Componentes de ferro fundido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarlonRocha

New Member
Joined
Jul 10, 2014
Messages
4
Reaction score
0
O ferro fundido liberará gosto ou algo prejudicial na minha cerveja? Quando montei minha panela de fervura acabei optando por componentes de ferro fundido por causa do preço... Fiz merda?
 
Tenho a impressão de que o único problema pode ser um eventual gosto metálico ou de sangue na cerveja. Lembro de ter lido alguma coisa sobre uma cervejaria que tinha peças em ferro nos fermentadores antigamente. Se não me engano era uma menção à Brasserie Dupont no livro Farmhouse Ales.
 
Sem contar a oxidação que vai ter, pois se deixar úmido vai oxidar, mas quais seriam os componentes.?
 
Olá MarlonRocha,

Preciosismos a parte, ACHO que para a saúde não deve ter problema não. Tenho algumas panelas de ferro fundido (daquelas pretas com cabo de madeira) e uso todos os finais de semana no fogão a lenha. A comida fica demais...

Agora se tratando de cerveja, não saberia dizer..

Refletindo, desde a idade do bronze (3000 AC) já se fazia cerveja e ainda estavam longe de ter sequer o ferro, muito menos o inox...

Devaneios a parte, fica a reflexão...

Abraços,
 
Creio que problemas para a saúde não vá trazer, mas precisa de cuidados pela oxidação.
 
Creio que problemas para a saúde não vá trazer, mas precisa de cuidados pela oxidação.

Achei este link:

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/panela-mal-conservada-perigo-para-saude-2786586

Vale muito a pena ler! Parece que alumínio é bem pior, ainda mais em meio ácido, líquido e demorado...

" Há metais com alto potencial de danos. É o caso do alumínio: pesquisas mostram que o excesso de alumínio no corpo induz a estados de demência. Quantidades excessivas de alumínio também são encontradas em exames de pessoas com Mal de Alzheimer. Os efeitos danosos ocorrem quando o alumínio se desprende da panela: sais de alumínio são hidrossolúveis e produzem um cloreto tóxico que afeta o estômago.

- Os fatores que vão influenciar a transferência do alumínio para o alimento são três. O primeiro é o teor de água do alimento. Quanto mais líquido é o alimento, mais alumínio recebe da panela. Uma sopa, por exemplo, recebe mais que uma farofa. O segundo fator é a acidez. Quanto mais ácido o alimento, mais alumínio da panela recebe. Não recomendo fazer molho de tomate nesse tipo de panela. O terceiro é o tempo de contato. Quanto mais demorado o cozimento, mais o alimento adquire alumínio. Para evitar o mau uso, deve-se conservar a panela e escolher alimentos sólidos, pouco ácidos e de cozimento rápido - comenta a nutricionista Késia Quintaes, autora do livro "Tudo sobre panelas" (Editora Atlântica). "
 
Acho que a pergunta é sobre prejudicar a cerveja, não a saúde, se ferro fundido prejudicasse a saúde estaríamos muito mortos a essa altura kkkk
 
O ferro pode ser bem prejudicial para a cerveja sim.

Ele acaba contribuindo para as reações de oxidação da cerveja, inibe ação de enzimas, favorece a degeneração da levedura, escurece a espuma, aumenta a coloração da cerveja, prejudica a estabilidade coloidal, confere amargor desagradável, dentre outros problemas.

Quantidade de ferro acima de 0,1mg/l já começa a trazer problemas.

Não sei exatamente o quanto é desprendido de ferro nas conexões ou em panela de ferro. Mas o risco existe sim (lembrando que na água já existe um pouco de ferro).
 
Lembrando que a cerveja é ácida... nem pensar em deixar em contato por tempo prolongado.
 
Seguinte vc tem certeza que é ferro fundido?, pois algumas conexões são de inox usinado que é bem parecido com ferro fundido mas é inox com uma técnica diferente de fundição, se for isso pode fica tranquilo que esse material é amplamente aplicado em indústria alimentícia, eu já trabalhei com esse material e é bem fácil de se confundir.
 
Tem muitas conexoes de ferro fundido galvanizado... Eu não recomendaria o uso.


Sobre o aluminio, um comprimido de anti-acido contem muito mais alumínio, do que se você tomasse 100litros de uma vez só de uma cerveja caseira feita num caldeirao de Au.
 
Não sou exímio conhecedor desse tipo de materiais, então perguntei ao meu irmão que é torneiro, ele me disse que é ferro fundido galvanizado.
 
A questão do aluminio, já li sobre fazer uma "oxidação passiva", é realmente efetivo?
 
Back
Top