[DÚVUDA] Chiller de contrafluxo ou Chiller de Placas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 17, 2018
Messages
24
Reaction score
5
Location
Guarapuava
Boa tarde.

Sou novo nas brasagens, fiz apenas 3 brasagens até o momento, e estou com uma dúvida do que comprar.

Utilizo hoje um chiller de imersão de 7,5 metros, e está difícil resfriar o mosto após a fervura rapidamente.

Quero comprar um produto mais eficiente, e estou na dúvida entre um Chiller de contrafluxo de 15 metros, com cano de alumínio de 3/8 e mangueira de 3/4. outra opção seria um Chiller de 20 ou de 30 placas que vou pegar no aliexpress.

Poderiam me dizer qual dos dois ou 3 seriam melhores.

Minhas levas são de 20 a 30 litros através do método biab, por isso estou na dúvida o que seria mais eficiente, 20 ou 30 placas ou contrafluxo.

Cleverson
 
Olá Cleverson.

Recomendo esse tópico:

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...lacas-como-dimensionar-grosseiramente.409476/

Eu uso o chiller de imersão, mas promovo uma agitação de modo a melhorar a troca térmica e consigo chegar a 50 graus rápido usando água da rua, e assim eu consigo preservar boa parte das características aromáticas dos lúpulos. Faço 30 litros, uso um chiller de alumínio com 15 metros de 1/2 ''.
 
Faço cerveja artesanal (ou melhor, tento fazer) a cerca de 2~2,5 anos, nesse tempo já fiz umas 110~120 brassagens, já usei todos os métodos de resfriamento que estão disponíveis para o nível caseiro, entre os quais se destacam para mim: chiller de imersão, contra-fluxo, placas e panelinha dentro do gelo. Após testar todos, por mais de 10 vezes cada posso dizer que na minha opinião a melhor solução (custo-benefício) para levas de até 30L é sem sombra de dúvidas o chiller de imersão (alumínio ou inox, 15m de serpentina 3/8'', feito sob medida para sua panela).

Imediatamente após o fim da fervura, deixando a água da rua ligada e fazendo um whirlpool vagaroso por uns 5~10 min é suficiente para atingir 40~50ºC em 10 minutos. Para chegar a 25~30ºC vai mais uns 10~15min, a vantagem aqui é que esse tempo combina exatamente com o tempo necessário para decantação das partículas suspensas no mosto e formação do cone no fundo, tudo se encaixa bem.
 
Back
Top