Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Algumas fotos do passa massa ao lado de uma garrafa de 600 ml para ter noção do tamanho.

Eu coloquei uma resistência na minha, pois pretendo automatizá-la, mas não é necessário. Neste caso, tem que tomar cuidado para a resistência não pegar na panela interna.
 

Attachments

  • IMG_20140803_110239_017.jpg
    IMG_20140803_110239_017.jpg
    22 KB · Views: 405
  • IMG_20140803_110325_248.jpg
    IMG_20140803_110325_248.jpg
    15.3 KB · Views: 416
  • IMG_20140803_110342_172.jpg
    IMG_20140803_110342_172.jpg
    21.2 KB · Views: 388
  • IMG_20140803_110354_641.jpg
    IMG_20140803_110354_641.jpg
    20.7 KB · Views: 406
Caríssimos,
Hoje tirei 250ml da minha primeira fermentação.
A partir de um kit APA do Lamas consegui um líquido cor de cobre, meio turvo com gravidade 1.022. Notei um leve cheiro de fermento e bebi tudo hahahaha.
O sabor não estava nada espetacular, mas não estava ruim, estava o sabor de uma cerveja normal, comum.
Mais tarde passarei o conteúdo do fermentador para outro recipiente e deixarei mais uma semana em geladeira, para só então engarrafar.
Vamos ver o o que vai dar...

Oi Tomanik! Estou fazendo essa receita do Lamas pela segunda vez, mas agora com medição no refratometro e tudo rs. A pergunta é vc fez o cálculo dá densidade ajustando o alcool?
 
Não fiz...

Ainda não aprendi esse cálculo, fiz a primeira seguindo a receita apenas. Pretendo fazer mais uma brassagem nesse, ou no próximo fds, aí vou anotar tudo direitinho prá começar a ter parâmetros de comparação.
 
Algumas fotos do passa massa ao lado de uma garrafa de 600 ml para ter noção do tamanho.

Eu coloquei uma resistência na minha, pois pretendo automatizá-la, mas não é necessário. Neste caso, tem que tomar cuidado para a resistência não pegar na panela interna.

Valeu mesmo Fabiano. Comprei essa panela hoje, no site que você indicou. Agora é esperar chegar e fazer as adaptações. Estou lendo bastante sobre panelas elétricas, e estou curtindo. Aonde você comprou a resistência da sua? E como embutiu na panela? Qual a resistência?

Vou fazer uma pesquisa pra ver se compensa, porque deve dar pra fazer sem fogão com uma dessas, certo?
 
Comprei a resistência com a hidrautec de 1700 W (220 V) e saiu por R$ 101,00 com o frete. Tem outros tópicos sobre resistência elétrica e automomação de panela, dá uma olhada no forum.

http://www.hidrautech.com/

Essa resistência é suficiente para esquentar e ferver o volume que eu faço.

A instalação é simples, apenas dois furos na lateral da panela. A resistência já vem com as porcas. Depois é só colocar fio e tomada. É importante fazer o aterramento da panela, pois pode acontecer acidentes graves com eletricidade.
 
Fabiano, comprei uma passa-massa do lojão de ofertas também, so ainda não montei pq to esperando chegar umas conexões que comprei da China.



Te pergunto: No sistema BIAB, quantos litros tu acha que da pra produzir? Como tu faz a tua cerveja nela (relação agua / kg de malte)?



Na minha panela, notei que o espaço entre o fundo da panela externa e a panela interna é bem reduzido. Tua resistência coube certinho nesse espaço ou tu usa algo pra aumentar o espaço?



Eu tenho uma resitencia de 1500w so que daquelas tubulares de 1", pelo que vi o espaço não vai dar, terei que dar um jeito nisso ou comprar uma resistência circular dessas.. A

Abraço
 
Putz, tinha escrito a resposta e só depois vi que não estava logado ... Bom, vamos lá novamente.

Eu comprei o passa massa tamanho grande. O volume total da panela externa é de aproximadamente 21 L.

Realmente é pequeno o espaço entre a panela externa e o cesto. Ficou faltando 1,5 cm para caber a resistência. Eu coloco uns blocos de alumínio como suporte para o cesto não encostar na resistência.

Depois da mosturação eu tiro os blocos de alumínio com um pegador desses de fazer churrasco, mas não vejo problema se ficarem durante a fervura.

No sistema BIAB, geralmente se usa o volume total de água desde o inícios, o que reduz um pouco a eficiência (a minha é de 60%), mas é possível fazer lavagem dos grãos. Eu produzo aproximadamente 9 L porque faço a fermentação em galão de água de 10 L e é necessário deixar um espaço.

Acho que é possível produzir uns 13 L finais tranquilamente ou uns 15 L no limite e cuidando para não derramar durante a fervura.

Meu cálculo de água a grosso modo é o seguinte:

Volume de água inicial 15,0 L
(-) Absorção dos grãos 3,2 L
(-) Evaporação 2,4 L
(-) Trub 1,0 L
(=) Mosto final 8,4 L

Após a fermentação o rendimento para engarrafar é de 7,7 L.

Abraço
 
Ah, com o equipamento novo é interessante fazer uma simulação apenas com água antes de fazer cerveja. Aí você tem uma ideia melhor do tempo que demora para chegar a temperatura de mosturação, do tempo seguinte para chegar a fervura e da perda por evaporação durante a fervura.

Para ajudar nos cálculos, é recomendável fazer marcações de volume fora da panela (5 L, 10 L, etc).

Em relação a absorção de água pelos grãos, eu uso 1 L para cada 1 Kg de grãos. Não sei se é o mais adequado, mas tem funcionado.
 
Me surgiu uma pequena dúvida aqui: a válvula na panela é realmente indispensável ou posso usar um sifão pra retirar o mosto e uma bomba pra recircular a mistura?
Pergunto pois a dona da cozinha aqui em casa vai querer usar a panela tb, visto que pretendo comprar uma de inox.
 
Eu adquiri um kit do lamas, de 5 litros, o modelo antigo que era uma espagueteira, este novo kit que vem com a bazuka seria melhor que esta espagueteira?
A bombinha usada para recirculação seria as usadas em aquario? Ela aguenta a alta temperatura ou seria melhor aquela de maquina de lavar roupas?
 
Eu adquiri um kit do lamas, de 5 litros, o modelo antigo que era uma espagueteira, este novo kit que vem com a bazuka seria melhor que esta espagueteira?
A bombinha usada para recirculação seria as usadas em aquario? Ela aguenta a alta temperatura ou seria melhor aquela de maquina de lavar roupas?

Fisiowilliam, acho que isso vai um pouco de gosto, muita gente usa a bazuca.
Tenho o mesmo kit que voce, gosto tanto da praticidade que estou montando uma panela de 34 litros nos mesmos moldes. no sistema novo tem q passar o mosto pro fermentador, lavar a panela e voltar o mosto pra panela pra ferver.
na espagueteira voce sobe o cesto e já liga o fogo para a fervura... ganhasse tempo.
que quiser melhorar a filtragem basta trocar o grain bag q veio por um voil, que tem os furos menores.
Abraço
 
Pessoal que não tem controle de temperatura: que fermentos vocês conseguem usar com mais sucesso?

Tem algum truque pra evitar picos de temperatura nos primeiros dias? Especialmente no segundo ou terceiro dia, ou quando a fermentação produzir mais calor...
 
Algumas fotos do passa massa ao lado de uma garrafa de 600 ml para ter noção do tamanho.

Eu coloquei uma resistência na minha, pois pretendo automatizá-la, mas não é necessário. Neste caso, tem que tomar cuidado para a resistência não pegar na panela interna.

Gostei muito dessa tua ideia de usar essa panela passa-massa, Fabiano. Quantos litros cabem nessa tua sem a parte da massa? Entre o cesto e o fundo da primeira panela, tem mais ou menos quantos centímetros? Coube bem a resistência ali?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Pessoal que não tem controle de temperatura: que fermentos vocês conseguem usar com mais sucesso?

Tem algum truque pra evitar picos de temperatura nos primeiros dias? Especialmente no segundo ou terceiro dia, ou quando a fermentação produzir mais calor...

O meu controle de temperatura é simplesmente tentar resfriar ao máximo antes de inocular o fermento de preferência até uns 17-18 graus. Eu tenho uma bolsa térmica que tem o tamanho do meu fermentador de 10 litros (mas não dá pra fechar ela), aí coloco o fermentador com umas garrafas congeladas, isso ajuda a manter a temperatura mais baixa nos primeiros dias.

Já utilizei US-05, T-58, WB-06 e S-04. O US-05 foi o que eu mais utilizei e somente uma vez que fez muito calor tive problemas de off flavors com ele (que eu tenha percebido).

Desses todos, ele é disparado o mais fácil de se trabalhar, especialmente por ser mais neutro. O S-04 deu um resultado bem legal também. O T-58 é bastante condimentado, fiz minhas últimas duas levas com ele (Belgian Dubbel e Rye Saison) e ele é bem marcante, tanto que enjoei dele um pouco hahahah. O WB-06 só usei uma vez, mas minha cerveja teve uns problemas, então não posso falar muito sobre ele.

Abraços!
 
dryfon,

A panela de fora tem capacidade máxima de 21 litros (até a boca), mas acho que dá para ferver com segurança uns 17/18 litros com rendimento final de 15 litros. Eu geralmente faço 10 litros pra não ter muita bagunça.

O espaço inferior entre as panelas é de uns 2 cm, sendo apertado para colocar a resistência, que pega no passa massa. O que eu faço é colocar uns pedaços de alumínio para que o passa massa não encoste na resistência durante a fase da mosturação.

Abraços
 
Pessoal que não tem controle de temperatura: que fermentos vocês conseguem usar com mais sucesso?

Tem algum truque pra evitar picos de temperatura nos primeiros dias? Especialmente no segundo ou terceiro dia, ou quando a fermentação produzir mais calor...
Um fermento bom para usar sem controle de temperatura é o Mangrove Jack M27 (Saison). Eles recomendam de 26 a 32ºC.

Para outros fermentos, eu costumo colocar o fermentador dentre de uma caixa térmica com água e gelo até chegar na temperatura adequada.
 
Obrigado dryfon e fabianoccc!

Na última leva meu controlador queimou, então tentei controlar colocando latas com água congelada na caixa térmica onde fica o fermentador.

O problema é que durante o lag time a temperatura baixou muito, quando acordei estava 15C, então tirei algumas latas e fui trabalhar. Quando fui ver de noite a fermentação já estava a todo vapor e a temperatura em 23C. (ambiente 20C) Vocês conseguem evitar esses picos? Tem que verificar com maior frequência?!

Usei um pacote inteiro de US-05 devidamente hidratado para 8.5L de mosto, inoculado na faixa dos 18C.

Valeu!
 
Oi pessoal,

Esse semestre vou desenvolver o meu TCC e o tema são os equipamentos para produção de cerveja artesanal. Queria pedir uma ajuda de vocês, alguém aqui utiliza o método BIAB e/ou produz pequenas litragens de cerveja?

Queria entrevistar esse pessoal para a minha pesquisa. Se alguém topar eu entraria em contato pra fazer as perguntas.

Agradeço desde já!
 
Beta, eu utilizo BIAB e produzo levas de 10 litros. Pretendo em breve reformular meu equipamento, permitindo que eu faça 7-10 litros BIAB full volume mash, para brassagens mais rápidas sem lavagem e 20 litros fazendo lavagem.

Como sugestão, por que tu não cria um formulário no Google Docs ou Survey Monkey pra fazer a entrevista? Dessa forma, os resultados já aparecem pra ti depois em forma de gráficos, bem mais fácil pra organizar. Eu usei o Google Docs no questionário do meu TCC.

Abraços!
 
Pessoal, fiz uma pesquisa mas não achei propriamente o que preciso saber e acho que nesse tópico é bem capaz de alguém abreviar minha busca.
Qual a medida da tampa de borracha para vedar um galão de água mineral 20 litros? 50, 60 ou 75mm? Ou outra medida?
Pretendo usar um como fermentador.
:mug:
 
Beta, eu utilizo BIAB e produzo levas de 10 litros. Pretendo em breve reformular meu equipamento, permitindo que eu faça 7-10 litros BIAB full volume mash, para brassagens mais rápidas sem lavagem e 20 litros fazendo lavagem.

Como sugestão, por que tu não cria um formulário no Google Docs ou Survey Monkey pra fazer a entrevista? Dessa forma, os resultados já aparecem pra ti depois em forma de gráficos, bem mais fácil pra organizar. Eu usei o Google Docs no questionário do meu TCC.

Abraços!

Oi Dryfon,

Pensei em usar esses formulário que geram resultados, mas minha pesquisa é mais qualitativa, não tenho tanto interesse em levantamentos numéricos. Pra mim é mais vantajoso poder trocar emails com os participantes. Inclusive queria te pedir se tu se importaria de responder algumas perguntas sobre a tua produção? Se puder, me deixa teu email que eu te envio elas.

Obrigada pela ajuda!

Abraço,
Beta
 
Inaugurei minha espagueteira de 7,5 litros no último sábado.
Como considerei que seria um desperdício deixar apenas os 4 litros finais de uma Stout Chocolate (com 150gr de chocolate meio amargo largado nos 20 minutos finais de fervura) fermentando em uma geladeira usada que comprei pra fermentar as levas, fiz uma Ale mais básica no domingo, 80% Pilsen + 20% Caramalt. Gostei demais do brinquedo, pena que não adquiri uma dessas antes.

Obs.: os 4L da suposta Pale Ale está fermentando num galãozinho de 10L de água mineral, ficou um senhor head space.

qeN3Mnh.jpg

vI3dnOf.jpg

079JDa8.jpg

5Xs0d3Y.jpg

c8AHQDe.jpg

xkMY0V1.jpg


Faltou exibir algumas IPA já maturando na garrafa, fora as Weiss resfriando na geladeira principal.
E já tem fermento pronto pra próxima Weiss que será feita na espagueteira.

WIXY8eE.jpg


Saúde.
:mug:
 
Inaugurei minha espagueteira de 7,5 litros no último sábado.
Como considerei que seria um desperdício deixar apenas os 4 litros finais de uma Stout Chocolate (com 150gr de chocolate meio amargo largado nos 20 minutos finais de fervura) fermentando em uma geladeira usada que comprei pra fermentar as levas, fiz uma Ale mais básica no domingo, 80% Pilsen + 20% Caramalt. Gostei demais do brinquedo, pena que não adquiri uma dessas antes.

Obs.: os 4L da suposta Pale Ale está fermentando num galãozinho de 10L de água mineral, ficou um senhor head space.

qeN3Mnh.jpg

vI3dnOf.jpg

079JDa8.jpg

5Xs0d3Y.jpg

c8AHQDe.jpg

xkMY0V1.jpg


Faltou exibir algumas IPA já maturando na garrafa, fora as Weiss resfriando na geladeira principal.
E já tem fermento pronto pra próxima Weiss que será feita na espagueteira.

WIXY8eE.jpg


Saúde.
:mug:

Ola amigo, poderia passar a receita da stout...
 
Opa, alá uma Colombina daqui do Goiás! :rockin:
Sobre o headspace, alguém tem relatos de oxidação, por causa do oxigênio em excesso?
Eu costumo fazer de 4 a 5 litros, e costumo colocar em garrafões de 10 litros de água mineral.

Obs.: Uma vez rendeu 4 litros e fui colocar num garrafão de 5 litros. Como a temperatura está meio alta por aqui (de noite tá rendendo 26°C), o krausen supitou bonito...
 
Opa, alá uma Colombina daqui do Goiás! :rockin:
Sobre o headspace, alguém tem relatos de oxidação, por causa do oxigênio em excesso?
Eu costumo fazer de 4 a 5 litros, e costumo colocar em garrafões de 10 litros de água mineral.

Obs.: Uma vez rendeu 4 litros e fui colocar num garrafão de 5 litros. Como a temperatura está meio alta por aqui (de noite tá rendendo 26°C), o krausen supitou bonito...

Acredito não haver problemas, pois o CO2 produzido pela fermentação é mais leve que o oxigênio, portanto o oxigênio logo será empurrado para fora ficando apenas CO2 dentro do fermentador.
 
Opa, alá uma Colombina daqui do Goiás! :rockin:
Sobre o headspace, alguém tem relatos de oxidação, por causa do oxigênio em excesso?
Eu costumo fazer de 4 a 5 litros, e costumo colocar em garrafões de 10 litros de água mineral.

Obs.: Uma vez rendeu 4 litros e fui colocar num garrafão de 5 litros. Como a temperatura está meio alta por aqui (de noite tá rendendo 26°C), o krausen supitou bonito...

Kankir, pior que não bebi essa Colombina. A garrafa é de um camarada daqui que namora uma garota daí que traz algumas cervejas goianas pra ele.
Como trocamos cerveja, estou devolvendo a garrafa cheia de IPA (com rótulo e tudo a pedido dele), o mesmo estilo que veio cheia feita por ele, muito boa por sinal, rs!
:mug:
 
Bom galera, estou montando meu kit aos poucos. Já comentei antes. Comprei a espagueteira, os baldes, tudo. Demorou um pouco porque queria fazer a primeira leva usando a bomba.

Fiquei em dúvida em que bomba comprar, fui no facebook da confraria do galão pedir uma dica, e na hora eles me responderam pra comprar essa:
http://www.ebay.com/itm/12V-DC-Mini...lants_Bird_Bath_Feeder_CV&hash=item5d4d470fc9

Comprei na hora, mas comprei no aliexpress por ser mais barato. Demorou mas chegou. Quandro abri tive uma surpresa. A bomba é realmente pequena (segue fotos). Mas o que mais estou em duvida é na entrada e saída de água. É muito pequena, não cabe nenhuma mangueira la, nem de 1/2, nem de 3/4. É do diametro de um canudo.

Alguem tem dessa bomba? Me ajudem, como faço pra conectar ela na panela? E como fazer a ligação na tomada? Obrigado

vphtv7.jpg


qoj39i.jpg


303cxmg.jpg
 
Um pouco mais cara que a sua. São US$66 por 4 bombas.

.. Procure por bombas para painéis solares, que são essas que estamos discutindo.
.. Uma opção é trocar só a cabeça da bomba, mas não será uma tarefa fácil encontrar essas peças.
.. Comprar bombas de máquina de lavar que custam na casa de R$30 dilmas
.. Essa sim é cara mas chega logo: http://produto.mercadolivre.com.br/...c-eletrica-aquario-painel-ar-maquina-lava-_JM
 
Mas o que mais estou em duvida é na entrada e saída de água. É muito pequena, não cabe nenhuma mangueira la, nem de 1/2, nem de 3/4. É do diametro de um canudo.

Alguem tem dessa bomba? Me ajudem, como faço pra conectar ela na panela? E como fazer a ligação na tomada? Obrigado

Olá Violante,

Se a entrada e saída de água são aproximadamente da largura de um canudo, imagino que se trate de 1/4 polegada. Tente levá-la para alguém que trabalhe com instalações de gás que provavelmente ele vai ter alguma solução como adaptadores ou fazendo alguma gambiarra com tubos de 1/4 (que eles usam muito).

Você já tentou uma mangueira de 1/4 com braçadeira ou "enforca gato"?

Já sobre a instalação elétrica (NÃO LIGUE DIRETAMENTE NA TOMADA), olhei as especificações de sua bomba e ela trabalha com corrente contínua (DC) e tensão de 6 a 14 volts, idealmente 12V.

Você vai precisar de uma pequena fonte AC > DC que entregue no mínimo 0,6 amperes de corrente (IMPORTANTE).

Abraços e boa sorte!
 
Essa mesmo, faz tempo que não tem. Recomenda ela?

Ainda não usei nada quente nela, apenas para bombear água gelada através do chiler de imersão pra resfriar o mosto. Funcionou muito bem, inclusive submersa.
Em testes, deixei ela submersa na pia da cozinha apenas para ver sua resistência e ficou 90 minutos sem interrupção e sem problemas.
Uso uma fonte de note que já ficou na lembrança. Ela é 12v 2A e dá conta e sobra.

Farei testes com água quente a uns 80º pra ver até onde vai, depois informo. Também preciso de ter certeza que irá ajudar na recirculação e na lavagem.
 
Back
Top