como elevar a eficiência do equipamento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipedreher

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
60
Reaction score
18
tenho um set de equipamentos de brassagem composto por uma panela de 32L com torneira e bazuca, uma panela de 22L (que uso só para aquecer água de lavagem) e uma panela de fervura 40L. tudo em alumínio. uso um fogareiro de pressão de 12 caulins e um moinho de rolos. resfriamento, chiller de imersão de cobre de 15m. venho usando essa cozinha faz uns 3 anos já e sempre tive uma eficiência na casa dos 63%.

vejo muita gente citando eficiência superior a 70%. ai vem minhas perguntas:

- o que define a eficiência de um equipamento?
- é possível elevar a eficiência de set já estabelecido?
- o que se deve fazer para isso (elevar a eficiência, no caso)?

valeu
 
Felipe,
O aumento da eficiência está ligada completamente ligada a um conjunto de fatores. É difícil apontar exatamente o que faria com que você tivesse um melhor resultado, sem conhecer o equipamento ou acompanhar algumas brassagens. No meu caso, reduzi a filtragem em 1L por minuto, além de aplicar alguns ajustes lendo este artigo que o Guenther passou na época. Do resto, é ir testando, testando, testando.
http://morebeer.com/brewingtechniques/library/backissues/issue3.4/palmer.html (clique no link que contém as figuras)
Segue outro material interessante:
http://braukaiser.com/documents/Effects_of_mash_parameters_on_attenuation_and_efficiency.pdf
 
A qualidade da moagem faz diferença.
Tu usa moedor de disco? Troca por um de rolo que vai dar um up legal. Pelo menos serviu pra mim, pois minha moagem com o moedor de disco era ruim, por mais que eu cuidasse.
 
Sugestão, leia todos os artigos sobre eficiência no braukaiser.com

Ele explica muito bem o que é, como medir em cada etapa do processo, como identificar as deficiências e quais fatores influenciam e como corrigir.
 
Como é o formato da tua bazooka?

Já ajudei bastante gente a resolver problema de eficiência, e 90% deles estão ligados a 3 coisas:

1) Moagem - Na maioria dos casos, grossa demais
2) Filtragem - Técnica errada, ou muito rápido, ou não está criando uma cama de grãos boa (por isso que eu não recomendo ficar mexendo no malte e simplesmente recircular)
3) Mosturação ineficiente, muito rápida - Muita gente faz uma mosturação de 45 minutos, faz o teste do iodo, ele está certo, e acha que está tudo convertido, mas não é bem assim... as vezes ficam amidos presos nas cascas e não saem lá... pra ver isso, depois de terminar completamente a mosturação e esgotar o líquido da panela, pegue um pouco de malte, algumas cascas maiores, e esprema entre os dedos.... se sair um conteúdo branco... provavelmente é amido não convertido... só gelatinizado. Peque esse conteúdo, dissolva em umas gotas de água e faça o teste do iodo novamente.... não vai passar.

A questão é que tem gente que precisa moer muito grosso porque senão entope tudo... nesse caso... eu recomendo mexer MUITO os grãos, várias vezes durante a mosturação, e principalmente durante a lavagem. É mais trabalhoso, e eu não gosto dessa técnica, mas é uma forma de obter maior eficiência.

Pra quem consegue moer mais fino sem entupir tudo, invista em recirculação, pois ao não mexer na cama de grãos e simplesmente recircular, se estiver usando um fundo falso, as partículas menores vão passar pelo filtro e se depositar em cima da cama de grãos. Conforme for recirculando mais e mais, na parte de baixo da cama de grãos ficam só cascas grandes, e em cima as finas, o que tornam a filtragem e a lavagem muito boas, sem canais, e ótimas para fazer fly/continuous sparge... que na minha opinião é a melhor técnica.

Quando eu faço cerveja, tenho uma regra básica: don't ****ing touch the grain bed. :)

Abraço!
 
Guenther,
Como seria a lavagem?
Eu hoje faço o mosto primários filtrando 1L/minutos e após o tempo necessário para filtragem do mosto, largo a água pré aquecida, passando pela cama de graõs e largando na panela de fervura.
Sua sugestão seria ao invés de ir para panela de fervura, retornar novamente a panela, ou seja, filtrar duas vezes?
 
Guenther, eu ainda tenho outra pergunta... se eu não mexer na cama de grãos durante a brassagem, não corro o risco de ficar com a temperatura heterogênea na panela?
Eu às vezes acho que faço a moagem até fina demais e nunca tive problemas de entupimento.
 
Guenther,
Como seria a lavagem?
Eu hoje faço o mosto primários filtrando 1L/minutos e após o tempo necessário para filtragem do mosto, largo a água pré aquecida, passando pela cama de graõs e largando na panela de fervura.
Sua sugestão seria ao invés de ir para panela de fervura, retornar novamente a panela, ou seja, filtrar duas vezes?
Cara, se for usar Continuous Sparge, que é o que eu mais gosto, o negócio é ir drenando o mosto lentamente, mas também ir acrescentando água em cima da cama de grãos na mesma vazão em que o mosto sai, mantendo sempre uma cada de alguns centímetros de líquido acima da cama grãos, constantemente.

Se for usar Batch Sparge... drena todo o mosto..... adiciona água.... mexe bastante... espera.. mexe novamente.. drena... e aí repete isso quantas vezes forem necessárias para conseguir a quantidade de mosto que tu queres ferver.

Abraço!
 
Guenther, eu ainda tenho outra pergunta... se eu não mexer na cama de grãos durante a brassagem, não corro o risco de ficar com a temperatura heterogênea na panela?
Eu às vezes acho que faço a moagem até fina demais e nunca tive problemas de entupimento.
Se tu recircular o mosto quando estiver com o fogo ligado, não.. e quando estiver com tudo desligado e parado... a convecção de líquido é muito pequena. Na minha visão, não tem porque se preocupar.

Abraço!
 
Se tu recircular o mosto quando estiver com o fogo ligado, não.. e quando estiver com tudo desligado e parado... a convecção de líquido é muito pequena.

Guenther,

Mas a recirculação sem mexer na cama mesmo com o fogo ligado é no caso de fundo falso, certo?

Se tiver usando bazooka, preciso mexer constantemente quando tiver com o fogo ligado para não caramelizar o malte? Ou apenas recirculação constante basta?
 
Guenther,

Mas a recirculação sem mexer na cama mesmo com o fogo ligado é no caso de fundo falso, certo?

Se tiver usando bazooka, preciso mexer constantemente quando tiver com o fogo ligado para não caramelizar o malte? Ou apenas recirculação constante basta?

Exatamente... utilizando fogo direto, só com fundo falso pra poder simplesmente recircular. Com outros tipos de filtros... tem que mexer..
 
Uso sempre o continuous, Guenther. Matenho uma camada de água de até 1" acima da cama de graãos e regulo a entrada da água na mesma vazão da saída, 1L/minuto.
Na minha parte eu ainda acho que falta mais alguns ajustes na moagem. Meu moinhos é um guzzo e já ouvi falar que o moinho de disco é consideravelmente superior.
 
meu moinho é um guzzo, de disco, mas quero trocar ele o mais rápido possível por um moinho de rolos.
 
O de rolos é superior, mas quando eu usava moinho de disco, conseguia eficiências entre 85 e 90%.... moendo bem fino.
 
vou seguir os procedimentos listados, isolando variáveis, e ver como elevo a eficiência. valeu pessoal.
 
Exatamente... utilizando fogo direto, só com fundo falso pra poder simplesmente recircular. Com outros tipos de filtros... tem que mexer..

Eu estava querendo mudar a maneira que faço hoje, fico lá mechendo durante 1h no minimo até o teste de iodo ficar do meu gosto.
Acho minha moagem um pouco fina, mas ta indo nunca entopiu, tenho também um bag que uso para "espremer" os grãos após a lavagem ... tenho a panela de fundo falso, tenho a bomba, mas não tenho o "chuveirinho" .. ai só fazer ... mas minha duvida eu continuo com a mesma proporção de agua? ou tenho que colocar agua até ficar por volta de uns 3 cm acima dos grãos?
Pelo que vi teria que colocar algo em torno de 18 litros de agua. hoje utilizo 12 litros. Pois na minha panela vai uns 4 litros até encostar no fundo falso.
Não muda nada colocar mais agua? Do que a receita pede?
 
Cara, se tu usa fundo falso, sinceramente não teria porque usar bag, nem espremer o malte.

Sobre a água, o ideal é ficar 2,5 litros por kg de malte.

Quanto a moagem, se não tem problemas de entupimento, quanto mais fina, melhor.

Abraço!
 
Cara, se tu usa fundo falso, sinceramente não teria porque usar bag, nem espremer o malte.

Sobre a água, o ideal é ficar 2,5 litros por kg de malte.

Quanto a moagem, se não tem problemas de entupimento, quanto mais fina, melhor.

Abraço!

É que se eu espremo o malte eu consigo mais uns 2 ou 3 litros de água que fica grudado no malte. Mas é uma agua bem branca.
Ou se eu deixo lá escorrendo e no fim da brassagem vou lavar a panela sempre tem + - essa quantidade no fundo.
 
Cara, se tu usa fundo falso, sinceramente não teria porque usar bag, nem espremer o malte.

Sobre a água, o ideal é ficar 2,5 litros por kg de malte.

Quanto a moagem, se não tem problemas de entupimento, quanto mais fina, melhor.

Abraço!

No caso do moinho de disco, quanto mais fina a moagem, mais triturada tambem será a casca do malte... essa casca muito moida não libera taninos, deixando a cerveja adstringente ??
 
No caso do moinho de disco, quanto mais fina a moagem, mais triturada tambem será a casca do malte... essa casca muito moida não libera taninos, deixando a cerveja adstringente ??
Se não lavar com temperaturas acima de 78º e teu PH não estiver muito alto, acima do normal, não.

Abraço!
 
Se não lavar com temperaturas acima de 78º e teu PH não estiver muito alto, acima do normal, não.

Abraço!

Aah, maravilha então... eu uso bazooka feita de malha de aço (magueira de gás) com cerca de 1,10m, ela é bem resistence e não amassa...filtra muito bem, com uma ótima vazão, mas sempre fiz uma moagem um pouco grosseira a ponto de passar alguns grãos inteiros, mais por receio de adquirir adstringencia do que por entupir a bazooka... sempre fico com eficiencia entre 65 e 70%.
Proxima brassagem, vou moer bem fino pra ver no que vai dar!

vaaleu, abraço
 

Attachments

  • Bazooka.jpg
    Bazooka.jpg
    28.2 KB · Views: 409
Minha última brassagem não fiz mais BIAB como antes. Derrubei os grãos direto na panela, fiz a lavagem e filtrei com um filtro de óleo (chinoi). A eficiência medida foi de 65%, ainda tenho que descobrir como fazer para melhorar isso.
 
Aah, maravilha então... eu uso bazooka feita de malha de aço (magueira de gás) com cerca de 1,10m, ela é bem resistence e não amassa...filtra muito bem, com uma ótima vazão, mas sempre fiz uma moagem um pouco grosseira a ponto de passar alguns grãos inteiros, mais por receio de adquirir adstringencia do que por entupir a bazooka... sempre fico com eficiencia entre 65 e 70%.
Proxima brassagem, vou moer bem fino pra ver no que vai dar!

vaaleu, abraço

Chegaste a verificar se mangueira de gás é alimentícia?
 
Chegaste a verificar se mangueira de gás é alimentícia?

Sim.. é aço inox da marca jackwal.. no caso não uso a mangueira interna, uso somente a malha que cobre a mangueira.. a mangueira de borracha interna eu retirei.
 
Pessoal, quero dar uma reavivada nesse tópico pois estou encafufado com minha eficiência que caiu drásticamente quando passei a usar o setup de HERMS que uso hoje. Como meu sistema é basicamente uma cópia do sistema do Guenther, mas minhas eficiencias estão sempre abaixo de 65%.
No primeiro setup de recirculação por aquecimento indireto, eu ainda usava bazooka, tinha que tomar cuidado na moagem, a lavagem (fly Sparge) era na jarra, e mesmo assim eu cheguei a conseguir eficiencias de 85%. Vou descrever meu processo de forma resumida:

- Moagem: moinho de discos, usando furadeira, bem fina (uso manifold de cobre, não entope);
- Mostura: 3l / kg de malte; Sempre faço parada protéica, mesmo não usando maltes com teor de proteína (pelo menos 15 minutos); A água da mostura entra por baixo da panela;
- Lavagem: Fly Sparge (continuos sparge), apenas fecho a valvula "ponte" (vide equipamento do Guenther) e acerto o fluxo de mosto de sai com a água de lavagem que entra, dura em média 40 minutos até finalizar;
- Fervura: fogareiro alta pressão de 12 caulins, demora para iniciar a fervura quando tem mais de 60 litros, mas a fervura é tão intensa quanto eu precisar;
- Resfriamento: Chiller de imersão de 1/2" com 15m com a bomba de whirpool ligada o tempo todo, levo 30 minutos para resfriar 70 litros até 30ºC
- Whirpool: após desligar a água do resfriamento ainda deixo a bomba girando o mosto mais 30 minutos.

Ufa, é isso. Sei que fica difícil sem ver, mas onde posso estar errando, se meu processo está mais sistematizado e reprodutível, por que minha eficiencia baixou tanto? Fiz uma Dark lager que esperava 70 litros com uma OG de 1042 mas tive 65 litros com OG de 1030...não to curtindo isso.

Abraços!
 
Pessoal,

Não querendo ser ignorante, mas já sendo.
To vendo todo mundo aqui colocando quanto foi sua eficiência, 65%, 70%, 80%, 90%.
Mas como se mede essa eficiência? Receio que não seja tão difícil assim visto que uma boa parte das pessoas que postaram aqui parecem ter medido.
 
eu uso o beersmith para me ajudar nos calculos, lá há um campo onde você coloca sua eficiência presumida. Suponha que vc coloque 65%, vc monta sua receita, com os ingredientes e o total de mosto que vc levará para seu fermentador. Após a brassagem vc irá inserir no programa qual foi a OG (densidade inicial) e o volume que vc conseguiu, e com isso vc terá o valor da sua eficiência. Basicamente é isso.
 
O cálculo, resumidamente, é simples:

Volume_de_mosto x OG x 0,264 x 0,454
----------------------------------------------------
Peso_de_malte x Poder_diastático

O resultado disso é a tua eficiência. A OG tu usa assim: se for 1,050, usa o valor como 50.

O mais complicadinho é o poder diastático, cada malte tem um. Se o teu grist de malte tiver valores diferentes, tens que fazer a média ponderada.

Por exemplo, se eu usar 5kg de malte pilsen, que tem normalmente poder diastático de 35, e obter 15L de mosto (pós fervura e resfriamento, contando o trub) com densidade de 1060, minha eficiência vai ser 61,6%.
 
Estou feliz que na última brassagem consegui sair dos anteriores 65% de eficiência para 79%!
Dessa vez, o que fiz foi aumentar o tempo da Sacarificação (de 50min para 60min) e fazer uma recirculação/lavagem longa (aprox. 90min).

Tenho um moedor de disco e sempre gostei da moagem dele, fina e com bastante quebra de cascas (apesar de passar alguns grãos inteiros) e mesmo assim nunca tive problemas com entupimento. Vide foto:

t5d77df8911.jpg
 

Latest posts

Back
Top