Controle de temperatura na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thirango

Member
Joined
Jan 19, 2014
Messages
12
Reaction score
0
Pessoal,

Boa noite.

Estou prestes a fazer minha segunda brassagem. A primeira foi uma American Pale Ale que acidentalmente rendeu pouco e ficou com 8% de álcool. Usamos o fermento S-04 e fermentamos por 7 dias a +/- 23ºC. O sabor da cerveja ficou bem carregado de notas frutadas, e decidimos por corrigir na próxima brassagem.

Desta vez, pretendo usar o US-05, para diminuir a deposição de fermento no fundo das garrafas.

Minha dúvida é: para reduzir um pouco do frutado da cerveja, qual seria a temperatura adequada para fermentar e o método para manter tal temperatura (ainda não possuo nada além da geladeira de casa para controlar temperatura)?

Obrigado.

Abraços
 
Tenta trabalhar numa faixa de 18 graus na primária.

De qualquer forma o US05 já produz bem menos ésteres do que o 04, só a troca do fermento vai fazer com que a tua Ale seja uma outra cerveja quando comparada com a primeira leva.

Quanto ao controle de temperatura, um termostato - como o Tic-17 - ligado na tua geladeira vai resolver.
 
A minha primeira cerveja teve um problema bem semelhante. Era para render 40 litros e eu consegui pouco mais de 20. Resultado, um mosto de alta densidade e uma cerveja extremamente alcoólica e com muitos sabores indesejados (ficou ruim mesmo). O meu erro foi na lavagem pois acabei usando pouca água.
Quanto ao fermento, concordo que o US-05 é um fermento mais neutro mas não atribuo os sabores indesejados somente ao fermento já que a densidade do mosto era bastante alta o que por si só já dificulta bastante a fermentação, principalmente sem um controle de temperatura eficiente.
Quanto a decantação do fermento, eu prefiro o fermento no fundo da garrafa do que em suspensão.
 
Bom Dia! Essa semana começou uma onda de frio por aqui, bem nos dias que iniciei a segunda fermentação (elevar até 25ºC).... Durante essa semana a temperatura vai chegar aos 31ºC.

Liguei meu termostato TIC17 no motor da geladeira de forma que ela sempre ligue quando a temperatura passa da "setada". Sei que posso utilizar a lâmpada também para ligar sempre que a temperatura estiver abaixo. Mas agora fica a pergunta:

"Posso ligar no termostato a lâmpada e o motor da geladeira simultaneamente? De forma com que a geladeira não fique ligada 24 hrs, somente quando a temperatura aumente, e a lâmpada acesa somente quando a temperatura baixa?"

Se sim, alguém sabe me dizer como faço?
 
Bom Dia! Essa semana começou uma onda de frio por aqui, bem nos dias que iniciei a segunda fermentação (elevar até 25ºC).... Durante essa semana a temperatura vai chegar aos 31ºC.

Liguei meu termostato TIC17 no motor da geladeira de forma que ela sempre ligue quando a temperatura passa da "setada". Sei que posso utilizar a lâmpada também para ligar sempre que a temperatura estiver abaixo. Mas agora fica a pergunta:

"Posso ligar no termostato a lâmpada e o motor da geladeira simultaneamente? De forma com que a geladeira não fique ligada 24 hrs, somente quando a temperatura aumente, e a lâmpada acesa somente quando a temperatura baixa?"

Se sim, alguém sabe me dizer como faço?

O tic17 é um aparelho simples, ele não tem essa opção "se A faça B; se C faça D". Na função OP é "0" pra esfriar ou "1" pra esquentar. Até hoje eu não precisei ter essa função dupla na minha geladeira de fermentação... Se vc precisar devem tem outros controladores de temperatura que façam isso...

Abraço
 
Bom Dia! Essa semana começou uma onda de frio por aqui, bem nos dias que iniciei a segunda fermentação (elevar até 25ºC).... Durante essa semana a temperatura vai chegar aos 31ºC.

Liguei meu termostato TIC17 no motor da geladeira de forma que ela sempre ligue quando a temperatura passa da "setada". Sei que posso utilizar a lâmpada também para ligar sempre que a temperatura estiver abaixo. Mas agora fica a pergunta:

"Posso ligar no termostato a lâmpada e o motor da geladeira simultaneamente? De forma com que a geladeira não fique ligada 24 hrs, somente quando a temperatura aumente, e a lâmpada acesa somente quando a temperatura baixa?"

Se sim, alguém sabe me dizer como faço?
Nesse caso, usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira).

Já um controlador MT-518 tem as duas funções separadas, ou seja, tu configura a temperatura de cada uma das saídas, mas também o controlador custa mais que o dobro de um TIC17.

Ficou claro?

Abraço
 
Nesse caso, usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira).

Já um controlador MT-518 tem as duas funções separadas, ou seja, tu configura a temperatura de cada uma das saídas, mas também o controlador custa mais que o dobro de um TIC17.

Ficou claro?

Abraço

Fiz as ligações lá e está funcionando já valeu!
 
Ótimo Guenther, eu estava mesmo com essa dúvida também e estava pensando que ia ter que ficar fazendo essa mudança na munheca toda vez...

Vou fazer e dai compartilho com vcs! Abraço!
 
Tem como desenhar isso?
Pegando a imagem original do Homini Lúpulo (http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-instalar-o-termostato-full-gauge-tic-17/), seria assim:

termostato.jpg
 
Guenther, hoje eu utilizo o Tic17 apenas ligando a geladeira. Para usar a lâmpada junto, eu apenas ligo ela conforme o esquema que tu passou ou preciso mudar alguma configuração do tic também? Mantenho o OP = 0?
E a lâmpada, qual a potência indicada? É aconselhado cobrir a lâmpada com papel alumínio(ou outro material) pra evitar a luz dentro da geladeira?
 
Guenther, hoje eu utilizo o Tic17 apenas ligando a geladeira. Para usar a lâmpada junto, eu apenas ligo ela conforme o esquema que tu passou ou preciso mudar alguma configuração do tic também? Mantenho o OP = 0?
E a lâmpada, qual a potência indicada? É aconselhado cobrir a lâmpada com papel alumínio(ou outro material) pra evitar a luz dentro da geladeira?
Não precisa mudar nada na configuração.

Eu recomendo usar lâmpada econômica bem fraca. Não precisa mais do que isso.

Só usa papel alumínio se teu fermentador for transparente. Eu não uso.

Abraço,
 
Não precisa mudar nada na configuração.

Eu recomendo usar lâmpada econômica bem fraca. Não precisa mais do que isso.

Só usa papel alumínio se teu fermentador for transparente. Eu não uso.

Abraço,

A lâmpada pode ser essas fluorescentes de 10W? Meu fermentador é um cônico da Indupropil branco.
 
A lâmpada pode ser essas fluorescentes de 10W? Meu fermentador é um cônico da Indupropil branco.
Independente da lâmpada, o objetivo é gerar calor, e nisso as lâmpadas são bem mais eficientes do que gerar luz.

O intuito disso é "simular" uma temperatura ambiente mais alta.

Abraço,
 
Lendo esse fórum, fiquei com uma duvida...

Qual a importância efetiva da lâmpada dentro da geladeira? Se a fermentação é um processo exotérmico, porque não deixamos simplesmente a temperatura subir naturalmente com a fermentação?

Avaliando friamente, o fato de usar a lâmpada deve aumentar o consumo de energia tanto pra aquecer quanto pra resfriar, não? Além de correr o risco de fazer a geladeira ligar/desligar mais vezes, o que desgastaria a geladeira, certo?

Ai fica minha duvida... Os processos que conheço contam com a temperatura subindo sempre naturalmente, com o calor gerado na fermentação. Precisa mesmo da lâmpada?
 
Lendo esse fórum, fiquei com uma duvida...

Qual a importância efetiva da lâmpada dentro da geladeira? Se a fermentação é um processo exotérmico, porque não deixamos simplesmente a temperatura subir naturalmente com a fermentação?

Avaliando friamente, o fato de usar a lâmpada deve aumentar o consumo de energia tanto pra aquecer quanto pra resfriar, não? Além de correr o risco de fazer a geladeira ligar/desligar mais vezes, o que desgastaria a geladeira, certo?

Ai fica minha duvida... Os processos que conheço contam com a temperatura subindo sempre naturalmente, com o calor gerado na fermentação. Precisa mesmo da lâmpada?
O motivo é simples... dependendo da temperatura ambiente.... o fermento não gera tanto calor assim a ponto de subir às temperaturas que desejamos.

Aqui em Porto Alegre por exemplo, essa semana, teve dias que fez 16 graus. E aí? Como chegar aos 25 no final da fermentação?

E quando chegar o inverno, onde a temperatura média fica em 10.. 15 graus no máximo?
 
E a energia elétrica não é um problema se tu fizer essa configuração proposta lá em cima, onde ou a lampada acende ou o motor... E manter a temperatura alta da geladeira gasta menos do que manter ela baixa (5ºc)... Mas quanto ao motor, eu ouvi também que ficar ligando e desligando ele várias vezes pode não ser muito bom... O lance é tu comprar uma geladeira velha só para isso, se estragar foi por uma boa causa. No bomnegocio.com (desculpa a propaganda) tem geladeiras por 90 reais... Vale muito a pena!
 
Nesse caso, usando um controlador estilo TIC-17, o que tu podes fazer é usar das entradas NA e NF.

Nesses controladores, nós temos uma entrada C, que é a Comum. A entrada Comum é a que vai energizar as saídas NA ou NF dependendo do caso.

NA = Normalmente Aberto = "Normalmente Aberto" quer dizer que a ligação entre C e NA está normalmente aberta, ou seja, ela só é fechada (ligada, como um interruptor de luz) quando o relé do termostato é acionado.

Resumindo, se o TIC está na função resfriamento, e passou da temperatura máxima programada, e ele vai fazer a conexão entre C e NA, e como a geladeira está ligada no NA, ela vai ligar.

NF = Normalmente Fechado - Isso quer dizer que o funcionamento dessa saída é o contrário da outra, ou seja, que quando o relé está desligado (temperatura abaixo do máximo programado) o C está ligado ao NF, e quando passar da temperatura que tu queres, essa saída será desligada, e a NA será ligada.

O seja, tu tens que ligar a geladeira no NA, e a lâmpada no NF. Quando a temperatura estiver abaixo do que tu queres, NF estará ligado (lâmpada) e NA desligado (geladeira). Quando passar da temperatura e precisar de resfriamento, NF vai desligar (lâmpada) e NA vai ligar (geladeira).

Já um controlador MT-518 tem as duas funções separadas, ou seja, tu configura a temperatura de cada uma das saídas, mas também o controlador custa mais que o dobro de um TIC17.

Ficou claro?

Abraço

Guenther, como sempre uma otima explicação.

Estava a algum tempo procurando uma solução para poder aquecer e resfriar minha geladeira sem precisar ficar mudando nada ...

Mas com relação à utilização do TIC eu fiquei com uma duvida ...

Supondo que programei meu TIC para 18º e uma tolerancia de 0.5
Se eu estiver usando apenas a geladeira (metodo tradicional) a minha geladeira ira ligar quando a temperatura for 18.6 e desligar quando chegar a 18.

No caso de ligar a geladeira e uma resistencia, quando eu estiver com 18.6 minha geladeira ira ligar da mesma forma, mas quando chegar aos 18º e a geladeira desligar, a resistencia ira ligar elevando a temperatura ate 18.5 fazendo com que ligue a geladeira novamente ... isso parece que ira fazer com a geladeira funcione muito mais ciclos do que sem a lampada ...

Talvez se tivesse como programar um delta, para que numa faixa especifica de temperatura nenhum dos 2 estivessem ligados ...
 
Guenther, como sempre uma otima explicação.

Estava a algum tempo procurando uma solução para poder aquecer e resfriar minha geladeira sem precisar ficar mudando nada ...

Mas com relação à utilização do TIC eu fiquei com uma duvida ...

Supondo que programei meu TIC para 18º e uma tolerancia de 0.5
Se eu estiver usando apenas a geladeira (metodo tradicional) a minha geladeira ira ligar quando a temperatura for 18.6 e desligar quando chegar a 18.

No caso de ligar a geladeira e uma resistencia, quando eu estiver com 18.6 minha geladeira ira ligar da mesma forma, mas quando chegar aos 18º e a geladeira desligar, a resistencia ira ligar elevando a temperatura ate 18.5 fazendo com que ligue a geladeira novamente ... isso parece que ira fazer com a geladeira funcione muito mais ciclos do que sem a lampada ...

Talvez se tivesse como programar um delta, para que numa faixa especifica de temperatura nenhum dos 2 estivessem ligados ...
É assim mesmo que vai funcionar, só que, tu não deveria estar usando 0,5, e sim o mínimo seguro, 0.2.

Nesse caso, se tu queres fermentar a 18, coloque 17.9. Ele vai ligar a 18.1, e ligar a lampada em 17.9.

Vai ligar mais ciclos? Vai...... mas não tem choro... esse é o preço de não ter um outro controlador com as duas funções separadas (como o MT-518) ou usar dois TICs. Não tem milagre. :)

Abraço,
 
Há algum problema em deixar a lâmpada dentro da geladeira sem proteção?

Houve algum acidente com água pingando, derreter alguma parte da geladeira?
 
Há algum problema em deixar a lâmpada dentro da geladeira sem proteção?

Houve algum acidente com água pingando, derreter alguma parte da geladeira?

Não é mais fácil simplesmente proteger do que correr o risco?
É só colocar dentro de uma caixa qualquer. ou em ferragens eles vendem um rabicho pronto revestido com uma estrutura de arame. e só tapar com papel alumínio e já era...
 
Não é mais fácil simplesmente proteger do que correr o risco?
É só colocar dentro de uma caixa qualquer. ou em ferragens eles vendem um rabicho pronto revestido com uma estrutura de arame. e só tapar com papel alumínio e já era...

Não sei,

veja esse tópico, já há relatos de problemas usando papel alumínio:

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5092994&postcount=23

E tem moderador defendendo o uso da lampada livre:

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5092997&postcount=24
 
O importante é não entrar água. se quiser usar sem proteção, só isole muito bem os cabos e passe uma fita isolante entre a base e a lâmpada.

Não que faça diferença, mas não, ele não é moderador, apenas "supporter"

e não, não se deve ENVOLVER a lâmpada com papel alumínio. tu tem que deixar o papel alumínio afastado da lâmpada e longe do soquete. Na verdade, o grande problema é tocar no soquete e dar um curto. Se o papel alumínio pode ficar direto no fogo e não acontece nada, claro que pode ficar próximo de uma lâmpada... a vantagem com ele é que ele retém o calor e dissipa aos poucos, diminuíndo a intensidade da troca de temperatura.
É a mesma coisa de usar papel alumínio no forno. Tu coloca ele lá pra segurar melhor o calor dentro da comida. Nesse sistema, ele segura mais o calor próximo a lâmpada, e passa pra geladeira aos poucos. se colocar só a lâmpada, dissipará o calor mais rápido, e a troca de temperatura vai ser mais rápida, o que é ruim para o fermento.

Mas faz como achar melhor. Não tem certo ou errado...
 
Pessoal, boa noite.

Alguém poderia me auxíliar a fazer a ligação da lâmpada no termostato da Full Gauge MT512E 2HP? Como identificar a saída NA e NF dele? (No manual parece não constar nada sobre isso). Mudaria a posição ou seria no mesmo esquema da foto da primeira página?

Obrigado.
 
O problema é que a foto da primeira página é para 17rgti, já o seu é outro modelo. Seguindo lá, deu certinho no meu.
 
O problema é que a foto da primeira página é para 17rgti, já o seu é outro modelo. Seguindo lá, deu certinho no meu.

Entendi e justamente por isso fiz a pergunta, para ver se algum colega com conhecimento na causa consegue me ajudar a fazer o mesmo esquema da primeira página no modelo de termostato que eu tenho.
 
É incrível como é ruim o manual do TIC 17. Sem as dicas desse post acho que seria quase impossível instalar o controlador na geladeira.

Segui o esquema e está funcionando perfeitamente.
 
Tenho a mesma dúvida do @MatheusTrevisol.
Possuo um MT512E 2HP e não tem as saídas descritas no manual e também não encontrei na internet.

Quero instalar uma lâmpada para fermentar corretamente nesses dias frios.
 
Moriantum, fiquei muito decepcionado quando descobri, mas o MT512e, apesar de ser mais novo, não pode ser ligado como o TIC17, pois não possui saídas NA e NF. Assim, com ele, não tem como fazer o esquema da lâmpada.

Segue a resposta da fábrica, que me mandaram na época.

Minha pergunta:

Bom dia,

Obrigado pela resposta. A ligação normal do controlador eu já havia feito.

Mas ainda fiquei na dúvida sobre pra que servem as demais saídas não especificadas no manual.

As conexões 3 a 8, 12 a 14 e 17 não tem descrição nenhuma. Gostaria de saber a utilidade/especificação de cada uma delas.


As respostas deles:

Matheus,

Apenas as saídas com descrição são utilizadas. Basta ignorar as demais.


E também:

Bom dia Matheus,

O MT-512E 2HP não conta com o contato NF do relé. Conforme consta no manual, segue abaixo o esquema de ligação em 220 volts. (e ai me encaminharam a foto do esquema de ligação padrão, que é aquele que você já deve ter feito ai).



É isso. E o que faço, por não ter adquirido um TIC17 ainda, é, quando necessário, deixar a lâmpada acesa direto dentro da geladeira.
 
@MatheusTrevisol
Obrigado pela resposta, vou deixar uma lâmpada bem fraca ligada o tempo todo dentro da geladeira nesta próxima fermentação. Na outra vou ter que comprar um controlador de temperatura com duas saídas.
 
Eaí, pessoal, estava vendo para comprar um controlador de temperatura, tanto para resfriar quanto para aquecer. Deparei-me com esse kit aqui:
http://loja.weconsultoria.com.br/co...512e-2hp-16a-montado-p45301/?varid_45301=2151

Ele vem com o MT512E e com uma resistência de 20W para aquecer. Acham que sai mais em conta do que colocar uma lâmpada?

Se a pergunta for " Acham que sai mais em conta do que colocar uma lâmpada?"

a resposta com certeza será "não". Uma lâmpada custa baratinho e esse controlador ta mais de 200 reais. Se vc já tiver um termostato ligue uma lâmpada nele e coloque pra aquecer ou apenas deixe a lâmpada dentro da geladeira e use o termostato pra resfriar normalmente.
 
Se a pergunta for " Acham que sai mais em conta do que colocar uma lâmpada?"

a resposta com certeza será "não". Uma lâmpada custa baratinho e esse controlador ta mais de 200 reais. Se vc já tiver um termostato ligue uma lâmpada nele e coloque pra aquecer ou apenas deixe a lâmpada dentro da geladeira e use o termostato pra resfriar normalmente.

Cara, então, eu me referia mais à resistência do kit... Eu tou vendo de comprar esse refrigerador aqui - http://metalfriofreezer.com.br/produtos/chest-freezer/320-da550. Eles disseram que ele possui termostato, porém tou na dúvida se ele pode ser regulado para qualquer temperatura ou se apenas para as que o refrigerador opera... (sim, eu sou muito leigo nisso)
 
Cara, então, eu me referia mais à resistência do kit... Eu tou vendo de comprar esse refrigerador aqui - http://metalfriofreezer.com.br/produtos/chest-freezer/320-da550. Eles disseram que ele possui termostato, porém tou na dúvida se ele pode ser regulado para qualquer temperatura ou se apenas para as que o refrigerador opera... (sim, eu sou muito leigo nisso)
Já vi um freezer desses
Ele tem um termostato de dois estágios onde uma parte e refrigerador (min/med/max) E depois vira freezer (min/med/max)

Exatamente igual e na geladeira que tem os números de 1-5

Esse seria de 1-3 refrigerador e de 4-6 freezer

Necessitando de um controlador tipo TIC17/Ageon... pra ter um controle preciso

André Wenderosck
 
Já vi um freezer desses
Ele tem um termostato de dois estágios onde uma parte e refrigerador (min/med/max) E depois vira freezer (min/med/max)

Exatamente igual e na geladeira que tem os números de 1-5

Esse seria de 1-3 refrigerador e de 4-6 freezer

Necessitando de um controlador tipo TIC17/Ageon... pra ter um controle preciso

André Wenderosck
 
Cara, então, eu me referia mais à resistência do kit... Eu tou vendo de comprar esse refrigerador aqui - http://metalfriofreezer.com.br/produtos/chest-freezer/320-da550. Eles disseram que ele possui termostato, porém tou na dúvida se ele pode ser regulado para qualquer temperatura ou se apenas para as que o refrigerador opera... (sim, eu sou muito leigo nisso)

Fala cara. Como disseram acima. Ainda que o refrigerador tenha termostato "regulável", é interessante vc comprar um tb (Ageon etc...) pra vc controlar a temperatura da cerveja e não do ambiente do refrigerador, que não serão a mesma.
 
Back
Top