Cool Brew - Será que funciona?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
https://cool-brewing.com/Home.aspx

Muito resumido, é uma "roupa térmica" para o fermentador, que não vaza água. Você coloca gelo dentro duas vezes ao dia e ele mantém a temperatura de fermentação.

Pode ser uma excelente alternativa para quem não tem espaço para outro freezer/geladeira...

Sai por 76 dólares, já com frete para o BR. Será que vale?
 
Eu tenho a impressão que valeria mais a pena investir em uma geladeira usada + termostato. Aqui em P. Alegre é possível encontrar geladeiras por menos de R$200 e o termostato sai perto de R$100.

Considerando o câmbio atual, IOF e que esse cara de 76 dólares pode ser tributado na entrada, dá praticamente a mesma coisa.

Paulo
 
Eu tenho a impressão que valeria mais a pena investir em uma geladeira usada + termostato. Aqui em P. Alegre é possível encontrar geladeiras por menos de R$200 e o termostato sai perto de R$100.

Considerando o câmbio atual, IOF e que esse cara de 76 dólares pode ser tributado na entrada, dá praticamente a mesma coisa.

Paulo

A diferença é o espaço.

Pra quem mora em apto, como eu, é inviável colocar mais uma geladeira.

Até porque já tenho um freezer dedicado à fermentação, mas só comporta um balde por vez...
 
jdeiro,

Tou com o mesmo problema que vc, devo ir morar num flat em breve e passar a fazer o famoso 1 galão de cerva. Sei nem se cabe frigobar muito menos geladeira, vou ver se faço um cooler refrigerado com placas de peltier, a mesma tecnologia usada em adegas de vinho. Já pesquisou sobre? Essas plaquinhas são bem interessantes.
 
Eu uso caixa de isopor bem normalzinha com uma garrafa pet congelada pra manter fresco na fermentação. Para maturar, boto na geladeira mesmo, fica a uns 6 graus.

A geladeira é pequena, só retirei a tampa e a gaveta de baixo (aquela de guardar frutas e verduras). Cabe, tranquilamente, 2 bombonas de 6 lá de água que uso como fermentador.
 
Uma opção razoavelmente simples para manter um fermentador pequeno (até uns 20 L) resfriado, é encamisá-lo com um tubo de alumínio (iguais aos chillers utilizados no resfriamento do mosto), isolar a camisa para que o tubo de alumínio troque calor apenas com o fermentador, e circular água fria nesse tubo a partir de uma pequena quantidade de água colocada em um desses bebedouros que tem a opção de água gelada. Caso a pessoa consiga garantir uma boa sanitização do tubo de alumínio, é possível colocá-lo dentro do fermentador e melhorar a troca térmica.
Considerando bomba de circulação, tubo de alumínio, bebedouro, isolante térmico e termostato, dá para montar por menos de R$500.
Claro, como o colega acima mencionou, é mais simples e barato, comprar uma geladeira usada, mas para quem não tem espaço, o sistema proposto pode ser uma opção.
Estou trabalhando na montagem de um sistema desse tipo, e em breve, coloco maiores detalhes e fotos.
 
Uma opção razoavelmente simples para manter um fermentador pequeno (até uns 20 L) resfriado, é encamisá-lo com um tubo de alumínio (iguais aos chillers utilizados no resfriamento do mosto), isolar a camisa para que o tubo de alumínio troque calor apenas com o fermentador, e circular água fria nesse tubo a partir de uma pequena quantidade de água colocada em um desses bebedouros que tem a opção de água gelada. Caso a pessoa consiga garantir uma boa sanitização do tubo de alumínio, é possível colocá-lo dentro do fermentador e melhorar a troca térmica.
Considerando bomba de circulação, tubo de alumínio, bebedouro, isolante térmico e termostato, dá para montar por menos de R$500.
Claro, como o colega acima mencionou, é mais simples e barato, comprar uma geladeira usada, mas para quem não tem espaço, o sistema proposto pode ser uma opção.
Estou trabalhando na montagem de um sistema desse tipo, e em breve, coloco maiores detalhes e fotos.

Amigo,

Nem pense em deixar sua cerveja, seja ela pronta ou fermentando, em contato com alumínio. O pH ácido da mesma irá devorar esse alumínio com o tempo, e não queremos beber alumínio, né não?

Abraço!
 
Back
Top