consistência muito alta do liquido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiao

Member
Joined
Feb 8, 2017
Messages
12
Reaction score
2
bom dia amigos

esse é meu primeiro post, mas venho acompanhado o forum a pelo menos 3 anos, inicie a produção de cerveja a 2 anos e devo ter feito umas 18 levas de até 60l até o momento... estou tendo esse tipo de problema nas 2 ultimas levas que fiz. já procurei algo do tipo no forum e na internet e só achei um relato parecido, apenas em uma comunidade antiga do orkut, que atribuiu isso ao uso de WHIRLFLOC T.

pois bem vamos aos fatos:

na minha penúltima brassagem, fiz uma receita pale ale, uso de malte pilsen e um toque de cara gold apenas, e fermento s4. seguindo a receita da WE para esse estilo, para 50l e respeitando quantidades de agua, malte etc, teste do iodo ok, gravidade inicial ok, usei o whirlfloc como estava usando nas anteriores e até abaixo do recomendado, gravidade final 1010 como na receita e fiz o uso de gelatina também (abaixo da quantidade recomendada) como fazia nas anteriores... porem nessa leva apos a carbonatação na garrafa (uso de açúcar invertido) a consistência dela esta muito "pesada", gosto estava bom, não notei traços de contaminação no gosto e aroma, espuma esta boa boa formação e consistência, porem um pouco prejudicada pela consistência do liquido. fiquei encucado com esse gelatinamento, achei que era a gelatina e pesquisei, achando o relato de algo parecido contribuído ao whirlfloc, então continuei a tomar a cerveja.
16508437_1052454581567870_9107295276413500213_n.jpg


agora na ultima leva, fiz uma stout, receita seguida ao pé da letra (receita da we) 41l, uso de fermento s33, gravidade inicial e final corretas como na receita (gravidade final na receita 1020) porem nessa brassagem não utilizei o whirlfloc e nem a gelatina, mas ao abrir uma garrafa ontem ela estava como a pale ale da penúltima brassagem muito consistente, com gosto bom e espuma aparentemente sem traços de contaminação.
16603081_1052454711567857_4445230791942715666_n.jpg

16508145_1052454648234530_4467432405520349754_n.jpg


não sei oque pode ser, sanitizo tudo com alcool 70% e iodofor s390, utensílios e garrafas... água uso da rede, porem dou uma pre fervida e uso no outro dia, rampas de temperatura como nas receitas.

o liquido é bebível, porem com uma consistência alta, que desagrada um pouco. hoje farei um video das duas levas sendo posta no copo para vcs terem dimensão da consistência.
 
Essa consistência é gelatinosa?

Contaminação por Pediococcus pode causar esse efeito "roapy", onde a cerveja fica mais espessa mesmo.
http://www.milkthefunk.com/wiki/Pediococcus

Dä uma lida nesse artigo.

É difícil achar a causa não estando aí apra ver nem provar, então tem que tentar de tudo.
 
sim ipera, com uma consistência meio gelatinosa

ob: editei a minha ultima mensagem com o video da cerveja

creio que seja oque vc relatou mesmo, contaminação por Pediococcus. a pergunta é, essa bacteria e a sua formação de acido latico seria prejudicial para a saúde?
creio que não pois é uma cultura explorada, porem em um consumo mais elevado com a cerveja...


pelo visto o iodo nao esta sendo tao eficaz contra essa cultura, tenho que eliminar essa contaminação no balde fermentador e garrafas, poderia me indicar algo eficaz para eliminar 100% o organico que esta contaminando ?
 
sim ipera, com uma consistência meio gelatinosa

ob: editei a minha ultima mensagem com o video da cerveja

creio que seja oque vc relatou mesmo, contaminação por Pediococcus. a pergunta é, essa bacteria e a sua formação de acido latico seria prejudicial para a saúde?
creio que não pois é uma cultura explorada, porem em um consumo mais elevado com a cerveja...


pelo visto o iodo nao esta sendo tao eficaz contra essa cultura, tenho que eliminar essa contaminação no balde fermentador e garrafas, poderia me indicar algo eficaz para eliminar 100% o organico que esta contaminando ?

Fabião Partindo do principio que é contaminação, qual a concentração e forma de uso do Iodo que voce está praticando?
 
sim ipera, com uma consistência meio gelatinosa

ob: editei a minha ultima mensagem com o video da cerveja

creio que seja oque vc relatou mesmo, contaminação por Pediococcus. a pergunta é, essa bacteria e a sua formação de acido latico seria prejudicial para a saúde?
creio que não pois é uma cultura explorada, porem em um consumo mais elevado com a cerveja...


pelo visto o iodo nao esta sendo tao eficaz contra essa cultura, tenho que eliminar essa contaminação no balde fermentador e garrafas, poderia me indicar algo eficaz para eliminar 100% o organico que esta contaminando ?

@fabiao

Se realmente for uma contaminação por Pediococcus, eu trocaria todo o equipamento "frio" (fermentador, mangueiras, torneiras, etc) e as garrafas.

Se isso não for possível, eu deixaria tudo de molho em uma solução com água sanitária por várias horas (depois de lavar bem o equipamento, evitando arranhar ou criar frestas onde a bactéria possa se instalar).

Se livrar de contaminações por bactéria é muito difícil amigo, então as vezes compensa realmente trocar de equipamento. Repetindo, isso se realmente for uma contaminação por bactérias.

Para resolver o seu problema com a cerveja que já está engarrafada, caso você queira, adicionando Brettanomyces nas garrafas você consegue que esse efeito gelatinoso seja neutralizado, aliás esse é um dos truques de cervejarias como a Fantome, onde os caras tem uma cultura de organismos vivos de todos os tipo e a chance de "dar merda" é grande, então o Bretta nesse caso não é somente pelo perfil, mas também para "limpar" a cerveja.

Tomei uma única cerveja ropy, o sabor e aroma estavam deliciosos mas realmente a consistência incomodou bastante.

Quanto a questão de saúde, infelizmente prefiro não opiniar por não ter embasamento se pode prejudicar ou não.
 
Fabião Partindo do principio que é contaminação, qual a concentração e forma de uso do Iodo que voce está praticando?

uso até 6ml de iodofor s390 para cada 5l de agua, lavo tudo com detergente neutro enxáguo e jogo o iodo esfrego com a mão e deixo agir por pelo menos 1h, repetindo o processo com o iodo apos isso dou uma pre enxaguada com agua, apos isso borrifo alcool 70 antes do uso. no caso das garrafas jogo a solução de iodo esfrego com o limpador de garrafas deixo agir por umas 2 horas dou uma pre enxaguada com água e borrifo alcool antes do uso.

sei que esses metados não é o tao eficaz, mas fiz assim e nunca tive problemas.
 
@fabiao

Se realmente for uma contaminação por Pediococcus, eu trocaria todo o equipamento "frio" (fermentador, mangueiras, torneiras, etc) e as garrafas.

Se isso não for possível, eu deixaria tudo de molho em uma solução com água sanitária por várias horas (depois de lavar bem o equipamento, evitando arranhar ou criar frestas onde a bactéria possa se instalar).

Se livrar de contaminações por bactéria é muito difícil amigo, então as vezes compensa realmente trocar de equipamento. Repetindo, isso se realmente for uma contaminação por bactérias.

Para resolver o seu problema com a cerveja que já está engarrafada, caso você queira, adicionando Brettanomyces nas garrafas você consegue que esse efeito gelatinoso seja neutralizado, aliás esse é um dos truques de cervejarias como a Fantome, onde os caras tem uma cultura de organismos vivos de todos os tipo e a chance de "dar merda" é grande, então o Bretta nesse caso não é somente pelo perfil, mas também para "limpar" a cerveja.

Tomei uma única cerveja ropy, o sabor e aroma estavam deliciosos mas realmente a consistência incomodou bastante.

Quanto a questão de saúde, infelizmente prefiro não opiniar por não ter embasamento se pode prejudicar ou não.


obrigado pela prontidão nas respostas, tentarei fazer uso das bretta nas próximas brassagens.
vou arriscar tentar descontaminar os utensílios "frios", pois esta complicado investir na compra de algo novo agora. para o uso de agua sanitária (para deixar de molho as garrafas etc) a proporção boa para isso seria de quantos ml por 1l ?

penso em fazer o uso do Voxilon Ácido Peracético 0,2%, apesar de nunca ter utilizado também assim como a agua sanitária.
 
Tem que ter uma boa limpeza mecânica, pois estas contaminações criam bio-filme e somente sanitizantes não conseguem matar toda a colônia.
 
uso até 6ml de iodofor s390 para cada 5l de agua, lavo tudo com detergente neutro enxáguo e jogo o iodo esfrego com a mão e deixo agir por pelo menos 1h, repetindo o processo com o iodo apos isso dou uma pre enxaguada com agua, apos isso borrifo alcool 70 antes do uso. no caso das garrafas jogo a solução de iodo esfrego com o limpador de garrafas deixo agir por umas 2 horas dou uma pre enxaguada com água e borrifo alcool antes do uso.

sei que esses metados não é o tao eficaz, mas fiz assim e nunca tive problemas.

Não é ruim, mas voce pode ajustar isso usando uma concentração que não precise de enxague.
Eu uso o mesmo Iodofor mas com 8ml para 10 Litros, deixo escorrer e parto para o uso.
O problema de sanitização pode estar nos ultimos momentos, como disse o colega acima, na parte de fermentação/ultima maturação.

Faça uma boa limpeza mecânica, use cloro na concentração ideal neste momento para uma maior eficacia (Eu não sei, mas jaja vão responder sua pergunta abaixo) depois iodofor sem enxague como te disse.

Acredito que isto irá banir a chance deste contaminante e não esqueça de fazer o mesmo nas garrafas.

E vamos deixar os mais experientes responderem também, isto é um papo de interesse geral.
 
Back
Top