contaminantes imunes à fervura e iodo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Tive uma contaminação meio feia na última leva (possível contaminação, vou abrir outro tópico a respeito) e uma possibilidade que levantei foi a contaminação por agentes imunes aos métodos de sanitização que uso, visto que não consegui encontrar falhas na minha sanitização.

Até onde sei os esporos do mofo resistem à fervura, iodo e peracético, sendo eficaz apenas o cloro (procede?).

Segue algumas questões:

1) Que contaminantes podem prejudicar a cerveja que sejam imunes a fervura e iodo?

2) Quais os possíveis malefícios do "mofo" (sei que é um termo genérico, mas no geral...) para a cerveja?

3) Quando devo me preocupar com esses contaminantes? O que posso fazer para evitar a contaminação?

Valeu!!
 
Você não usa NADA de plástico depois de resfriar a cerveja? Já li por aí que biofilmes podem se tornar bem resistentes a sanitizantes.
 
Tive uma contaminação meio feia na última leva (possível contaminação, vou abrir outro tópico a respeito) e uma possibilidade que levantei foi a contaminação por agentes imunes aos métodos de sanitização que uso, visto que não consegui encontrar falhas na minha sanitização.

Até onde sei os esporos do mofo resistem à fervura, iodo e peracético, sendo eficaz apenas o cloro (procede?).

Segue algumas questões:

1) Que contaminantes podem prejudicar a cerveja que sejam imunes a fervura e iodo?

2) Quais os possíveis malefícios do "mofo" (sei que é um termo genérico, mas no geral...) para a cerveja?

3) Quando devo me preocupar com esses contaminantes? O que posso fazer para evitar a contaminação?

Valeu!!
Cara, vai por mim....... se tu teve uma contaminação, e não conseguiu achar problema no teu modo de sanitizar............... qual é o problema? São contaminantes resistentes?

Não.

Você que não analisou direito ou está super-estimando seus métodos de sanitização, mas SOBRETUDO, de limpeza.

Isso me lembra uns amigos que fizeram um único experimento que contra-dizia um monte de estudos científicos e livros.... e a conclusão deles quando o resultado deu diferente foi que.... eles tinham feito uma grande descoberta! Hehehehe....... claro que não. Num caso desses, obviamente eles cometeram erros no experimento.

Esse tipo de contaminação resistente a fervura e sanitizantes que tu fala é algo que praticamente não é citado em nenhum livro..... e isso tem um motivo: fervura por si só já mata 99,99% de tudo que poderia fazer mal pra cerveja. Os sanitizantes, dependendo da concentração e tempo, podem matar o resto (inclusive esporos). Ocorre que este "resto"... mesmo contaminando, normalmente não causa mal pra cerveja, e assim vai.

No teu caso, o que pode ser?????? Eu digo, com muita fé: limpeza. Dependendo da sujeira, os sanitizantes não penetram o suficiente. Fora isso, pode-se criar micro-filmes ou sujeiras incrustadas, como aquelas manchas que muitas vezes aparecem em soldas porosas dos fermentadores de cônicos de polipropileno.

Bom, era isso.

Abraço,
 
Faz todo sentido, obrigado @Guenther !
@Raisoshi no mosto frio uso a pá pro whirlpool e a mesma mangueira do envase pra mandar pro fermentador. Será que seria uma boa usar sempre uma mangueira nova?
 
Cara, uma boa prática que eu tenho é de sanitizar duas vezes...como assim? Por exemplo, minha primeira leva terminou de fermentar, mando tudo pro postmix, depois eu limpo/lavo o fermentador, torneira, mangueira,etc e ainda sanitizo tudo com Peracético antes de guardar. Faço isso com todos os meus equipamentos. Depois quando vou usar novamente eu limpo e sanitizo também.

Já ouvi relatos de pessoas que apenas "limpavam" o fermentador depois de usá-lo e guardavam. Quando foram usar novamente eles limparam e sanitizaram mas já havia criado um biofilme e o sanitizante não conseguiu cumprir seu papel.
 
Bombona de 50L, comprei usada, primeira leva nela ficou muito boa, a segunda contaminou. Talvez não sei lavar ela direito mesmo.

Tem que lavar bem, com detergente e ser bem paranóico com sanitização!
 
Bombonas tem duzias de emendas, bordas altas, rebarbas e ressaltos no fundo e laterais... É uma alternativa bem difícil de manusear como fermentador.

Aconselho deixar de molho em solução de 3 ou 4% de hipoclorito de sódio.

Eu ainda uso baldes para fermentar e maturar, mais de 3 anos assim.
Ao fim da fermentação junto os baldes em um tambor/bombona de 230L cheios de água com cloro. Eles ficam lá imersos por semanas até eu precisar usar.
 
Bombonas tem duzias de emendas, bordas altas, rebarbas e ressaltos no fundo e laterais... É uma alternativa bem difícil de manusear como fermentador.

Cara, sinceramente, discordo totalmente de ti. Eu e MUITA gente prefere utilizar bombona como fermentador, e não é uma alternativa difícil de usar como fermentador. Até porque os baldes só vão até 30 litros. E quem fermenta mais que isso?
Eu reveria MUITO BEM esta tua afirmação antes de propagá-la, pois esta é apenas uma preferência tua. Daqui a pouco vai ter gente que nunca usou bombona propagando esta informação porque "leu no fórum".

Bombonas não tem emendas, muito menos "dúzias" delas. Não tem rebarbas. A única coisa que tem são os ressaltos no fundo e um pequeno ressalto nas lateriais (apenas no lado de fora), que são todos com curvas suaves, sem qualquer canto vivo ou local para acúmulo de resíduos.

E se tu "Eu ainda uso baldes para fermentar e maturar, mais de 3 anos assim.", como então tu sabe que a bombona é "difícil de manusear como fermentador"?
 
Bombonas não tem nenhuma remenda, nem rebarba. Elas são muito propícias sim pra utilizar como fermentador.

Preferencias pessoais à parte, acho que o que vc faz, deixar o balde de molho em 230L de água com cloro é um gasto absurdo de água e cloro, e desnecessário.

Abraço
 
Bombonas tem duzias de emendas, bordas altas, rebarbas e ressaltos no fundo e laterais... É uma alternativa bem difícil de manusear como fermentador.

Aconselho deixar de molho em solução de 3 ou 4% de hipoclorito de sódio.

Eu ainda uso baldes para fermentar e maturar, mais de 3 anos assim.
Ao fim da fermentação junto os baldes em um tambor/bombona de 230L cheios de água com cloro. Eles ficam lá imersos por semanas até eu precisar usar.

Isso e mais, uma solução de hopoclorito a 3 ou 4% não dura semanas a não ser que faça a reconcentração periódica, ou seja, mais gasto. Não seria melhor limpar, sanitizar, secar e guardar?

Eu nunca usei os baldes, quando fazia 20 litros usava galão de água. Depois parti pras Bombonas com alegria geral. Ai peguei um fermentador conico comum e só tive pesadelos, aquilo ali tem pontos de acumulo de sujeira. Hoje faço 80 litros de volta na bombona com muita alegria.

Apenas uma consideração mesmo amigo, quando for colocar uma opinião sua, deixe claro que é uma opinião sua, pois realmente a internet propaga as coisas de forma rápida e desenfreada hoje em dia!



No mais, um abraço!
 
Bombonas não tem nenhuma remenda, nem rebarba. Elas são muito propícias sim pra utilizar como fermentador.

Preferencias pessoais à parte, acho que o que vc faz, deixar o balde de molho em 230L de água com cloro é um gasto absurdo de água e cloro, e desnecessário.

Abraço

Tiago,

Eu deixo eles imersos nessa solução quando estão muito manchados e só retiro quando vou usar. É uma opção que realmente não me acrescentou muitos custos. Uso cloro granulado.

Sobre as bombonas, talvez tenha me equivocado mesmo, fiquei reparando os ressaltos no fundo delas e pensei na dificuldade em remover incrustrações ali.
Talvez criei um certo preconceito com elas, mas vendo que todos usam sem muito problemas quando tratando adequadamente da limpeza, passe a usar também.

Bom aprender com quem já tem experiencia!


Isso e mais, uma solução de hopoclorito a 3 ou 4% não dura semanas a não ser que faça a reconcentração periódica, ou seja, mais gasto. Não seria melhor limpar, sanitizar, secar e guardar?

Eu nunca usei os baldes, quando fazia 20 litros usava galão de água. Depois parti pras Bombonas com alegria geral. Ai peguei um fermentador conico comum e só tive pesadelos, aquilo ali tem pontos de acumulo de sujeira. Hoje faço 80 litros de volta na bombona com muita alegria.

Apenas uma consideração mesmo amigo, quando for colocar uma opinião sua, deixe claro que é uma opinião sua, pois realmente a internet propaga as coisas de forma rápida e desenfreada hoje em dia!



No mais, um abraço!

drelimainacio, tem razão! Acho que me precipitei um pouco no comentário! hehehe

Nunca usei as bombonas pra fermentar por preconceito. Uso elas pra lavar garrafas, estocar malte, solução de soda, cloro e outros quimicos.

Para as garrafas também tenho usado cloro em concentração baixa e esporadicamente diluo mais cloro nelas. Por enquanto não tem sido muito custoso, e o resultado é muito bom, as garrafas ficam bem limpas.

Comecei a fazer isso com os baldes brancos depois de ter alguns esquecidos após a retirada da cerveja, com a consequencia de secarem as incrustrações. Acabei optando por deixa-los de molho até o próximo uso, mesmo com a solução de cloro enfraquecida, só refaço a solução quando coloco outros baldes de molho.


Mas lendo o comentário de vocês dois me coloquei pra pensar que realmente esse processo pode ser contraproducente.
O que acontece é que só manuseio o equipamento de final de semana e na correria as vezes não consigo limpar tudo de acordo, mas principalmente sobre as bombonas acho que vou testar usar como fermentador.
Só o cloro que não pretendo abandonar, acho o resultado dele muito eficaz na limpeza e desincrustração.


Desculpem pelo tom de "certeza absoluta".

Abraços
 
@JotaMarino,

O problema do cloro é que tu tem que limpar qualquer equipamento muito bem depois de utilizá-lo. O cloro é o responsável pelo off-flavor clorofenol, que dá um gosto de remédio na cerveja. Por isso mesmo não podemos utilizar água clorada na produção.

Se os resultados vem sendo satisfatórios, talvez não haja porque mudar. Mas eu sempre fico receoso com o uso do cloro, e só usei em último caso para desincrustar resíduos de fermentação da mangueira do blow off, em uma leva que extravasou. Depois, enxaguei bem e não tive problemas, funcionou!

Mas fica o alerta...
 
Tiago,

Eu deixo eles imersos nessa solução quando estão muito manchados e só retiro quando vou usar. É uma opção que realmente não me acrescentou muitos custos. Uso cloro granulado.

Sobre as bombonas, talvez tenha me equivocado mesmo, fiquei reparando os ressaltos no fundo delas e pensei na dificuldade em remover incrustrações ali.
Talvez criei um certo preconceito com elas, mas vendo que todos usam sem muito problemas quando tratando adequadamente da limpeza, passe a usar também.

Bom aprender com quem já tem experiencia!

Os ressaltos no fundo são pequenos e bem arredondados, todas curvas bem suaves... eles não representam um ponto de acúmulo.

Em relação a incrustação, nem ocorre também, porque fica em contato com a cerveja, ou fermento, do inicio ao fim, sempre imerso, não tem nem sequer a necessidade de esfregar ali. Nos baldes a junção das paredes com o fundo é 90º, na bombona isso tambem nao ocorre, é outra curva suave.

O único lugar onde há incrustação da bombona é na parte superior (lisa_ das paredes, onde sobe o krausen da fermentação, que depois desce e seca. Mas isso é invariável pra qualquer tipo de fermentador, e nesse ponto não há nenhuma saliência na bombona, se deixado o headspace correto.

As vezes pra não esfregar com força, também uso hipoclorito diluído. Encho alguns litros e fecho a bombona, viro de cabeça pra baixo pra ficar em contato com aquela parte. A bombona ainda permite uma vedação perfeita pra fazer esse tipo de coisa, o que nem sempre acontece com os baldes.

Entretanto, quando faço isso, sempre sinto a necessidade de um bom enxague, e as vezes de uma limpeza com esponja posterior, pra eliminar o que ficou de sujeira, já bem amolecida, e também o cheiro do cloro, que pode aderir ao plástico se a concentração for muito alta ou o tempo for prolongado. Isso é o que mais me preocupa na prática de deixar o balde imerso em solução de cloro, que o cheiro venha a se fixar no plástico. Lembre-se de fazer sempre um bom enxague no seu balde, pra não ter off-flavors depois.

Abraço
 
Eu uso bombonas de plástico da emplasul e nunca tive problemas. Meu procedimento é semelhante ao dos colegas. Após o uso, lavo bem com detergente neutro, deixo secar ao vento e a guardo parcialmente fechada.

Antes de usá-la novamente, deixo ela com uns 3 litros de solução com peracético e agito eventualmente.

Assim como o Guenter, acredito que foi apenas alguma falha na limpeza que passou despercebida.
 
Last edited:
O que vocês utilizam para esfregar com o detergente? Venho usando uma esponja de cozinha dessas que não riscam (uso uma exclusivamente para equipamento cervejeiro). Mas para a bobona senti a falta de uma escova. É isso mesmo?
Outra coisa, a esponja pode se tornar foco de contaminação se usar a mesma na próxima leva?
 
O que vocês utilizam para esfregar com o detergente? Venho usando uma esponja de cozinha dessas que não riscam (uso uma exclusivamente para equipamento cervejeiro). Mas para a bobona senti a falta de uma escova. É isso mesmo?
Outra coisa, a esponja pode se tornar foco de contaminação se usar a mesma na próxima leva?

Eu uso esponja mesmo, dessas amarelas, com o lado verde... também de uso exclusivo pra parte fria da cerveja... tento ao máximo não usar o lado verde nos fermentadores.

Se ficam incrustações de krausen muito difíceis de tirar, normalmente faço o procedimento que descrevi acima, deixo de molho com um pouco de hipoclorito, a bombona de cabeça pra baixo, pra não precisar encher ela inteira de água...

Não acho legal usar escovas porque elas são mais agressivas, podem riscar o plastico e os sulcos podem se tornar focos de acúmulo. Da mesma forma que o lado verde abrasivo da esponja faria.

Não tem motivo pra se preocupar demais com a esponja causar contaminação, já que vc ta usando ela pra limpar, remover a sujeira mesmo, e depois fará a sanitização. Claro que o bom senso é muito válido nessas horas também, não dá pra guardar ela molhada, num saco fechado, essas coisas, que podem acabar criando bolor... aí a questão da contaminação se torna mais delicada.

Se vc faz fermentações mistas, com bacterias, brettanomyces e tal, também seria bom dedicar uma esponja só pra isso, além de fermentadores, mangueiras e tudo que toca nesse tipo de cerveja. Tentar compartilhar o menos possível os equipamentos com as cervejas de fermentação "normal".

Abraço
 
Back
Top