crosta de fermento do balde na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

Envazei minha primeira cerveja hoje a tarde, agora pouco fui dar uma olhada de curioso nas garrafas e pude notar que em algumas tinha um corpo estranho mas em duas havia muita coisa, ai resolvi abrir essas duas e ver ao certo o que era, coloquei em nova garrafa e passei pelo tecido de voal do grain bag e notei que era aquela crosta de fermento que fica na parede no topo do fermentador que havia ido para o liquido.

como envazei a poucas horas entao essas duas que havia muita coisa eu passei para outra garrafa e coloquei nova tampinha.

Mas em quase todas as garrafas ficou alguma coisinha bem pequena quase impeceptivel. Séra que tem algum problema pedacinhos dessa crosta de fermento ficar junto com a cerveja? agora ficou pedacinhos minusculos, mas tem.

OBS: usei fermentador de fundo conico e fiz o envaze direto do fermentador para a garrafa.

Sera que da proxima vez convém usar um filtro de voal na saida da torneira para evitar isso?

abraço a todos
 
Cara, sem ver, não temos como saber ao certo se isso que tu estás dizendo de fato é só fermento, ou é contaminação. O fato é que dificilmente fermento fica boiando na garrafa. Já contaminação forma uma nata no topo do líquido e normalmente forma um anel justamente nesse ponto que adere à garrafa na parte de dentro, deixando o anel marcado mesmo quando se inclina a garrafa.

Abraço,
 
acho que me expressei mal.

Não tem crosta na garrafa e sim particulas soltas, na garrafa estava horrivel, mas quando abri a garrafa e filtrei a cerveja deu pra ver que era igual aquela crosta de fermento que fica no balde. depois que esvazia o balde nao fica aquele anel de crosta dura no topo do balde? estou achando que parte desse fermento duro e seco foi para a garrafa. São pedacinho marrom claro e que com a garrafa em pé ela vai direto para o fundo.

Na foto é a garrafa que mais estava cheia desses pedacinhos, e tinha só mais uma com um pouco assim, as outras tem quando muito um ou dois pedacinhos mais bem pequenos que quase nao da para ver.

Contaminação acho pouco provavel pois sanitizei tanto com tanto cuidado tudo que até exagerei. A cerveja mesmo sem estar pronta muito saborosa. por isso tbm nao creio que possa ser contaminação. Não sei se devo ter balaçado o fermentador durante esse período e parte daquela crosta que forma no balde em cima possa ter caido no liquido.
A cor e a forma é igual o daquela crosta que forma no balde. por isso acho que seja somente fermento.
Esses pedacinhos não fica boiando vai direto pro fundo da garrafa quando colocada de pé.
essa foi a garrafa que mais tinha isso as outras é muito mais muito pouco quando muito um ou dois pedacinho pequenos, e algumas não tem nada.

o que acham?

Te61Q7.jpg
 
o que pode ter acontecido foi que vc mexeu muito o seu balde e levantou muito as particulas que estavam na lama. ou sei lah.. mas a foto nao apareceu pra ver
 
Parece ser sujeira do fermentador que veio junto mesmo... tem bastante coisa, se fosse contaminação no envase não teria aparecido tão rápido, só se fosse contaminação já no fermentador. Mas não parece necessariamente ser...

Como vc transfere a cerveja do fermentador para fora?

Já tive um caso com aparencia bem semelhante à isso ai quando usei gelatina e sifonei perto demais do slurry, ficaram uns flocos assim na garrafa...
 
então Tiago,

assim que terminou a fermentaçao fui purgando o fermento todos os dias um pouco (uso fermentador de fundo conico) depois deixei maturando por mais 7 dias sem mexer, ai antes de eu engarrafar eu purguei mais um pouco de fermento por baixo e dai simplesmente comecei a engarrafar (claro que pela torneira de cima), nao abri o fermentador nem fiz transfega nada.


Mas dava pra ver que no fermentador formou aquele anel de fermento seco que fica grudado no topo, e fui envazando normalmente até acabar e descartei o resto que fica pra baixo da torneira de cima.

Quando acabei tudo e fui limpar ainda saiu essa sujeira por baixo do restande que ficou no fermentador, misturado com aquela pasta que forma de fermento no fundo.

Acho que seja somente fermento, pois experimentei a cerveja e está deliciosa.

Esse tanto de sugeira só tinha em duas garrafas as outras é praticamente nada uma ou outra coisinha quando muito

Eu terminei de engarrafar depois de questão de meia hora fui guardar as garrafas e ai que vi algo estranho, entao não é nada que se formou depois, ja veio junto mesmo
 
Estranho... não deveria vir sujeira do slurry dessa forma.

Vc fez o priming como, misturou no fermentador?

Pode ser que alguma pelicula tenha se formado na cerveja e se rompido e misturado no momento do engarrafamento...

Sobre o sabor, não quer dizer necessariamente que contaminação dê sabor ruim. Já provei cerveja contaminada que estava boa, também já vi falar de gushing na garrafa sem alteração aparente de sabor. Mas pode não ser...
 
como foi minha primeira brassagem então resolvi fazer o priming utilizando aquelas balas de carbonatação do lamas, estava com medo de errar etc, então nem mexi nem abri o fermentador.

Caso seja contaminação como vou ficar sabendo se é ou não? pode beber mesmo contaminada? quais os riscos? fiquei preocupado agora.

Quando abri essa garrafa passei para outra usando um funil e o grain bag bem dobrado pra tirar tudo e saiu tudo e notei que era igual a crosta que forma no balde, devia ter tirado foto tbm. Era umas plaquinhas de cor marrom claro, nem duro nem mole, médio, uma forma pastosa.

lavei tudo tão bem até errei na quantidade de pac sanitizante e coloquei em dois litros o que era pra ser usando em 20 srsrsrsrsrsrs e gastei quase tudo no fermentador pra ter certeza de que não iria contaminar

encontrei uma foto na net que se parece muito com o que estava na garrafa, seria como na parede desse balde essas coisinhas meio quadradinhas, nao na parte no anel no topo mas o que está na parece esses floquinhos pequenos a cor e a aprecenia é igual o dessa foto desse balde que encontrei na net

8MqNRY.jpg
 
como foi minha primeira brassagem então resolvi fazer o priming utilizando aquelas balas de carbonatação do lamas, estava com medo de errar etc, então nem mexi nem abri o fermentador.

Caso seja contaminação como vou ficar sabendo se é ou não? pode beber mesmo contaminada? quais os riscos? fiquei preocupado agora.

Quando abri essa garrafa passei para outra usando um funil e o grain bag bem dobrado pra tirar tudo e saiu tudo e notei que era igual a crosta que forma no balde, devia ter tirado foto tbm. Era umas plaquinhas de cor marrom claro, nem duro nem mole, médio, uma forma pastosa.

lavei tudo tão bem até errei na quantidade de pac sanitizante e coloquei em dois litros o que era pra ser usando em 20 srsrsrsrsrsrs e gastei quase tudo no fermentador pra ter certeza de que não iria contaminar

encontrei uma foto na net que se parece muito com o que estava na garrafa, seria como na parede desse balde essas coisinhas meio quadradinhas, nao na parte no anel no topo mas o que está na parece esses floquinhos pequenos a cor e a aprecenia é igual o dessa foto desse balde que encontrei na net

8MqNRY.jpg

Calma, é muito dificil uma bacteria patogenica se manifestar na cerveja. Vc não deve ser preocupar com isso se vc tem uma sanitização cuidadosa.

A imagem ali que vc pegou da internet mostra o que parece ser fermento que grudou nas paredes do fermentador. Isso não é muito comum acontecer, mas tem algumas leveduras que já vi acontecer. Qual fermento vc usou?
 
De todo mundo gruda.

Guenther, a crosta em forma circulo do krausen, no topo, sempre fica, mas pra mim é muito dificil grudar flocos em toda a extensão da parede do fermentador, que nem na imagem ali...
 
Se te incomoda pedaço de fermento na garrafa faz uma trasfega para um outro balde na hora do primming e utilizar uma pedaço de voil (esterilizado por fervura) para filtrar o grosso durante a trasfega.

Eu costumo fazer para evitar algum resíduo - coloco o saco preso à ponta da mangueira de silicone e as esterilizo na panela de pressão.
 
Guenther, a crosta em forma circulo do krausen, no topo, sempre fica, mas pra mim é muito dificil grudar flocos em toda a extensão da parede do fermentador, que nem na imagem ali...
Isso depende de um monte de coisas... pra mim já aconteceu de todos os tipos.
 
Back
Top