Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Outra Duvida que me surgiu, vocês fazem o mashout? na fervura a ação das enzimas já não irá parar ?
Tenho feito assim :
- 6,5 litros na mostura a 68 graus por 1 hora(quase sempre estou mexendo os grãos)
- Recirculação após mostura por uns 10-15 min, dá de 10-15 vezes
- lavagem com 1,5 litros a 68 graus, indo para a fervura com 7,5 litros
- fervura por 1 hora(dessa vez vou controlar a intensidade para elevar a eficiência)
- espero 10 min
- faço o whirpool
- coloco a panela na pia com agua e gelo até atingir 20 - 25 graus
- transfiro para a fermentador
- coloco meio pacote de fermento
- vai para o isopor com uma garrafa pet congela que tenho trocado 1 a 2 vezes por dia, mantendo a temperatura de 18 - 22 graus por 7 dias
- transfiro para outro fermentador para maturação por mais 7 dias na geladeira a 6 graus que é a temperatura máxima da geladeira
- engarrafo + priming + 7 dias para carbonatar
como tenho dois baldes pretendo fazer cerveja todo final de semana(talvez compre mais um) assim com esse ciclo posso ter toda semana uma cerveja nova saindo

Obs.: comentários são bem vindos, pretendo depois comprar um frigobar de 120 litros para ter um controle melhor na fermentação

obs.: Comentarios são bem vindos
 
Oi Vinicius,

Meu processo é muito parecido com o seu. A diferença é que eu coloco um pouco menos de fermento (4 a 5 gramas).

Penso que no BIAB não precisa fazer mash out. Já que os grãos são retirados logo após a mosturaçao e já começa o processo de fervura em seguida. Me corrijam se estiver errado.

Eu também tô pensando em comprar um frigobar, mas estou em dúvida se cabe um galão de 5 litros de água ou balde de 5 litros.
 
Vinicius no Facebook da Confraria do Galão tem o perfil do beersmith para as panelas de cinco litros que o Lamas vende.
 
Marcelosartori aconselho vc a trocar o balde. Leia mais sobre isso na Internet. Fermentação e Maturação. Deixar no mesmo balde creio que pode trazer alguns problemas. ..
 
Marcelosartori aconselho vc a trocar o balde. Leia mais sobre isso na Internet. Fermentação e Maturação. Deixar no mesmo balde creio que pode trazer alguns problemas. ..

biahaik, existe muuuuita discussão sobre isso. A opinião que boa parte dos cervejeiros segue é que esses "problemas" não surgem na produção caseira.

Na questão do volume, no meu kit de 5L trabalho com volume pré-fervura de 7,5L. Acho que a chave aqui é ter as características de seu equipamento bem definidas no beersmith (ou qualquer que seja seu software/meio de cálculo). Assim o cálculo das quantidades de malte e água vão fazer com que chegue facilmente tanto no OG e volumes desejados.
 
Por "características do equipamento" quero dizer: eficiência do mash, boil-off e perdas com clarificação e trub.
 
Carbonatação:

Como vocês tem feito: usado açúcar branco, de milho, tem colocado na garrafa direto ou no balde e depois envazado, qual a quantidade, etc. Comprei aquelas balas de priming no lamas, alguém já usou ?
Vou engarrafar a segunda leva esse fds e estou com duvida, a primeira foi com o açúcar do kit lamas, fervi 100 ml mas não adicionei todo o conteúdo porque tinha apenas 3 litros de final.
 
Usa uma calculadora tipo essa: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

É só informar o volume de CO2 desejado de acordo com o estilo, o volume de breja que vai engarrafar e a temperatura que a breja fermentou (não necessariamente a temperatura na qual a cerveja está maturando).

Sobre a temperatura, o site divaga bastante sobre o assunto e é uma leitura interessante. Pessoalmente, optei por usar a temperatura de fermentação e escolher um volume de CO2 ligeiramente menor pra compensar o que é reabsorvido devido à temperatura menor durante a maturação.
 
eu já usei e não gostei, joguei tudo fora, motivos:
- elas não cabem em todas as bocas de garrafas, tive que quebrar as balas para colocar dentro
- não cabonatou direito, demorou
- ficou resíduo no fundo da garrafa
- não da para dosar direito a carbonatação(teria que calcular, quebrar as balas, fraciona-las, etc)
Acho muito melhor fazer o priming mesmo
 
Nossa Vinicius heheh fiquei com medo agora rs coloquei as balas na minha leva da porter chocolate...qto tempo demorou pra carbonatar a sua leva??
 
Fala Galera,

...

Só que eu cheguei a uma conclusão, o esquema da espagueteira, pra mim também é um pouco cansativo, e decidi fazer usando um botijão térmico que tinha aqui em casa de 9 litros, tem de diversas litragens, de 6 a 12 litros, eu paguei 75 R$ no meu de 9 litros.

Assim sendo, eu faço no método de infusão, e no sparge, ou seja, eu só coloco os grãos, toda água, e depois coloco pra ferver, simples assim.

...

Oi Balabuch. Como que você faz para controlar a temperatura no botijão? Com resistência elétrica?
 
Oi Balabuch. Como que você faz para controlar a temperatura no botijão? Com resistência elétrica?

O bom de usar um sistema como esse é que quase não se tem perda de calor, ou seja, após inserir a água e os grãos, caso precise aumentar a temperatura, coloca-se um pouco de água quente, e se precisar esfriar coloca-se água fria.

Os programas já calculam a temperatura da água a ser inserida para que quando se coloque os grãos, fique na temperatura desejada, geralmente coloca-se a 75C para que com os grãos fique em 68C.

Esse sistema é bacana também pra quem faz decocção, onde você vai retirando um percentual do mosto com os grãos, ferve a parte e retorna na panela ou nesse caso na recipiente térmico, para ir aumentando gradativamente a temperatura. Mas isso é outro assunto.

Espero ter explicado bem,

Abraço
 
Alguém já usou as balas de priming que vende no Lamas?

Eu aconselharia abrir um novo tópico só para este assunto, assim os demais membros encontrariam com maior facilidade, e essa dúvida pode ser a de muitos outros.

Abraço
 
Eu nao sei abrir tópicos. ...

Primeiro você deve ir até a seção onde sua pergunta se encaixa, neste caso seria "Envase", que é neste link: http://www.homebrewtalk.com.br/f249/

Depois clique em "New Thread"
newthread.gif


Vai então aparecer a tela, onde você deve colocar o Título do Tópico, e em baixo você coloca sua questão.
111.png


Você pode clicar em "Ver antes" para ver como ficará a mensagem, e quando estiver de acordo com o que deseja, clicar em "Submeter" para enviar a questão.

É possível também adicionar links, imagens, lembra um pouco o "Word" para o Windows.

Espero ter ajudado,

Vou falar com o Administrador do Fórum pra ver se tem como mudar pra Português o botão e ficar mais simples de entender.

Abraço
 
O bom de usar um sistema como esse é que quase não se tem perda de calor, ou seja, após inserir a água e os grãos, caso precise aumentar a temperatura, coloca-se um pouco de água quente, e se precisar esfriar coloca-se água fria.

Os programas já calculam a temperatura da água a ser inserida para que quando se coloque os grãos, fique na temperatura desejada, geralmente coloca-se a 75C para que com os grãos fique em 68C.

Esse sistema é bacana também pra quem faz decocção, onde você vai retirando um percentual do mosto com os grãos, ferve a parte e retorna na panela ou nesse caso na recipiente térmico, para ir aumentando gradativamente a temperatura. Mas isso é outro assunto.

Espero ter explicado bem,

Abraço

Opa. Interessante esse processo hein. Mas fiquei com uma dúvida. No início do processo a gente já deve prever que irá adicionar mais água durante a brassagem (se necessário) e/ou durante a fervura?
 
Opa. Interessante esse processo hein. Mas fiquei com uma dúvida. No início do processo a gente já deve prever que irá adicionar mais água durante a brassagem (se necessário) e/ou durante a fervura?

Se você usa um programa como o Beersmith pra fazer suas receitas ele já te diz tudo certinho, a quantidade de água a ser usada em cada etapa.

Quando eu faço os 5 litros com o sistema de infusão na térmica, eu coloco toda a água, a da mostura e lavagem, tudo junto, se precisar subir a temperatura é só tirar um pouco de mosto aquecer e retornar na térmica, mas realmente nunca precisei.

Se você quiser fazer da maneira normal, com a lavagem dos grãos, vc usa a água da lavagem pra aumentar a temperatura na térmica, simples assim.

Muita gente acha errado pular a lavagem e usar toda água no processo de mostura, eu acho bem simples, e não tenho do que reclamar, até agora só fiz assim pra levas de 5 litros, pois em levas maiores, necessitária de panelas bem maiores.

Não faço a lavagem dos grãos, mas faço a clarificação, tudo igual.

Abraço
 
Bom dia pessoal.

Ontem fiz minha primeira brassagem usando o kit dos Lamas e não achei uma coisa difícil, ou muito trabalhosa como muitos me diziam quando eu falava que queria fazer cerveja em casa. Mas como em tudo podemos melhorar, enquanto fazia a mosturação, comecei a meditar sobre controle de temperartura.
Pensei em usar um fogareiro elétrico acoplado a um termostato com sensor de temperatura. Imagino que se, ao mesmo tempo, fizer uma recirculação, com bombinha de aquário mesmo, teria uma maior precisão no processo.
Seria viável ou é viagem minha ?

Abraços
 
(...) enquanto fazia a mosturação, comecei a meditar sobre controle de temperartura. (...) Seria viável ou é viagem minha ?

Também estou começando, mas tenho lido *muito* o fórum, então vou tentar dar uma de papagaio e repetir o que os outros falam ;)

Seu esquema deve funcionar sim, mas é "desnecessário". Controlar a temperatura da fermentação é infinitamente mais importante. Você não precisa deixar a temperatura constante durante a mosturação, se não baixar muito rápido já está ótimo. Você começa lá pelos 68C, onde a alfa-amilase vai trabalhar melhor e fazer o trabalho "mais grosso", e conforme a temperatura vai baixando vai favorecer a beta-amilase, que vai quebrar os açucares que a alfa gerou em açucares ainda menores e mais fermentáveis. Então pode ser até bom que a temperatura vá baixando.

Já se você quiser fazer rampas mais elaboradas pra controlar melhor a fermentabilidade e relação entre uma cerveja mais "encorpada" ou mais alcoólica aí sim pode ser interessante implementar um sistema parecido com o que você idealizou =)

(Se falei alguma abobrinha espero que alguém me corrija)
 

Attachments

  • enzyme_activity_one_hour_mash.jpg
    enzyme_activity_one_hour_mash.jpg
    40 KB · Views: 516
Valbert,

Muito interessante o que vc explicou. Quanto à fermentação, a minha primeira cerveja é uma American Pale Ale que, segundo à receita, deve ser fermentada à temperatura ambiente. Nesse caso o que seria mais interessante quanto ao controle da temperatura ? Vejo que alguns simplesmente deixam o fermentador em um cantinho que não bate sol, mas existem as variações de temperatura do dia para a noite. Colocar o fermentador, que é pequeno, em um cooler seria uma boa medida ?

Abraços
 
Boa pergunta Tomanik, "temperatura ambiente" é muito vago... vai ser bem diferente no inverno gaúcho ou no verão cearense ;)

Pelo que tenho visto por aqui é unanimidade entre o pessoal mais experiente que a fermentação é a parte "mais importante" do processo todo. Especialmente as primeiras horas/dias de fermentação, onde o fermento está mais ativo e pode produzir substâncias que prejudiquem o sabor. Nessa etapa é importante que a temperatura *do mosto* não fique muito elevada. Por que salientar "do mosto"? Porque a fermentação produz calor, então o mosto vai estar mais quente que o ambiente.

Para quem não tem controle de temperatura se tem recomendado começar a fermentação com o mosto a uma temperatura um pouco abaixo, tipo 17, talvez até 16 graus. Isso vai "garantir" que na parte mais crítica da fermentação a temperatura não se eleve demais. Tem também a técnica de enrolar/cobrir o fermentador com um pano molhado, a evaporação do líquido vai ajudar a dissipar o calor da fermentação. Acho que só colocar em um cooler não vai necessariamente ajudar, uma vez que o calor gerado pela fermentação vai "ficar lá dentro". Já se a temperatura ambiente for muito alta aí sim pode ser interessante...

Eu sou um grande adepto da gambiarra, então em breve vou postar aqui uma ideia baixíssimo custo pra controlar a temperatura de fermentação que tive ontem a noite e me manteve rolando na cama até as 4am, só preciso testar antes... enquanto isso, se você ainda não leu, recomendo ler o tópico mais legal de todos, que desmistifica várias "lendas urbanas" e dá muitas dicas que a gente nem sabia que precisava -- aprendi muito com esse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404054

Abraço!
 
Senhores, fiz uma pequena adaptação do meu kit(antigo) segue:
1 - serrei o cesto e colei ele com epox, a minha panela foi para 9,5 litros
2 - fiz um fundo falso(aconselho fortemente a comprar um pronto, dá muito muito trabalho fazer)
3 - comprei uma bombinha para recirculação

Prós
- Agora consigo fazer receitas com mais malte sem problema nenhum(ipas, etc)
- recirculação constante, não gera quase nada de trub,mosto limpo(coisa linda), cama de grãos perfeita
- Eficiência maior, agora em torno de 68-70%
- Fervura sem problemas de transbordar

Contra
- Como não uso mais o voil(grainbag) tenho o trabalho de escoar todo o mosto para outro balde, remover todos os grãos, tirar o fundo falso, lavar a panela e voltar todo o mosto para a panela novamente para colocar para ferver.
- Controle de temperatura, como não mexo na cama de grãos a temperatura não é a mesma em todo lugar, mas isso não influencia muito conforme algumas literaturas, fóruns, etc, no geral em cima fica 68/69c, em baixo fica 66/65c, faixa normal

Melhorias
- Pretendo transformar ela em elétrica e mais pra frente colocar controle de rampas de temperatura

Segue fotos
 

Attachments

  • WP_20140722_006.jpg
    WP_20140722_006.jpg
    32.9 KB · Views: 365
  • WP_20140722_007.jpg
    WP_20140722_007.jpg
    33.9 KB · Views: 328
  • WP_20140722_008.jpg
    WP_20140722_008.jpg
    38.4 KB · Views: 357
  • WP_20140722_009.jpg
    WP_20140722_009.jpg
    39 KB · Views: 351
  • WP_20140723_002.jpg
    WP_20140723_002.jpg
    34.9 KB · Views: 365
Senhores, fiz uma pequena adaptação do meu kit(antigo) segue:
1 - serrei o cesto e colei ele com epox, a minha panela foi para 9,5 litros

Cara, acredito fortemente que o uso de epox não é recomendado para o uso em alimentos, vc tem certeza que ele não entra em contato com o mosto em nenhum momento??
 
Olá galera, sou novo aqui

Já faz um tempo que to querendo fazer cerveja em casa e já quase comprei 2 vezes tudo para fazer levas de 20L mas sempre adiei, porém sempre li muito, então sei muito teoria. Pesquisando achei essa de com levas de 5L, muito bom porque não tem um investimento inicial tao alto e da pra ir aprimorando as receitas até aumentar o lote.

Eu sou aventureiro, não gosto de comprar as coisas prontas. Por isso estou afim de montar meu kit. Queria fazer um kit igual ao original mesmo, com espagueteira e BIAB.

Porém, não estou achando para comprar espagueteiras de 7,5 litros de inox. Nem na internet nem na minha cidade. Só acho de 5 litros, ou de alumínio, ou sem escorredor, etc. Alguém pode me indicar onde comprar? (No ultimo caso vou ter que comprar uma panela de alumínio de 8 litros né?).

Outra duvida, eu vi o post do Robson Vergilio no site dele e vi que ele usou garrafão de vinho para fermentar. Alguém já usou? É recomendado? E o tampão para o airlock, qual o tamanho comprar?

Valeu galera
 
Se você gosta de por a mão na massa, uma boa dica é essa panela "passa massa", que nada mais é do que uma espagueteira gigante. É de alumínio e muito fácil de furar para colocar válvula, além de ser mais barato que inox.

Eu comprei o tamanho grande. A panela exterior tem capacidade de 20 L e eu uso para fazer 10 L no sistema BIAB (dá para fazer até mais). Essa panela dá para usar naqueles fogões que tem uma boca central maior. As outras panelas pequena e média dá para usar em fogão normal.

http://www.lojaodeofertas.com.br/busca/passa+massa

O atendimento da loja foi bom e me enviaram rápido. Lá tem outras coisas que você pode precisar também.

Boa sorte. Depois diz aí o que você decidiu.
 
Olá galera, sou novo aqui

Já faz um tempo que to querendo fazer cerveja em casa e já quase comprei 2 vezes tudo para fazer levas de 20L mas sempre adiei, porém sempre li muito, então sei muito teoria. Pesquisando achei essa de com levas de 5L, muito bom porque não tem um investimento inicial tao alto e da pra ir aprimorando as receitas até aumentar o lote.

Eu sou aventureiro, não gosto de comprar as coisas prontas. Por isso estou afim de montar meu kit. Queria fazer um kit igual ao original mesmo, com espagueteira e BIAB.

Porém, não estou achando para comprar espagueteiras de 7,5 litros de inox. Nem na internet nem na minha cidade. Só acho de 5 litros, ou de alumínio, ou sem escorredor, etc. Alguém pode me indicar onde comprar? (No ultimo caso vou ter que comprar uma panela de alumínio de 8 litros né?).

Outra duvida, eu vi o post do Robson Vergilio no site dele e vi que ele usou garrafão de vinho para fermentar. Alguém já usou? É recomendado? E o tampão para o airlock, qual o tamanho comprar?

Valeu galera


Cara.
Na loja online da Americanas (nas fisicas tb, mas depende da cidade), submarino e extra, tem espagueteira de inox 8L por BRL 239,00 em 10 ou 12x...ou 225 a vista.

Só se atenta em comprar as de 3 peças.. tem algumas que a tampa possui furos, ai não tem a "panela de dentro".

Esse modelo que te falei é mais indicado. (8L na verdade é 7,7L)

http://www.americanas.com.br/produt...l-br-home?epar=googlepla&opn=YSMESP&WT.srch=1

Da uma olhada aí.
 
Se você gosta de por a mão na massa, uma boa dica é essa panela "passa massa", que nada mais é do que uma espagueteira gigante. É de alumínio e muito fácil de furar para colocar válvula, além de ser mais barato que inox.

Eu comprei o tamanho grande. A panela exterior tem capacidade de 20 L e eu uso para fazer 10 L no sistema BIAB (dá para fazer até mais). Essa panela dá para usar naqueles fogões que tem uma boca central maior. As outras panelas pequena e média dá para usar em fogão normal.

http://www.lojaodeofertas.com.br/busca/passa+massa

O atendimento da loja foi bom e me enviaram rápido. Lá tem outras coisas que você pode precisar também.

Boa sorte. Depois diz aí o que você decidiu.

Fabiano, essa panela nunca tinha visto, achei interessante. A panela de menor valor são de quantos litros, você sabe?
Ta bem em conta. Já fez quantas levas com ela? Quando se usa o sistema BIAB não precisa da bazooka?

Outra dúvida, está usando bomba de circulação?
 
Vinicius, muito cuidado com Durepóxi. Ele contém chumbo e zinco e pode te dar um envenenamento violento.

Recomendo fortemente você tirar essa vedação que fez com ele. Pode te matar... é serio isso...

A não ser que você tenha 150% de certeza que o mosto não entra em contato com ele em nenhum momento do processo, melhor você tirar ele da panela... limpa bem onde ele teve contato com a panela, se certifique de que não vai ficar nenhum resíduo...

Eu tive um problema há algum tempo para vedar as resistências na panela e encontrei um silicone atóxico alimentício para altas temperaturas... dá uma olhada no tópico onde eu falo sobre ele.

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5083410&postcount=7

Desculpa ser tão enfático assim... mas chumbo e zinco são muito perigosos em contato com alimentos... pode vir a te causar sérios problemas de saude... tanto pra você quanto pra quem tomar a sua cerva...

Abraços!
 
Vinicius, muito cuidado com Durepóxi. Ele contém chumbo e zinco e pode te dar um envenenamento violento.

Recomendo fortemente você tirar essa vedação que fez com ele. Pode te matar... é serio isso...

A não ser que você tenha 150% de certeza que o mosto não entra em contato com ele em nenhum momento do processo, melhor você tirar ele da panela... limpa bem onde ele teve contato com a panela, se certifique de que não vai ficar nenhum resíduo...

Eu tive um problema há algum tempo para vedar as resistências na panela e encontrei um silicone atóxico alimentício para altas temperaturas... dá uma olhada no tópico onde eu falo sobre ele.

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5083410&postcount=7

Desculpa ser tão enfático assim... mas chumbo e zinco são muito perigosos em contato com alimentos... pode vir a te causar sérios problemas de saude... tanto pra você quanto pra quem tomar a sua cerva...

Abraços!

Procurei bastante por uma solução parecida com essa. Esse fixtudo tá aguentando bem? já fez quantas brassagens com ele sem ter problemas?
Preciso fazer uma vedação em 2 panelas, estava usando recortes de uma forma de bolo em silicone, mas uma cola dessas ficaria melhor.
 
Procurei bastante por uma solução parecida com essa. Esse fixtudo tá aguentando bem? já fez quantas brassagens com ele sem ter problemas?
Preciso fazer uma vedação em 2 panelas, estava usando recortes de uma forma de bolo em silicone, mas uma cola dessas ficaria melhor.

Cara, funciona e muito bem.

Já fiz 3 brassagens com ela, nada de vazamentos.

Só que a cola fica um pouco manchada por causa do mosto. Fora isso nada de errado.

Recomendo.
 
Fala Galoneiros,

Olha, por experiência própria, eu resolvi usar o botijão térmico em brassagens até 10 litros, e o melhor de tudo, não fica usando o fogão, ele segura a temperatura que é uma beleza, e reduz drasticamente o custo de tudo.

http://www.aparecidaeletropecas.com...tros-com-torneira-obba-azul-pr-773-182984.htm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574042725-botijo-termico-12-litros-com-torneira-invicta-_JM
botijo-termico-12-litros-com-torneira-invicta-13994-MLB4398132024_052013-O.jpg


Eu já postei meu setup aqui mesmo, segue o link: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5075933&postcount=21

Eu recomendo, inclusive comprei uma caixa térmica de 42 Litros e faço levas de até 30 litros com ela, melhor que ficar acendendo fogo e mexendo o malte.

Abraço e boas cervejas!!!
 
Fabiano, essa panela nunca tinha visto, achei interessante. A panela de menor valor são de quantos litros, você sabe?
Ta bem em conta. Já fez quantas levas com ela? Quando se usa o sistema BIAB não precisa da bazooka?

Outra dúvida, está usando bomba de circulação?

Pelos meus cálculos, a panela menor tem capacidade máxima de 10 L, o que daria uns 5 ou 6 L finais por BIAB. Em caso de dúvida, fique com a panela média que tem capacidade de 16 L, com produção de 8 ou 9 L.

Já fiz umas 5 levas com a panela grande e funcionou super bem. No BIAB não precisa de bazooka. Usa-se um saco, geralmente de voil, tecido para fazer cortina, para separar os grãos do mosto. No início, usei saco de pano de chão e funcionou bem. O problema é que não consegui um de tamanho grande.

Até comprei uma bomba para circulação, mas não tá funcionando bem. Não vai fazer tanta diferença na eficiência e nem na qualidade da cerveja.
 
Se alguém tiver interesse, eu tenho uma espagueteira de 7 litros que usei uma única vez, já vai com registro. Como comecei a fazer no botijão térmico, não uso mais ela e está parada.
 
Pelos meus cálculos, a panela menor tem capacidade máxima de 10 L, o que daria uns 5 ou 6 L finais por BIAB. Em caso de dúvida, fique com a panela média que tem capacidade de 16 L, com produção de 8 ou 9 L.

Já fiz umas 5 levas com a panela grande e funcionou super bem. No BIAB não precisa de bazooka. Usa-se um saco, geralmente de voil, tecido para fazer cortina, para separar os grãos do mosto. No início, usei saco de pano de chão e funcionou bem. O problema é que não consegui um de tamanho grande.

Até comprei uma bomba para circulação, mas não tá funcionando bem. Não vai fazer tanta diferença na eficiência e nem na qualidade da cerveja.

Fabiano, obrigado pela atencao e explicaçã. Ta me ajudando muito. Você poderia postar uma foto do seu equipamento (passa massa) montado pra eu ter uma nocao de como ficou? Ja to quase comprando ela no site e as conexoes aqui pra adaptar.

A respeito da bomba pra recircular, não seria pra homogeniezar a temperatura do mosto, pois com a espagueteira não temos a ecesso ao fundo da panela?
 
Balabuch,
Quanto tempo vc deixa fazendo a "brassagem" no botijão térmico?
Faz o teste do iodo?

Abraços
 
Caríssimos,
Hoje tirei 250ml da minha primeira fermentação.
A partir de um kit APA do Lamas consegui um líquido cor de cobre, meio turvo com gravidade 1.022. Notei um leve cheiro de fermento e bebi tudo hahahaha.
O sabor não estava nada espetacular, mas não estava ruim, estava o sabor de uma cerveja normal, comum.
Mais tarde passarei o conteúdo do fermentador para outro recipiente e deixarei mais uma semana em geladeira, para só então engarrafar.
Vamos ver o o que vai dar...
 
Back
Top