Cor estranha da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Joined
May 28, 2015
Messages
39
Reaction score
5
Bom dia.


Fiz uma blond ale onde foi utilizado somente malte base da agrária e minha cerveja ficou com uma cor muito estranha. Onde será que eu errei?

A receita do foi para 20L onde utilizei
5 kg malte Pilsen e fermento T 58.


Segue foto do meu pai bebendo

ImageUploadedByTapatalk1440584290.181786.jpg
 
Isso é turvidez do fermento. Você deixou a cerveja próxima a 0ºC por algum tempo? Esse fermento não é nada floculento, então precisa de um tempo bom pra decantar, ou melhor, clarificar com gelatina, o que é bem simples, fácil, e o resultado, bem satisfatório!
Bom dia.


Fiz uma blond ale onde foi utilizado somente malte base da agrária e minha cerveja ficou com uma cor muito estranha. Onde será que eu errei?

A receita do foi para 20L onde utilizei
5 kg malte Pilsen e fermento T 58.


Segue foto do meu pai bebendo

View attachment 115941
 
Deixei 15 dias a 0oC mas não fiz nada com gelatina... Não conhecia o fermento... Primeira vez que utilizo... Já que engarrafei tudo... Existe possibilidade dela clarear na garrafa na geladeira?
 
Estou com uma leva de Belgian blond engarrafada e utilizei o mesmo fermento. Na próxima sexta vou abrir uma pra ver como está o primming e posto aqui a foto dela pra gente comparar visto que eu também não utilizei gelatina para clarificar... uma pergunta de iniciante: Será que esta turbidez não pode ser proveniente do processo de filtragem durante à mosturação?
 
Será que na trasfega para o balde do primming não foi levada muita lama junto? Tem bastante coisa suspensa aí.

De qualquer forma, recomendo muito utilizar a gelatina para clarificação. Tenho usado nas minhas últimas levas e fiquei muito satisfeito com o resultado.
 
Será que na trasfega para o balde do primming não foi levada muita lama junto? Tem bastante coisa suspensa aí.



De qualquer forma, recomendo muito utilizar a gelatina para clarificação. Tenho usado nas minhas últimas levas e fiquei muito satisfeito com o resultado.


Tomei cuidado para não levar nada...
Vou utilizar gelatina nas próximas com certeza.

Abc
 
Cara como vc fez a recirculação/lavagem/filtragem?

Como moeu o malte? Se moeu fino de mais pode ser isso tbm. Seu mosto na filtragem saiu bem límpido?
 
a tendência é que com a pressão interna da garrafa e a temperatura baixa, a levedura decante sim. Mas uma cerveja tão turva vai demorar muito pra ficar cristalina (isso se ficar), e vai formar uma bela camada de fermento embaixo.
 
Cara como vc fez a recirculação/lavagem/filtragem?

Como moeu o malte? Se moeu fino de mais pode ser isso tbm. Seu mosto na filtragem saiu bem límpido?


Fiz tudo isso... mas percebi que quando levei para fermentaçao ela já tava meio dessa cor... imaginei que quando maturasse ela iria clarear....

A moagem foi média para fina... acho que pode ter sido isso, juntando com o fermento que dizem ser de alta turvidez...


Aprendendo ainda.....
 
Isso ae. A fimtragem do mosto eh muito importante. Uma pergunta o gosto ta adstringente?
 
Isso ae. A fimtragem do mosto eh muito importante. Uma pergunta o gosto ta adstringente?


Eu não provei ainda e meu pai nao soube me dizer....

Meu pai ta igual criança... kkkk... comecei a fazer cerva tem 2 levas somente... essa é a segunda e ele nao quis esperar nem 5 dias para abrir a primeira garrafa...

Já coloquei todas elas na geladeira e deixarei por um mês para ver se dá uma clareada...

Vamos ver...

Abc
 
Hahahahah me lembrou meu pai tbm. Comecei a fazer cerva em 2009 minha primeira foi uma weiss horrivel, mas meu pai caiu dentro e achou maravilhosa, hahahaha. Saudades do meu querido pai. Se foi em outubro do ano passado. Boa breja ae parceiro e aproveite bastante seu pai!
 
Hahahahah me lembrou meu pai tbm. Comecei a fazer cerva em 2009 minha primeira foi uma weiss horrivel, mas meu pai caiu dentro e achou maravilhosa, hahahaha. Saudades do meu querido pai. Se foi em outubro do ano passado. Boa breja ae parceiro e aproveite bastante seu pai!

Valeu amigo... muito obrigado.

Abraços
 
Moagem fina não deixa cerveja assim não! Eu faço BIAB, faço moagem fina, mesmo recirculando, o mosto vai bem turvo pro fermentador, e nunca tive essa cor por causa disso. Depois que passei a fazer gelatina, as cervejas tem ficado cristalinas.
 
Aee @vitorff conforme prometi posts acima, segue a foto da minha blond... usei o mesmo T-58 sem clarificação com gelatina....
IMG_20150829_194431781.jpg
 
Deixei 15 dias a 0oC mas não fiz nada com gelatina... Não conhecia o fermento... Primeira vez que utilizo... Já que engarrafei tudo... Existe possibilidade dela clarear na garrafa na geladeira?
É, tá parecendo fermento misturado mesmo, se vc fez priming pode estar sendo misturado com a agitação da garrafa. Se deixar na geladeira com o tempo diminui, experiência própria. Eu gosto muito do T-58, utilizo bastante, mas ele não tem boa sedimentação mesmo.
 
Aee @vitorff conforme prometi posts acima, segue a foto da minha blond... usei o mesmo T-58 sem clarificação com gelatina....

IMG_20150829_194431781.jpg


Ficou meio parecida com a minha... Agora com uma semana na geladeira...

Ficou boa? Eu adorei a minha... Foi feita com string goldings
 
Esse lúpulo mesmo! Cara...ficou bem saborosa... Mas eu sou suspeito pq sou o pai da criança...
 
Back
Top