escuro.

Mas tentando responder à pergunta, se vc conseguir lavar direitinho dá pra ter uma boa estimativa de quanta levedura vc está inoculando. E caso não conseguir, usando a lama toda, desde que não seja muito velha, com quase toda certeza vc terá levedura suficiente.
 
Escuro por escuro eu optei pelo mais prático e razoavelmente seguro. Faço brassagens no dia do envase do lote anterior. Dessa forma eu adiciono o mosto diretamente no fermentador com a lama. Reaproveito 3x, de forma que uso as leveduras provenientes de um dado pacote por 4 lotes.
Como dito acima, é muito difícil precisar a quantidade de leveduras viáveis que voc6e está utilizando com esse método. Mas a experiência mostra que é viável proceder desta maneira.
OBS: Caso vá fazer dry hop, recomendo que esta seja a última cerveja dos 4 lotes, para que você não reaproveite lama com restos de lúpulo nas seguintes, uma vez que nesse processo não estamos lavando a lama.
Abraços e boas brejas.
 
Escuro por escuro eu optei pelo mais prático e razoavelmente seguro. Faço brassagens no dia do envase do lote anterior. Dessa forma eu adiciono o mosto diretamente no fermentador com a lama. Reaproveito 3x, de forma que uso as leveduras provenientes de um dado pacote por 4 lotes.
Como dito acima, é muito difícil precisar a quantidade de leveduras viáveis que voc6e está utilizando com esse método. Mas a experiência mostra que é viável proceder desta maneira.
OBS: Caso vá fazer dry hop, recomendo que esta seja a última cerveja dos 4 lotes, para que você não reaproveite lama com restos de lúpulo nas seguintes, uma vez que nesse processo não estamos lavando a lama.
Abraços e boas brejas.
Fiz assim várias vezes e por praticidade é a forma que recomendo. porém, ao menos aqui três vezes foi o máximo que reutilizei, e sempre usar uma lama sem DH...
 

Latest posts

Back
Top